Esta é a segunda parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE VERMELHO PAIXÃO. Um modelo que também pode ser utilizado como manta para sofá e como citei na primeira parte do passo a passo é uma adaptação do modelo confeccionado pela artesã Arlete D. Borges.
A primeira parte do passo a passo você encontra AQUI. Você também pode fazer o download do gráfico gratuitamente, aproveite!
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor da Círculo S.A – Utilizei 3 novelos de fio nº 6 – Cor 3635
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tamanho: 1,40 x 0,70
Nesta segunda parte do passo a passo vamos dar continuidade no trabalho e fazer o acabamento para finalizar o tapete. Se quer um tapete mais largo ou mais estreito não deixe de conferir as dicas que deixei na primeira parte do passo a passo. 🙂
30 – Para iniciar o acabamento faça uma corrente após o último ponto alto. Em seguida vamos contornar o trabalho com ponto baixo sempre fazendo um ponto na metade do ponto alto e no pé de cada ponto.
31 – Primeiro o ponto baixo na metade do ponto alto já na lateral e em seguida 1 ponto baixo no pé do ponto alto… Siga fazendo ponto baixo até chegar no canto do trabalho.
32 – Chegando no cantinho faça duas correntes e em seguida faça ponto baixo no mesmo lugar.
33 – Agora só seguir contornando com ponto baixo, aproveite para prender a ponta de fio inicial 🙂
34 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Se você preferir um acabamento mais simples como os que fiz nos outros tapetes aqui do blog basta fazer mais uma volta com ponto baixo.
35 – Para o acabamento apresentado na imagem deste tapete pronto siga com mais 2 pontos baixíssimos e em seguida faça ponto baixo. Observe que este ponto baixo fica em cima do ponto que fica na divisão da lateral de duas carreiras de pontos altos, apontei com a agulha na segunda imagem:
36 – Após o ponto baixo faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.
37 – Novamente 3 correntes, pula 2 pontos e prenda com ponto baixo, faça mais uma alça com 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Teremos um total de 3 alças com 3 correntes sempre pulando 2 pontos de base.
38 – Faça 6 correntes, pule 4 pontos de base e prenda com ponto baixo. Em seguida repita 3 alças com 3 correntes sempre pulando 2 pontos de base.
Você deve ter percebido que no inicio do tapete pulamos 4 pontos de base fazendo ponto baixíssimo. Neste espaço vamos finalizar com uma alça de 6 correntes… mas tem um porém:
Se continuar fazendo todos os espaços maiores com 4 pontos de espaço não vai dar certinho no final, então precisamos adaptar…
39 – Na lateral do tapete faremos um total de 14 alças com 6 correntes já contando com o espaço que deixamos no início. Em 5 alças precisamos pular 5 pontos de base e não apenas 4. Sendo assim basta ir intercalando na lateral e em 5 alças pule 5 pontos de base certo? Veja as imagens abaixo que detalhei bem que em algumas alças eu pulei 5 pontos e não apenas 5.
40 – Quando chegar no canto do tapete teremos uma alça com 6 correntes prendendo com ponto baixo no canto do tapete.
41 – Novamente 6 correntes, pula 4 pontos de base e prenda com ponto baixo… Agora só seguir na largura do tapete fazendo da mesma forma: Após a alça com 6 correntes teremos 3 alças com 3 correntes pulando 2 pontos de base. Na largura do tapete teremos um total de 7 alças grandes, em uma destas alças e de preferência a do meio pule 5 pontos de base e não 4 como as demais. Fazendo assim dará certinho! 🙂
42 – Finalize a volta com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo antes da alça de 3 correntes.
43 – Começando a segunda volta faça ponto baixíssimo na primeira corrente da primeira alça e em seguida faça ponto baixo abraçando o meio da alça.
44 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte. Novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da terceira alça.
45 – Após o ponto baixo enrole o fio na agulha e faça 4 pontos altos na alça de 6 correntes. Faça duas correntes de espaço e novamente 4 pontos altos na mesma alça.
46 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na próxima alça. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte, novamente 3 correntes e prenda na terceira alça e agora só seguir repetindo por toda a volta. Vamos ver como fica nos cantos?
47 – No canto do tapete temos duas alças de 6 correntes, então vamos fazer 6 pontos altos na primeira alça, faça duas correntes de espaço e novamente 6 pontos altos na segunda alça. Observe as imagens:
48 – Após os 6 pontos altos na segunda alça do canto, prenda com ponto baixo na primeira alça de 3 correntes. Agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo no início da primeira alça de 3 correntes.
49 – Faça ponto baixíssimo em uma das correntes da alça e em seguida fazer ponto baixo no meio da alça.
50 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça.
51 – Faça 4 correntes e em seguida faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes, faça duas correntes e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço.
52 – Faça 4 correntes, prenda com ponto baixo na primeira alça, faça 3 correntes e prenda na segunda alça… Agora só seguir repetindo e apenas no cantinho será diferente, vamos ver como fazer?
53 – Ao chegar no canto faça uma alça com 8 correntes, faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes, duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço. Faça 8 correntes, prenda com ponto baixo na primeira alça e siga repetindo por toda a volta como já fizemos anteriormente. Finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que inicia a carreira.
54 – Faça ponto baixíssimo na primeira corrente e em seguida faça ponto baixo no meio da alça.
55 – Enrole o fio na agulha e faça 5 pontos altos na alça de 4 correntes, faça uma corrente de espaço e faça 3 pontos altos no espaço de duas correntes.
56 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no pé das correntes (no alto do último ponto alto) para formar o ponto picô.
57 – Sem fazer corrente de espaço faça mais 3 pontos altos no mesmo espaço de duas corrente.
58 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça 5 pontos altos na alça de 4 correntes. Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no meio da alça de 3 correntes. Após prender com ponto baixo basta enrolar o fio na agulha e seguir com 5 pontos altos na próxima alça de 4 correntes 🙂 Siga repetindo até chegar no canto.
59 – Na alça do canto tem 8 correntes, então faremos 10 pontos altos, em seguida faça uma corrente, 3 pontos altos, ponto picô e 3 pontos altos. Uma corrente de espaço e 10 pontos altos na próxima alça de 8 correntes. Prenda com ponto baixo e agora só seguir por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo, cortar o fio e fazer o arremate.
60 – Veja como ficou o tapete pronto 🙂 Desta vez minha “garota teste drive” não quis tirar foto no tapete, vocês acreditam? 🙁 🙁
Chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado e se fizer o seu tapete não deixe de compartilhar nas redes sociais. Aproveite para dizer que aprendeu aqui no blog para que outras pessoas possam fazer também!
Deixo meu abraço e desejo tudo de bom sempre!
–
–
–