Esta é a terceira e última parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE ROSA BEBÊ. Uma criação exclusiva para o blog croche.com.br e não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio, divulgar imagens do trabalho pronto sem problema algum.
Materiais:
- 03 – Novelos de fio Barroco Maxcolor nº 6 com 400g cada – Cor 3526
- Agulha para croche 3.5mm
- Agulha de tapeceiro e tesoura para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 120cm (pode variar dependendo do seu ponto)
Você vai precisar emendar o fio, aqui no blog tem um passo a passo explicando como fazer isso de forma fácil e sem deixar aparecer, veja AQUI.
59 – 29ª volta – Siga com mais 2 pontos baixíssimos e no quarto ponto de base faça ponto baixo.
60 – Faça 4 correntes e faça ponto alto no próximo ponto de base, faça uma corrente de espaço e faça ponto no ponto de base seguinte… Siga até completar 5 pontos altos contando com as correntes que formam o primeiro ponto. Observe que vai sobrar 3 pontos de base.
61 – Faça duas correntes de espaço, siga para a próxima alça, pule os 3 primeiros pontos de base e repita novamente a sequência com 5 pontos altos sempre com uma corrente de espaço entre um ponto e outro.
62 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira das 4 correntes iniciais e assim ficará uma corrente de espaço entre o primeiro e o segundo ponto alto.
63 – 30ª volta – Faça ponto baixo dentro do primeiro espaço de uma corrente, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima do próximo ponto alto e nos espaços de uma corrente. Faça isso até chegar no último espaço de uma corrente, observe que vai sobrar o último ponto de base e então teremos um total de 7 pontos altos contando com as correntes iniciais.
64 – Faça 4 correntes de espaço e no próximo grupinho vamos repetir… pula o primeiro ponto de base e inicie com ponto alto no primeiro espaço, siga até o último espaço… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.
65 – 31ª volta – Siga com ponto baixíssimo até chegar em cima do terceiro ponto de base. Faça 5 correntes, pule 1 ponto de base e faça ponto alto. Observe que vão sobrar 2 pontos dos 7 que temos no bloquinho da volta anterior.
66 – Sem fazer corrente de espaço faça um leque no espaço de 3 correntes que tem logo a frente. O leque é composto por 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.
67 – Sem fazer corrente de espaço pule os 2 primeiros pontos do bloquinho seguinte e faça ponto alto. faça duas correntes de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto novamente… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira das 5 correntes que fizemos no inicio.
68 – 31ª volta – Faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete um leque com mais 2 pontos altos duas correntes e 3 pontos altos.
69 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo dentro do leque seguinte, faça 3 correntes e prenda novamente dentro do mesmo espaço formando uma alça como já vimos anteriormente.
70 – Sem fazer corrente de espaço faça leque no espaço seguinte… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
71 – 32ª volta – Siga com ponto baixíssimo sobre os pontos altos e faça ponto baixo dentro do leque. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo de base formando um ponto picô. Em seguida prenda com ponto baixo ainda dentro do mesmo leque.
72 – Sem fazer corrente de espaço faça leque na alça de 3 correntes a frente. Prende com ponto baixo dentro do leque seguinte e faça novamente o ponto picô. Siga por toda a volta e na hora de finalizar vamos fazer de forma diferente para preparar a próxima volta.
73 – Retire a agulha da alça, introduza de trás para frente no ponto baixo do primeiro ponto picô, pegue a laçada e puxe o fio para a parte de trás.
74 – 32ª volta – Siga com ponto baixíssimo pegando apenas o fio de trás dos pontos de base. Chegando no meio do leque faça 2 pontos baixos.
75 – Faça 8 correntes e prenda com 2 pontos baixos em cima do leque seguinte… faça 8 correntes e siga para o próximo leque… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
76 – 33ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima do próximo ponto baixo.
77 – Na alça de 8 correntes faça 10 pontos altos. Siga com ponto alto em cima dos pontos baixos, repita por toda a volta e finalize com ponto baixo.
78 – 34ª volta – Faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixíssimo. Faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo… siga por toda a volta fazendo alças com 6 correntes e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
79 – 35ª volta – Siga com ponto baixíssimo em 3 das 6 correntes da primeira alça e faça ponto baixo. Faça 6 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… faça 6 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
80 – 36ª volta – Siga com ponto baixíssimo em uma das 6 correntes e prenda com ponto baixo. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto. Faça 3 correntes de espaço e faça mais 2 pontos altos. Observe que desta vez temos um leque diferente do que fizemos nas voltas anteriores.
81 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na alça seguinte, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo que está no pé das correntes formando um ponto picô e em seguida faça ponto baixo ainda na mesma alça. Observe as imagens:
82 – Faça 3 correntes e na próxima alça faça um leque formado por 2 pontos altos, 3 correntes e 2 pontos altos. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
83 – 37ª volta – Faça ponto baixíssimo no próximo ponto de base e faça ponto baixo dentro do leque.
84 – Faça 10 correntes e prenda com ponto baixo dentro do leque seguinte. Faça novamente 10 correntes e prenda com ponto baixo dentro do próximo leque… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
85 – 38ª volta – Após finalizar a volta anterior vamos trabalhar 13 pontos altos em cada alça. Para passar de uma pra outra não tem corrente de espaço, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
86 – 39ª volta – Siga com ponto baixíssimo em mais 2 pontos de base e faça ponto baixo no 4ª ponto de base. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga fazendo ponto alto até completar um total de 7 pontos contando com as correntes iniciais. Observe que vai sobrar 3 pontos de base nesta alça.
87 – Faça 5 correntes de espaço e vamos trabalhar na próxima alça. Pule os 3 primeiros pontos, faça uma sequência de 7 pontos altos e vão sobrar exatos 3 pontos… agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.
88 – 40ª volta – Após finalizar a volta com ponto baixíssimo faça ponto baixo no próximo ponto de base. Siga com mais 2 pontos baixos e vai sobrar 2 pontos de base.
89 – Enrole o fio na agulha e trabalhe 11 pontos altos na alça de 5 correntes. Pule 2 pontos de base, prenda com ponto baixo, siga com mais 2 pontos baixos e vai sobrar 2 pontos novamente… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. (nos bloquinhos com 7 pontos altos vão ficar 3 pontos baixos e na alça 11 pontos altos)
90 – 41ª volta – Faça ponto baixo no próximo ponto de base que é exatamente o ponto do meio. Faça uma corrente de espaço.
91 – Faça uma sequência de 5 pontos altos sendo em cima dos pontos a frente.
92 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no pé das correntes formando um ponto picô. Faça novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo que está no pé das correntes (o mesmo que fizera para formar o ponto picô anterior) Faça novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé das correntes formando o terceiro ponto picô em sequência com o apresentado nas imagens.
93 – Pule 1 ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto e teremos um total de 5 pontos altos novamente. Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo em cima do ponto baixo do meio.
94 – Faça uma corrente e agora basta seguir repetindo por toda a volta, finalizar com ponto baixíssimo e cortar o fio para arrematar.
Veja como fica o tapete pronto! Como sempre a neguinha pula em cima pra fazer o teste 🙂
Chegamos ao final de mais um passo a passo. Agradeço a todos pelo carinho em compartilhar meus trabalhos e por postar os comentários aqui, eles são de muita importância para auxiliar quem também está fazendo o trabalho. Um forte abraço e tudo de bom sempre!
–