No passo a passo de hoje vamos aprender como confeccionar este lindo TAPETE OVAL MODELO RUSSO, a alguns dias postamos aqui no blog o passo a passo do modelo redondo e você pode conferir clicando AQUI. Este é um modelo que combina com vários ambientes, aproveite o passo a passo para fortalecer sua renda! Caso queira ter uma noção de valores, temos uma tabela aqui no site para auxiliar você!
- TAPETE OVAL MODELO RUSSO – PARTE 2
- Participe do nosso grupo no FACEBOOK e compartilhe seus trabalhos! – Clique AQUI
- Gráfico para download no final da parte 2 do passo a passo.
MATERIAIS
- Barbante crú número 6 (800g)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tamanho do trabalho pronto 96 x 70
01 – Inicie o trabalho com 50 correntes, volte na quarta corrente e faça 5 pontos altos, veja que contando com as outras 3 correntes formaram então um conjunto com 6 pontos altos.
02 – Agora siga fazendo 1 ponto alto em cada corrente até chegar na ultima correntinha e novamente faça 6 pontos altos juntos para fazer a volta.
03 – Aproveite para voltar prendendo barbante e fazer o acabamento… Finalize a volta com ponto baixíssimo. Desta forma ao finalizar teremos um total de 102 pontos altos sendo 90 no comprimento contando os 2 lados e em cada parte arredondada 6 pontos altos.
04 – Para iniciar a segunda volta, faça duas correntes e faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base, nos 5 pontos altos seguintes faça 2 pontos altos juntos totalizando então 12 pontos altos em 6 pontos de base.
05 – Faça duas correntes de espaço e sem pular ponto de base faça um ponto alto mas sem finalizar a segunda fase do ponto, veja que passei apenas uma vez e deixei na agulha, em seguida faremos mais 2 pontos para totalizar 3 e finalizar tudo junto. Observe que não são pontos juntos e sim 1 em cada ponto de base porem finalizados juntos… observe as imagens:
Passe todos juntos e finalize com um ponto baixíssimo.
06 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça uma corrente de espaço e novamente repita os 3 pontos altos finalizados juntos, quero relembrar que é um ponto em cada ponto de base e finalizados juntos.. Ao completar 15 conjuntinhos teremos então chegado na parte arredondada novamente.
07 – Faça duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos juntos em cada ponto de base por 6 vezes, novamente duas correntes de espaço e volte na outra lateral repetido o mesmo que foi feito na anterior, 3 pontos altos finalizados juntos. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
08 – Inicie a 3ª volta com duas correntes e em seguida faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base, mas desta vez faça para que fique igual na lateral do tapete, apenas a primeira fase de cada ponto e finalize-os juntos com as duas correntes iniciais. Observe as imagens…
09 – Faça 3 correntes de espaço, sem pular ponto de base novamente execute 3 pontos altos finalizados todos juntos. Veja que faz 1 ponto alto em 1 ponto de base e em seguida 2 pontos altos juntos no mesmo ponto de base… siga por toda a curva do tapete sempre com 3 correntes de espaço.
10 – Ao fazer o 6º conjuntinho de pontos faça novamente 3 correntes de espaço e em seguida um conjunto com 3 pontos altos juntos no primeiro espaço da lateral, para seguir para o próximo espaço faça apenas duas correntes de espaço. Siga por toda a lateral do tapete e ao fazer o ultimo conjuntinho no espaço da lateral faça novamente 3 correntes de espaço e repita o procedimento anterior para fazer a curva do tapete.
Veja que ao chegar novamente na curva faça 3 correntes e em seguida 1 conjunto com 3 pontos altos, não se esqueça que faz 1 ponto alto no primeiro ponto de base e 2 pontos altos juntos no segundo ponto de base… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro conjuntinho de pontos que iniciaram esta volta.
11 – 4ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 1 ponto baixo dentro do primeiro espaço e em seguida faça 4 correntes. Faça 1 ponto ato dentro do mesmo espaço, em seguida uma corrente de espaço e mais 1 ponto alto. Veja que as 5 correntes também vão formar 1 ponto alto.
12 – Sem fazer corrente de espaço, siga para a próxima alça e faça 1 ponto alto, uma corrente de espaço, 1 ponto alto, novamente uma corrente de espaço e o terceiro ponto alto. Apontei com a agulha que o primeiro espaço antes do inicio da volta tem 3 correntes de espaço, ao chegar lá vamos fazer igual este inicio, as laterais do tapete são diferentes e não deixe de fazer esta observação para que o tapete não fique torto.
