Vamos confeccionar a segunda peça do nosso JOGO DE BANHEIRO BARROCO COM FLOR DE ALGODÃO? No passo a passo de hoje faremos o tapete para o pé do aparelho sanitário. Temos aqui no blog o passo a passo do TAPETE DA PIA e você pode visualizar clicando AQUI. Esta é a segunda peça do jogo do conjunto de tapetes para o jogo de banheiro e espero que gostem do resultado.
Temos aqui no blog o passo a passo da FLOR DE ALGODÃO, inclusive você pode fazer o download gratuito do arquivo caso queira imprimir!
- Quer saber quanto cobrar em um trabalho deste? veja nossa TABELA e faça o cálculo.
- Tapete Barroco com flor de Algodão – parte 2 AQUI.
MATERIAIS (para esta peça)
- 1 Flor de Algodão confeccionada com fio Barroco – PASSO A PASSO AQUI
- Barroco Multicolor – 9587 e 9368 no miolinho da flor e 9392 para as folhas. (gasta-se muito pouco)
- Barroco Maxcolor – 1289 para as flores e detalhes (menos de 1 novelo de 452m)
- Barroco Decore 911 (para este tapete utilizei menos da metade de 1 novelo de 180m)
- Barroco Natural nº6 (menos de um novelo de 791m)
- Agulha Soft número 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- 3 Pérolas número 8 para o miolinho das flores
- Tamanho do trabalho pronto: 90 x 53
MATERIAIS PARA O JOGO COM 3 PEÇAS
- 6 Flores de Algodão – PASSO A PASSO AQUI
- Barroco Multicolor – 9587 e 9368 no miolinho da flor e 9392 para as folhas. (gasta-se muito pouco)
- Barroco Maxcolor – 1289 para as flores e detalhes (menos de 1 novelo de 452m)
- Barroco Decore 911 (2 novelos de 180m)
- Barroco Natural (2 novelos de 791m)
- Agulha Soft número 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- 6 Pérolas número 8 para o miolinho das flores
Criação e execução: Samuel R. Ramos
ATENÇÃO: Criação exclusiva para o site croche.com.br – Não autorizo cópia para PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.
Confeccionei a flor como ensinei no passo a passo anterior (AQUI), a única diferença é que UTILIZEI OS FIOS BARROCO. No miolinho da flor fiz com o barroco multicolor 9587 (lilás), a primeira camada de pétala com o barroco multicolor 9368 (amarelo). A segunda camada de pétalas utilizei o fio barroco maxcolor 1289 que é super macio e confesso que nunca tinha utilizado ele na confecção de flores e achei maravilhoso! Para a base da flor e folhas utilizei o barroco multicolor 9392 (verde) e em seguida duas voltas com o barroco natural para fazer o quadradinho.
01 – Vamos começar trabalhando com o fio Barroco Decore, no avesso da peça. Amarre o fio em um dos cantos, prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos formando um leque. Faça uma corrente de espaço e faça bloquinhos com 3 pontos altos entre os bloquinhos da carreira anterior. É exatamente igual já trabalhamos na base da flor. Faça 4 voltas com o fio barroco decore, corte e arremate.
Teremos então um quadradinho com 6 voltas. As duas primeiras são com o fio barroco natural e mais 4 com o fio barroco decore.
02 – Agora já no lado correto da peça vamos voltar a trabalhar com o barroco natural. Prenda o fio com ponto baixo em um dos cantos e faça 16 correntes, alongue e corte o fio. (se quiser faça uma corrente a mais e depois de utilizar as 16 pode desmanchar essa ultima corrente, sempre faço isso para não correr o risco de errar e para facilitar fazer o ponto alto na ultima corrente futuramente)
03 – Agora no outro canto, prenda o fio barroco natural com ponto baixo, faça 19 correntes. Observe que esta segunda corrente precisa ficar paralela a primeira que fizemos, elas vão servir para fazer o encaixe da peça.
04 – Volte na 5ª corrente e faça ponto alto, desta forma com as correntes que viramos já teremos 2 pontos altos. Faça mais 1 ponto alto formando então um bloquinho como na lateral do tapete.
05 – Faça uma corrente de espaço, pule uma corrente de base e faça mais uma sequência com 3 pontos altos… siga fazendo os bloquinhos com intervalos de uma corrente, veja que ao chegar no inicio onde prendemos o fio, faremos 1 ponto alto no ponto baixo que está prendendo na peça, faça mais 1 ponto alto pegando a corrente do leque e o terceiro ponto alto dentro do espaço do leque formando então mais 1 bloquinho com 3 pontos altos. Veja as imagens… Contando com este último bloquinho que fizemos já completando no leque teremos um total de 5.
