Apresento a vocês a FLOR MARIANA, confeccionada em dois tons de rosa. É uma flor fácil de fazer e com um efeito final bem interessante. Em sua criação foi utilizado como base a FLOR ROSETA porém com algumas modificações. Espero que tenham gostado do resultado. Vamos aprender esta flor passo a passo?
MATERIAIS:
- Barbante barroco multicolor rosa nº9427
- Barbante barroco multicolor rosa nº9284
- Barbante barroco multicolor verde nº9384
- Agulha para crochê nº 3,0mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
01 – Com o Barbante Barroco rosa 9284, inicie com um
anel mágico (ou uma argolinha com 6 correntes), prenda com ponto baixo, faça duas correntes e mais 15 pontos altos, totalizando 16 contando com as correntinhas iniciais.
02 – Feche o
anel mágico e prenda com ponto baixíssimo.
03 – Faça 3 correntes, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo.
04 – Siga repetindo este passo por toda a volta chegando ao final teremos 8 alças de 3 correntes sempre pulando um ponto de base, prenda com ponto baixíssimo no inicio da primeira alça.
05 – Temos 8 alças, prenda com ponto baixo na primeira, e vamos partir para a segunda argola e iniciar a primeira pétala.
06 – Após prender com ponto baixo, enrole o barbante na agulha e faça 4 pontos alto na segunda alça.
07 – Agora faremos um ponto picô só que com apenas duas correntes.
Faça duas correntes,
Prenda com ponto baixo no alto do ultimo ponto alto.
Fica mais suave, menos pontiagudo do que o ponto picô com 3 correntes.
08 – Em seguida, faça novamente 4 pontos alto na mesma alça.
09 – Prenda com ponto baixo na alça seguinte. Pronto, a primeira pétala esta pronta. siga os mesmos passos e ao final termina com 4 pétalas. São 8 alças de 3 correntes sendo que sempre entre uma pétala e outra será presa apenas com ponto baixo.
10 – Finalize esta volta com ponto baixíssimo encima do ponto baixo da primeira alça.
11 – Alongue o fio e introduza a agulha de trás para a frente, puxe o barbante para a parte de trás onde faremos uma volta de alças para a próxima camada de pétalas.
12 – Após puxar o barbante para a parte de trás prenda com ponto baixo pegando o pé da pétala. Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no pé da pétala seguinte, veja as imagens…
Veja que sempre para prender com ponto baixo a agulha é introduzida passando na frente da flor.
A alça vai ficar assim:
13 – Finalize com ponto baixíssimo no inicio da primeira alça, corte o fio e arremate. Veja que utilizo a agulha para guiar o fio até o miolo na parte de trás, dou dois nós e escondo as pontas antes de recortar.
Aqui a parte de trás da flor…
Aqui a parte da frente…
14 – Ainda com o mesmo barbante utilizado nesta primeira camada vamos fazer o miolinho da flor, você pode utilizar uma pérola caso não quera fazer este miolo, porém o miolo “bolinha” deixa a flor mais “cheinha” 🙂
Faça 5 correntes e feche com ponto baixíssimo. Deixe sobrando um pedaço no inicio que utilizaremos para fixar o miolinho.
15 – Faça 10 pontos baixo dentro desta argolinha de 5 correntes.
16 – Ao completar os 10 pontos baixos, não finalize com ponto baixíssimo, siga diretamente com ponto baixo encima de ponto baixo… vai dando voltas que automaticamente vai diminuindo. Se finalizar com ponto baixíssimo ele vai permanecer com 10 pontos na carreira seguinte, mas como não fizemos isso ele será trabalhado com o espiral.
Após algumas voltas veja que reduziu para apenas um ponto 🙂
Alongue o fio, corte e com ajuda da agulha introduza ele de volta para que fique no inicio da bolinha onde já está o fio inicial.
Veja que saio com ele no lado oposto ao fio inicial, assim fica fácil ajustar ele no meio da flor.
17 – Para prendê-lo no miolo da flor é semelhante ao que já fazemos para prender uma pérola. Introduza a agulha passando o fio para o avesso da flor em dum dos lados e o outro fio no lado oposto.
Amarre bem na parte de trás, esconda as sobras com a ajuda da agulha e em seguida recorte.
Pronto! Agora vamos continuar as outras camadas da flor.
18 – Com o barbante barroco 9427 amarre em uma das alças que fica atrás de uma pétala, assim as próximas pétalas ficarão desencontradas dando o efeito na flor.
19 – Prenda com ponto baixo e vamos fazer semelhante a primeira camada de pétalas. Enrole o barbante para ponto alto e vamos direto para a alça seguinte.
20 – Faça 5 pontos alto e em seguida um ponto picô com apenas duas correntes.
21 – Novamente 5 pontos altos na mesma alça.
22 – Prenda com ponto baixo na terceira alça e siga com pontos altos na 4ª alça… assim teremos novamente 4 pétalas nesta segunda camada.
23 – Finalize com ponto baixíssimo e novamente utilize o mesmo procedimento para puxar o fio para a parte de trás da flor e trabalhe novamente 8 alças. Agora faça alças com 5 correntes. Veja as imagens…
Finalize a volta com ponto baixíssimo na alça inicial e teremos um total de 8 alças de 5 correntes.
24 – Na terceira camada faremos pétalas em todas as alças. Após finalizar com ponto baixíssimo, prenda com ponto baixo dentro da primeira alça.
25 – Faça uma corrente e trabalhe 5 pontos alto. O efeito final não é uma pétala “retinha” queria algo parecido com o natural. mas se você preferir faça apenas 4 pontos alto.
26 – Faça um ponto picô com apenas duas correntes.
27 – E faça novamente 5 pontos alto
28 – Faça uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça.
Assim a primeira pétala desta camada estará pronta.
29 – Prenda com ponto baixo na alça seguinte e repita os mesmos passos da pétala anterior… siga até completar as 8 pétalas.
30 – Ao fazer a 8ª pétala prenda com ponto baixíssimo no inicio da primeira pétala. Puxe o fio para a parte de trás da flor e trabalhe novamente 8 alças com 5 correntes, desta vez vamos prender entre uma pétala e outra, veja as imagens…
Veja que peguei com a agulha dois fios sendo um de cada pétala, na junção de cada pétala eles são bem visíveis. Ao completar as 8 alças finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
A frente da flor fica assim…
Aqui no avesso temos 8 alças de 5 correntes onde vamos trabalhar a base com a cor verde.
31 – Amarre o barbante barroco verde (utilizei o 9384) em qualquer uma das 8 alças.
32 – Faça um leque da seguinte forma.
Após amarrar prenda com ponto baixo, faça duas correntes e 2 pontos alto, duas correntes de espaço e mais 3 pontos alto. Para seguir para a alça seguinte faça uma corrente de espaço.
33 – Na segunda alça faça apenas um bloquinho de 3 pontos alto. Novamente uma corrente de espaço e na terceira alça faça outro leque.
Aqui uma lateral pronta… faça por duas voltas para que o verde apareça melhor. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate e sua flor estará pronta!
Aqui o avesso da flor…
Aqui a frente da flor, prontinha!!!
Chegamos ao fim de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado do resultado e principalmente conseguido entender, mas em caso de dúvida envie uma mensagem para
[email protected] e vamos ajudar você!