Esta é a quarta e última parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE GIRASSOL criado pela artesã CLEIDE PÉRTILE. O inicio do passo a passo está disponível aqui no blog!
O tapete foi todo confeccionado com os fios Barroco da Círculo S/A. e a lista de materiais são para o tapete completo.
MATERIAIS
- Fio Barroco Decore Luxo – Cor 794 (apenas para o miolinho)
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 1289 (200g)
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 5767 (200g)
- Fio Barroco Maxcolor nº 8 – Cor 8001 (3 novelos de 400g) – Pode substituir por outra numeração de fio.
- Agulha para crochê 3.5mm – Utilizei a agulha Soft
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do tapete pronto: 130cm de diâmetro (O tamanho pode variar por se tratar de um trabalho manual)
Chegamos na última parte do passo a passo. Se você chegou até aqui parabéns, faltam pouco para concluir este lindo tapete!
82 – 31ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e em 3 das 4 correntes que temos a frente, em seguida faça ponto baixo e duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
83 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto, faça 1 ponto alto na alça seguinte e teremos uma sequência de 7 pontos altos. Faça 9 correntes de espaço, pule o bloquinho a frente e vamos seguir já para o próximo bloco fazendo uma sequência de 7 pontos altos iniciando na alça e terminando na alça seguinte. Observe as imagens:
84 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
85 – 32ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com ponto alto em cima de ponto alto…
86 – Chegando na alça de 9 correntes vamos fazer um ponto alto em cada corrente, veja que fiz os pontos altos nas correntes e não abraçando a alça… A volta não tem aumento… são feitos pontos altos em cima dos pontos altos dos bloquinhos e 1 ponto alto para cada corrente. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
87 – 33ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, desta vez sempre que chegar na direção do ponto alto do meio do bloquinho vamos fazer 2 pontos altos juntos. Veja na terceira imagem que apontei com a agulha, sempre que chegar na metade de um dos bloquinhos abaixo faça o aumento de pontos.
88 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Agora chegou a hora de escolher que tipo de acabamento você prefere. Se quer o acabamento como está na primeira imagem basta seguir o passo a passo a baixo. Se quer o acabamento como fiz neste tapete da segunda imagem clique AQUI e siga a partir do passo 37. Na segunda imagem estou mostrando outro modelo de tapete, mas o acabamento é lindo e inclusive a artesã Cleide Pértile utilizou em alguns de seus tapetes, ficou lindo!
Escolheu o primeiro modelo? então vamos continuar…
89 – 34ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 5 pontos altos. Faça 5 correntes de espaço, pule 4 pontos de base e faça 10 pontos altos, isso mesmo, são dez pontos altos… o primeiro bloquinho deixei com 6 pontos para facilitar ao terminar a volta, mas vamos completar este primeiro grupinho também quando chegar no final da volta.
90 – Novamente 5 correntes, pula 5 pontos de base e faça 10 pontos altos… siga por toda a volta e se você fez tudo certinho nas voltas anteriores vamos terminar completando o primeiro grupo que também ficará com 10 pontos altos. Finalize com ponto baixíssimo.
91 – 35ª volta – Faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e faça mais 3 pontos baixos. Observe que vão sobrar 2 pontos de base. Enrole o fio na agulha e faça 10 pontos altos na alça de 5 correntes.
92 – Sem fazer corrente de espaço vamos pular 2 pontos de base e prender com ponto baixo. Siga com mais 5 pontos baixos e vão sobrar 2 pontos de base no final, agora basta repetir… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente que fizemos para formar o primeiro ponto baixo.
93 – 36ª volta – Faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo, faça ponto baixo em cima do próximo ponto e vão sobrar 2 pontos de base.
94 – Faça uma corrente de espaço, enrole o fio duas vezes na agulha e vamos fazer ponto alto duplo em relevo pegando por baixo do primeiro ponto alto dos 10 que temos no leque a frente.
95 – Faça uma corrente de espaço, enrole o fio duas vezes na agulha e faça o segundo ponto alto duplo e em relevo… Vamos fazer 10 pontos altos duplos em relevo sempre com uma corrente de espaço entre um e outro. Ao final faça uma corrente de espaço, pule 2 pontos de base e siga com 2 pontos baixos… Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente que forma o primeiro ponto baixo.
96 – 37ª volta – Siga com ponto baixíssimo até chegar em cima do primeiro ponto alto duplo. Faça ponto baixo no espaço a frente, 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo no próximo espaço.
97 – Novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no espaço seguinte… siga até o penúltimo espaço.
98 – Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no segundo espaço do próximo leque. Veja que o último espaço deste leque e o primeiro do leque seguinte vão ficar vazios… agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
99 – 38ª volta – Em cada leque temos 8 alças com 3 correntes. Faça 2 pontos baixos na primeira alça (se seu ponto for mais solto faça apenas 1 ponto baixo)
100 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé das correntes formando um PONTO PICÔ.
101 – Após o ponto picô vamos fazer 2 pontos baixos na próxima alça (se seu ponto é mais solto faça apenas um ponto baixo)… Repita 1 ponto picô e faça 2 pontos baixos na terceira alça. Novamente ponto picô e 2 pontos baixos na quarta alça.
102 – Agora vamos fazer um ponto picô com 5 correntes, ele é feito quase da mesma forma que os anteriores, a diferença é que ao invés de 3 correntes ele tem 5 correntes…
103 – Após o ponto picô com 5 correntes prende com 2 pontos baixos na laça seguinte… siga repetindo até completar mais 3 pontos picôs e após prender com ponto baixo na última alça não faremos corrente de espaço. Siga para o leque seguinte prendendo novamente com 2 pontos baixos na primeira alça e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate, o tapete estará pronto!
Vejam que lindo tapete!
Minha cadelinha como sempre, adora 🙂
Gente, quero fazer um agradecimento especial à artesã CLEIDE PÉRTILE, fico sem palavras para retribuir tanta generosidade e desprendimento que ela teve em permitir que este belíssimo modelo fosse compartilhado com vocês. Este tapete é tão gostoso de fazer que fico com vontade fazer vários rsrsrs. Ele fica com um tamanho excelente e caimento perfeito! Obrigado de coração Cleide.
–