Que tal aprender passo a passo este lindo tapete quadrado? Os modelos mais comuns são os retangulares, redondos e ovais, mas hoje vou mostrar como fazer um lindo modelo de tapete quadrado com desenho de losangos. Se preferir pode trabalhar com aplicações de flores normalmente.
O charme neste tapete ficam por conta dos desenhos formados por pontos e o fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A. da um toque todo especial.
Para este tapete utilizaremos pontos básicos como: Correntes, ponto baixíssimo, ponto baixo, ponto alto e ponto pompom. Se sentir alguma dificuldade para fazer o ponto pompom que inicia o tapete veja o vídeo que preparei para que possa entender bem como é feito este ponto. ..::VER O VÍDEO::..
MATERIAIS
- 2 Novelos com 400g cada – fio Barroco Maxcolor 6 – Utilizei a cor 4707
- Agulha para crochê 3.5mm – Utilizei a agulha soft
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos.
- Tamanho total do tapete: 80cm x 80cm – (No passo nº18 tem explicando como fazê-lo maior mantendo o desenho e nos passos seguintes como concluir o tapete.)
01 – Neste passo a passo nosso objetivo é fazer o tapete quadrado como o apresentado abaixo:
02 – Inicie com 8 correntes, finalize com ponto baixíssimo formando uma argola. Faça ponto baixo dentro da argolinha para prender bem e vamos iniciar com os pontos pompons. Tem um vídeo bem curtinho explicando como fazer estes pontos e pode auxiliar você, para assistir clicando .::AQUI::., mas não se preocupe, vou explicar aqui no blog também.
03 – Após o ponto baixo alongue bem a alça, enrole o fio na agulha e busque o fio como se fosse fazer ponto alto, deixe na agulha. Enrole novamente como se iniciasse outro ponto alto, busque o fio e deixe na agulha, em seguida finalize todos os pontos juntos com ponto baixo formando o primeiro ponto pompom.
04 – Faça duas correntes de espaço, lace o fio na agulha para fazer o segundo ponto pompom… novamente duas correntes de espaço e novamente ponto pompom… siga até completar 8 pontos pompons e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro ponto.
05 – (1ª volta) – Faça ponto baixo no primeiro espaço de duas correntes entre um ponto pompom e outro, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.
06 – Faça duas correntes de espaço e faça 3 pontos altos formando 1 leque.
07 – Faça uma corrente e no espaço seguinte faça apenas 1 ponto pompom semelhante ao que já fizemos no inicio do trabalho. Novamente uma corrente e no espaço seguinte faça outro leque formado por 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.
08 – Siga intercalando e então teremos 4 leques divididos por 4 pontos pompons. Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro leque.
09 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça ponto baixíssimo no segundo ponto do leque, sempre que iniciar a volta faremos isso para pular o primeiro ponto de base. Em seguida faça duas correntes e faça ponto alto em cima do próximo ponto. No espaço de duas correntes dentro do leque faça 2 pontos altos.
10 – Faça duas correntes de espaço e faça mais 2 pontos altos dentro do mesmo espaço, siga com mais 2 pontos altos em cima dos pontos altos de base, veja que vai sobrar um ponto de base. Faça uma corrente de espaço e entre o leque o ponto pompom da volta anterior faça 1 ponto pompom.
11 – Faça uma corrente de espaço e no intervalo seguinte faça novamente ponto pompom… Uma corrente de espaço, pule o primeiro ponto de base do leque e siga com ponto alto em cima de ponto alto… no espaço de duas correntes faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos, siga com ponto alto até que sobre apenas 1 ponto de base do leque, faça uma corrente de espaço e faça a lateral como a anterior… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que iniciam a volta.
12 – Como explicado anteriormente, sempre que for iniciar a volta siga com ponto baixíssimo para o segundo ponto de base… faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com ponto alto em cima de ponto alto, nos cantos faça sempre 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos. Estes serão os aumentos que serão feitos iguais em cada volta… Na outra lateral trabalhe o leque de forma que fique sobrando 1 ponto de base como apresentado na imagem.
13 – Faça uma corrente, no primeiro espaço de uma corrente faça 1 ponto pompom, faça uma corrente, no segundo espaço faça 1 ponto alto, faça uma corrente de espaço e logo após o ponto pompom da volta anterior faça o segundo ponto pompom. Veja que o desenho do losango começa a se formar. Faça uma corrente, pule o primeiro ponto de base do leque seguinte e continue por toda a volta.
14 – Nos cantos faça como explicado no primeiro, sempre pulando o primeiro e o último ponto de base… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que iniciam a volta.
15 – Faça ponto baixíssimo no ponto de base seguinte, faça duas correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto… no canto faça como nas voltas anteriores… Não se esqueça de deixar sobrando o último ponto de base antes de trabalhar o ponto pompom.
16 – Faça uma corrente de espaço e faça o ponto pompom no espaço antes do primeiro ponto pompom da volta anterior. Siga com uma corrente de espaço e pontos altos nos espaços seguintes e faça o segundo ponto pompom após o segundo ponto da volta anterior para que o desenho vá se abrindo… Observe as imagens:
17 – Veja que nesta volta teremos 2 pontos altos entre um ponto pompom e outro… no cantos teremos 6 pontos altos em cada lateral do leque contando com os pontos feitos dentro do espaço de duas correntes…
18 – Bem, acredito que deu para entender bem como são feitas as voltas e agora basta seguir repetindo e o desenho segue sempre abrindo. Mais a frente vou explicar como fazer a diminuição do desenho formando o losango e como dar continuidade ao trabalho. Para este tapete fiz um total de 13 voltas contando a partir da volta que iniciam os leques. Esta primeira parte fica com 40cm ou seja, metade do tamanho que ficará o tapete. Você pode fazer quantas voltas desejar para depois começar a fechar o desenho, portanto se você quer um tapete maior com 2 metros e quer manter o mesmo desenho, esta primeira parte você precisaria trabalhar até atingir 1 metro. Simples não é mesmo?
