Neste passo a passo vou explicar como fazer este lindo PORTA-SABONETE em crochê. Para este trabalho utilizei o fio Anne da Círculo S.A. Esta peça fica bem delicada sem contar que o fio Anne rende muito. Você vai amar fazer este mimo!
Esta foi uma sugestão da artesã Katia Ribeiro do blog www.katiaribeiro.com.br e serve como porta-sabonete ou qualquer outro item que queira utilizar como lembrancinha. Se você já trabalha com sabonetes artesanal vai facilitar e muito 🙂
MATERIAIS
- Fio Anne – Utilizei as seguintes cores: 7625, 3526, 9392 e 8001
- Agulha para crochê 1.75mm
- Pérola para acabamento (Utilizei a nº 6)
- Tesoura e agulha para cortes e acabamento
- Flor cravo – Passo a passo AQUI.
1 – Confeccionei a FLOR CRAVO utilizando o fio Anne. No miolinho utilizei a cor 7625, as pétalas com a cor 3526 e as folhas com a cor 9392. Segui o passo a passo que tem AQUI no blog e a única diferença é o tipo de fio utilizado já que no passo a passo da flor utilizei o fio Barroco multicolor.
2 – Para fazer a próxima etapa do trabalho vamos utilizar o fio Anne 8001 (branco)
3 – Na parte de trás da flor e logo embaixo das folhas do cantinho tem uma alça formada por 4 correntes, amarre o fio em uma destas alças.
4 – Prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.
5 – Faça duas correntes de espaço e em seguida faça 3 pontos altos ainda no mesmo lugar para formar um cantinho.
6 – Faça duas correntes, observe que mostrei com a agulha o último ponto de base que forma o cantinho da base:
7 – Após as duas correntes faça ponto alto em cima deste ponto. Faça duas correntes novamente e vamos fazer ponto alto em cima do ponto alto do meio no bloquinho que temos na base. Este ponto é o mesmo que já utilizamos para prender todos os pontos da folha e para que ela fique na parte de cima vamos pegar por dentro da folhinha, observe as imagens:
8 – Faça duas correntes e agora temos outro cantinho logo a frente, faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto, faça duas correntes e faça o leque dentro da alça que tem debaixo da folha.
9 – Veja como ficou no avesso:
10 – Após o leque basta seguir contornando a florzinha e finalize com ponto baixíssimo na segunda correte das duas que fizemos para formar o primeiro ponto alto. Veja que mostrei como fica no avesso:
11 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos do leque e faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes.
12 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro e complete o leque fazendo mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.
13 – Faça duas correntes e faça ponto alto em cima do último ponto alto do leque que está na volta anterior.
14 – Agora só seguir com duas correntes de espaço e ponto alto em cima de ponto alto… Observe que faremos ponto alto em cima do primeiro ponto alto do leque seguinte.
15 – Faça duas correntes e então faça o leque dentro de leque.
16 – Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto desta volta.
17 – 3ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas correntes. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque.
18 – Agora só seguir com a mais uma volta exatamente igual a anterior, observe que sempre faremos o primeiro ponto alto em cima do último ponto alto do leque da volta anterior… o restante não tem nada de diferente, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que fizemos para formar o primeiro ponto alto, corte o fio e arremate na parte de trás da peça. (Se quiser uma peça maior esta é a hora de fazer mais voltas antes de cortar o fio)
19 – Agora vamos preparar a parte de trás do porta-sabonete
Faça um anel mágico e após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
20 – Faça mais 2 pontos altos, duas correntes de espaço e faça 3 pontos altos.
21 – Novamente duas correntes de espaço e 3 pontos altos, mais uma vez duas correntes, 3 pontos altos e duas correntes de espaço. Teremos 4 grupinhos com 3 pontos altos cada.
22 – Puxe a ponta do fio para fechar o anel mágico e finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.
23 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes.
24 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no mesmo espaço formando um leque.
25 – Faça uma corrente de espaço e vamos fazer leque dentro do espaço seguinte.
26 – Uma corrente para separar e leque no terceiro espaço… uma corrente e leque no último espaço, uma corrente de espaço e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que fizemos para iniciar a volta.
27 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque.
28 – Faça duas correntes de espaço e faça ponto alto no espaço de uma corrente que tem entre um leque e outro na volta anterior.
29 – Faça duas correntes e faça leque dentro do leque seguinte. Agora só fazer por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que fizemos para iniciar a volta.
30 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque.
31 – Faça duas correntes e faça ponto alto em cima do último ponto alto do leque que fizemos na volta anterior. A partir de agora faremos igual já fizemos na flor… são duas correntes de espaço, ponto alto em cima do ponto alto, duas correntes e ponto alto em cima do primeiro ponto do leque, duas correntes e leque dentro de leque.
32 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que fizemos para iniciar a volta.
33 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque.
34 – Após o leque faça duas correntes, ponto alto em cima do último ponto do leque anterior… duas correntes e ponto alto em cima do ponto alto. Nada de novidade, agora só seguir com duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto. Não se esqueça de fazer ponto alto em cima do primeiro ponto do leque seguinte, duas correntes e só então fazer o leque… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente.
35 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque.
36 – Faça novamente toda a volta com duas correntes de espaço e ponto alto em cima de ponto alto, veja que teremos um total de 7 pontos altos entre um leque e outro, exatamente como fizemos na flor. Se optou por fazer um trabalho maior basta contar o número de pontos altos entre um leque e outro e fazer igual nesta segunda etapa.
37 – Finalize a volta com ponto baixíssimo, siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e não vamos cortar o fio e assim facilitar o trabalho futuramente já que vamos economizar com a quantidade de nó e visualmente ficará melhor.
38 – Quando fizer o último ponto baixíssimo, alongue bem o fio e passe o novelo por dentro da laçada, puxe para prender. Assim os pontos não vão se desmanchar e também não precisamos cortar o fio já que futuramente vamos voltar a trabalhar com ele.
39 – Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, na parte 2 vamos dar continuidade no trabalho e finalizar nosso porta-sabonete 🙂
Estão gostando do passo a passo? Não deixe de compartilhar! Utilize a caixa de comentários logo abaixo para deixar sua opinião, vou amar ler 🙂
–