A dica de hoje é mais um passo a passo daqueles que vai ajudar muito em seus trabalhos. O SQUARE MARGARIDA pode ser utilizado com várias combinações de cores e montar trilhos de mesa, toalhas, capa para almofada, colcha de cama… não é um maravilha?
Fiz o square (motivo quadrado) com as cores que certamente você vai utilizar muito nos próximos dias 🙂 Utilizei os fios Duna da Círculo S/A – Este fio é perfeito para utilizar na mesa!
No próximo post vou dar dicas para montar um trilho de mesa ou toalhinha utilizando este square. Então não perca tempo, aprenda fazer o motivo com este passo a passo!
MATERIAIS
- Fio Duna – Cor 9368 (Amarelo multicolor)
- Fio Duna – Cor 8001 (Branco)
- Fio Duna – Cor 3542 (Vermelho)
- Fio Duna – Cor 5638 – Verde)
- Agulha para crochê 2.00mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do square pronto: 0.20 cm
01 – Inicie com um anel mágico ou uma argola de 6 correntes. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
02 – Enrole o fio na agulha, inicie um ponto alto mas não faça a última fase, deixe a última laçada na agulha. Enrole o fio novamente, inicie mais 1 ponto alto e na última fase passe a laçada finalizando os 3 pontos de uma só vez. Desta forma teremos 3 pontos altos finalizados juntos, este primeiro é assim diferente por ter iniciado com correntes.
03 – Faça 3 correntes de espaço e faça novamente 3 pontos altos finalizados juntos. Observe a sequência de imagens:
04 – Agora só seguir fazendo conjuntos de 3 pontos altos finalizados juntos e com 3 correntes de espaço até completar um total de 8.
05 – Puxe a ponta do fio para fechar o anel mágico mas sem apertar, apenas para juntar os pontos. Finalize com ponto baixíssimo ou alongue o fio, corte e finalize com agulha de tapeceiro.
06 – Gosto de utilizar agulha na finalização para que fique bem discreto… Passe o fio de trás para frente na primeira das 3 correntes de espaço…
07 – Passe o fio dentro da última corrente que foi feito antes de cortar o fio e passe no alto dos 3 pontos finalizados juntos saindo com o fio na parte de trás.
08 – Agora só conduzir o fio até a ponta inicial, amarrar bem apertando somente o segundo ponto para não repuxar, esconder parte do fio no miolinho e cortar as sobras. Veja como o miolinho fica!
09 – Amarre o fio branco (8001) em um dos espaços de 3 correntes. Prenda com ponto baixo e faça uma corrente.
10 – Faça 3 pontos altos, uma corrente novamente e prenda com ponto baixo no mesmo espaço formando uma pétala.
11 – Faça ponto baixo no espaço seguinte e vamos repetir por toda a volta da mesma forma que fizemos na primeira pétala.
12 – Finalize com ponto baixíssimo ou alongue o fio e arremate com agulha de tapeceiro.
13 – Prenda o fio vermelho (3542) com ponto baixo no espaço entre duas pétalas e faça 10 correntes. Enrole o fio na agulha e faça ponto alto entre as pétalas seguintes.
14 – Faça 7 correntes e em seguida faça ponto alto entre as próximas pétalas… siga fazendo alças com 7 correntes e prendendo entre as pétalas, quando chegar no final prenda com ponto baixíssimo na terceira das 10 correntes que fizemos no início. Veja que a primeira alça então ficará com o espaço de 7 correntes como todas as outras.
15 – A ponta de fio pode ser escondida e amarrada na parte de trás do trabalho… Não vamos precisar dela no final.
16 – Siga com ponto baixíssimo em duas 7 correntes da alça seguinte. Faça ponto baixo “abraçando” a alça e duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
17 – Faça mais 2 pontos altos deixando a última fase para finalizar juntos exatamente como fizemos no miolinho da flor.
18 – Faça 3 correntes de espaço e faça novamente 3 pontos altos finalizados juntos.
19 – Faça 5 correntes, prenda com ponto baixo no inicio da alça seguinte.
20 – Faça 7 correntes e prenda com ponto baixo ainda na mesma alça.
21 – Faça 5 correntes e na próxima alça repita 2 conjuntos de 3 pontos altos finalizados juntos com 3 correntes de espaço entre um ponto e outro. Siga por volta e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro conjunto de 3 pontos altos.
22 – Faça ponto baixíssimo na primeira das 3 correntes. Faça ponto baixo e duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Complete o conjunto de 3 pontos altos finalizados juntos. Faça 3 correntes de espaço e novamente 3 pontos altos finalizados juntos ainda no mesmo espaço. Observe que estes conjuntos ficam no espaço de 3 correntes dos conjuntos anteriores.
23 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte. Observe que é a alça de 5 correntes.
