Estamos confeccionando o TAPETE VERMELHO MALAGUETA e esta é a segunda parte do passo a passo.
Este modelo pode ser utilizado como toalha de mesa e pode ser confeccionado com outras espessura de fio. Para este trabalho utilizei o fio Barroco Maxcolor da CÍRCULO S/A. Nesta postagem também estão a lista de materiais para todo o trabalho e os links com a continuação e com a primeira parte do passo a passo.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 3501 – Gastei 3 novelos com 400g cada.
- Agulha para crochê 3.5mm – Utilizei a agulha soft da Círculo.
- Tesoura e agulha para auxiliar na hora de emendar o fio. AQUI no blog tem o passo a passo de como fazer a emenda sem deixar aparecer.
- Tamanho do trabalho: 130cm de diâmetro
Na primeira parte do passo a passo nosso trabalho ficou como o apresentado na primeira imagem abaixo. Vamos dar continuidade rumo ao nosso objetivo que é o tapete completo.
38 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça 5 correntes e vamos trabalhar direto dentro do primeiro ponto “V” como apontado com a agulha.
39 – Faça ponto alto, uma corrente e novamente ponto alto no mesmo espaço formando ponto “V” dentro de ponto “V”.
40 – Faça duas correntes de espaço e vamos fazer ponto “V” no próximo espaço de duas correntes.
41 – Novamente duas correntes e faça o terceiro ponto “V” dentro do ponto “V”.
42 – Faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e vamos seguir com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
43 – Agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo na segunda corrente das 5 que fizemos para iniciar a volta, assim formará um ponto baixo e vão sobrar 3 correntes para formar a primeira alça.
44 – Siga com ponto baixíssimo até o primeiro ponto alto do “V” e faça ponto baixo dentro do “V”.
45 – Faça 3 correntes e faça ponto alto dentro do “V” como apresentado nas imagens:
46 – Faça duas correntes de espaço e vamos começar a “desenhar” os corações. Após as duas correntes faça 2 pontos altos em cima do primeiro ponto alto do segundo ponto “V”.
47 – faça ponto “V” dentro do ponto “V”. Para isso basta fazer 1 ponto alto, uma corrente e novamente ponto alto no mesmo espaço.
48 – Faça 2 pontos altos em cima do ponto alto.
49 – Faça duas correntes de espaço e faça ponto “V” dentro de ponto “V”.
50 – Faça 3 correntes, pule um ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
51 – Agora só fazer 3 correntes e seguir repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta. Assim formamos o ponto “V” inicial.
52 – Faça ponto baixo dentro do ponto “V”, 3 correntes e ponto alto no mesmo espaço. Observe que iniciamos da mesma forma que na volta anterior…
53 – Então quando completar a volta vamos finalizar na segunda corrente para formar o ponto “V”.
54 – Para continuar faça duas correntes e faça ponto alto na alça antes dos pontos altos.
55 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto, faça o ponto “V” no espaço de uma corrente como apresentado nas imagens e siga com ponto alto em cima de ponto alto
56 – Faça ponto alto na alça para completar a sequência.
57 – Faça duas correntes e faça ponto “V” dentro do ponto “V”.
58 – Faça 3 correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Desta vez teremos apenas 5 pontos altos no desenho que está formando uma estrela.
59 – Faça 3 correntes, ponto “V” dentro de ponto “V” e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que iniciamos a volta.
60 – Faça ponto baixo dentro do ponto “V”. 3 correntes e ponto alto no mesmo espaço.
61 – Faça duas correntes e ponto alto na alça antes dos pontos altos.. siga com ponto alto em cima de ponto alto. Ponto “V” dentro do ponto “V”, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 1 ponto na alça para completar a sequência.
62 – Faça duas correntes, ponto “V” dentro de ponto “V”. Faça 3 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com 3 pontos altos, ou seja, até o penúltimo ponto de base.
63 – Faça 3 correntes, ponto “V” dentro do ponto “V” e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta.
64 – Inicie a próxima volta como as anteriores… basta fazer ponto baixo dentro do “V”, 3 correntes e ponto alto no mesmo espaço.
