Esta é a segunda parte do passo a passo do jogo de banheiro oval, CAPA PARA TAMPA DO VASO. Se quiser ver as outras partes do passo a passo visite os links abaixo:
- Jogo de banheiro oval – CAPA PARA TAMPA DO VASO – PARTE 1
- Jogo de banheiro oval – CAPA PARA TAMPA DO VASO – PARTE 3
- Jogo de banheiro oval – TAPETE DO LAVABO PASSO A PASSO
- Jogo de banheiro oval – TAPETE PARA O PÉ DO VASO
- Flor Catavento – Passo a passo
23 – Com a segunda flor faça 3 voltas com bloquinhos como explicado no passo a passo da flor e na primeira parte- Logo após finalizar a 3ª volta com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto nos 2 pontos de base que completam o leque.
24 – Dentro do espaço de duas correntes que formam o canto faça 2 pontos altos, duas correntes de espaços e mais 2 pontos altos. Siga na lateral seguinte com ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente faça apenas 1 ponto alto. Chegando no canto seguinte repita como neste primeiro. São 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
25 – 5ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça 5 correntes, pule os 4 pontos de base que faltam para terminar a lateral e já no canto faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos.
As 5 correntes iniciais são para fazer a primeira alça de 3 correntes e também o último ponto alto da volta quando finalizar com ponto baixíssimo na segunda corrente.
26 – Faça 3 correntes, pule 5 pontos de base e faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos no mesmo ponto de base. Siga por toda esta lateral fazendo leques. Vai ficar com um total de 5 leques sendo o último no canto seguinte. Após o último leque faça 3 correntes, pule 4 pontos de base e faça 2 pontos altos (1 em cada ponto de base).
27 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e novamente 2 pontos altos. Uma corrente de espaço e o terceiro conjuntinho terá 3 pontos altos como mostram as imagens… Os demais novamente com 2 pontos altos e então vai faltar 4 pontos altos para chegar no canto seguinte.
28 – Faça 3 correntes e repita o que foi feito na outra parte oval. Uma sequência com 5 leques sendo 5 pontos altos de base entre 1 e outro. Apenas nas laterais são 4 pontos de base. Na lateral seguinte será com bloquinhos sendo que o do meio ficará com 3 pontos altos igual a lateral oposta. Finalize com ponto baixíssimo na segunda correntinha das 5 que iniciam a volta e então ele formará o último bloquinho de 2 pontos altos. Observe as imagens.
29 – 6ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio das 3 correntes da volta anterior. Faça 3 correntes e dentro do primeiro leque faça 4 pontos altos.
30 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes que ficam entre um leque e outro. Novamente 3 correntes e no leque seguinte novamente 4 pontos altos… Faça por toda a parte oval até chegar na lateral seguinte.
31 – Chegando na lateral do tapete faça ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente. Na parte oval seguinte basta repetir o que já foi feito na primeira, na outra lateral faça como esta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 5 que iniciam a volta.
32 – 7ª volta – Inicie com 5 correntes e vamos trabalhar nos pontos altos do leque. No primeiro faça 2 pontos altos juntos no mesmo ponto de base, no segundo e terceiro não tem aumento e portanto faça apenas ponto alto em cima de ponto alto. No último ponto do leque faça novamente 2 pontos altos no mesmo ponto de base ficando então com 6 pontos altos no leque.
33 – Para passar para o leque seguinte faça 3 correntes e trabalhe novamente aumentos no primeiro e no último ponto do leque… Faça por toda a parte oval chegando então na outra lateral do tapete.
34 – Na lateral faça 2 pontos altos (sendo 1 em cada ponto ade base) uma corrente de espaço e novamente 2 pontos altos. Faça uma corrente de espaço e o terceiro bloquinho será com 3 pontos altos igual a 5ª volta.
35 – Na parte oval faça como na primeira, na outra lateral faça igual a esta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que iniciam a volta.
