Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o TAPETE CATAVENTO. Um tapete simples porém muito bonito. O acabamento do tapete pode ser feito todo da mesma cor predominante, escolhi fazer com as cores utilizadas nas flores para dar mais destaque. Esta é a segunda parte do tapete, siga os links abaixo para acessar as outras partes e também para confeccionar as flores.
- Flor catavento – Passo a passo AQUI
- Tapete oval catavento parte 1 – Passo a passo AQUI
- Tapete oval catavento parte 3 – Passo a passo AQUI
MATERIAIS
- Barbante número 6 branco – (1 cone 610m)
- Agulha para crochê 3.0mm (utilizei a agulha Soft)
- Barbante barroco 9427 e 9284 e 9392 (para confeccionar as flores)
- Tamanho do tapete pronto: 83×56 (500g)
Na primeira parte do passo a passo emendamos os motivos e fizemos duas volta, nosso trabalho ficou assim:
- Em cada lateral do tapete teremos 23 bloquinhos com espaço de uma corrente
- Na parte arredondada teremos 5 alças de 5 correntes e 4 bloquinhos com 3 pontos altos.
32 – 3ª volta – Inicie com 4 correntes. (será sempre assim, todas as voltas seguintes iniciam com 4 correntes exceto a ultima, o acabamento). Na lateral do tapete faça ponto alto em cima de ponto alto, não se esqueça, apenas uma corrente de espaço entre um ponto alto e outro. Faça até atingir 8 pontos altos contando com as correntes iniciais. Assim estaremos na metade do tapete onde vamos iniciar o desenho do coração.
33 – Após fazer o oitavo ponto alto, chegou a hora de fazer o ponto que define a pontinha do coração, estes pontos que darão relevo podem ser a sua escolha, portanto abaixo vou deixar duas opções. Uma delas é trabalhar ponto pipoca, para fazer isso no espaço logo após o oitavo ponto alto faça 4 pontos altos, retire a agulha e introduza no primeiro dos 4 pontos, lace o barbante e puxe finalizando todos com ponto baixíssimo e formando o ponto pipoca.
34 – Em seguida faça ponto alto em cima do ponto alto e siga com a lateral normalmente.
35 – A outra opção é fazer o ponto pom-pom no lugar do ponto pipoca. Para fazer este ponto enrole o barbante na agulha como se faz para iniciar um ponto alto, “pesque” o barbante uma vez e não dá continuidade no ponto alto, deixe-o na agulha.
Enrole novamente o barbante como se fosse fazer um segundo ponto alto, “pesque” o barbante e novamente deixe-o na agulha. Faça por 4 vezes.
Em seguida passe o barbante por todos os pontos (é como se estivesse fazendo a segunda fase de um ponto alto, mas desta vez temos 4 ao mesmo tempo) vai ficar então com apenas duas laçadas na agulha como mostra a imagem.
Conclui passando as duas laçadas como se conclui um ponto alto. Em seguida faça o ponto alto em cima de ponto alto e continue a lateral do tapete normalmente. Faça até chegar na alça de 5 correntes.
36 – Chegando na alça de 5 correntes faça 3 correntes de espaço, prenda com ponto baixo no meio da alça. Faça novamente 3 correntes.
37 – Agora temos pela frente um bloquinho com 3 pontos altos, faça da seguinte forma:
- No primeiro ponto faça 2 pontos altos juntos,
- No segundo ponto faça apenas 1 ponto alto,
- No terceiro ponto faça 2 pontos altos juntos.
38 – Novamente 3 correntes, prenda com ponto baixo, 3 correntes e repita os passos do bloquinho anterior. São 4 bloquinhos, faça exatamente igual em todos, não se esqueça de fazer nas alças de 5 correntes o mesmo que já fizeste nas anteriores até chegar na lateral seguinte.
39 – Na lateral do tapete faça ponto alto em cima de ponto alto até completar 12 pontos altos, assim teremos 11 “bloquinhos” (espaços de uma corrente) no bloquinho seguinte faça novamente o ponto pom-pom (ou ponto pipoca caso tenha escolhido – daqui pra frente vou mencionar como ponto pom-pom por ser este que fiz) Fazendo o ponto pompom siga com a lateral do blog normalmente. A outra parte oval do tapete é exatamente como a anterior, siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 4 iniciais.
