Esta é a segunda parte do TAPETE MILAGRE, você pode acessar as outras partes do passo a passo através dos links abaixo!
- Tapete Milagre – Passo a passo parte 1
- Tapete Milagre – Passo a passo parte 3
- Tapete Milagre – Passo a passo parte 4
(as partes 3 e 4 estão sendo preparadas e estarão disponíveis o mais breve possível)
LISTA DE MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº8 – 4 novelos de 400g – cor 7136
- Agulha para crochê 3.50mm – (se utilizar fio 6 mude a agulha para 3.0mm)
- Tamanho: 120 x 100 cm (Para fazer maior teria que testar antes, infelizmente este é o único que fiz)
Aqui no blog tem um passo a passo explicando como emendo o fio sem deixar aparecer, da uma olhadinha AQUI! Como gasta mais de um novelo você pode precisar.
ATENÇÃO: Esta é uma versão exclusiva para o blog croche.com.br não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.
50 – Após finalizar a volta anterior alongue o fio e retire da agulha, introduza de trás para frente no ponto relevo que está na mesma direção do ponto picô e puxe a laçada para a pare de trás.
51 – Faça 5 correntes e e vamos fazer ponto alto no ponto relevo seguinte pegando apenas o fio de trás. observe bem a terceira imagem que detalhei que estou pegando apenas 1 fio.
52 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto no ponto relevo seguinte… siga até chegar na direção do último bloquinho de 3 pontos altos que demarca a parte oval (Se contar com as 5 correntes iniciais teremos um total de 22 ponto altos na lateral sendo todos com uma corrente de espaço)
53 – Faça duas correntes de espaço e faça o ponto alto seguinte. Na parte oval será sempre com duas correntes de espaço. Faça até completar um total de 18 pontos altos a partir do primeiro espaço de duas correntes e então volte a fazer apenas uma corrente de espaço novamente. Ao completar 23 pontos com uma corrente de espaço inicie com duas correntes de espaço novamente na outra parte oval. Finalize a volta com ponto baixíssimo na quarta corrente das 5 que fizemos para iniciar a volta.
54 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto nos espaços e em cima dos pontos de base. Chegando na parte oval onde tem duas correntes de espaço serão 2 pontos altos no mesmo espaço. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.
55 – Enrole o fio duas vezes na agulha e faça ponto alto duplo em relevo pegando o ponto de base da penúltima volta.
56 – Faça ponto baixo em cima do ponto alto que fica na direção do espaço, enrole o fio novamente e faça ponto alto duplo em relevo no ponto alto da penúltima volta (observe que na direção dos pontos altos em relevo não é feito ponto baixo) Siga intercalando….
57 – Na parte oval tem 2 pontos altos de espaço entre os pontos da penúltima volta, então serão 2 pontos baixos entre os pontos relevo… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro ponto alto duplo em relevo.
58 – Faça uma corrente de espaço e siga fazendo ponto baixo em cada ponto de base pegando apenas a alça de trás, não tem aumentos… siga fazendo um ponto baixo para cada ponto de base, finalize a volta com ponto baixíssimo na corrente inicial.
59 – Faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e faça mais 2 pontos baixos. Faça duas correntes, pule 1 ponto de base e faça uma sequência de 3 pontos baixos… siga fazendo alças de duas correntes pulando 1 ponto de base e a sequência de 3 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente inicial.
60 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no ponto de base seguinte.
61 – Faça duas correntes de espaço e faça ponto alto no mesmo ponto de base onde foi feito o ponto alto anterior. Em seguida faça ponto alto em cima do ponto baixo seguinte formando um leque com 4 pontos altos. Observe que os leques ficam em cima dos pontos baixos e não nas alças.
62 – Sem fazer corrente de espaço siga para os próximos pontos baixos e faça o leque da mesma forma. (ponto alto em cima do primeiro ponto baixo, ponto alto em cima do segundo ponto baixo, duas correntes e ponto alto no segundo ponto baixo novamente e ponto alto no terceiro ponto baixo). Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto do primeiro leque.