36 – 8ª volta – Faça 5 correntes, prende com ponto baixo na alça de 3 correntes da volta anterior. Faça novamente 3 correntes e trabalhe no leque da seguinte forma:
No primeiro e no último ponto de base do leque faça 2 pontos altos juntos, nos demais faça apenas ponto alto em cima de ponto alto ficando então com um total de 8 pontos altos em cada leque.
37- Entre um leque e outro faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na alça da volta anterior, 3 correntes e trabalhe no leque.
38 – Na lateral faça ponto alto em cima de ponto alto e 1 ponto nos espaços de uma corrente. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 5 que iniciam a volta. Corte o fio e arremate.
Esta peça ainda tem uma volta a menos que a que vai ficar na parte de dentro da capa. A 9ª volta nesta peça já vou fazer com outra cor.
39 – 9ª volta – Com o fio Barroco Multicolor (cor 9153) prenda com ponto baixo na mesma direção do segundo bloquinho da lateral. Assim ficará mais fácil fazer a emenda caso queira fazer no formato “luva” Após prender com ponto baixo faça mais uma corrente e etão ficará na mesma altura do primeiro ponto alto. A ponta que sobra não tem problema, depois basta fazer o acabamento no avesso da peça.
40 – Faça 1 ponto alto, contando com as correntes iniciais teremos então 2 pontos altos. Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 3 pontos altos… Siga fazendo os bloquinhos da lateral como nas voltas anteriores.
41 – Chegando na parte oval faça 3 correntes e nos leques não tem aumentos, faça apenas ponto alto em cima de ponto alto… Entre um leque e outro faça 3 correntes de espaço… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
ATENÇÃO: Ao completar a volta anterior minha segunda peça já tem o mesmo número de voltas da primeira peça, vou explicar como fiz a união para fazer a capa no formato “luva”. Caso queira fazer o outro modelo basta ignorar a união das peças e seguir trabalhando as voltas apenas na segunda peça e vou explicar no PASSO A PASSO PARTE 3 como fazer o outro modelo.
42 – Após finalizar a volta com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
43 – Posicione as duas peças de forma que fique avesso com avesso e faça o ponto alto seguinte pegando o primeiro ponto alto do 3º bloquinho de 2 pontos altos da peça de baixo. Observe a terceira imagem…
44 – O próximo ponto alto é feito no espaço de uma corrente da peça que está em cima e pegando o segundo ponto alto do 3º bloquinho da peça de baixo. (Não vai coincidir espaço com espaço porque a peça de baixo tem apenas bloquinhos com 2 pontos altos enquanto que a peça de cima tem um bloquinho com 3 pontos altos, porém não vai dar diferença)
O 4ª ponto alto é feito em cima do primeiro ponto alto do bloquinho com 3 pontos da peça de cima e fica no 4º espaço de uma corrente da peça de baixo… Agora basta seguir com pontos altos não deixando nenhum espaço na peça de cima nem na peça de baixo até completar a lateral.
ATENÇÃO: Se você vai fazer o outro modelo, não posicione a peça de baixo, basta fazer esta volta e as demais apenas na segunda peça… A outra parte para formar o encaixe faremos no próximo passo a passo.
45 – Chegando na lateral, faça uma corrente de espaço e em seguida faça ponto alto pegando as duas alças (da primeira e da segunda peça) Faça novamente uma corrente de espaço.
46 – No leque faça ponto alto em cima de ponto alto, não tem aumentos nem diminuições. Vai continuar com 8 pontos altos em cada leque e repuxando um pouco, isso fará com que a peça vista corretamente a tampa deixando a aba virada para baixo quando colocar na tampa.
47 – Entre um leque e outro faça uma corrente, ponto alto pegando as duas alças e uma corrente de espaço para então trabalhar o leque seguinte com ponto alto em cima de ponto alto… Siga até chegar na outra lateral.
48 – Na lateral faça ponto alto em cima de ponto alto sempre pegando os pontos da peça de baixo na mesma direção. Veja na terceira imagem… Trabalhe da mesma forma que foi feito na primeira lateral.