40 – 4ª volta – Inicie com 4 correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto, até chegar no bloquinho logo antes o ponto pom-pom da volta anterior como mostram as imagens abaixo:
41 – Faça o ponto pom-pom e em seguida faça ponto alto em cima do ponto alto. Veja que estou apontando com a agulha logo em cima do ponto pom-pom, faça ponto alto em cima dele também, novamente ponto alto no ponto seguinte. Teremos então um ponto pom-pom seguido de 3 pontos altos.
42 – Faça novamente ponto pom-pom, ponto alto em cima de ponto alto e siga com a lateral normalmente.
43 – Chegando na parte oval do tapete faça 5 correntes de espaço e no “leque” faça 2 pontos altos juntos no primeiro ponto, siga com ponto alto em cima de ponto alto e no ultimo ponto alto faça novamente 2 pontos altos juntos. Veja que desta vez cada leque vai ficar com 7 pontos altos. Os aumentos nos leques serão sempre assim, no primeiro e no ultimo ponto de base. Faça novamente 5 correntes de espaço, siga para o leque seguinte e repita os aumentos no primeiro e no ultimo ponto. Faça por toda a parte oval igualmente chegando na lateral seguinte.
44 – Na lateral do tapete faça exatamente como a anterior, não esqueça de fazer o ponto pom-pom, seguir com 3 pontos altos e novamente ponto pom-pom, chegando na outra parte oval repita os passos anteriores e complete a volta finalizando com ponto baixíssimo.
45 – 5ª volta – Inicie com 4 correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto sempre com uma corrente de espaço até chegar no bloquinho antes do ponto pom-pom da volta anterior. Faça o ponto pom-pom e siga com ponto alto em cima dos pontos altos e dos pontos pom-pons da volta anterior. Teremos então uma sequência de 7 pontos altos após o ponto pom-pom. Faça novamente o ponto pom-pom e em seguida continue com a lateral normalmente.
46 – Na parte oval do tapete, faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no meio da alça de 5 correntes da volta anterior, faça novamente 3 correntes e em seguida faça 2 pontos altos juntos no primeiro ponto do leque.
47 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e no ultimo ponto alto do leque faça novamente 2 pontos altos, desta forma o leque ficará com 9 pontos altos. Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na alça da volta anterior, faça 3 correntes e novamente trabalhe o leque seguinte. Faça igualmente em todos eles, siga por toda a parte oval do tapete chegando então na lateral seguinte.
48 – Na lateral repita os passos da lateral anterior, siga por toda a volta repetindo os passos da parte oval do tapete e finalize com ponto baixíssimo.
49 – 6ª volta – Siga com ponto alto em cima de ponto alto até chegar no bloquinho antes do ponto pom-pom da volta anterior e então faça o ponto pom-pom. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e em cima dos pontos pom-pons da volta anterior e teremos então uma sequência de 11 pontos altos. Veja as imagens.
50 – Após a sequência de 11 pontos altos faça novamente o ponto pom-pom, veja que fica um bloquinho após o que foi feito na volta anterior, siga com ponto alto em cima de ponto alto com uma corrente de espaço por toda a lateral do tapete…
51 – Chegando na parte arredondada, faça 5 correntes, nos leques faça 2 pontos juntos no primeiro e no ultimo ponto de cada leque (em todos eles) veja que cada leque ficará com 11 pontos altos. Para passar de um leque para o outro faça 5 correntes de espaço. Siga por toda a volta e finalize a volta com ponto baixíssimo.
O trabalho fica assim:
Bem, chegamos ao final da segunda parte do passo a passo, mas não se preocupe! Temos a continuação nos links abaixo:
- Flor catavento – Passo a passo AQUI
- Tapete oval catavento parte 1 – Passo a passo AQUI
- Tapete oval catavento parte 3 – Passo a passo AQUI