Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar este lindo TAPETE GRANDE PARA SALA. Um tapete grande e muito charmoso, você pode unir quantos motivos quiser para deixar ele ainda maior e seguir o mesmo passo a passo!
Para este trabalho utilizei o fio Barroco Maxcolor da CÍRCULO S.A apesar de ser um trabalho grande ele fica leve e muito macio. Fácil para lavar e as cores são firmes e belíssimas.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor cor 3526 – 3 Novelos com 400g cada.
- Agulha 3.5mm – Utilizei a agulha soft
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 78 cm x 1.60 mt
A maciez deste fio é impressionante, muitos não gostam de fazer um tapete grande por achar que vai sentir dores nos braços… certamente não trabalharam com o fio Barroco Maxcolor e com a agulha Soft 🙂
01 – Inicie com 10 correntes e feche com ponto baixíssimo para formar um círculo.
02 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça 23 pontos altos dentro do círculo. Contando com as 3 correntes teremos um total de 24 pontos altos. Feche o círculo com ponto baixíssimo.
03 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com mais 3 pontos altos em cima dos pontos altos de base.
Dica: Se seu ponto for mais solto faça apenas duas correntes para não ficar diferente da altura do ponto alto, se preferir inicie as voltas com falso ponto alto.
04 – Faça duas correntes de espaço e sem pular pontos de base siga com mais 4 pontos altos… novamente duas correntes de espaço e 4 pontos altos… faça até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto das correntes que formam o primeiro ponto alto. Veja que teremos um total de 6 grupinhos com 4 pontos altos divididos por duas correntes.
05 – De agora em diante sempre que formos iniciar uma volta vamos pular o primeiro ponto de base, então basta seguir com ponto baixíssimo para o próximo ponto para iniciar a volta.
06 – Inicie a volta com 3 correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto. Faça 3 pontos altos nas duas correntes que temos a frente e teremos um total de 6 pontos altos.
07 – Faça duas correntes de espaço e vamos seguir para o próximo bloquinho… Pule o primeiro ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de duas correntes… siga assim por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto das correntes iniciais. Veja que cada um dos bloquinhos ficaram com 6 pontos altos.
08 – Seguindo a dica anterior vamos iniciar a volta pulando o primeiro ponto de base. Então basta seguir com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base e iniciar a volta com 3 correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto.
09 – Faça 3 pontos altos na alça de duas correntes e desta vez faremos 3 correntes de espaço.
10 – No próximo bloco pule o primeiro ponto de base, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de duas correntes… Faça 3 correntes e siga para o próximo bloco. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Observe que agora já está formando espirais e vou chamar os bloquinhos de hélices ok.
11 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 3 correntes que temos a frente.
12 – Para passar de uma hélice para outra faça 3 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 3 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá 10 pontos altos.
13 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 3 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra faça 3 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 3 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá 12 pontos altos.
14 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 3 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra faça 3 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 3 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá 14 pontos altos.
15 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 3 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra faça 3 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 3 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá 16 pontos altos.
Atente-se que agora vai mudar um pouquinho:
16 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 3 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra faça 4 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 4 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá um total de 18 pontos altos.
17 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 4 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra faça 5 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 5 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá um total de 20 pontos altos.
18 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 5 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra faça 6 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 6 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá um total de 22 pontos altos.
19 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 6 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra continua fazendo 6 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 6 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Cada hélice terá um total de 24 pontos altos.
20 – Inicie a volta como as anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 3 pontos altos na alça de 6 correntes que temos a frente. Para passar de uma hélice para outra ainda são 6 correntes. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e 3 pontos altos nas alças… nesta volta são 6 correntes entre uma hélice e outra… siga por toda a volta e cada hélice terá um total de 26 pontos altos. Logo após a última corrente vamos cortar o fio e finalizar com agulha de tapeceiro.
21 – Após a última alça de 6 correntes ao invés de finalizar com ponto baixíssimo alongue bem o fio e corte. Coloque o fio em uma agulha e passe de trás para frente no alto do segundo ponto alto (o primeiro é formado por correntes certo)
22 – Passe dentro da última corrente da alça, passe na última corrente que forma o primeiro ponto alto saindo na parte de trás do trabalho. Pronto, basta ajustar e vai ficar perfeito!
23 – Esconda parte do fio na parte de trás da peça, divida em 2 e amarre bem.
24 – A peça ficará assim:
25 – Para este trabalho utilizei 3 motivos, neste caso o último motivo não precisa cortar o fio, pode finalizar com ponto baixíssimo e deixar para continuarmos o trabalho. Observe na segunda imagem que 2 estão finalizados como o que apresentei acima e o último finalizei com ponto baixíssimo e deixei o fio lá esperando para continuar.
Cada motivo ficou com 40 cm. Após emendar e trabalhar os motivos das pontas vão ficar com mais ou menos 60 cm. Significa que teremos um tapete de 160cm de comprimento, o tamanho pode variar de acordo com os tamanhos dos pontos de cada pessoa. Para calcular o comprimento basta anotar que teremos 2 motivos com 60cm em cada ponta do tapete e se fizermos com apenas 2 teremos um tapete de 120 cm. Cada motivo a mais que colocarmos no meio vai aumentar 40 cm como é o caso deste. Se eu colocasse mais um motivo meu tapete ficaria com 2 metros de comprimento… fácil! Vale lembrar que a largura não muda independente da quantidade de motivos que emendar.
Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Agora você pode fazer os motivos e no próximo passo vamos dar continuidade ao nosso trabalho. O link está logo abaixo!
–