06 – Agora siga a lateral normalmente. Uma corrente de espaço e bloquinho com 3 pontos altos nos espaços de uma corrente da carreira anterior…
Nos cantos são leques formados por 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no mesmo espaço. Siga por toda a volta até chegar na corrente que fizemos com o fio barroco natural…
07 – Chegando no canto onde temos um cordão preso com ponto baixo e 16 correntes vamos fazer como já vimos do outro lado. Faça 1 ponto alto dentro do espaço do leque como mostrado na imagem…
08 – 1 ponto alto pegando a corrente do leque e 1 ponto alto no ponto baixo que está prendendo o cordão no canto da peça. Observe a imagem…
09 – Faça uma corrente de espaço, pule uma corrente de base e faça uma sequência com 3 pontos altos. Aproveite para ir prendendo a ponta do fio que sobrou ao amarrar no canto da peça!
10 – Para ficar correto teremos também 5 bloquinhos com 3 pontos altos cada contando com o que está no cantinho da peça.
11 – Faça duas correntes, vire o trabalho e vamos voltar com uma carreira fazendo no avesso da peça. Faça ponto alto em cima dos 2 pontos altos seguintes, digo 2 porque ao fazer duas correntes para virar já teremos então o primeiro ponto alto completando o bloquinho.
12 – Sem fazer corrente de espaço vamos trabalhar no primeiro espaço de uma corrente, faça 2 pontos altos. Teremos então uma sequência com 5 pontos altos contando com as correntes que fizemos para virar.
13 – Faça uma corrente de espaço e siga trabalhando bloquinhos com 3 pontos altos na corrente de espaço da carreira anterior. Observe as imagens…
14 – Siga por toda a volta e ao chegar no ultimo espaço na lateral seguinte, faça apenas 2 pontos altos e em seguida ponto alto em cima de ponto alto nos 3 pontos de base.
15 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça ponto alto em cima de mais 2 pontos de base formando então o primeiro bloquinho com 3 pontos altos como na primeira carreira desta fase. Veja que temo uma sequência com 5 pontos altos porém faremos pontos altos apenas em mais 2 pontos de base após virar, contando com as correntes teremos os 3 pontos altos.
16 – Faça uma corrente de espaço e trabalhe 1 bloquinho com 3 pontos altos no espaço de uma corrente… siga por toda a volta…
17 – No último espaço de uma corrente faça 1 bloquinho com 3 pontos altos, faça uma corrente de espaço, pule 2 pontos de base e faça ponto alto em cima de ponto alto. Alongue o fio e corte. (Sempre deixo a sobra de fios, mais a frente esconderemos parte deles com pontos altos e faremos o acabamento). Se preferir pode fazer o arremate dos pontos.
18 – Agora com o fio Barroco Maxcolor (1289) vamos iniciar uma carreira la do outro lado (oposto de onde terminamos a última carreira com o barroco natural) Assim trabalharemos esta única carreira com o amarelo ouro na parte correta do trabalho. Prenda com ponto baixo, faça duas correntes e mais 2 pontos altos sendo 1 em cima de cada ponto de base, no primeiro espaço de uma corrente faça apenas 2 pontos altos. Faça uma corrente de espaço e siga com bloquinhos de 3 pontos altos nos espaços de uma corrente da volta anterior. Siga por toda a volta, esta volta é exatamente igual a penúltima que fizemos com o barroco natural. No final da carreira alongue e corte o fio.
19 – Agora com o Barroco Decore vamos iniciar uma volta no avesso da peça. (no mesmo ponto que terminamos a carreira com o fio amarelo). Prenda com ponto baixo, faça duas correntes e faça mais 2 pontos altos. Faça uma corrente de espaço e trabalhe um bloquinho com 3 pontos altos no espaço de uma corrente da volta anterior… siga por toda a volta da mesma forma que fizemos a última volta com barroco natural. No final alongue o fio e corte.
20 – De volta com o fio Barroco natural vamos trabalhar as voltas finais. Prenda o fio com ponto baixo no espaço da cava do tapete. Pode prender em qualquer ponto de base ou em um espaço de uma corrente… Siga fazendo ponto baixo até chegar no primeiro ponto alto do último bloquinho que forma o leque em barroco decore. Observe as imagens…
Veja que chegando no ultimo bloquinho em barroco decore faça ponto baixo apenas no primeiro ponto de base e ficará faltando 2 pontos de base para chegar no canto.