63 – Siga com ponto baixíssimo no próximo ponto de alto e faça ponto baixo dentro do leque. Faça 5 correntes e faça ponto alto dentro do leque. (Não estranhe, esta será a melhor forma para finalizar a volta)
64 – Faça ponto alto em relevo pegando o ponto alto que fica logo após o espaço de duas correntes do leque
65 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em relevo no segundo ponto do leque seguinte. Faça ponto alto dentro do leque, duas correntes e ponto alto dentro do leque novamente e por fim o ponto alto em relevo no penúltimo ponto do leque.
66 – Siga por toda a volta, não tem corrente de espaço entre os leques, apenas dentro do leque. Finalize a volta fazendo o ponto alto em relevo que faltou no primeiro leque e ponto baixíssimo na terceira das 5 correntes que fizemos para iniciar.
67 – Faça 2 pontos baixos dentro do leque e siga com ponto baixo em cima dos pontos de base, não tem aumento… sempre 2 pontos baixos dentro do leque e em 1 ponto baixo para cada ponto de base. Faça por toda volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo.
68 – Faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e faça ponto baixo em cima do ponto baixo seguinte. Faça 5 correntes e faça ponto baixo em cima dos pontos baixos que foram feitos dentro do leque seguinte.
69 – Siga por toda a volta fazendo alças com 5 correntes e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
70 – Faça ponto baixíssimo em cima ponto baixo seguinte e na alça de 5 correntes faça 5 pontos baixos.
71 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do último ponto baixo (pé das 3 correntes) formando um ponto picô.
72 – Siga para a próxima alça e faça novamente 5 pontos baixos. Faça o ponto picô novamente e passe para a próxima alça… siga por toda volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
73 – Siga com ponto baixíssimo por mais um ponto de base e faça 2 pontos baixos em cima do terceiro ponto baixo dos 5 que temos na alça. Faça 6 correntes e na próxima alça faça 2 pontos baixos em cima do terceiro ponto baixo dos 5 que tem na alça… siga por toda volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo dos 2 que tem na primeira alça iniciando a volta.
74 – Faça ponto baixíssimo em cima do ponto de base seguinte e na alça de 6 correntes faça 6 pontos baixos.
75 – Faça 3 correntes para formar o ponto picô, passe para a próxima alça e faça 6 pontos baixos… siga por toda volta e finalize com ponto baixíssimo.
76 – Siga com ponto baixíssimo até o terceiro ponto baixo dos 6 que temos na alça, faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e no próximo ponto de base faça ponto baixo, observe que vão sobrar 2 na alça.
77 – Faça 6 correntes e na próxima alça faça ponto baixo em cima do terceiro e do quarto ponto baixo (sobram 2 pontos de cada lado já que temos 6 pontos baixos na alça)… Siga por toda volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente que fizemos para iniciar a volta.
78 – Faça ponto baixíssimo em cima do ponto de base seguinte e na alça de 6 correntes faça 6 pontos baixos. Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo para formar o ponto picô e siga para a próxima alça onde fará 6 pontos baixos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo.
79 – Siga com ponto baixíssimo até o terceiro ponto baixo dos 6 que temos na alça, faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e no próximo ponto de base faça ponto baixo, observe que vão sobrar 2 na alça. Faça 6 correntes e na próxima alça faça ponto baixo em cima do terceiro e do quarto ponto baixo (sobram 2 pontos de cada lado já que temos 6 pontos baixos na alça)… Siga por toda volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente que fizemos para iniciar a volta.
80 – Desta vez após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e na alça de 6 correntes faça 7 pontos baixos.
81 – Faça 1 ponto baixo entre os 2 pontos que estão separando as alças. Veja que apontei com a agulha… Na próxima alça faça 7 pontos baixos… siga por toda volta e finalize com ponto baixíssimo.
Chegamos ao final da segunda parte do TAPETE MILAGRE, se você está procurando o início visite os links abaixo!
- Tapete Milagre – Passo a passo parte 1
- Tapete Milagre – Passo a passo parte 3
- Tapete Milagre – Passo a passo parte 4