Siga fazendo sempre um conjunto de 3 pontos altos nas alças que tem 3 correntes, veja que temos no total 6 conjuntinhos e quando completar a volta faremos mais um conjunto de 3 pontos na mesma alça e teremos então 7 conjuntos de 3 pontos na mesma alça formando a parte arredondada do tapete.
13 – Após fazer o 6º conjuntinho com 3 pontos altos, temos a frente uma alça com apenas duas correntes onde já inicia a lateral do tapete, sem fazer corrente de espaço faça 1 ponto alto, uma corrente e 1 ponto alto na mesma alça, ou seja, um conjuntinho com apenas 2 pontos altos. Siga por toda a lateral e ao chegar na parte arredondada (onde teremos novamente 3 correntes) faça um conjuntinho com 3 pontos altos.
Veja que na parte arredondada vamos repetir o passo anterior… Teremos então 7 conjuntinhos com 3 pontos altos. Na lateral seguinte repita os passos da outra lateral.
14 – Veja que a ultima alça tem 3 correntes e faremos então um conjunto com 3 pontos altos e finaliza a volta com ponto baixíssimo na terceira corrente das 4 que iniciaram a volta, desta forma teremos a corrente formando 1 ponto alto e uma corrente de espaço.
15 – 5ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 1 ponto baixo no espaço de uma corrente e em seguida faça 4 correntes. Faça ponto alto em cima do ponto alto do meio (do grupinho com 3 pontos da volta anterior) Uma corrente de espaço e mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base, uma corrente de espaço e 1 ponto alto no segundo espaço de uma corrente, observe as imagens…
17 – Em seguida faça uma corrente de espaço e faça 1 ponto alto no primeiro espaço do segundo grupinho, novamente sem corrente de espaço faça ponto alto em cima do ponto alto do meio, uma corrente e mais um ponto alto no mesmo ponto de base, uma corrente de espaço faça 1 ponto alto no segundo espaço. Siga desta foma em toda a parte arredondada do tapete.
18 – Ao chegar na lateral do tapete faça apenas uma corrente de espaço e faça exatamente como na volta anterior, 1 ponto alto, uma corrente de espaço e 1 ponto alto, para passar para o próximo espaço não faça corrente. Siga até chegar na parte oval do tapete e repita os passos anteriores. Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da terceira correntinhas que iniciaram a volta.
19 – 6ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça 1 ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente, veja que estou contando as 3 correntes inicias da volta anterior como o primeiro ponto. Faça 3 correntes e em seguida faça 1 ponto alto dentro do espaço de uma corrente, faça uma corrente de espaço e mais 1 ponto alto no mesmo espaço, faça uma corrente de espaço faça 1 ponto alto no próximo espaço de uma corrente.
20 – Sem fazer corrente de espaço, faça 1 ponto alto entre um grupinho e outro da volta anterior como mostram as imagens abaixo.
21 – Em seguida faça 1 ponto alto dentro do espaço de uma corrente, faça uma corrente de espaço e 1 ponto alto no espaço seguinte, uma corrente e mais 1 ponto alto no mesmo espaço, faça uma corrente de espaço faça 1 ponto alto no próximo espaço de uma corrente…. siga repetindo desta forma em toda a parte arredondada do tapete.
22 – Quando chegar na lateral, faça uma corrente de espaço e repita como nas voltas anteriores (1 ponto alto, uma corrente e 1 ponto alto no mesmo espaço, passe para o espaço seguinte sem fazer corrente de separação)
23 – Ao chegar na parte arredondada novamente repita os passos anteriores… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que iniciou esta volta.
24 – 7ª volta – Após anterior, faça 3 correntes e em seguida pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente da volta anterior.
25 – Novamente 3 correntes de espaço, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo em cima do quarto ponto alto do mesmo grupinho, observe nas imagens.
26 – Em seguida faça 3 correntes, pule o ponto alto que divide os grupinhos e prenda no primeiro ponto alto do grupinho seguinte. Agora só repetir os passos anteriores em toda a parte arredondada do tapete. Veja que vai terminar em cima do ultimo ponto alto do grupinho que forma a parte oval…
27 – Em seguida faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente da lateral do tapete, novamente 3 correntes e prenda no segundo espaço… siga assim por toda a lateral, na parte oval seguinte faça como a anterior, finalize a volta com ponto baixíssimo em cima do mesmo ponto que iniciou esta volta.
