Finalmente chegamos na parte final do TAPETE MILAGRE, se você perdeu alguma parte do passo a passo acesse os links abaixo!
- Tapete Milagre – Passo a passo parte 1
- Tapete Milagre – Passo a passo parte 2
- Tapete Milagre – Passo a passo parte 3
LISTA DE MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº8 – 4 novelos de 400g – cor 7136
- Agulha para crochê 3.50mm – (se utilizar fio 6 mude a agulha para 3.0mm)
- Tamanho: 120 x 100 cm (Para fazer maior teria que testar antes, infelizmente este é o único que fiz)
Aqui no blog tem um passo a passo explicando como emendo o fio sem deixar aparecer, da uma olhadinha AQUI! Como gasta mais de um novelo você pode precisar.
104 – Siga com ponto baixíssimo no ponto seguinte e faça ponto baixo dentro do leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto. Faça duas correntes e mais 2 pontos altos no mesmo lugar e teremos leque dentro de leque.
105 – Faça duas corrente e prenda com ponto baixo na corrente de espaço que tem após o leque da volta anterior.
106 – Enrole o fio na agulha e faça ponto alto no espaço de duas correntes que tem na alça seguinte
DICA IMPORTANTE: Se ficar repuxando faça 6 leques da lateral exatamente como estes das imagens (2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos), depois faça 6 leques com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos (que corresponde a parte oval) Na lateral seguinte terá 6 leques novamente e então será como a primeira lateral e a ultima parte oval também ficará com 6 leques onde fará como a primeira. Quando digo leques estou me referindo ao conjunto de pontos que fazemos para iniciar a volta.
Vou mostrar imagens da próxima volta, mas pode ser que o seu repuxe ainda nesta e por isso estou alertando. (não se preocupe, vou detalhar toda a volta)
Na lateral ficaria assim: (leques com 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos)
E na parte oval ficaria assim: (leques com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos)
Seguindo no passo a passo…
107 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto novamente… siga até completar um total de 6 pontos altos no mesmo espaço e sempre com uma corrente de espaço entre um e outro.
108 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no espaço de uma corrente que tem antes do leque seguinte.
109 – Faça duas correntes de espaço e faça o leque sobre o leque seguinte. Agora basta repetir os passos anteriores para completar a volta e finalizar com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o ponto alto do primeiro leque.
110 – Inicie a volta fazendo leque dentro de leque, faça duas correntes de espaço e prenda com ponto baixo na alça de duas correntes que tem no leque da volta anterior.
111 – No abacaxi onde tem 6 pontos altos com uma corrente de espaço vamos começar fazendo ponto baixo em cima do primeiro ponto alto e nos espaços também. Teremos um total de 11 pontos baixos ao chegar em cima do ultimo ponto alto.
112 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça do leque seguinte, faça duas correntes e faça leque sobre leque.
113 – Agora só fazer duas correntes e seguir repetido até completar 6 leques da lateral. Desta vez faremos os leques da parte oval com 3 leques.
114 – Após o sexto leque estaremos na parte oval e então faremos os leques com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos… No abacaxi permanece da mesma forma. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
114 – Inicie a volta seguinte fazendo leque dentro de leque, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça de duas correntes do leque anterior.
115 – Pule o primeiro ponto dos 11 que temos no abacaxi e siga fazendo ponto baixo em cima de ponto baixo até chegar no penúltimo ponto de base (vai sobrar 1 ponto de cada lado do abacaxi) teremos um total de 9 pontos baixos no abacaxi sem contar com o que fizemos na alça do leque.
116 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça antes do leque seguinte e siga repetindo…
117 – Na parte oval onde temos leques com 3 pontos altos na volta anterior repita da mesma forma porém dentro do leque teremos 3 correntes de espaço… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
118 – Siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo dentro do leque. Faça duas correntes para dar altura do ponto alto, faça ponto alto no mesmo lugar, duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos no mesmo lugar, novamente duas correntes de espaço e mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço. Observe as imagens:
119 – Faça duas correntes de espaço e prenda com ponto baixo na alça do leque da volta anterior…
120 – No abacaxi onde tem 9 pontos baixos vamos começar fazendo ponto baixo em cima do segundo ponto de base. Faça ponto baixo em cima de ponto baixo até chegar no penúltimo e teremos um total de 7 pontos baixos sem contar com o que fizemos na alça do leque.
121 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça seguinte, faça duas correntes de espaço e repita o leque com 2 pontos altos, duas correntes, 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos.
122 – Agora só seguir repetindo… na parte oval os leques são diferentes, vamos ver?
123 – Na direção dos leques que tem 3 pontos altos esta volta também vai ficar com 3 conjuntos de 3 pontos altos com duas correntes de espaço. Faça por toda volta e finalize com ponto baixíssimo.
124 – Siga com ponto baixíssimo sobre o próximo ponto alto e faça ponto baixo dentro do leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto e faça mais 1 ponto alto. Faça duas correntes e 2 pontos altos no mesmo espaço formando o primeiro leque.
