Neste passo a passo vamos aprender o TAPETE VERMELHO MALAGUETA. Um modelo exclusivo para vocês leitores aqui do croche.com.br – Gostaria de deixar aqui um agradecimento especial para a artesã Cleide Pértile, parte deste modelo foi inspirado em um que fizemos em parceria e está disponível AQUI no blog.
Este modelo pode ser utilizado como toalha de mesa e pode ser confeccionado com outras espessura de fio. Para este trabalho utilizei o fio Barroco Maxcolor da CÍRCULO S/A. Adorei o resultado, a maciez e principalmente o peso do trabalho que facilita muito na hora de lavar e pra ser mais sincero, facilita muito na hora de trabalhar também 🙂
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 3501 – Gastei 3 novelos com 400g cada.
- Agulha para crochê 3.5mm – Utilizei a agulha soft da Círculo.
- Tesoura e agulha para auxiliar na hora de emendar o fio. AQUI no blog tem o passo a passo de como fazer a emenda sem deixar aparecer.
- Tamanho do trabalho: 130cm de diâmetro
1 – Inicie com ANEL MÁGICO – Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 13 pontos altos dentro do anel mágico, puxe a laçada para fechar e prenda com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto. Teremos então um círculo.
2 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto no mesmo lugar.
3 – Siga fazendo 2 pontos altos em cada ponto de base até completar a volta. Finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto. Teremos um total de 28 pontos altos.
4 – Faça 4 correntes e em seguida faça ponto alto no mesmo ponto de base, ou seja, na mesma corrente onde finalizou a volta com ponto baixíssimo.
5 – Siga com mais 4 pontos altos nos pontos seguintes sendo 1 em cada ponto de base.
6 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto no mesmo ponto de base em que foi feito o último ponto alto.
7 – Agora vamos repetir… novamente 4 pontos altos, uma corrente e ponto alto no mesmo lugar do último ponto alto. Veja que vamos formando grupinhos com 5 pontos altos cada… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 4 que fizemos para iniciar a volta, assim sobrará uma corrente para separar o primeiro do último grupinho.
8 – Observe que teremos um total de 7 grupinhos com 5 pontos altos cada.
9 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base, observe as imagens:
10 – Faça uma corrente de espaço e vamos passar para o grupinho seguinte.
11 – Faça 2 pontos altos no primeiro ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 2 pontos altos em cima do último ponto de base. Veja que estou me referindo como primeiro e último ponto de base apenas do grupinho com 5 pontos altos e não toda a volta, observe as imagens!
12 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto. Agora sim completará o grupinho inicial.
13 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça 2 pontos altos no próximo ponto de base.
14 – Faça uma corrente de espaço e vamos para o próximo grupinho… faça 2 pontos altos em cima do primeiro ponto de base.
15 – Faça 1 ponto alto em cima do segundo ponto de base e faça 2 pontos altos em cima do terceiro ponto de base.
16 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 2 pontos altos em cima do quinto ponto de base.
17 – Faça ponto alto em cima do penúltimo ponto de base e 2 pontos altos em cima do último ponto de base. Observe que agora teremos 2 grupinhos com 5 pontos altos em cima do grupinho da volta anterior.
18 – Faça uma corrente de espaço e siga para o próximo grupinho… agora só seguir repetindo… observe que estamos dividindo em grupinhos com 5 pontos altos… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
19 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto no espaço de uma corrente. Observe que este espaço é aquele que começamos na terceira volta e não o espaço que liberamos na última volta. Veja a imagem que apontei com a agulha.
20 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto novamente no mesmo lugar formando 1 ponto “V”
21 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto até chegar no penúltimo ponto antes do próximo espaço de uma corrente. Este espaço sim é o que fizemos apenas na última volta.
22 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto no espaço de uma corrente. Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto em cima do segundo ponto de base… siga com ponto alto em cima de ponto alto e quando chegar no espaço de uma corrente novamente faça o ponto “V”. Observe as imagens:
23 – Agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.
24 – Inicie com duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto até chegar no ponto “V”.
25 – Faça pondo “V” dentro do ponto “V”. (ponto alto, uma corrente e ponto alto novamente no mesmo lugar).
26 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto antes do espaço de uma corrente.
27 – Faça uma corrente de espaço, ponto alto no espaço da volta anterior, uma corrente, ponto alto no segundo espaço, uma corrente, pule um ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até chegar no ponto “V”. Agora só seguir repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
28 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto “V” dentro do ponto “V”.
29 – Continue com ponto alto em cima de ponto alto, faça 2 pontos altos no primeiro espaço, faça uma corrente e faça um ponto alto no segundo espaço.
30 – Faça uma corrente e faça 2 pontos altos no terceiro espaço. Agora siga com ponto alto em cima de ponto alto e ponto “V” dentro de ponto “V”… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
31 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos nos pontos de base seguinte. Observe que faltam 3 pontos altos para chegar no ponto “V”.
32 – Faça duas correntes, ponto alto dentro do ponto “V”. Faça duas correntes e ponto alto no mesmo lugar. Novamente duas correntes e mais uma vez ponto alto no mesmo lugar. Observe as imagens:
33 – Faça duas correntes, pule 3 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto…
34 – Chegando nos espaços faça 1 ponto alto no primeiro espaço, uma corrente e ponto alto no segundo espaço… siga com mais 4 pontos altos e novamente vai sobrar 3 pontos de base antes do ponto “V”… agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.
35 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no próximo ponto de base. Faça 3 correntes de espaço e faça ponto alto entre os 2 primeiros pontos que estão no ponto “V”. (É o segundo espaço de duas correntes que está formando um ponto “V” já que o primeiro espaço forma a alça).
36 – Faça duas correntes de espaço e novamente ponto alto no mesmo espaço. Faça duas correntes e siga para o próximo espaço onde fará ponto alto, duas correntes e ponto alto novamente.
37 – Faça 3 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… no espaço de uma corrente faça apenas 1 ponto alto… siga até o penúltimo ponto de base. Agora só repetir por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.
Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Estamos confeccionando o tapete vermelho malagueta e na próxima postagem vou dar continuidade neste trabalho. Você pode acessar através dos links abaixo.
Não se esqueça de compartilhar seus trabalhos e citar o blog! Esta é a forma de atingir mais pessoas que assim como você gosta desta arte que não pode se perder. Deixo meu agradecimento e em caso de dúvidas estarei a disposição.
Tapete vermelho malagueta – parte 2