49 – Ao chegar no final da lateral ainda tem pontos na peça de baixo e na peça de cima teremos apenas a alça com 3 correntes para chegar na parte oval… Faça uma corrente de espaço e faça o ponto alto pegando a alça e o segundo ponto alto do último bloquinho de 2 pontos altos da peça de baixo. Observe com atenção a sequência de imagens…
50 – Após o ponto alto e uma corrente de espaço chega a hora de trabalhar o primeiro leque na segunda parte oval. Será feito ponto alto em cima de ponto alto com já vimos anteriormente, porém os 3 primeiros pontos altos do leque vai coincidir com os 3 últimos pontos altos da peça de baixo, veja as imagens….
51 – Agora basta seguir trabalhando os leques como na parte oval anterior, a única diferença é que não tem peça de baixo a ser presa nesta parte… Apenas ao chegar no último leque que teremos o inicio da parte de baixo que ficou solta e precisa ser presa também.
52 – No último leque são 8 pontos altos certo? Faça 5 deles e os 3 últimos faça petando os pontos altos da peça de baixo…
53 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto pegando a alça de 3 correntes da peça de cima e o primeiro ponto alto do bloquinho de 2 pontos altos da peça de baixo como mostrado na terceira imagem…
54 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto em cima de ponto alto da lateral na segunda peça e vai coincidir com o espaço de uma corrente da peça de baixo… Agora já vai dar pra contar os pontos e ver que ao completar a volta não vai sobrar pontos na peça de baixo também.
55 – Finalize com ponto baixíssimo e estará feito a emenda das duas peças. Agora podemos trabalhar apenas na peça de cima que na verdade já estão unidas formando uma única peça.
56 – 11ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça 1 ponto alto formando então o primeiro bloquinho com 2 pontos altos.
57 – Faça uma corrente de espaço e trabalhe um bloquinho com 3 pontos altos… siga fazendo os bloquinhos na lateral com apenas uma corrente de espaço entre um e outro…
58 – Faça uma corrente de espaço e faça um ponto alto no primeiro espaço de uma corrente antes de chegar no leque… Faça novamente uma corrente de espaço e faça ponto alto no segundo espaço… Faça uma corrente de espaço e vamos começar a trabalhar no primeiro leque.
59 – No leque, pule o primeiro ponto de base e faça ponto alto em cima de ponto alto até o último ponto de base. Veja que o leque vai fica com 7 pontos altos.
60 – Entre um leque e outro faça uma corrente de espaço e ponto alto nos espaços de uma corrente. Veja ficará com 2 pontos altos entre um leque e outro e 3 espaços de uma corrente… Inicie com ponto alto no segundo ponto de base do leque seguinte. Trabalhe por toda a parte oval sempre iniciando no segundo ponto de base de cada leque. Na lateral seguinte faça como a primeira… Finalize a volta com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
61 – 12ª volta – Com o Fio Barroco Maxcolor branco, prenda com ponto baixo em cima de um dos bloquinhos da lateral e faça mais uma corrente para dar altura do primeiro ponto alto. Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente até chegar no final da lateral.
62 – Após a lateral e antes do leque faça uma corrente de espaço e ponto alto no primeiro espaço de uma corrente… Uma corrente e ponto alto no segundo espaço… Uma corrente e ponto alto no terceiro espaço de uma corrente… Uma corrente e inicie ponto alto em cima do segundo ponto alto de base do leque. Faça até o último ponto alto ficando com um total de 6 pontos altos no leque.