21 – Enrole o fio na agulha e faça ponto alto na mesma direção do 3ª ponto alto que forma o bloquinho feito na lateral, observe que contei da direita para a esquerda por ser esta a forma que trabalhamos o crochê [a menos que seja canhoto(a)]. Para facilitar, veja que é o ponto alto de base mais próximo do primeiro espaço de uma corrente.
22 – No espaço de uma corrente faça 1 ponto alto… siga fazendo ponto alto na direção dos pontos altos que formam os bloquinhos e ponto alto nos espaços de uma corrente…
23 – O 17º ponto alto será feito na primeira corrente das 4 que formal o último ponto alto. (ah, mas no outro lado não tem apenas 16 correntes? Sim! Porém um dos pontos altos foi feito no ponto baixo que prende o cordão no canto da peça, lembrou?)
24 – Continuando o trabalho, faça duas correntes de espaço e faça ponto alto na mesma corrente que fizera o último ponto alto…
25 – Faça 1 ponto alto no meio da corrente que forma o ponto alto da lateral e ponto alto na ponta do ponto alto onde iniciou a carreira seguinte… Veja que para cada ponto alto faremos 3 pontos alto sendo:
1 no inicio do ponto, 1 no meio do ponto e outro na ponta do ponto… Siga por toda esta lateral e teremos um total de 11 pontos altos.
26 – Faça duas correntes e em seguida faça ponto alto no mesmo ponto de base formando o canto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente faça apenas 1 ponto alto…
27 – Ao chegar no canto formado por leque e que já tem duas correntes de espaço faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos no mesmo espaço. Siga por todo o restante da volta normalmente e ao chegar no final da lateral repita os mesmos passos dos 2 primeiros cantos.
Veja que teremos novamente 11 pontos altos igual a outra aba…
28 – Siga com ponto alto na parte de dentro da aba como já fizemos do outro lado… Após o último ponto alto desta lateral prenda com ponto baixo no terceiro ponto de base do primeiro bloquinho formado com barroco decore, ou seja, pule 2 pontos de base da parte de dentro da cava e prenda com ponto baixo… siga com ponto baixo e finalize a volta com ponto baixíssimo.
29 – Inicie a próxima volta fazendo uma corrente e siga com ponto baixo em cima de ponto baixo até o penúltimo ponto de base. (Fazendo desta forma a cava de encaixe deste tapete ficará com 18cm. Se o pé do seu aparelho for mais estreito, ao invés de fazer ponto baixo até o penúltimo ponto de base, faça até que falte 2 pontos e então faça a lateral seguinte com pontos altos. Neste caso vou fazer com ponto baixo também para que não diminua a largura do encaixe)
Veja, se fossemos fazer novamente ponto alto, teríamos que parar faltando 2 pontos de base e repetir o que fizemos na primeira volta…
30 – Chegando no penúltimo ponto de base, inicie ponto baixo na lateral seguinte a partir do segundo ponto alto de base, ou seja, o que fica na direção do espaço de uma corrente como mostrado na imagem. Siga por toda a lateral com ponto baixo em cima de cada ponto alto..
31 – Faça 1 ponto baixo na primeira das duas correntes que forma o canto, em seguida vamos fazer ponto baixo pegando este ultimo ponto como base, veja que introduzi uma agulha de costura para que possa ver onde vou fazer o ponto baixo, observe que é no meio do último ponto baixo. Desta forma a lateral fica reta e não formando ondulações já que a lateral seguinte será feita com pontos altos.
32 – Após o ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto na mesma corrente do cantinho que fizemos o ponto baixo que serviu de base para esta lateral.
33 – Faça ponto alto no espaço de uma corrente que ainda sobrou no canto como mostra a imagem e siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a lateral, contando com as correntes iniciais teremos um total de 16 pontos altos. Chegando no canto onde temos duas correntes faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos no mesmo espaço. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e sempre repita estes cantos até chegar na ultima lateral onde vamos mudar para ponto baixo ao invés de repetir o canto.
34 – Chegando na última lateral da segunda aba, veja que faremos apenas 1 ponto alto no espaço de duas correntes, o 15º ponto alto será feito na segunda corrente deste espaço como mostra a terceira imagem ficando igual o canto anterior da outra aba.
35 – Para completar os 16 pontos altos e ficar igualzinho a outra lateral, faça duas correntes e em seguida prenda com ponto baixo no pé do ultimo ponto alto.
36 – Agora basta seguir com ponto baixo por toda a lateral até o penúltimo ponto, passe para a outra lateral com ponto baixo no segundo ponto de base, siga com ponto baixo e finalize com ponto baixíssimo na corrente de espaço que fizemos ao iniciar a volta.
