Esta é a terceira parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE GIRASSOL criado pela artesã CLEIDE PÉRTILE. O inicio do passo a passo está disponível aqui no blog!
O tapete foi todo confeccionado com os fios Barroco da Círculo S/A. e a lista de materiais são para o tapete completo.
MATERIAIS
- Fio Barroco Decore Luxo – Cor 794 (apenas para o miolinho)
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 1289 (200g)
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 5767 (200g)
- Fio Barroco Maxcolor nº 8 – Cor 8001 (3 novelos de 400g) – Pode substituir por outra numeração de fio.
- Agulha para crochê 3.5mm – Utilizei a agulha Soft
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do tapete pronto: 130cm de diâmetro (O tamanho pode variar por se tratar de um trabalho manual)
Está gostando de trabalhar com o fio conduzido? Que tal utilizar esta técnica e formar desenhos diferentes? Esta mesma técnica também é utilizada para fazer tapetes com nomes.
54 – 18ª volta – Faça 3 correntes para dar altura co primeiro ponto alto, no próximo ponto de base faremos o primeiro aumento… faça 2 pontos altos em cima do mesmo ponto.
55 – Vamos seguir com ponto alto em cima de ponto alto e o próximo aumento ficará em cima do primeiro ponto da cor verde como apontei com a agulha na primeira imagem, depois faremos aumento no último ponto de base da cor verde como apontei na segunda imagem…
56 – Ao fazer o segundo ponto alto de aumento faça a troca de cor… faça 2 pontos altos completos com a cor verde e no terceiro já faça a troca novamente para o branco, vai sobrar um ponto de base do verde e a folha ficará com apenas 3 pontos altos…
57 – Em cima do último ponto de base verde temos que fazer novamente 2 pontos altos no mesmo ponto de base, o próximo aumento fica em cima do segundo ponto de base amarelo… siga por toda a volta lembrando de fazer os aumentos antes e depois do verde e em cima do amarelo. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
58 – 19ª volta – Desta vez precisamos fazer aumento duas vezes na parte branca, observe na segunda e terceira imagem que sempre que chegar na direção do primeiro ponto alto que fizemos entre a pétala e a folha vamos fazer 2 pontos altos no mesmo ponto de base…
59 – A troca de cor será feita no ponto alto em cima do primeiro ponto de base verde, assim teremos apenas 1 ponto com a cor verde sendo feito a primeira fase e já vamos trocar para o branco novamente. Observe as imagens!
60 – Sempre que chegar na direção do ponto alto entre pétala e folha teremos o aumento de pontos como apresentado nas imagens… Ao fazer a última folha já pode cortar o fio verde, continue escondendo a sobra de fio, complete a volta e finalize com ponto baixíssimo.
61 – 20ª volta – Inicie a volta com 3 correntes e faça ponto alto no mesmo lugar, assim já teremos o primeiro aumento na direção da pétala. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e o próximo aumento fica na direção da folha…
62 – Chegando em cima do ponto de base da folha faça novamente 2 pontos altos… na direção da pétala novamente 2 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
63 – 21ª volta – Nesta volta precisamos fazer 3 pontos de aumentos, não precisa fazer em um local certo, basta distribuir de forma que fique sempre distante um do outro. A volta é toda com ponto alto em cima de ponto alto e apenas 3 vezes durante toda a volta faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base para deixar o tapete prontinho para a próxima fase.
64 – 22ª volta – Inicie com 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com mais 5 pontos altos. Faça 5 correntes de espaço, pule 4 pontos de base e siga com mais 7 pontos altos. O primeiro bloquinho deixei com 6 pontos para terminar em uma boa posição para prosseguir, todos os demais tem 7 pontos altos, alça com 5 correntes pulando 4 pontos de base… vai dar certinho, basta completar o primeiro bloquinho no final!
65 – Chegando no final da volta basta fazer 1 ponto alto para completar o bloquinho e finalizar com ponto baixíssimo. Se você fez tudo certinho nas voltas anteriores não vai sobrar nem faltar pontos, teremos todos os bloquinhos com 7 pontos altos 🙂
66 – 23ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com mais 4 pontos altos e vai sobrar 1 ponto de base.
