Com este passo a passo fácil e econômico você não vai ter desculpas para não deixar sua casa linda 🙂 Preparei o passo a passo mostrando como unir os squares e montar o TRILHO DE MESA MARGARIDAS.
O passo a passo do SQUARE MARGARIDA você encontra AQUI. Utilizei fios Duna da Círculo S/A. que tem novelos com 170 e 340m. Este é um trabalho muito econômico, se for fazer um trilho com 12 squares ele ficará com um metro e vinte de comprimento, quarenta centímetros de largura e você vai gastar:
- Fio Duna vermelho – Cor 3542 – (2 novelos de 170m ou 1 novelo com 340m)
- Fio Duna verde – Cor 5638 – (2 novelos de 170m ou 1 novelo com 340m)
- Fio Duna multicolor amarelo – Cor 9368 – (1 novelo com 170m)
- Fio Duna branco – Cor 8001 – (1 novelo com 170m)
- Agulha para crochê 2.00mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho com 12 squares: 120 x 40
- Passo a passo do square margarida você encontra AQUI.
É muito economia para tanta beleza! Neste passo a passo vou explicar como unir os motivos, mas já tem o passo a passo do square AQUI no blog!
Os motivos/squares são unidos sempre na última volta do fio verde, por isso o primeiro é feito até o final como explicado no post anterior. Já os demais recomendo fazer até a parte vermelha e reservar, na hora de fazer o verde faça a união completando o trabalho.
01 – Faça a primeira volta completa e a segunda volta faça até que chegue no canto onde completará a primeira lateral. Observe na imagem abaixo.
02 – No canto onde seriam feitas 10 correntes faça apenas 5 correntes e prenda com ponto baixo no canto do primeiro square.
03 – Faça novamente 5 correntes e então faça o ponto alto logo após o ponto picô do square que etá sendo trabalhado. Faça 3 correntes e faça ponto alto na alça de 3 correntes logo a frente (ainda no square que está sendo trabalhado)
Agora observe que na lateral faremos ponto baixo para prender nas alças de 6 correntes do square que já está pronto e também na alça de 3 correntes que está no meio. Apontei com a agulha… já as alça de 3 correntes que ficam nos cantos entre os pontos altos não serão presas.
04 – Após fazer o ponto alto do passo anterior faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na primeira alça de 6 da lateral do square que já está pronto.
05 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça de 12 correntes do square que está sendo feito.
06 – Siga fazendo 3 correntes e intercalando, uma vez prende no square que está pronto e depois mais 3 correntes e prenda com ponto baixo no square que está sendo feito… Apontei com a agulha a sequência e depois você pode ver como fiz:
07 – No canto faremos o ponto alto na alça de 3 correntes, faça 3 correntes e ponto alto na corrente antes do ponto picô.
08 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no canto do square já pronto… faça 5 correntes e faça ponto alto logo após o ponto picô. Depois só seguir a lateral seguinte normalmente… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com agulha de tapeceiro, corte o fio e arremate.
Fica assim:
09 – O terceiro motivo será preso da da mesma forma que o primeiro, a única dúvida que poderá surgir é como fazer ao chegar no canto onde já tem o outro motivo… Preparei uma imagem para que possa observar a sequência de pontos sendo o número 1 indicando onde prendi a primeira vez… o numero 2 indicando onde fiz o ponto alto… Siga a numeração e veja que não tem segredo. Este terceiro square é preso apenas nas alças da lateral de um dos squeres que já estão unidos, basta ignorar o segundo square que já está na sequência.
10 – Ao chegar no canto prenda com ponto baixo na alça da lateral do mesmo square e depois já segue completando a lateral do terceiro square normalmente.
11 – O quarto square é preso quase da mesma forma, a diferença é que ele precisa ser preso em nas laterais de outros 2 que já estão unidos… Chegando no canto faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na alça do square que já vinha unindo as laterais.
12 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça do square que está na outra lateral, faça 5 correntes e então faça ponto alto após o ponto picô do 4º square que está sendo trabalhado. Agora basta seguir unindo a lateral seguinte sempre prendendo nas alças de 3 correntes.
Veja como ficam 4 squares unidos:
Bem, agora você pode unir quantos motivos desejar para montar seu trilho, todos os próximos são unidos da mesma forma.
Optei por não fazer acabamento algum, ele assim com as “cordinhas” nas laterais ficam combinando com os entremeios que estão unidos também por cordões de correntes.
Chegamos ao final de mais um passo a passo. Aproveito para agradecer o carinho, cada comentário mais lindo que o outro que me deixa extremamente feliz… Obrigado de coração.
Um forte abraço e até o próximo trabalho!