No passo a passo de hoje vamos aprender como confeccionar a ROSA ENROLADA. Uma belíssima flor para enriquecer ainda mais os seus trabalhos. Esta flor é uma criação do professor Marcelo Nunes.
- Criação: Marcelo Nunes
- Execução: croche.com.br
MATERIAIS
- Barbante barroco multicolor Rosa 9392
- Barbante barroco multicolor Lilás 9587
- Barbante barroco multicolor Verde 9384
- Agulha de crochê 3.0mm
- Tesoura, agulha e pérola para cortes e acabamentos
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR!
01 – Faça um anel mágico (ou uma argolinha com 6 correntes). Faça 16 pontos altos, feche o anel mágico e finalize com ponto baixíssimo.
02 – Faça duas correntes e no próximo ponto de base faça 2 pontos baixos juntos.
03 – No ponto de base seguinte faça apenas 1 ponto baixo, em seguida novamente 2 pontos baixos juntos… siga intercalando por toda a volta, se fizer corretamente vai chegar ao ultimo ponto de base com 2 pontos baixos.
04 – Para finalizar prenda com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha das duas que iniciaram esta volta, corte o fio e arremate.
05 – Vejam minha maneira de arreatar, após fazer os 2 pontos baixos não finalizo com ponto baixíssimo, alongo o fio e corto. Em seguida faço o acabamento com a ajuda da agulha de costura, desta forma o miolinho da flor fica bem redondinho e não dá pra saber onde terminou a volta.
06 – Ainda com a ajuda da agulha, conduza o fio até o centro da flor, amarre bem mas aperte apenas o segundo nó para não repuxar os pontos, em seguida esconda parte do fio ainda no avesso para depois cortar as sobras.
07 – Agora com o fio rosa, amarre em qualquer um dos pontos baixos ou apenas prenda-o com ponto baixo. Em seguida faça 5 correntes.
08 – Pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo no 4º ponto. Apenas a primeira pétala vamos pular 3 pontos de base…
09 – Após prender com ponto baixo, faça 6 correntes, observe na segunda imagem que estou apontando o ponto de base do meio (dos 3 que pulamos) para prender vire a flor (para a direita) e prenda com ponto baixo no ponto do meio como mostram as imagens abaixo.
10 – Em seguida, faça 6 correntes, volte na quarta correntinha e faça 1 ponto baixo, desta forma ele vai ficar semelhante a um ponto alto com ponto picô.
11 – Vire a flor novamente (vire para a esquerda) faça 1 ponto alto.
12 – Após o ponto alto, faça novamente ponto picô (3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do ponto alto)
13 – Novamente ponto alto… ponto picô… siga fazendo até completar 5 picôs e 6 pontos altos contando com as correntinhas que ao virar formaram o primeiro ponto alto.
14 – Agora vamos trabalhar a segunda fase da primeira pétala, sem fazer corrente de espaço enrole o barbante na agulha e vamos fazer 12 pontos altos na primeira alça com 5 correntes, veja que ao introduzir a agulha, vire a flor (para a esquerda) facilitando então o trabalho.
15 – Após completar os 12 pontos altos, desvire a flor (para a direita) e prenda com ponto baixo no segundo ponto de base que está sobrando no meio da pétala. Veja que apontei com a agulha, este primeiro ponto sobrando vai ficar sozinho para que possamos finalizar a oitava pétala.
16 – Após prender com ponto baixo, vamos iniciar a segunda pétala. Faça 5 correntes, pule apenas 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.
17 – Faça 6 correntes, vire a flor e prenda no ponto baixo mais distante após virar, veja que com a flor de frente é o primeiro, mas ao virar a flor ele será o segundo ponto…
18 – Agora basta repetir os passos da primeira pétala. Faça 6 correntes, volte na quarta correntinha e faça ponto baixo.
19 – Vire a flor novamente, faça ponto alto, ponto picô… até completar 5 pontos picôs e 6 pontos altos. Sem fazer corrente de intervalo, vire a flor e faça 12 pontos altos na primeira alça de 5 correntes…
20 – Vire a flor e prenda no ponto baixo que está sobrando entre a segunda pétala. Repita estes passos até completar 7 pétalas. A oitava é um pouquinho diferente.
21 – Após concluir a sétima pétala veja que sobrou apenas 1 pontinho de base, mas lembre-se que deixamos 1 ponto sobrando na primeira pétala? Veja que puxei a primeira pétala e marquei ele pra ficar bem visível.
22 – Então faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto que está entre a primeira pétala, veja que puxei a pétala para frente para que a oitava pétala fique encaixada atrás da primeira.
23 – Faça 6 correntes, vire a flor e prenda com ponto baixo no único pontinho que está sobrando. Em seguida faça a pétala normalmente como as anteriores, após finalizar prenda com ponto baixíssimo no mesmo ponto onde iniciou a primeira pétala, veja que marquei com a agulha.
24 – Alongue um pouquinho o fio e retire da agulha, em seguida introduza a agulha de trás para frente, lace a alcinha e puxe-a para trás onde vamos trabalhar as alças para formar a base da flor.
25 – Já na parte de trás, prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no pé da pétala seguinte. Observe que será preso sempre no ponto baixo que faz a junção das duas fases da pétala.
26 – Siga fazendo alças com 5 correntes e prendendo no pé das pétalas, finalize com ponto baixíssimo e teremos então 8 alças com 5 correntes para que possa trabalhar a base que desejar (redonda, quadrada…)
27 – Vou fazer nesta flor uma base quadradinha clássica. Após finalizar a volta faça 1 ponto baixo na primeira alça. Faça duas correntes e mais 2 pontos altos.
28 – Em seguida, faça 4 correntes, enrole o barbante na agulha e faça 1 ponto alto no alto do terceiro ponto. Desta forma o ponto alto vai ficar atravessado.
29 – Em seguida faça 3 pontos altos ainda na mesma alça formando então um canto.
30 – Faça uma corrente de espaço e na próxima alça faça apenas um bloquinho com 3 pontos altos. Novamente uma corrente de espaço e na terceira alça faça novamente 1 canto como o primeiro… siga intercalando, finalize a volta com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Teremos então uma base quadradinha.
31 – Para fazer as folhas, amarre o barbante verde em um dos cantos, observe que amarrei no ponto alto atravessado deixando a alça com 4 correntes livre para trabalhar futuramente.
32 – Prenda com ponto baixo e faça 5 correntes. Em seguida prenda com ponto baixo na mesma alça.
33 – Faça 8 correntes e novamente prenda com ponto baixo. Faça 5 correntes e prenda mais uma vez com ponto baixo na mesma alça formando a primeira folha.
34 – Para seguir para a segunda folha faça 5 correntes de espaço e prenda com ponto baixo no ponto alto do meio dos 3 que formam um bloquinho. Neste mesmo ponto faça a segunda folha sempre prendendo no mesmo ponto como mostram as imagens.
35 – Após concluir a segunda folha, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto atravessado no segundo canto onde fará a terceira folha… siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
36 – Veja o avesso como fica…
37 – Para concluir o trabalho apliquei uma pérola no miolinho da flor!
Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado e conseguido fazer, em caso de dúvidas entre em contato conosco através do email [email protected] e vamos ajudar você. Participe do nosso grupo no FACEBOOK e compartilhe seus trabalhos! (Aqui)
Até o próximo passo a passo!