Finalmente a última parte do passo a passo. Estamos confeccionando o TAPETE VERMELHO MALAGUETA. Nesta postagem também estão a lista de materiais para todo o trabalho e os links de todas as outras partes do passo a passo.
Este modelo pode ser utilizado como toalha de mesa e pode ser confeccionado com outras espessura de fio. Para este trabalho utilizei o fio Barroco Maxcolor da CÍRCULO S/A. Nesta postagem também estão a lista de materiais para todo o trabalho e os links com a continuação e com a primeira parte do passo a passo.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 3501 – Gastei 3 novelos com 400g cada.
- Agulha para crochê 3.5mm – Utilizei a agulha soft da Círculo.
- Tesoura e agulha para auxiliar na hora de emendar o fio. AQUI no blog tem o passo a passo de como fazer a emenda sem deixar aparecer.
- Tamanho do trabalho: 130cm de diâmetro
Na terceira parte do passo a passo nosso trabalho ficou como o apresentado na primeira imagem abaixo. Vamos dar continuidade rumo ao nosso objetivo que é o tapete completo.
144 – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 2 pontos altos e teremos um total de 3 pontos altos contando com as correntes iniciais.
145 – Faça duas correntes, ponto alto na alça antes dos pontos altos… siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça um ponto alto na corrente seguinte, assim teremos um total de 5 pontos altos.
146 – Faça duas correntes, pule o primeiro ponto de base do bloquinho seguinte e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
147 – Agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.
148 – Após finalizar a volta siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e também na primeira corrente das duas que temos a frente.
149 – Faça ponto baixo e duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto na corrente seguinte. Teremos uma sequência com 7 pontos altos.
150 – Faça 6 correntes, pule o bloquinho a frente e comece com ponto alto na próxima alça. Faça ponto alto em cima de ponto alto e 1 ponto alto na próxima alça. Nesta volta teremos bloquinhos com 7 pontos altos sempre separados por uma alça com 6 correntes… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.
151 – Siga com ponto baixíssimo para a próxima alça, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com mais 4 pontos altos. Observe que vai sobrar 1 ponto de base. Teremos portanto uma sequência com 5 pontos altos.
152 – Faça 3 correntes e na alça faça 3 pontos altos.
153 – Faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
154 – Agora só repetir por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.
155 – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 2 pontos altos.
156 – Faça 3 correntes, ponto alto na alça antes dos pontos altos… siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça um ponto alto na corrente seguinte, assim teremos um total de 5 pontos altos.
157 – Faça 3 correntes, pule o primeiro ponto de base e faça uma sequência de 3 pontos altos… novamente 3 correntes e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.
158 – Siga com ponto baixíssimo até a penúltima corrente e depois faça ponto baixo abraçando a alça. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto na alça a frente. Teremos um bloquinho com 7 pontos altos.
159 – Faça 7 correntes, pule o bloquinho e faça ponto alto na próxima alça.
160 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto na próxima alça completando o bloquinho com 7 pontos altos… agora só seguir por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.
161 – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos uma sequência com 5 pontos.
162 – Faça 4 correntes e faça 3 pontos altos na alça a frente.
163 – Faça 4 correntes, pule o primeiro o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base… Agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.
164 – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.
165 – Faça 4 correntes, ponto alto na alça antes dos pontos altos… siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça um ponto alto na corrente seguinte, assim teremos um total de 5 pontos altos.
166 – Faça 4 correntes, pule o primeiro ponto de base e faça 3 pontos altos… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
167 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e até a penúltima corrente. Faça ponto baixo abraçando a última corrente e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
168 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto na próxima corrente. Teremos uma sequência com 7 pontos altos.
169 – Faça 8 correntes, ponto alto na próxima alça, ponto alto em cima de ponto alto e ponto alto na alça seguinte… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
170 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima dos pontos de base.
171 – Na alça de 8 correntes faça 9 pontos altos abraçando a alça. Siga com ponto alto em cima de ponto alto…
172 – Siga repetindo por toda a volta, nas alças sempre 9 pontos altos… finalize com ponto baixíssimo.
173 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta. Não tem aumento, basta fazer ponto alto em cima de ponto alto e finalizar com ponto baixíssimo.
174 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com mais 6 pontos altos. Teremos um bloquinho com 7 pontos altos.
175 – Faça duas correntes, pule 1 ponto de base e faça novamente 7 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
176 – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com mais 4 pontos altos.
177 – Sem fazer corrente de espaço, faça ponto alto no espaço de duas correntes, faça duas correntes e novamente ponto algo no mesmo lugar… teremos um ponto “V”.
178 – Sem fazer corrente de espaço, pule o primeiro ponto de base e faça 5 pontos altos… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.
179 – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 2 pontos altos e teremos um total de 3 pontos altos.
180 – Sem corrente de espaço faça ponto alto em cima do primeiro ponto “V”.
181 – Faça ponto “V” dentro do ponto “V” que é igual o da volta anterior. (Ponto alto, duas correntes e ponto alto)
182 – Faça ponto alto em cima do ponto alto que forma o “V” da volta anterior… Veja que formou um leque.
183 – Pule 1 ponto de base e faça 3 pontos altos… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto das correntes que formam o primeiro ponto alto.
184 – Após finalizar a volta faça ponto baixo em cima do próximo ponto alto (ponto alto do meio).
185 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto do leque, veja que apontei com a agulha.
186 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixíssimo no pé das correntes formando um PONTO PICÔ.
187 – Sem fazer corrente de espaço… faça ponto alto em cima do segundo ponto alto do leque. Após o ponto alto faça ponto picô novamente.
188 – Faça ponto alto dentro do leque (dentro do espaço de duas correntes) e novamente ponto picô.
189 – Ponto alto em cima do terceiro ponto do leque, novamente ponto picô.
190 – Por fim faça ponto alto em cima do último ponto alto do leque. Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo em cima do ponto alto do meio dos 3 que formam o bloquinho a frente.
191 – Agora só seguir repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro.
Aqui as imagens do TAPETE VERMELHO MALAGUETA prontinho. Fez o seu? Vai utilizar como tapete ou como toalha? 🙂
Quero agradecer a todos por compartilhar os links deste passo a passo nas redes sociais, agradeço também cada comentário e espero que tenham gostado do resultado deste trabalho.
Deixo meu abraço e desejo tudo de bom sempre!
Samuel Ramos.
Tapete vermelho malagueta – parte 1