Esta é a segunda parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE GIRASSOL criado pela artesã CLEIDE PÉRTILE. O inicio do passo a passo está disponível aqui no blog!
O tapete foi todo confeccionado com os fios Barroco da Círculo S/A. e a lista de materiais são para o tapete completo.
MATERIAIS
- Fio Barroco Decore Luxo – Cor 794 (apenas para o miolinho)
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 1289 (200g)
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 5767 (200g)
- Fio Barroco Maxcolor nº 8 – Cor 8001 (3 novelos de 400g) – Pode substituir por outra numeração de fio.
- Agulha para crochê 3.5mm – Utilizei a agulha Soft
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do tapete pronto: 130cm de diâmetro (O tamanho pode variar por se tratar de um trabalho manual)
Este tapete fica excelente para utilizar na sala e se fizer com outra espessura de fio pode ser utilizado como toalha de mesa. Se desejar também pode fazer o tapete em barbante.
Seguindo o passo a passo vamos trabalhar a 12º volta já que as 4 primeiras foram feitas com o fio Barroco Decore Luxo.
28 – 12ª volta – Inicie a volta com 3 correntes, siga com ponto alto completo até que fique sobrando 2 pontos de base. No penúltimo ponto faça apenas a primeira fase do ponto alto e finalize com o fio verde.
29 – No último ponto de base que sobrou do amarelo faça 2 pontos altos com o fio verde. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e no primeiro ponto de base amarelo vamos fazer novamente 2 pontos altos com o fio verde e trocar o fio novamente para amarelo. A folha vai ficar com 11 pontos altos. Veja as imagens:
30 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto com o fio amarelo e no penúltimo ponto de base finalize com o verde, desta forma teremos apenas 12 pontos altos na pétala. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Aumentando o grau de dificuldade vamos trabalhar com 3 cores, desta vez será inevitável que os fios se enrole um ao outro, nada complicado, basta vez em quando destrançar os novelos e continuar normalmente.
31 – 13ª volta – Inicie com 3 correntes, agora vamos prender também o fio branco. Coloque o fio branco na base do trabalho e siga fazendo os pontos altos prendendo o fio branco e o fio verde. Siga até o penúltimo ponto de base.
32 – No penúltimo ponto faça apenas a primeira fase e desta vez finalize com o fio branco.
33 – Já com o fio branco faça apenas a primeira fase de um ponto alto em cima do último ponto de base em amarelo, finalize o ponto com o fio verde. Quando finalizar verá que o ponto alto em branco estará completo e normal como todos os outros.
34 – Em cima do primeiro ponto de base na cor verde faça 2 pontos altos… siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base da folha.
35 – Em cima do último ponto de base vamos fazer 2 pontos altos, o primeiro será completo e no segundo ponto faremos a troca de fio novamente para a cor branca.
36 – Em cima do primeiro ponto alto de base amarelo faça a primeira fase do ponto alto com o fio branco e finalize-o com o fio amarelo. Siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Desta vez teremos as folhas com 13 pontos altos, um ponto na cor branca separando da pétala e a pétala com com 10 pontos altos. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
37 – 14ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com mais 3 pontos altos completos. No quarto ponto alto estaremos no penúltimo ponto de base e então faça apenas a primeira fase e finalize com o fio branco.
38 – Já com o fio branco faça ponto alto em cima do ponto de base amarelo, em cima do ponto branco da volta anterior e em cima do primeiro ponto alto em verde faça apenas a primeira fase do ponto alto e finalize com o fio verde. Teremos 3 pontos altos com a cor branca.
39 – Já com o fio verde siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça a troca no penúltimo ponto de base voltando então com a cor branca faça 2 pontos altos completos e no terceiro finalize com a cor amarela. Agora basta seguir repetindo… as pétalas em amarelo ficarão com 8 pontos altos, as folhas com 11 pontos e entre as folhas e pétalas 3 pontos altos branco. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
40 – 15ª volta – Desta vez não teremos aumento nem diminuição em nenhuma das cores, a volta será exatamente igual a anterior… Inicie a volta com 3 correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e desta vez a troca para o branco será feita em cima do último ponto de base. Observe as imagens…
41 – 16ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com mais 2 pontos altos completos e no penúltimo ponto vamos finalizar o ponto alto com o fio branco.
42 – Já com o fio branco faça 2 pontos altos e no terceiro ponto de base faça 2 pontos altos no mesmo lugar. Todas as vezes que for fazer a cor branca lembre-se de fazer o aumento como este apresentado abaixo.
43 – Faça ponto alto completo no próximo ponto de base e em cima do próximo ponto de base (já em cima do fio verde) faça apenas a primeira fase do ponto alto e finalize-o com o fio verde.
44 – Já com o fio verde siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça a troca para a cor branca em cima do penúltimo ponto de base. Desta vez o branco vai ficar com 6 pontos altos, as folhas com fio verde com 9 pontos altos.
45 – As pétalas com amarelo ficam com 6 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
46 – Inicie a volta com 3 correntes, faça mais um ponto alto completo e no terceiro ponto já faça a troca para a cor branca.
47 – Desta vez o branco inicia no último ponto de base amarelo e termina no primeiro ponto de base verde onde será feito a troca de cor para verde, no meio não tem aumento e teremos um total de 8 pontos altos com o fio branco.
48 – Com o fio verde teremos um total de 7 pontos altos e a troca para o branco é feita no penúltimo ponto de base… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
49 – 17ª volta – Inicie com duas correntes, faça apenas a primeira fase do próximo ponto alto e já finalize com o branco.
50 – Em cima do último ponto de base amarelo faça 2 pontos altos no mesmo lugar, siga com ponto alto em cima de ponto alto e no primeiro ponto de base verde faremos 2 pontos altos sendo que finalizaremos o segundo já com o fio verde. O bloquinho branco ficará com 12 pontos altos.
51 – Siga com ponto alto na cor verde e faça a troca para o fio branco no penúltimo ponto de base, teremos apenas 5 pontos altos na folha.
52 – O amarelo terá apenas 2 pontos altos… Nesta volta vamos parar com o amarelo após concluir a última pétala…
53 – Após fazer a última pétala pode cortar o fio amarelo, continue escondendo-o até o final da volta porém teremos pela frente apenas duas cores para trabalhar. (Verde e branco) Finalize a volta com ponto baixíssimo, desta vez a volta é finalizada já com o fio branco na terceira corrente que forma o primeiro ponto alto feito com fio amarelo.
Chegamos ao final da segunda parte do passo a passo, a continuação do trabalho já está disponível aqui no blog! Na terceira parte vamos finalizar as folhas e fazer os detalhes vazados.
–