125 – Faça 4 correntes de espaço e faça leque no espaço seguinte.
126 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixo na alça do leque anterior.
127 – No abacaxi onde tem 7 pontos baixos vamos começar fazendo ponto baixo em cima do segundo ponto de base. Faça ponto baixo em cima de ponto baixo até chegar no penúltimo e teremos um total de 5 pontos baixos sem contar com o que fizemos na alça do leque.
128 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça do leque seguinte… Faça duas correntes e repita os leques com 4 correntes entre um e outro. Siga por toda volta da mesma forma, finalize com ponto baixíssimo. (Na parte oval será da mesma forma)
129 – Inicie a volta fazendo leque dentro de leque.
130 – Após o leque faça duas correntes e prenda com ponto baixo na alça a frente. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo nos fios do ponto baixo formando um ponto picô.
131 – Prenda com ponto baixo novamente, faça duas correntes e faça o leque seguinte.
132 – Faça duas correntes, prenda com ponto baixo na alça do leque da volta anterior. No abacaxi onde tem 5 pontos baixos vamos começar fazendo ponto baixo em cima do segundo ponto de base. Faça ponto baixo em cima de ponto baixo até chegar no penúltimo e teremos um total de 3 pontos baixos sem contar com o que fizemos na alça do leque.
133 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça do leque, faça duas correntes e faça o leque dentro de leque. Repita por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
134 – Inicie com leque dentro de leque, faça duas correntes e prenda com ponto baixo na alça antes do ponto picô.
135 – Faça 6 correntes e prenda na alça após o ponto picô, faça duas correntes e faça leque dentro de leque.
136 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça do leque que fizemos na volta anterior. No abacaxi onde tem 3 pontos baixos vamos fazer ponto baixo apenas no ponto do meio.
137 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça seguinte, faça 3 correntes e faça leque dentro de leque… Agora só repetir por toda volta e finalizar com ponto baixíssimo.
138 – Siga com ponto baixíssimo em cima do ponto seguinte e faça ponto baixo dentro do leque. Faça duas correntes e faça ponto alto.
139 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça de duas correntes logo após o leque.
140 – Sem fazer corrente de espaço vamos fazer 8 pontos altos na alça de 6 correntes.
141 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça a frente.
142 – Faça 3 correntes de espaço e faça 2 pontos altos dentro do leque seguinte… depois sem fazer corrente de espaço faça 2 pontos altos em cima do próximo leque.
143 – Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
144 – Logo após finalizar com ponto baixíssimo faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes.
145 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto em relevo pegando por baixo no primeiro ponto dos 8 que temos a frente.
146 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto relevo novamente… siga com ponto alto fazendo nos 8 pontos de base sempre com uma corrente de espaço entre um e outro. Ao final faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes.
147 – Faça duas correntes e faça ponto alto (incompleto) em cima do segundo ponto de base dos 2 que temos a frente. Veja que fiz de forma que a última laçada ficou na agulha sem terminar.
148 – Faça ponto alto em cima do ponto alto seguinte e ao finalizar passe a laçada na agulha fechado os 2 pontos altos de uma só vez.
149 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… faça uma corrente de espaço e repita os pontos altos em relevo sempre com uma corrente de espaço. Faça por toda volta, vamos ver como fica na hora de finalizar?
150 – Chegando no final da volta faça o ponto alto sem finalizar em cima do segundo ponto de base, introduza a agulha na terceira corrente e puxe o fio finalizando o ponto alto.
151 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixíssimo no pé das correntes, faça ponto baixo no mesmo lugar que finalizou a volta.
152 – Na alça a frente faça 3 pontos baixos, sem fazer corrente de espaço faça ponto baixo antes do primeiro ponto alto em relevo.
153 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo nos fios do ponto baixo formando 1 ponto picô e prenda com ponto baixo no espaço seguinte… siga repetindo e teremos um total de 8 pontos picô formando o leque e vai terminar com ponto baixo no espaço de uma corrente logo após o último ponto alto em relevo.
154 – Sem fazer corrente de espaço faça 3 pontos baixos na alça seguinte, faça ponto picô, pule os potos finalizados juntos e faça 3 pontos baixos novamente. Agora só repetir por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo, cortar o fio e amarrar bem. Ou você pode finalizar com ajuda de uma agulha de tapeceiro.
Ufa, finalmente o tapete ficou pronto!
- Tapete Milagre – Passo a passo parte 1
- Tapete Milagre – Passo a passo parte 2
- Tapete Milagre – Passo a passo parte 3
Espero que tenham gostado do passo a passo e tenham conseguido confeccionar seu tapete. Se precisar envie uma mensagem através do formulário de contato, não se esqueça de conferir se preencheu seu e-mail corretamente para garantir que eu consiga responder.
Agradeço o carinho em compartilhar as postagens do blog através dos botões de redes sociais. Forte abraço e tudo de bom sempre!
Samuel Ramos
Veja quem já fez este tapete, clicando abre o álbum:
Ficou lindo, parabéns pelo trabalho!