63 – Novamente antes do leque seguinte trabalhe ponto alto nos espaços de uma corrente sempre fazendo uma corrente de espaço. Não se esqueça que sempre vai iniciar com ponto alto no segundo ponto de base do leque para que o desenho vá diminuindo. Esta diminuição é feita apenas no inicio do leque e seguirá com ponto alto até o último ponto… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
64 – 13ª volta – Faça duas correntes e em seguida mais 2 pontos altos (isso porque minha volta inicia em cima do bloquinho com 3 pontos altos, Veja a penúltima carreira do seu trabalho para ver se não iniciou na direção de um bloquinho com apenas 2 pontos altos). Faça toda a lateral igual a 11ª volta e na parte oval vai ficar com 4 pontos altos antes do leque… Vamos ver?
65 – Na parte oval teremos um total de 4 pontos altos separados por uma corrente de espaço antes do leque. Inicie os pontos altos no segundo ponto de base do leque e cada um vai ficar com 5 pontos altos. Basta repetir por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.
66 – 14ª volta – Inicie com duas correntes e na lateral faça ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente…
67 – Na parte oval antes do leque vai ficar com um total de 5 pontos altos separados por uma corrente de espaço e nos leques com apenas 4 pontos altos. Nunca se esqueça, sempre inicie no segundo ponto de base do leque… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
68 – 15ª volta – Inicie com duas correntes e nesta volta a lateral é feita com bloquinhos…
69 – Na parte oval antes do leque vai ficar com um total de 6 pontos altos separados por uma corrente de espaço e nos leques com apenas 3 pontos altos. Nunca se esqueça, sempre inicie no segundo ponto de base do leque… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
70 – 16ª volta – Inicie com duas correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente por toda a lateral…
71 – Na parte oval antes do leque vai ficar com um total de 7 pontos altos separados por uma corrente de espaço e nos leques com apenas 2 pontos altos. Nunca se esqueça, sempre inicie no segundo ponto de base do leque… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
72 – 17ª volta – Inicie com duas correntes e nesta volta a lateral é feita com bloquinhos…
73 – Na parte oval antes do leque vai ficar com um total de 8 pontos altos separados por uma corrente de espaço e nos leques com apenas 1 pontos altos. Nunca se esqueça, sempre inicie no segundo ponto de base do leque… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo corte o fio e arremate.
74 – Para fazer o acabamento amarre o fio Barroco Maxcolor (9153) no primeiro espaço entre os bloquinhos de uma das laterais. Prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.
75 – Faça duas correntes e em seguida faça 2 pontos altos utilizando o último ponto alto como alça. Observe bem a segunda imagem. Em seguida faça 3 pontos altos no mesmo espaço do entre os bloquinhos completando o primeiro “cogumelo”.
76 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no espaço seguinte entre os bloquinhos… Novamente sem fazer corrente de espaço faça outro “cogumelo” no terceiro espaço… Siga em toda a lateral e veja que no último espaço entre bloquinhos da lateral será preso com ponto baixo.
77 – Na parte oval faça um “cogumelo” no primeiro espaço de uma corrente. Pule um espaço e prenda com ponto baixo no terceiro espaço…
78 – Pule um espaço e faça “cogumelo” no espaço seguinte… Faça por toda a parte oval e veja que vai chegar na lateral precisando pular o último espaço da parte oval e prender com ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente entre os bloquinhos da lateral… Siga normalmente por toda a volta do tapete…
79 – Desta forma vai terminar prendendo com ponto baixo e sobrando um espaço para chegar no primeiro “cogumelo”. Prenda com ponto baixo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto ou corte o fio e arremate com a ajuda de uma agulha de tapeceiro. Corte as sobras e seu tapete estará pronto!
Chegamos ao final deste passo a passo, mas se você optou por fazer o encaixe com correntinhas temos ainda a terceira parte deste passo a passo explicando! Acesse através dos links abaixo:
- Jogo de banheiro oval – CAPA PARA TAMPA DO VASO – PARTE 1
- Jogo de banheiro oval – CAPA PARA TAMPA DO VASO – PARTE 3
- Jogo de banheiro oval – TAPETE DO LAVABO PASSO A PASSO
- Jogo de banheiro oval – TAPETE PARA O PÉ DO VASO
- Flor Catavento – Passo a passo