28 – 8ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça mais um ponto baixíssimo na primeira corrente que forma a primeira alça, em seguida faça 1 ponto baixo dentro da alça.
29 – Agora vamos repetir, 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que inicia esta volta.
30 – 9ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça e em seguida faça 3 correntes e mais 4 pontos altos, retire a agulha, introduza no na terceira corrente, lace o barbante e puxe, em seguida faça 1 ponto baixíssimo formando então 1 ponto pipoca.
31 – Faça duas correntes de espaço e no próximo espaço faça novamente ponto pipoca, (5 pontos altos, retire a agulha e introduza no alto do primeiro ponto e puxe, em seguida faça ponto baixíssimo) Siga por toda a volta sempre com duas correntes de espaço. Finalize a volta com ponto baixíssimo em cima no primeiro ponto pipoca.
32 – 10ª volta – Inicie a volta com ponto baixo dentro da primeira alça, faça duas correntes e mais 2 pontos altos. Faça uma corrente de espaço e na próxima alça novamente um bloquinho com 3 pontos altos… siga assim na parte oval do tapete.
33 – Ao chegar na lateral, (após 16 grupinhos) Veja que terminou exatamente na alça que divide a parte oval da lateral do tapete.
34 – Agora não faça corrente de espaço, siga para a próxima alça e faça 1 grupinho com 3 pontos altos, na alça seguinte novamente 3 pontos altos… sem corrente de espaço, toda fechadinha, se fizer corrente de espaço vai formar babados.
35 – Após 16 grupinhos chegamos novamente na parte oval, faça uma corrente de espaço e trabalhe grupinhos sempre com corrente de espaço… Após 20 grupinhos com correntes de espaço chega novamente na lateral…
Veja que após 16 grupinhos sem espaço não completou a a volta ainda, faça grupinhos com corrente para completar a volta porque iniciamos na parte oval, complete a oval para que também fique com 20 grupinhos com correntes de espaço. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
36 – 11ª volta – Faça ponto baixo dentro do primeiro espaço e novamente uma volta igual a anterior… onde tem espaço faça uma corrente de espaço, na lateral do tapete faça bloquinhos dentre os bloquinhos anteriores, veja que não tem corrente de espaço mas isso não atrapalha… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
37 – 12ª volta, faremos uma unica alteração, veja que após iniciar a volta faça 4 bloquinhos e em seguida faça duas correntes de espaço, em seguida continue apenas com uma corrente de espaço por mais 11 bloquinhos, na lateral não faça espaço entre os bloquinhos como nas voltas anteriores.
38 – Ao chegar na outra parte oval do tapete, faça as duas correntes de espaço após o 11º bloquinho… em seguida continue normalmente, complete a volta, não esqueça que após a lateral teremos novamente espaços entre os bloquinhos, finalize com ponto baixíssimo.
39 – 13ª volta – Esta volta é igual a anterior, logo após as duas correntes de espaço faça novamente duas correntes de espaço. Complete a volta e finalize com ponto baixíssimo.
40 – 14ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça uma corrente de espaço, vamos fazer uma volta completa com ponto baixo. Após a corrente siga com pongo baixo pegando apenas 1 fio de cada ponto alto, observe nas images… nas correntes de espaço faça ponto baixo também… na lateral do tapete não temos correntes de espaço e então faremos 1 ponto baixo para cada ponto de base. No total teremos 260 pontos baixos contando com a corrente inicia, Finalize a volta com ponto baixíssimo nesta corrente que forma o primeiro ponto.
41 – Após finalizar a volta, retire a agulha e introduza de trás para frente, vamos passar a alça para o avesso do tapete para trabalhar a volta seguinte. Caso queira também pode cortar o fio e arrematar com agulha de mão para ter um melhor resultado. Caso queira ver como arrematar veja o passo a passo da Rosa enrolada, observe como é feito o arremate do miolinho da flor, assim fica um acabamento perfeito. Se optar por este arremate inicie a volta seguinte prendendo o barbante no mesmo ponto baixo só que no fio de trás… caso contrário apenas vamos prosseguir com o passo a passo.
Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, a seguir vamos continuar e concluir nosso trabalho. Siga o link abaixo!