Esta é a segunda parte do passo a passo, se você perdeu alguma coisa não deixe de acessar a primeira parte!
Sousplat – Passo a passo parte 1
Relembrando a lista de materiais:
- Fio Barroco Maxcolor nº6
- Agulha para crochê 3.00mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 48cm de diâmetro
Quer fazer menor? Utilize fio número 4, Duna ou Anne!
Confeccionei esta peça utilizando o fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A. A variedade de cores e espessura de fio vai deixar sua mesa bonita o ano inteiro, não deixe de fazer esta linda peça!
Na primeira parte do passo a passo paramos na 12ª volta e o trabalho ficou assim:
30 – 13ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 6 correntes de espaço e faça leque em cima do ponto alto do meio no leque seguinte… Siga por toda a volta fazendo alças com 6 correntes e leque em cima do leque seguinte…. ao final da volta faça ponto alto no mesmo ponto de base onde já tem 2 pontos altos e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta.
31 – 14ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alças de 6 correntes da volta anterior, faça 4 correntes e faça o leque em cima do ponto alto do meio do leque a frente… Siga intercalando sempre fazendo as alças com 4 correntes e prendendo com ponto baixo nas alças entre os leque. Faça por toda a volta, complete o primeiro leque e finalize com ponto baixíssimo.
32 – 15ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto, siga para o próximo ponto de base e faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base.
33 – Faça 7 correntes de espaço e faça 2 pontos altos em cima do primeiro ponto de base do leque seguinte. No ponto alto do meio faça apenas 1 ponto alto e no terceiro ponto de base faça 2 pontos altos. Veja que cada leque vai ficar com 5 pontos altos.
34 – Faça 7 correntes de espaço e faça 2 pontos altos em cima do primeiro ponto de base do leque seguinte. No ponto alto do meio faça apenas 1 ponto alto e no terceiro ponto de base faça 2 pontos altos. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta.
35 – 16ª volta – Faça 5 correntes e faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base. Quando completar a volta vamos finalizar na terceira corrente fazendo com que este leque fique exatamente igual aos outros…
36 – Faça uma corrente de espaço, faça 1 leque formado por 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos na 4ª corrente das 7 que temos a frente.
37 – Faça uma corrente de espaço e faça leque em cima do ponto alto do meio dos 5 que temos a frente… veja que apontei com a agulha:
38 – Agora só seguir intercalando, entre um leque e outro tem uma corrente de espaço e no meio do leque tem duas correntes… Siga por toda a volta, finalize fazendo um ponto alto no mesmo ponto de base das 5 correntes e prenda com com ponto baixíssimo na terceira corrente das 5 que fizemos para iniciar a volta.
39 – 17ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto de base. (veja que o primeiro ponto do leque ficou sobrando já que as correntes formam o segundo ponto de leque)
40 – Dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… Faça ponto alto em cima do ponto alto de base. (o leque ficou com 6 pontos altos)
41 – Sem fazer corrente de espaço vamos seguir com ponto alto em cima do segundo ponto de base do leque seguinte… em seguida faça 2 pontos altos dentro do leque, duas correntes e 2 pontos altos no mesmo espaço. Faça ponto alto no ponto de base seguinte e siga para o próximo leque.
42 – Agora basta seguir por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo (ou com agulha de tapeceiro) na terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.
43 – Se for finalizar com agulha de tapeceiro alongue bem o fio, corte e faça o acabamento como mostrado nas imagens: Passe o fio de trás para frente no alto do ponto alto que está logo a frente das correntes, passe dentro do ultimo ponto alto do leque que finaliza a volta e em seguida por dentro da terceira corrente saindo na parte de trás da peça.
44 – Com o fio já na parte de trás esconda parte dele, divida em 2, amarre bem e corte as sobras.
Veja como já fica lindo! Faremos ainda mais duas camadas para deixar este trabalho ainda mais elegante…
45 – Veja que aponte com a agulha no ponto baixo que faz a junção das voltas 13 e 14:
46 – Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 1 ponto alto no mesmo lugar, faça duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo lugar formando um leque.
47 – Dobrei a ponta para trás para que possam visualizar melhor.
48 – Faça 4 correntes de espaço e na junção seguinte faça novamente o leque… Siga por toda a volta fazendo leques nas junções e com 4 correntes entre um leque e outro e finalize a volta com ponto baixíssimo.
49 – Após finalizar a volta anterior faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima do ponto alto seguinte.
50 – Dentro do leque faça dois pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos no mesmo espaço. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e para passar de um leque para o outro faça duas correntes de espaço.
51 – Após as correntes de espaço siga com ponto alto em cima de ponto alto do leque seguinte… dentro do leque repita como no anterior. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente.
52 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com ponto alto em cima de ponto alto… dentro do leque faça igual na volta anterior. A única diferença será na hora de passar de um leque para o outro que desta vez será apenas uma corrente.
53 – Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo ou com agulha de tapeceiro, corte o fio e arremate.
54 – A próxima camada faremos na junção das voltas 11 e 12. Veja que apontei com a agulha.
55 – Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Complete o leque exatamente como fizemos no início da outra camada…
56 – Faça 4 correntes e siga fazendo leques nas junções exatamente como na camada anterior… Finalize a volta com ponto baixíssimo. (Essa toalhinha branca foi feita com linha cléa seguindo o passo a passo que tem AQUI no blog)
57 – A segunda volta também é igual a camada anterior… ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… siga com ponto alto em cima de ponto alto e para passar de um leque para o outro são duas correntes de espaço.
58 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
59 – Terceira e última volta – Desta vez faremos um pouquinho diferente do que fizemos na última volta da camada anterior… Os leques serão iguais… ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos atos… siga com ponto alto em cima de ponto alto. Para passar de um leque para o outro não faça corrente de espaço, apenas enrole o fio na agulha como mostrado na segunda imagem e passe para o leque seguinte.
60 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com agulha de tapeceiro.
Prontinho, veja que espetáculo!
Bem, chegamos ao final de mais um passo a passo! Este é inspirado nos trabalhos de Tatajace Dywany e ajuda da Pastora Edinéia Sinatra no qual agradeço.
Um forte abraço e até o próximo.