Esta é a segunda parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE GRANDE PARA SALA. Se você está procurando as outras partes do passo a passo veja que deixei os links no final da página.
A lista de materiais são para o trabalho completo, estou reapresentando aqui apenas para que possam visualizar com rapidez.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor cor 3526 – 3 Novelos com 400g cada.
- Agulha 3.5mm – Utilizei a agulha soft
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 78 cm x 1.60 mt
No passo anterior terminamos com 3 motivos prontos sendo que o último não cortamos o fio. Como já expliquei no passo anterior você pode fazer quantos motivos desejar e isso vai alterar apenas o comprimento do tapete.
Para unir os motivos basta costurar uma hélice na outra sempre combinando a mesma direção dos pontos altos. Vou utilizar o na cor azul apenas para ficar mais visível, mais você vai ver que fiz a emenda utilizando a mesma cor do trabalho que está em andamento.
26 – Corte um pedaço de fio que tenha um pouco mais de 4 vezes a largura da hélice. Coloque na agulha.
27 – Inicie a costura de baixo para cima no primeiro ponto alto da hélice do motivo que está a esquerda deixando sobrar uma ponta de fio para fazer o acabamento. Em seguida passe de cima para baixo no primeiro alto da hélice no motivo da direita. Conduza a agulha para passar de baixo para cima no segundo ponto alto da hélice do motivo da esquerda… Agora só ir repetindo e ajustando os pontos para que fiquem bem unidos. Observe as imagens:
28 – Aqui já fiz a costura com a mesma cor de fio… Chegando no final esconda parte das pontas de fio, divida em duas partes, amarre bem e corte as sobras. Os motivos ficam unidos apenas em uma hélice.
29 – Repita a costura para unir o terceiro motivo. Veja que deixei a parte onde finalizei o terceiro motivo bem próximo onde fiz a emenda. Se fizer da mesma forma vai facilitar a compreensão do restante do passo a passo. Observe bem as imagens:
Com os motivos já unidos vamos começar trabalhar as voltas completas no trabalho. A primeira volta necessita um pouco mais de atenção para que nada dê errado nas próximas voltas.
30 – Vamos iniciar a volta exatamente como já fizemos nos motivos, no segundo ponto de base… então basta seguir com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base, fazer as correntes para dar altura do primeiro ponto alto e seguir com ponto alto em cima de ponto alto. Desta vez vamos pular apenas o primeiro ponto de base, veja que segui até o último ponto de base desta primeira hélice.
31 – Chegando na emenda, não faça corrente de espaço, siga para a próxima hélice e siga com ponto alto desde o primeiro ponto de base, desta vez vamos deixar sobrar o último já que iniciamos no primeiro. Teremos 25 pontos altos em cada hélice. Nas alças que ficam na direção da emenda não faremos nada.
32 – Seguimos com ponto alto até o último ponto de base porque pulamos o primeiro, claro, estamos na emenda novamente então faremos exatamente como fizemos na primeira… passe de uma hélice para a outra sem correntes e sem pular ponto de base.
33 – Faça uma corrente de espaço e faça 1 ponto alto na alça que temos a frente. Faça uma corrente e novamente ponto alto.
34 – Faça duas correntes de espaço e novamente ponto alto, uma corrente de espaço e ponto alto.
35 – Faça uma corrente de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Como pulamos o primeiro ponto de base vamos seguir até o último ponto de base 🙂 Na alça temos 2 pontos “V”… são estes pontos altos separados por uma corrente, entre os 2 pontos “V” temos duas correntes.
36 – Agora só seguir por toda a volta, não esqueça sempre de observar: Se inicia pulando um ponto de base significa que vamos seguir com ponto alto até o último ponto de base da hélice… se inicia sem pular ponto de base significa que temos que deixar sobrando o último. Atente-se para isso, é apenas a repetição do que expliquei nos passos acima. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
37 – Iniciando mais uma volta vamos pular o primeiro ponto de base. Aliás a partir de agora as regras mudam e vamos sempre pular o primeiro e o último de cada hélice, veja:
38 – Após iniciar a volta siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base, teremos um total de 23 pontos altos na hélice.
39 – Sem fazer corrente de espaço vamos passar para a próxima hélice pulando o primeiro ponto de base dela… siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos também 23 pontos altos 🙂
40 – Faça uma corrente de espaço e vamos trabalhar o ponto “V” dentro do primeiro que fizemos na volta anterior… faça ponto alto, uma corrente de espaço e novamente ponto alto no mesmo lugar… teremos então ponto “V” dentro de ponto “V”.
41 – Faça uma corrente de espaço, na alça de duas correntes faça um grupinho com 3 pontos altos.
42 – Uma corrente de espaço e novamente ponto “V” dentro do ponto “V” a frente.
43 – Faça uma corrente de espaço e vamos seguir trabalhando na hélice seguinte… como nas anteriores sempre pulando o primeiro e o último ponto de base… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
44 – Inicie mais uma volta no segundo ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 21 pontos altos na hélice.
45 – Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima hélice… pule o primeiro ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
46 – Faça duas correntes, ponto “V” dentro de ponto “V”
47 – Uma corrente de espaço e faça 3 pontos altos no espaço de duma corrente que tem antes do bloquinho da volta anterior.
48 – Faça uma corrente e novamente bloquinho com 3 pontos altos no espaço seguinte… uma corrente de espaço e ponto “V” dentro do ponto “V”.
49 – Faça duas correntes de espaço e vamos seguir trabalhando na hélice seguinte… como nas anteriores sempre pulando o primeiro e o último ponto de base… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Chegamos ao final da segunda parte do passo a passo. No próximo passo vamos finalizar nosso maravilhoso tapete para sala.
–