19 – Na imagem acima tenho o trabalho com 13 voltas contando a partir da primeira volta de leques. Observe que tenho o desenho de apenas metade do desenho dos losangos. Se contar os pontos pompons a partir do primeiro seguindo em uma lateral teremos exatos 13 pontos pompons. Agora é hora de começar a fechar o desenho e dar continuidade ao trabalho, serão mais 15 voltas até concluir o trabalho incluindo o acabamento.
Como nas voltas anteriores faça ponto baixíssimo no próximo ponto de base, assim deixaremos de trabalhar no mesmo ponto onde finalizamos a volta. Faça 4 correntes, pule 1 ponto de base e faça ponto alto.
20 – Ao completar a volta vamos finalizar com ponto baixíssimo na terceira corrente como apontado com a agulha na primeira imagem. Siga fazendo uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto… Vai sobrar apenas 1 ponto antes de atingir o canto do leque.
21 – Após uma corrente de espaço faça um leque com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no canto como apresentado na imagem.
22 – Faça uma corrente de espaço, pule o primeiro ponto de base e faça ponto alto… siga com uma corrente de espaço sempre pulando 1 ponto de base e fazendo ponto alto, vai sobrar o último ponto de base do leque.
23 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto no espaço de uma corrente que fica antes do ponto pompom da volta anterior. Como nossa intenção é fechar o desenho central e formar o losango passaremos a fazer o primeiro ponto pompom sempre após o primeiro (ponto pompom) da volta anterior e o segundo será feito antes do segundo (ponto pompom) da volta anterior.
24 – Entre 1 ponto e outro faça apenas uma corrente de espaço como de costume…
25 – Veja que logo após o segundo ponto pompom será feito o primeiro ponto alto, uma corrente de espaço e pule o primeiro ponto de base do leque e siga com ponto alto… não se esqueça que no canto o leque será feito com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 4 que iniciam a volta sobrando uma corrente para formar o espaço como estão entre os demais pontos.
26 – Faça ponto baixíssimo na corrente que sobrou de espaço e em seguida faça ponto baixo no mesmo espaço. Faça 3 correntes, (isso mesmo, como temos ponto baixo apenas 3 correntes para iniciar a volta) faça ponto alto no espaço seguinte. Agora basta seguir fazendo uma corrente de espaço e ponto alto nos espaços da volta anterior até chegar no canto.
27 – Faça uma corrente, pule o primeiro ponto de base do leque e faça ponto alto em cima dos 2 pontos seguintes (faremos o leque como já fizemos no início) No canto formado por duas correntes faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos no mesmo espaço. Siga com ponto alto até que sobre apenas 1 ponto alto de base do leque para então fazer uma corrente de espaço.
28 – Após a corrente faça ponto alto no primeiro espaço de uma corrente da volta anterior… siga com uma corrente de espaço e ponto alto nos espaços de uma corrente… Lembre-se, o primeiro ponto pompom é feito logo após o ponto pompom da volta anterior… já o segundo será feito antes para que o desenho vá se fechando. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda das 3 correntes que iniciam a volta.
29 – As demais voltas são repetições desta última volta, se seguir como explicado o desenho do losango irá se fechando e os leques do canto do tapete vão aumentando… Siga até que o losango se feche completamente com apenas 1 ponto pompom. Confira as imagens para ver como vai ficando o desenho.
30 – Após concluir a volta que termina com apenas um ponto pompom, finalize com ponto baixíssimo.
Optei por fazer um acabamento liso, apenas com pontos altos para dar mais destaque ao desenho do tapete, mas você pode fazer um bico de acabamento se desejar!
A seguir o passo a passo para que fique igual ao apresentado nas imagens…
Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga fazendo ponto alto em cada espaço da volta anterior e em cima dos pontos altos de base como apresentado nas imagens…
31 – Nos cantos não muda, será feito exatamente como nas voltas anteriores sendo 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos…
32 – Siga fazendo ponto alto inclusive em cima do ponto pompom… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que iniciam a volta.
33 – Faremos mais uma volta com pontos altos para deixar a aba do tapete mais pesada e imponente. Após finalizar a volta anterior faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto… nos cantos faça como nas voltas anteriores… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
34 – Após finalizar a segunda volta de pontos altos faremos uma volta com pontos baixos, inicie com uma corrente e siga fazendo ponto baixo em cima de cada ponto de base…
35 – Nos cantos faça 1 ponto baixo, duas correntes e 1 ponto baixo no mesmo espaço… siga com ponto baixo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com agulha de tapeceiro para que o trabalho fique com um acabamento mais delicado… vamos ver como?
36 – Para finalizar com agulha de tapeceiro (agulha de costura) faça ponto baixo até o último ponto de base porém não finalize com ponto baixíssimo. Alongue bem o fio e corte.
37 – Com ajuda da agulha passe o fio de trás para frente no alto do primeiro ponto baixo (pule a corrente inicial)
38 – Em seguida passe o fio no alto do último ponto baixo, passe dentro da corrente saindo com o fio na parte de trás do tapete para então fazer o arremate. Basta costurar o fio por mais alguns pontos, dividir em duas partes e dar 2 nós para que fique bem firme. Veja que não dá pra perceber que finalizamos a volta neste ponto. 🙂
Tapete pronto: