Esta é a segunda parte do passo a passo, se você está procurando o início do tapete siga o link disponibilizado:
Deixo novamente a lista de materiais para facilitar suas anotações, quero lembrar que esta lista é referente ao material gasto em todo o trabalho e não apenas na segunda parte.
MATERIAIS
- 3 Flores de Algodão – PASSO A PASSO AQUI
- Barroco Multicolor – 9587 e 9368 no miolinho da flor e 9392 para as folhas. (gasta-se muito pouco)
- Barroco Maxcolor – 1289 para as flores e detalhes (menos de 1 novelo de 452m)
- Barroco Decore 911 (para este tapete utilizei menos de 1 novelo de 180m)
- Barroco Natural (menos de um novelo de 791m)
- Agulha Soft número 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- 3 Pérolas número 8 para o miolinho das flores
- Tamanho do trabalho pronto: 90 x 53
Na primeira parte do passo a passo nosso trabalho ficou assim:
Já trabalhamos 8 voltas (sem contar a base da flor)
- Foram 4 voltas com o Barroco Decore cor 911
- 3 voltas com o Barroco Natural
- 1 volta com o Barroco Maxcolor cor 1289
15 – 9ª volta – Novamente com o Barroco Decore (911) vamos fazer uma volta exatamente igual as anteriores, mas não se esqueça, trabalhe no avesso da peça, assim os pelinhos do fio ficam perfeitos na frente do tapete. Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
16 – (Inicie faltando uns 3 bloquinhos para chegar no canto) Faremos agora 3 voltas com pontos altos utilizando o fio Barroco Natural, serão voltas com pontos altos e apenas na última volta teremos uma pequena alteração nos cantos. Desta vez vou mostrar uma outra forma de iniciar a volta com ponto alto sem amarrar o fio. (Vamos trabalhar no lado correto do tapete e não mais do lado avesso). Enrole o fio duas vezes na agulha e segure a ponta com a mão junto ao cabo, introduza a agulha em um dos pontos altos do tapete e faça o ponto alto normalmente já que temos duas voltas na agulha, veja que a ponta do inicial ficará no alto do ponto alto.
17 – Agora basta seguir com ponto alto em cima de ponto alto normalmente, nos espaços de uma corrente entre um leque e outro faça apenas um ponto ato. Quando chegar nos cantos onde temos o leque e são duas correntes de espaço faça 2 pontos altos, duas correntes e mais 2 pontos altos. Continue normalmente por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
18 – Para iniciar a 11ª volta faça duas correntes para dar altura do ponto alto (na verdade ele fica um pouco mais baixo mesmo e ao finalizar a volta ele ficará completo) Siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta, não se esqueça que nos cantos são feitos 2 pontos altos, duas correntes e mais 2 pontos altos antes de seguir com a lateral, estes são os aumentos para que seu tapete não fique arredondado.
19 – 12ª – A única diferença das anteriores é que ao chegar no cantinho ao invés de fazer duas correntes de espaço faremos um ponto picô. Logo após os 2 pontos altos faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente formando o ponto picô. Siga a volta normalmente e finalize a volta com ponto baixíssimo. Não corte o fio ainda, as próximas voltas são com o mesmo fio porém não serão mais com pontos altos.
20 – Após finalizar a volta, conte quantos pontos faltam para chegar no cantinho do tapete e siga com pontos baixíssimos se for preciso de forma que fique faltando 12 pontos para chegar no canto.
Se estiver mais próximo pode iniciar com ponto baixo no terceiro ponto de base antes do canto, se estiver mais distante pode iniciar faltando 12…21…30…39… ou seja, sempre múltiplo de 9 para que fique na posição correta de iniciar a próxima volta.
21 – Em seguida faça uma sequência de 3 pontos baixos sendo 1 em cima de cada ponto alto e faltarão então 9 pontos altos para chegar no canto do tapete. Desta forma ficaremos na posição correta para finalizar a volta e iniciar a próxima.
22 – Faça 7 correntes, pule 4 pontos de base e prenda com ponto baixo, siga com mais 4 pontos baixos e então chegamos no cantinho do tapete.
23 – Faça 7 corrente, prenda com ponto baixo na lateral seguinte do tapete, siga com mais 4 pontos baixos para totalizar 5… Agora siga fazendo as alças desta forma. Um detalhe muito importante; A largura do tapete ficará com 6 alças, mostrei que a alça tem 7 correntes, pula 4 pontos de base e faz 5 pontos altos, isto não muda, porém na quarta alça pule apenas 3 pontos de base para que termine corretamente no cantinho do tapete.
Veja que na largura do tapete a alça continua com 7 correntes mas pulei apenas 3 pontos de base e não 4 como de costume… depois siga normalmente.
Outro detalhe agora no comprimento do tapete: Na largura teremos 13 alças, desta vez a 7ª alça será feita com 8 correntes e pule 5 pontos de base, depois siga normalmente para que o tapete fique correto.
24 – Siga por toda a volta e veja ao iniciar a carreira fizemos apenas 3 pontos baixos, ao fazer a ultima alça vamos então completar 5 pontos baixos fazendo mais 2.
25 – Finalize a volta fazendo PONTO BAIXO em cima do primeiro ponto baixo dos 3 que iniciam a carreira, assim já estaremos pronto para iniciar a volta seguinte. Não é ponto baixíssimo, ponto baixo mesmo!
26 – Enrole o fio na agulha e faça 11 pontos altos na alça seguinte. Esta alça precisa ser preenchida sempre com número impar de pontos para que o acabamento fique correto. Após fazer 11 pontos altos prenda com ponto baixo no terceiro ponto baixo dos 5 que dividem uma alça da outra (ponto baixo do meio). Por isso iniciamos a volta já com ponto baixo em cima do terceiro ponto baixo 🙂
27 – Após o ponto baixo siga novamente com pontos altos na próxima alça e assim por toda a volta. A única diferença é que na alça que tem 8 correntes no comprimento do tapete faremos 13 pontos altos e não 11. Finalize a volta com ponto baixíssimo em cima do ponto baixo que inicia a volta ou com a agulha de tapeceiro para que o acabamento fique ainda melhor.
28 – Finalmente faremos a última volta do tapete e vamos utilizar o fio Barroco Maxcolor cor 1289. Em um dos semicírculo com 11 pontos pule 2 e prenda com ponto baixo. Siga com mais 4 pontos baixos e veja que chegamos na metade, ou seja, com ponto baixo em cima do 6º ponto alto de base. Faça um ponto picô, são 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo. Após o ponto picô faça novamente ponto baixo no mesmo ponto de base. (iniciamos no segundo ponto de base para que a finalização fique perfeita)
29 – Siga com ponto baixo em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base, não faremos apenas no último. Vamos para o próximo semicírculo… Pule o primeiro ponto de base e siga com mais 4 pontos baixos, ou seja, até o ponto alto do meio. Observe que iniciamos pulando 2 pontos de base apenas para melhorar a finalização, o normal será pularmos apenas 1 ponto de base no inicio e outro no final de cada semicírculo. Quando chegar no canto do tapete faremos diferente para não ficar repuxando…
30 – Ao chegar no canto não vamos pular nenhum ponto alto dos 11 que formam o canto, faça ponto baixo desde o primeiro e picô no 6º ponto alto, desta forma não ficará repuxando. Se seus pontos forem mais apertados e mesmo assim ficar repuxando faça 2 pontos baixos juntos no terceiro ponto de base e depois novamente 2 pontos baixos no 9º ponto de base. (além do ponto picô que fará no 6º ponto e também vai ficar com 2 pontos baixos juntos). Nas alças que tem 13 pontos altos o ponto picô será feito no 7º ponto de base do semicírculo.
31 – Após completar a volta alongue e corte o fio, utilize a agulha de tapeceiro para fazer o acabamento da mesma forma que aprendemos ao fazer a base da flor. Esconda parte do fio e corte as sobras.
Finalmente nosso tapete ficou pronto!
Espero que tenham gostado do resultado e que você também faça seu tapete para decorar sua casa ou reforçar seus ganhos.
Forte abraço,
Samuel R. Ramos.