24 – Sem fazer corrente de espaço faça 5 pontos altos na alça de 7 correntes. Faça 3 correntes de espaço e complete com mais 5 pontos altos ainda na mesma alça. Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte.
25 – Faça 5 correntes e faça 2 conjuntos de 3 pontos altos finalizados juntos sobre os conjuntos da volta anterior. Observe as imagens!
26 – Siga intercalando, nas alças de 7 correntes vai ficar os leques com pontos altos… já em cima dos conjuntos faça novamente conjuntos de pontos altos finalizados juntos… Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto do primeiro conjuntinho de pontos altos.
27 – Faça ponto baixíssimo na primeira das 3 alças e prenda com ponto baixo “abraçando” a alça entre os conjuntos de pontos finalizados juntos.
28 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o primeiro conjuntinho de 3 pontos altos finalizados juntos.
29 – Faça 5 correntes de espaço e então faça o segundo conjunto de 3 pontos altos finalizados juntos.
30 – Faça 5 correntes de espaço e prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte. Sem fazer corrente de espaço siga com ponto alto em cima de ponto alto.
31 – No espaço de 3 correntes faça 2 pontos altos, 3 correntes e novamente 2 pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto na lateral seguinte, sem fazer corrente prenda com ponto baixo na alça a frente.
32 – Faça 5 correntes e repita os conjuntos de 3 pontos altos finalizados juntos, mas não se esqueça, desta vez são 5 correntes de espaço entre eles. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro conjunto de pontos altos finalizados juntos ou alongue o fio, corte e finalize com agulha de tapeceiro.
33 – Amarre o fio verde (5638) em uma das alças com 5 correntes entre os pontos altos. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
34 – Faça mais 2 pontos altos sem finalizar a última fase e finalize-os juntos como já vimos nos passos anteriores.
35 – Faça 5 correntes de espaço e faça o segundo conjunto de 3 pontos altos finalizados juntos.
36 – Faça 6 correntes, volte na terceira corrente contando da agulha para trás e prenda com ponto baixíssimo formando um pontinho picô.
37 – Faça 3 correntes para então fazer o terceiro conjunto de 3 pontos altos finalizados juntos.
38 – Faça 5 correntes de espaço e novamente um conjunto de 3 pontos altos finalizados juntos ainda no mesmo espaço.
39 – Faça 12 correntes e prenda com ponto baixo no espaço de 3 correntes do leque a frente. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo ainda no mesmo espaço.
40 – Faça 12 correntes, enrole o fio na agulha e na alça de 5 correntes vamos repetir os mesmos passos que fizemos no inicio da volta.
41 – 1 conjunto de 3 pontos altos finalizados juntos, 5 correntes, novamente 1 conjunto de pontos, 6 correntes voltando na terceira e faça ponto baixíssimo… 3 correntes e o terceiro conjunto de pontos altos… 5 correntes e o último conjunto de pontos altos. Agora basta repetir por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo no alto do primeiro conjunto de 3 pontos altos.
42 – Siga com ponto baixíssimo em 3 das 5 correntes e faça ponto baixo “abraçando” a alça de 5 correntes.
43 – Faça 5 correntes e faça ponto alto na terceira corrente da alça seguinte. Observe que apontei com a agulha que é a corrente que fica antes do ponto picô.
44 – Faça 10 correntes de espaço e faça ponto alto na corrente que fica logo após o ponto picô.
45 – Faça 3 correntes de espaço e faça ponto alto na alça de 5 correntes a frente.
46 – Faça 6 correntes e prenda com ponto baixo na alça de 12 correntes. Faça novamente 6 correntes e prenda ainda na mesma alça. Veja que não fica esticado, mas também não fica muito próximos ao prender…
47 – Faça 6 correntes e prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes…
48 – Continue com alças de 6 correntes sendo que vai prender duas vezes na alça de 12 correntes para só depois seguir para o canto.
49 – No canto faça ponto alto na primeira alça, 3 correntes de espaço e ponto alto antes do ponto picô… 10 correntes e e ponto alto após o ponto picô, 3 correntes e ponto alto na alça de 5 correntes. Siga então repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda das 5 correntes iniciais ou alongue o fio e arremate com agulha de tapeceiro.
50 – Se for finalizar com a agulha passe o fio de trás para frente na segunda corrente das 5 que iniciam a volta, passe dentro da última corrente das 6 que formam a última alça, passe dentro da segunda corrente saindo na parte de trás. Conduza o fio até a base onde está a outra ponta e amarre bem, esconda as pontas e corte as sobras.
Veja como fica lindo! Agora cá entre nós, lembra natal 🙂
Chegamos ao final de mais um passo a passo, agora é só você soltar a imaginação e fazer a montagem dos seus trabalhos com este lindo square margarida!
Como disse no início, na próxima postagem vou explicar como unir alguns motivos para que possa montar uma toalhinha ou trilho de mesa com este square.
Forte abraço e tudo de bom sempre.