TAPETE OVAL BICO DUPLO, parte 1 – Fiz este tapete oval inspirado nos trabalhos da Didi Melo que faz este trabalho com maestria. Espero que gostem e entendam o passo a passo.
FLOR CATAVENTO PASSO A PASSO- FLOR CATAVENTO PASSO A PASSO
MATERIAIS:
- 3 flores catavento (temos o passo a passo a qui no blog)
- Barbante EuroRoma Branco e vermelho
- Barbante Milano vermelho 1000
- Barbante Barroco Multicolor verde 9384
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do tapete pronto: 75x50cm
No avesso da flor fiz uma base quadrada simples.
Deixo como sugestão outras opções de flores que ficam muito bem neste tapete, todas temos passo a passo aqui no blog. As flores são: FLOR MARIANA, FLOR ROSETA e FLOR CRISTA DE GALO
01 – Na base quadrada da flor, amarre o barbante branco em qualquer um dos cantos onde vamos iniciar o trabalho.
02 – Faça 1 ponto baixo e duas correntes para dar altura de um ponto alto, faça mais 5 pontos alto, tudo sem intervalo. Veja as imagens:
Veja que ficou com um total de 6 pontos alto.
03 – Faça uma corrente de separação e entre um bloquinho e outro da base faça um bloquinho com 3 pontos alto.
04 – Faça novamente uma corrente de separação e outro bloquinho no intervalo seguinte:
05 – No canto seguinte vamos repetir novamente 6 pontoa alto, estas duas pontas será a parte oval do tapete.
06 – Siga fazendo bloquinhos de 3 pontos alto nos intervalos seguintes, ao chegar no 3º canto faremos um leque: 3 pontos alto, duas correntes de espaço e 3 pontos alto. Continue com bloquinhos contornando a terceira lateral da flor.
07 – Chegando no 4º canto da flor, faça apenas 3 pontos alto e vamos emendar a segunda flor, assim não vamos precisar cortar o barbante, veja que fica faltando uma lateral da flor, não se preocupe, faremos isso mais a frente.
08 – Para emendar a segunda flor, enrole o barbante na agulha e faça 3 pontos alto no canto da segunda flor como nas imagens abaixo.
09 – Em seguida, prenda com ponto baixo no intervalo de bloquinhos da primeira flor. Sem intervalo algum volte no intervalo da segunda flor e faça novamente 3 pontos alto.
10 – Chegando no canto, prenda com ponto baixo no meio do leque, faça uma corrente de separação e novamente 3 pontos alto completando o leque do cantinho da segunda flor.
11- Siga na lateral da flor como anteriormente, bloquinhos com 3 pontos alto com uma corrente de separação.
Veja o avesso:
12 – Novamente ao completar 3 laterais da segunda flor, faça apenas 3 pontos alto e vamos unir a terceira flor seguindo os mesmos passos da anterior.
13 – Como nosso trabalho tem apenas 3 flores, ao chegar no canto não faremos leque, Faça 6 pontos alto juntos sem espaços…
14 – Repita no canto seguinte….
15 – Agora vamos trabalhar toda a lateral das 3 flores que ficou faltando, siga com bloquinhos de 3 pontos alto nos intervalos e vamos ver como fazer nas emendas.
16 – Chegando na emenda, faça 3 pontos alto dentro do canto, uma corrente de intervalo e prenda com ponto baixo exatamente no meio onde estão unidas as flores, veja as imagens:
17 – Em seguida faça uma corrente de separação e faça os 3 pontos alto no cantinho da flor seguinte…
Agora só seguir normalmente até completar a primeira volta finalizando com ponto baixíssimo.
O avesso fica assim:
18 – Para iniciar a segunda volta faça duas correntes e 1 ponto alto no mesmo ponto de base.
19 – No segundo e terceiro ponto de base apenas um ponto alto.
20 – Novamente 2 pontos alto juntos no 4º ponto de base.
21 – no 5º e no 6º ponto alto de base apenas 1 ponto alto como na imagem
22 – Na correntinha que separa o canto do bloquinho, faça 2 pontos alto juntos pegando dois fios da corrente e mais 1 ponto alto pegando toda a correntinha como nas imagens abaixo.
23 – Agora vamos prosseguir com ponto alto em cima de ponto alto e apenas um ponto alto nos intervalos.
24 – Chegando no canto faça 2 pontos alto em cima do primeiro ponto alto de base do canto.
