Já estamos na terceira parte do TAPETE VERMELHO MALAGUETA. Nesta postagem também estão a lista de materiais para todo o trabalho e os links com a continuação e com a primeira parte do passo a passo.
Este modelo pode ser utilizado como toalha de mesa e pode ser confeccionado com outras espessura de fio. Para este trabalho utilizei o fio Barroco Maxcolor da CÍRCULO S/A. Nesta postagem também estão a lista de materiais para todo o trabalho e os links com a continuação e com a primeira parte do passo a passo.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 3501 – Gastei 3 novelos com 400g cada.
- Agulha para crochê 3.5mm – Utilizei a agulha soft da Círculo.
- Tesoura e agulha para auxiliar na hora de emendar o fio. AQUI no blog tem o passo a passo de como fazer a emenda sem deixar aparecer.
- Tamanho do trabalho: 130cm de diâmetro
Na segunda parte do passo a passo nosso trabalho ficou como o apresentado na primeira imagem abaixo. Vamos dar continuidade rumo ao nosso objetivo que é o tapete completo.
89 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça ponto baixo dentro do ponto “V” e faça 3 correntes e ponto alto no mesmo espaço. Faça duas correntes, ponto alto na alça antes dos pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto antes do espaço.
90 – Faça ponto alto no espaço de uma corrente, uma corrente de espaço e ponto alto no segundo espaço. Faça uma corrente e ponto alto no terceiro espaço… siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto “V” dentro de ponto “V”.
91 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto no primeiro espaço de uma corrente.
92 – Faça uma corrente e faça ponto alto no segundo espaço de uma corrente. Novamente uma corrente de espaço e siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça um ponto alto na alça para completar a sequência de 7 pontos altos.
93 – Faça duas correntes e faça ponto “V” dentro de ponto “V”.
94 – Faça 3 correntes de espaço e siga para o próximo ponto “V”. (Se você vinha diminuindo das voltas anteriores pode fazer apenas duas correntes sem problema). Siga com repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta.
95 – Inicie a volta fazendo ponto baixo dentro do ponto “V”. Faça 3 correntes e ponto alto no mesmo espaço.
96 – Faça duas correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto (desta vez não tem ponto alto na corrente) e faça ponto alto dentro do primeiro espaço de uma corrente.
97 – Faça uma corrente de espaço, ponto alto no segundo espaço e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Quando chegar no ponto “V” será diferente.
98 – Faça uma corrente de espaço, ponto alto dentro do ponto “V”, faça uma corrente novamente e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Faça ponto alto no primeiro espaço de uma corrente, uma corrente de espaço e ponto alto no segundo espaço de uma corrente.
99 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto. Teremos uma sequência com 8 pontos altos já que desta vez não tem ponto alto na alça antes do ponto “V”.
100 – Faça duas correntes e faça ponto “V” dentro de ponto “V”. Para passar para o próximo módulo são duas correntes de espaço. (Se você vem diminuindo nas voltas anteriores faça apenas uma corrente de espaço desta vez).
101 – Após o ponto “V” só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta.
102 – Faça ponto baixo dentro do ponto “V” e desta vez vamos fazer 4 correntes e então faça o ponto alto no mesmo espaço.
103 – Faça 3 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto. No espaço de uma corrente faça apenas 1 ponto alto… siga até chegar no penúltimo ponto de base antes dos 2 espaços no meio do desenho. Observe as imagens:
104 – Faça duas correntes, ponto alto em cima do ponto alto que está separado por duas correntes. Faça duas correntes e novamente ponto alto no mesmo ponto de base formando um ponto “V” bem no meio do desenho.
105 – Faça duas correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
106 – Faça 3 correntes e desta vez o ponto “V” vai ficar com duas correntes de espaço exatamente igual ao que fizemos no meio do desenho.
107 – Sem fazer corrente de espaço siga para o próximo ponto “V” e faça o ponto também com duas correntes de espaço.
108 – Faça 3 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 4 que fizemos para iniciar a volta. Assim o primeiro ponto “V” também ficará igual aos demais.
109 – Faça ponto baixo dentro do ponto “V” e faça 4 correntes. Faça ponto alto na alça de 3 correntes que tem logo a frente.
110 – Faça duas correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
111 – Faça duas correntes, ponto alto no primeiro espaço, duas correntes e ponto alto no segundo espaço, duas correntes e ponto alto no terceiro espaço e por fim duas correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
112 – Faça duas correntes e faça apenas a primeira fase do ponto alto dentro do ponto “V”. (para fazer esta primeira faze enrole o fio na agulha, busque o fio e passe em duas laçadas, observe que fão sobrar duas laçadas da agulha).
113 – Agora enrole o fio novamente na agulha e faça a primeira fase de outro ponto alto dentro do segundo ponto “V”. Observe que vamos ficar com 3 laçadas na agulha. “pesque” o fio e passe dentro das 3 laçadas e então teremos 2 pontos altos finalizados juntos.
114 – Faça duas correntes, ponto alto no espaço de 3 correntes, duas correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base… só seguir repetindo por toda a volta.
