Chegou mais um passo a passo detalhado! Um maravilhoso tapete em crochê filé. Este modelo pode ser utilizado como manta para sofá ou adaptar a largura para fazer uma colcha de cama, que tal? Vi este tapete confeccionado pela Artesã Arlete D. Borges e gostei tanto que fiz o meu também. Aproveitei para fazer uma adaptação no reposicionamento dos espaços maiores que estavam desalinhados e também no acabamento.
Para facilitar ainda mais fiz o gráfico para ficar exatamente igual ao tapete que fiz e disponibilizei para download gratuito, pode baixar e se aparecer alguma dúvida basta seguir o passo a passo.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor da Círculo S.A – Utilizei 3 novelos (2 de 400g e 1 de 200g) de fio nº 6 – Cor 3635
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tamanho: 1,40 x 0,70
Neste passo a passo vou explicar como fazer um tapete com 4 motivos na largura. Meu trabalho ficou com 0,70cm mas, como se trata de um trabalho manual pode acontecer variações. Para cada motivo precisamos de 19 correntes, então caso queira fazer mais largo aumente 19, 38, 57… Se quiser um tapete mais estreito segue a mesma fórmula, basta diminuir estas quantidades.
01 – Faça um cordão com 90 correntes que equivale a 4 motivos mais as laterais do trabalho, volte na segunda correntinha e faça ponto baixo.
02 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e continue com ponto alto em todas as correntes do cordão. Teremos um total de 89 pontos altos no final da carreira.
03 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, enrole o fio na agulha e vire o trabalho e volte com ponto alto em cima de ponto alto até o final da carreira.
04 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Faça mais 4 pontos altos, contando com as correntes que fizemos para virar teremos a lateral com 5 pontos altos.
05 – Faça uma corrente, pule 1 ponto de base e faça ponto alto. Teremos um espaço vazio, siga siga até completar 5 espaços vazios com uma corrente e pulando apenas 1 ponto de base como apresentado nas imagens.
06 – Após 5 espaços faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Teremos então um bloquinho vazio diferente dos outros que tem apenas uma corrente e um ponto de espaço.
07 – Agora siga com mais 8 espaços de uma corrente e pulando apenas 1 ponto de base. Após 8 espaços vazios faça novamente um bloquinho pulando 2 pontos de base. Observe as imagens:
08 – Após o 4º bloquinho (espaço com duas correntes) Observe que estamos chegando no final da carreira. Após 5 espaços vazios como no início só resta fazer a lateral com 5 pontos altos. 🙂
09 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Faça mais 4 pontos altos para completar a lateral.
10 – Faça 2 espaços vazios pulando apenas 1 ponto de base e siga com ponto alto até completar um total de 16 pontos altos. Observe que nos espaços de uma corrente faremos apenas 1 ponto alto, no espaço de duas correntes são 2 pontos altos.
11 – Faça 2 espaços vazios e siga novamente até completar 16 pontos altos… Nesta carreira teremos um total de 4 blocos com 16 pontos altos sempre separados por 2 espaços. Para finalizar a carreira faça a lateral com 5 pontos altos.
12 – Inicie a 5ª carreira fazendo a lateral com 5 pontos altos e 2 espaços vazios.
13 – Após os 2 espaços vazios siga até completar 7 pontos altos. Faça um bloquinho vazio com duas correntes de espaço.
14 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto até o final do primeiro bloco da carreira anterior.
15 – Faça 2 espaços vazios pulando apenas 1 ponto de base em cada espaço e repita o que fizemos no bloco anterior… são 7 pontos altos, bloquinho vazio com duas correntes e novamente 7 pontos altos. Siga até completar a carreira fazendo a lateral seguinte.
16 – Inicie fazendo a lateral com 5 pontos altos e 2 espaços vazios.
17 – Após os 2 espaços vazios complete a sequência com mais 3 pontos altos, faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.
18 – Faça duas correntes de espaço. pula o espaço e faça ponto alto em cima do ponto alto. Novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.
19 – Agora só completar a sequência com mais 3 pontos altos.
20 – Faça 2 espaços vazios pulando apenas 1 ponto de base em cada um e siga com mais 3 pontos altos, 3 bloquinhos vazios com espaço de duas correntes… complete a sequência de 4 pontos altos. Siga repetindo até completar a carreira fazendo a lateral com 5 pontos altos.
21 – Inicie fazendo a lateral com 5 pontos altos e os 2 espaços vazios. Em seguida vamos completar a sequência de 7 pontos altos. Esta carreira é igual a 5ª carreira, a diferença é que precisamos fazer 2 pontos altos no espaço de duas correntes e terminar a sequência em cima do primeiro ponto alto do segundo bloquinho vazio como apresentado nas imagens:
22 – Faça o bloquinho vazio, continue com pontos altos até completar a sequência de 7 pontos altos e então faça os 2 espaços vazios.
23 – Agora só seguir repetindo por toda a carreira e finalizar a carreira fazendo a lateral com 5 pontos altos.
24 – Inicie como já fizemos anteriormente e logo após os 2 espaços vazios siga até completar 16 pontos altos. Observe que esta carreira é exatamente igual a 4ª carreira do trabalho.
25 – Após os pontos altos faça os 2 espaços vazios e continue até finalizar a a carreira.
26 – Faça a lateral com pontos altos e vamos fazer duas carreiras de espaços igual a terceira carreira do trabalho.
27 – Abaixo as imagens da segunda carreira de espaços vazios, basta repetir o que foi feito na terceira carreira do trabalho.
28 – Agora você pode repetir os motivos e para isto basta seguir repetindo o que fizemos anteriormente… da 4ª até a 8ª carreira, entre um motivo e outro sempre duas carreiras de espaços vazios.
Meu tapete eu fiz com 13 motivos.
29 – Quando terminar o comprimento desejado faça apenas uma carreira de espaços vazios e em seguida faça duas carreiras de pontos altos para ficar igual ao início do trabalho. Observe as imagens:
Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, nosso tapete já está quase pronto e só ficou faltando o acabamento. AQUI no blog tem sugestão de acabamento simples como fiz em vários tapetes e tem também o acabamento “franjão” que você pode conferir AQUI.
Na segunda parte deste passo a passo vou explicar como fazer o acabamento apresentado neste tapete vermelho paixão:
Aproveite para fazer o download do gráfico!
–
–
–