25 – No 2º e 3º ponto de base apenas um ponto alto e no 4º faça 2 pontos alto juntos.
26 – No 5º e 6º apenas 1 ponto alto e na correntinha faça 2 pontos alto juntos pegando apenas dois fios e mais 1 ponto alto pegando toda a correntinha.
27 – Siga na lateral com ponto alto em cima de ponto alto e vamos ver como fazer nas emendas…
28 – Chegando na emenda faça 1 ponto alto dentro do leque, 1 ponto alto na emenda e 1 ponto alto no leque seguinte, prossiga normalmente como antes….
29 – Ao chegar na outra parte oval do tapete, repita os passos que já vimos anteriormente… veja as imagens:
30 – Finalize a volta com ponto baixíssimo e o trabalho fica da seguinte forma:
31 – Inicie a 3ª volta com duas correntes e 1 ponto alto em cima do mesmo ponto de base, veja que este é um aumento e sempre fica em cima do primeiro ponto de aumento da volta anterior.
32 – Nos 3 pontos de base seguinte faça apenas 1 ponto alto e veja que chegamos novamente ao primeiro ponto de aumento da volta anterior, então faça 2 pontos alto juntos.
33 – Fazendo mais 3 pontos alto chega novamente no primeiro ponto de aumento da volta anterior, faça novamente 2 pontos alto juntos. Esta é a forma de fazer os aumentos em todas as voltas, neste lado do tapete, na outra parte oval faremos o inverso para que o tapete não fique torto, então em todas as voltas seguintes deste lado do tapete lembre-se, sempre faremos 3 aumentos sempre no primeiro ponto de aumento da volta anterior.
34 – Chegando no outro lado do tapete, (parte oval) vamos fazer os aumentos sempre no segundo ponto de aumento, veja na imagem que trabalhei ponto alto em cima de ponto alto até chegar no segundo ponto de aumento onde faremos os dois pontos alto junto.
35 – Fazendo mais 3 pontos alto chega no segundo ponto alto de aumento, então é hora de fazer dois pontos alto juntos novamente…
36 – Com mais 3 pontos alto, chega no terceiro ponto de aumento, novamente 2 pontos alto juntos.
Marquei aqui em vermelho os 3 pontos de aumento em um dos lados do tapete….
37 – Siga trabalhando ponto alto em cima de ponto alto até chegar no canto seguinte onde vamos repetir os passos anterior…
38 – Finalize a volta com ponto baixíssimo.
O trabalho fica assim:
39 – Inicie a 4ª volta com duas correntes, faça 1 ponto alto em cima do mesmo ponto por este ser o primeiro ponto de aumento…
40 – Siga com ponto alto até chegar no segundo ponto de aumento deste lado do tapete e faça novamente 2 pontos alto juntos…
41 – Após 3 pontos altos chega no terceiro ponto de aumento deste lado do tapete… novamente 2 pontos alto juntos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e no outro lado repita o mesmo procedimento de aumentos de pontos. Segue as imagens…
42 – Fim da 4ª volta e o trabalho fica assim:
43 – A 5ª volta é semelhante a anterior sempre fazendo os aumentos nos locais de costume….
Aqui no esquema dá pra ver os aumentos 5ª volta… na 6ª volta vamos fazer dois pontos juntos entre estes aumentos.
Aqui no esquema dá pra ver os aumentos 5ª volta… na 6ª volta vamos fazer dois pontos juntos entre estes aumentos.
44 – Na 6ª volta além dos aumentos que já fazemos normalmente, vamos fazer em mais dois lugares. Bem no meio do tapete entre os aumentos da parte oval, vamos fazer mais um aumento no 9º ponto, faça 2 pontos alto juntos como na imagem abaixo. Este aumento é necessário para que o acabamento do tapete fique correto. Na outra ponta do tapete faça também este aumento neste caso a 6ª volta vai ter aumentos em 8 lugares veja as imagens:
Ao final da 6ª volta o trabalho estará assim:
Chegamos ao final desta primeira parte do tapete oval bico duplo passo a passo, em seguida veremos como continuar nosso trabalho.
Espero que tenham conseguido entender, mas em caso de dúvida utilize o e-mail crochetapetes@gmail que vamos ajudar você!
PARTE 2 – TAPETE OVAL BICO DUPLO PARTE 2
PARTE 3 – TAPETE OVAL BICO DUPLO PARTE 3
FLOR CATAVENTO PASSO A PASSO- FLOR CATAVENTO PASSO A PASSO