115 – Para finalizar a volta faça a primeira fase de um ponto alto dentro do último ponto “V” que está vazio e ficará com duas laçadas na agulha.
116 – Introduza a agulha na segunda corrente, pesque o fio e passe dentro das laçadas finalizando a volta. Observe que vai puxar a corrente e ficar igual os outros pontos. 🙂
117 – Faça 4 correntes e faça ponto alto no primeiro espaço.
118 – Faça duas correntes de espaço e ponto alto no segundo espaço. Faça duas correntes, pule o primeiro ponto de base e faça ponto alto.
119 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça uma sequência de 5 pontos altos.
120 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Observe que sobrou apenas um ponto de base.
121 – Faça duas correntes, ponto alto no espaço de duas correntes, duas correntes e ponto alto no segundo espaço… duas correntes e ponto alto no terceiro espaço. Duas correntes e ponto alto no terceiro espaço, duas correntes, pule um ponto de base e faça ponto alto.
122 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça uma sequência de 5 pontos altos.
123 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Faça duas correntes e faça ponto alto no primeiro espaço, duas correntes e ponto alto no segundo espaço.Faça duas correntes e faça ponto alto em cima dos 2 pontos altos que foram finalizados juntos.
124 – Agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo na segunda corrente das 4 que fizemos para iniciar a volta.
125 – Faça ponto baixíssimo na próxima corrente das duas que sobraram e ponto baixo que ficará exatamente no meio do espaço. Faça 4 correntes e ponto alto no próximo espaço.
126 – Siga fazendo duas correntes e ponto alto nos espaços e quando chegar no grupinho de 5 pontos altos faça ponto alto no terceiro ponto de base como apresentado nas imagens… siga até o 4ª espaço que tem após o bloquinho.
127 – No quarto espaço faremos um ponto “V”. Basta fazer um ponto alto, duas correntes e ponto alto no mesmo espaço.
128 – Agora só seguir fazendo duas correntes e ponto alto nos espaços… sempre que chegar no meio do desenho de coração (onde tem 7 espaços) faça o ponto “V” como o apresentado acima. No total teremos 7 pontos em forma de “V” durante toda a volta.
129 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 4 que fizemos para iniciar a volta.
130 – Faça ponto baixíssimo na próxima corrente das duas que sobraram e faça ponto baixo abraçando as correntes para iniciarmos a volta no meio. Faça 4 correntes e faça ponto alto no próximo espaço.
131 – Soga com ponto alto nos espaços da volta anterior… quando chegar na direção dos 2 pontos altos finalizados juntos faça o ponto “V”.
132 – Sempre que chegar no espaço que está na direção dos pontos finalizados juntos faça o ponto “V”. teremos novamente 7 pontos em forma de “V” durante toda a volta porém desta vez ficam desencontrado dos que fizemos na volta anterior e consequentemente deixando o trabalho bem redondinho.
133 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta.
134 – Inicie a volta como a anterior… basta seguir com ponto baixíssimo na próxima corrente e depois fazer ponto baixo abraçando a corrente. Faça 4 correntes e ponto alto no próximo espaço.
135 – Esta volta será toda assim… duas correntes e ponto alto nos espaços da volta anterior… não tem aumento. Basta fazer por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo na segunda corrente das 4 que fizemos para iniciar a volta.
136 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e no espaço de duas correntes faça 2 pontos altos… Nesta volta precisamos fazer 8 aumentos, ou seja, por 8 vezes faremos 2 pontos altos juntos em cima do mesmo ponto de base… como a volta é grande e a melhor forma de distribuir é fazer este aumento após 16 ou 17 espaços, significa que em média a cada 45 pontos altos faremos um aumento. Se iniciamos com ponto alto, basta seguir fazendo 2 pontos altos nos espaços e ponto alto em cima de ponto alto… após passar por 16 espaços faça 2 pontos altos juntos como apresentado na 4ª imagem das que estão abaixo:
137 – A contagem de pontos para o aumento não vai ficar exatamente igual em todos os espaços, o importante é fazer estes aumentos e quando finalizar a volta teremos um total de 407 pontos altos.
138 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com mais 6 pontos altos em cima dos pontos de base. Teremos uma sequência de 7 pontos altos contando com as correntes.
139 – Faça 5 correntes de espaço, pule 4 pontos de base e faça novamente uma sequência de 7 pontos altos. Agora só seguir por toda a volta, se sua contagem de pontos ficou correta teremos um total de 37 bloquinhos separados por 5 correntes. Finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.
140 – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos uma sequência de 5 pontos altos contando com as correntes.
141 – Faça duas correntes de espaço e faça 3 pontos altos na alça de 5 correntes.
142 – Faça duas correntes, pule o primeiro ponto alto do bloquinho e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
143 – Agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.
Chegamos ao final da terceira parte do passo a passo. No próximo passo vamos dar continuidade e finalizar o tapete vermelho malagueta. Os links das outras partes do passo a passo estão logo abaixo!
Não deixe de compartilhar e se fizer seu tapete compartilhe nas redes sociais citando o blog. Vamos terminar o tapete?
Tapete vermelho malagueta – parte 1
Tapete vermelho malagueta – parte 2
Tapete vermelho malagueta – parte 4