67 – Faça duas correntes de espaço e na alça de 5 correntes faça 3 pontos altos. Faça novamente duas correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base e faça 5 pontos altos… desta forma teremos intercalados bloquinhos com 3 pontos altos nas alças e bloquinhos com 5 pontos altos em cima dos bloquinhos da volta anterior… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
68 – 24ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos e vai sobrar 1 ponto de base. Faça 3 correntes de espaço e faça ponto ao lado do bloquinho a frente sendo que este ponto alto é feito na alça de duas correntes da volta anterior.
69 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto na alça a frente, desta forma o bloquinho das alças vai ficar com 5 pontos altos. Faça 3 correntes, pule o primeiro ponto de base do bloquinho a frente e faça 3 pontos altos, vai sobrar o último ponto de base do bloquinho… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
70 – 25ª volta – Após finalizar a volta siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e também em duas das 3 correntes que temos a frente. Em seguida faça ponto baixo e duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto que vai ficar ao lado do bloquinho.
71 – Faça ponto alto em cima de ponto alto e faça 1 ponto alto na alça a frente, assim teremos um total de 7 pontos altos.
72 – Faça 7 correntes, pule o bloquinho de 3 pontos altos e vamos fazer ponto alto ao lado do bloquinho que está com 5 pontos altos, novamente ponto alto em cima de ponto alto e também na próxima alças… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
71 – 26ª volta – Continue com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base e assim vamos iniciar no segundo ponto dos 7 que temos neste bloquinho. Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 4 pontos altos. Contando com as correntes teremos 5 pontos altos e sobra o último ponto de base.
72 – Faça 3 correntes e na alças de 7 correntes faça 3 pontos altos, novamente 3 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Nesta volta teremos intercalados bloquinhos com 3 pontos altos e bloquinhos com 5 pontos altos sempre com 3 correntes de espaço. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
73 – 27ª volta – Continue com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base e assim vamos iniciar no segundo ponto dos 5 que temos neste bloquinho. Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos e teremos 3 pontos altos. Sobra o último ponto de base.
74 – Faça 3 correntes, ponto alto na alça ao lado do bloquinho a frente, faça ponto alto em cima de ponto alto e ponto alto na alça seguinte, teremos então a sequência com 5 pontos altos.
75 – Faça 3 correntes, pule o primeiro ponto de base e faça 3 pontos altos. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
76 – 28ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e em duas das 3 correntes que temos a frente, em seguida faça ponto baixo e duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
77 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e mais 1 ponto na alça a frente completando um total de 7 pontos altos. Faça 8 correntes, pule o bloquinho de 3 pontos altos e siga para o próximo bloquinho onde teremos novamente a sequência de 7 pontos altos iniciando na alça e terminando na alça seguinte… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
78 – 29ª volta – Continue com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base e assim vamos iniciar no segundo ponto dos 7 que temos neste bloquinho. Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 4 pontos altos. Contando com as correntes teremos 5 pontos altos e sobra o último ponto de base.
79 – Faça 4 correntes de espaço, faça 3 pontos altos no meio da alça a frente, novamente 4 correntes, pule o primeiro ponto de base e faça 5 pontos altos. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
80 – 30ª volta – Continue com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base e assim vamos iniciar no segundo ponto dos 5 que temos neste bloquinho. Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos. Contando com as correntes teremos 3 pontos altos e sobra o último ponto de base.
81 – Faça 4 correntes, ponto alto ao lado do bloquinho, siga com ponto alto em cima de ponto alto e ponto alto na alça seguinte. Teremos uma sequência de 5 pontos altos… Faça 4 correntes, pule o primeiro ponto de base, faça 3 pontos altos… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Chegamos ao final da terceira parte, nosso tapete está quase pronto. Na última parte vamos ver como fazer o acabamento, vou dar dicas para que você possa escolher entre 2 modelos 🙂
–