37 – A terceira volta com o Barroco Natural será igual a última volta que terminamos, exceto nos cantinhos formados por leques que ao invés de fazer duas correntes de espaço faremos um ponto picô.
Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo ou corte o fio e finalize com agulha de tapeceiro da mesma forma que ensinei ao fazer a base da flor. Estou cortando o fio para não seguir mais uma volta com ponto baixo dentro da cava, isto diminuiria o espaço de encaixe no aparelho. Caso seu aparelho tenha o pé mais fino não precisa cortar o fio, lembre-se que se não cortar será preciso ainda mais duas voltas e isso tem que ser levando em conta no quanto vai diminuir.
38 – Agora ainda com o fio Barroco Natural, vamos iniciar no cantinho da cava porém no avesso da peça. Faremos uma carreira de ida no avesso da peça e ao virar para voltar estaremos no lado correto da peça.
39 – Prenda com ponto baixo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto da ponta da aba de encaixe. (veja a imagem do passo anterior para ter certeza de onde inicia, lembre-se, a peça está no avesso).
40 – Faça uma corrente, siga com mais 2 pontos baixos em cima dos pontos altos. Faça 7 correntes, pule 3 pontos de base e faça 5 pontos baixos.
41 – Novamente 7 correntes, pule 3 pontos de base e faça mais 5 pontos baixos chegando no canto do tapete. Faça 7 correntes e na lateral seguinte inicie no primeiro ponto de base e faça 5 pontos baixos. Antes de continuar leia o próximo passo…
42 – Agora vamos trabalhar a lateral do tapete, teremos um total de 8 alças com 7 correntes sem contar os cantos. Para que fique correto terminando com pontos baixos no canto seguinte você vai precisar fazer da seguinte forma:
- Na 1ª alça (mostrado com a agulha na terceira imagem) pule 4 pontos de base.
- Na 2ª alça pule 3 pontos de base.
- Na 3ª alça pule 4 pontos de base.
- Na 4ª alça pule 3 pontos de base.
- Na 5ª alça pule 4 pontos de base.
- Na 6ª alça pule 3 pontos de base.
- Na 7ª alça pule 4 pontos de base.
- Na 8ª alça pule 3 pontos de base. Após 5 pontos baixos estará no canto do tapete.
Na lateral oposta faça o inverso desta, na primeira alça pule 4, na segunda pule 3… para ficar coerente com esta lateral.
43 – Na frente do tapete (oposto a cava de encaixe) teremos um total de 7 alças. Somente na 4ª alça pule 3 pontos de base, em todas as outras pule 4 pontos de base e esta lateral também ficará correta.
44 – Ao chegar na ponta da aba de encaixe, faça duas alças e pule apenas 3 pontos de base, desta forma terminará com 3 pontos altos como no inicio.
45 – Vire o trabalho, faça ponto baixo no mesmo ponto de base (no último. Enrole o fio na agulha e faça 11 pontos altos na primeira alça.
46 – Prenda com ponto baixo no 3º ponto baixo dos 5 que tem após a alça, em seguida novamente 11 pontos altos na segunda alça… Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no último ponto baixo ou corte o fio e finalize com a ajuda de uma agulha de tapeceiro.
47 – De volta com o fio Barroco Maxcolor amarelo, inicie no meio da cava com ponto baixo, siga por toda a lateral com ponto baixo em cima de ponto baixo.
48 – Ao chegar no ponto baixo que inicia o primeiro semicírculo, faça uma corrente e 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Siga com ponto baixo em cima de ponto alto do semicírculo, Temos 11 pontos, ao chegar no 6º ponto faça um picô, em seguida faça ponto baixo no mesmo ponto de base e siga com mais 4 pontos baixos, vai sobrar 1 ponto do semicírculo.
49 – Siga para o segundo semicírculo, pule o primeiro ponto de base, faça 5 pontos baixos, faça o ponto picô e ponto baixo no mesmo ponto de base e siga com ponto baixo até o penúltimo ponto. Chegamos no canto do tapete… No semicírculo do canto, faça ponto baixo desde o primeiro ponto de base, assim não ficará repuxando. Se seus pontos forem mais apertados, faça 2 pontos baixos juntos no terceiro e no 9ª ponto de base. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou corte o fio e finalize com a ajuda de agulha de tapeceiro.
Tapete pronto!
Espero que tenham gostado do resultado e que você também faça seu tapete para decorar sua casa ou reforçar seus ganhos.
Forte abraço,
Samuel R. Ramos.