65 – Faça duas correntes, ponto alto na alça antes dos pontos altos… siga com ponto alto em cima de ponto alto Faça ponto “V” dentro do ponto “V” e ponto alto na alça logo após os pontos altos para completar a sequência. Faça ponto duas correntes de espaço, ponto “V” dentro do ponto “V”. Faça 3 correntes de espaço e ponto alto em cima do ponto alto do meio dos 3 que estão formando a estrela.
66 – Faça 3 correntes, ponto “V” dentro do ponto “V” e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta.
67 – Inicie a volta como já fizemos nas voltas anteriores, ponto alto na alça antes dos pontos altos… siga com ponto alto em cima de ponto alto e ponto “V” dentro do ponto “V”. Continue fazendo ponto alto em cima de ponto alto, ponto alto na alça para completar a sequência, duas corretes e ponto “V” dentro do ponto “V”.
68 – Como já terminamos o desenho de estrela vamos passar direto para o próximo coração… basta fazer 5 correntes de espaço, pular a estrela e seguir direto com ponto “V” dentro de ponto “V”. Agora só repetir por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta.
69 – Inicie a volta como as anteriores fazendo o ponto “V” inicial, duas correntes de espaço, ponto alto na alça e siga com mais 4 pontos altos em cima de ponto alto.
70 – Faça uma corrente de espaço, pule 3 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto.
71 – Faça ponto “V” dentro de ponto “V”, siga com mais 4 pontos altos em cima dos pontos de base, uma corrente de espaço e pule 3 pontos de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto na alça para completar uma sequência de 5 pontos após a corrente de espaço.
72 – Faça duas correntes, ponto “V” dentro de ponto “V”.
73 – Faça 5 correntes de espaço e siga para o próximo coração fazendo “V” dentro de ponto “V” (Se seus pontos forem mais soltos ou se seu trabalho começar a formar ondulações diminua a quantidade de correntes neste espaço, não vai atrapalhar o trabalho. Exemplo, aqui você poderia diminuir para 4 correntes.)
74 – Agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta.
75 – Inicie como nas voltas anteriores. Após o ponto alto faça duas correntes e faça ponto alto na alça antes dos pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base antes do espaço de uma corrente.
76 – Faça uma corrente de espaço, ponto alto no espaço de uma corrente.
77 – Uma corrente de espaço, pule um ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… faça ponto “V” dentro de ponto “V” e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto antes do espaço de uma corrente.
78 – Aqui vamos repetir… uma corrente, ponto alto no espaço de uma corrente. Uma corrente de espaço, pule um ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto na alça para completar a sequência de 5 pontos altos.
79 – Faça duas correntes, ponto “V” dentro de ponto “V”.
80 – Faça 4 correntes e siga para o próximo desenho de coração fazendo ponto “V” dentro de ponto “V”. (Se você diminuiu a quantidade de correntes na volta anterior pode diminuir aqui também sem problema… ex.: diminua para 3).
81 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta.
82 – Inicie como nas voltas anteriores fazendo ponto baixo dentro do “V”, 3 correntes e ponto alto dentro do mesmo espaço.
83 – Faça duas correntes de espaço e ponto alto na alça antes da sequência de pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto antes do primeiro espaço de uma corrente.
84 – Faça uma corrente, ponto alto no primeiro espaço, uma corrente e ponto alto no segundo espaço. Novamente uma corrente, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até chegar no ponto “V”.
85 – Faça ponto “V” dentro de ponto “V”, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto antes do espaço…
86 – Faça uma corrente, ponto alto no primeiro espaço, uma corrente e ponto alto no segundo espaço, uma corrente, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto na alça para completar a sequência.
87 – Faça duas correntes e ponto ponto “V” dentro de ponto “V”. Para passar para o próximo desenho de coração faça 4 correntes de espaço. (Se você vem diminuindo nas voltas anteriores esta volta também ficará com 3 sem problemas)
88 – Agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo na terceira corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta.
Chegamos ao final da segunda parte do passo a passo, mas não se preocupe! Você pode acessar os links e ver as a continuação do passo a passo.
Não deixe de compartilhar para divulgar! Desde já deixo meu agradecimento.
Tapete vermelho malagueta – parte 1