Neste passo a passo vamos aprender como confeccionar CAPA PARA A TAMPA DO VASO que compõe o jogo de banheiro oval. Este jogo de banheiro foi uma adaptação que fiz de um modelo de tapete e o passo a passo do TAPETE DO LAVABO e do PÉ DO VASO já estão disponíveis aqui no blog, confira nos links abaixo!
- Jogo de banheiro oval – CAPA PARA TAMPA DO VASO – PARTE 2
- Jogo de banheiro oval – CAPA PARA TAMPA DO VASO – PARTE 3
- Jogo de banheiro oval – TAPETE DO LAVABO PASSO A PASSO
- Jogo de banheiro oval – TAPETE PARA O PÉ DO VASO
- Flor Catavento – Passo a passo
ATENÇÃO: Criação/Adaptação exclusiva para o site croche.com.br – Não autorizo cópia para PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.
MATERIAIS
- Fio Barroco Multicolor – Cor 9153 (para flores e detalhes)
- Fio Barroco Multicolor – Cor 9392 (para as folhas)
- Fio Barroco Maxcolor – Cor 8001 – 1 novelo de 426m (400g)
- Agulhas para crochê 3.0mm para fazer as flores e 3.5mm para fazer o tapete
- Tesoura, agulha de tapeceiro e pérola para cortes e acabamentos
- Flors Catavento – Passo a passo AQUI
- Tamanho da peça pronta: 58 x 52
MATERIAIS – Para o jogo de banheiro com 3 peças
- 1 novelo de 400g (452m) Fio Barroco Multicolor – Cor 9153 (para flores e detalhes)
- 1 novelo de 100g (112m) Fio Barroco Multicolor – Cor 9392 (para as folhas)
- 2 novelos de 400g (452m cada) Fio Barroco Maxcolor – Cor 8001
- Agulhas para crochê 3.0mm para fazer as flores e 3.5mm para fazer o tapete
- Tesoura, agulha de tapeceiro e pérolas para cortes e acabamentos
- 6 Flore Catavento – Passo a passo AQUI
01 – Confeccione duas flores utilizando a agulha 3.0mm e ela ficará bem delicada. Para fazer a flor visite o passo a passo que temos AQUI. No passo a passo já está explicando como fazer esta base com o fio branco. Já com a agulha 3.5mm faça 3 voltas ficando como nas imagens abaixo. (Não se preocupe, no passo a passo da flor já está tudo explicadinho como fazer as alças e a base)
02 – 4ª volta – Logo após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto nos 2 pontos de base que completam o leque.
03 – Dentro do espaço de duas correntes que formam o canto faça 2 pontos altos, duas correntes de espaços e mais 2 pontos altos. Siga na lateral seguinte com ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente faça apenas 1 ponto alto. Chegando no canto seguinte repita como neste primeiro. São 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
04 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos de base até chegar no canto onde tem duas correntes de espaço e faça ponto baixíssimo na primeira das duas correntes.
05 – 5ª carreira – Faça 3 correntes e em seguida faça ponto alto dentro do espaço que forma o canto (onde sobrou apenas uma corrente).
05 – Faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto de base da lateral, faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça uma sequência de 2 pontos altos. Novamente corrente de espaço e 2 pontos altos… Siga até que falte 4 pontos de base para chegar no canto.
06 – Faça 3 correntes e dentro do canto faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos.
07 – Novamente 3 correntes de espaço, pula 5 pontos de base e faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos no mesmo ponto de base, ou seja, no sexto ponto da lateral seguinte.
08 – Agora só seguir com alças de 3 correntes e pulando 5 pontos de base para fazer o leque como nas imagens até que chegue no canto seguinte. Após o canto pule apenas 4 pontos de base e então siga com a lateral como a primeira. No final desta carreira teremos um total de 3 pontos altos juntos sendo o primeiro feito no último ponto de base da lateral, 1 no espaço de duas correntes e o 3º na segunda corrente das duas que formam o canto.
09 – 6ª carreira – Faça duas correntes, vire e volte com ponto alto em cima de ponto alto até chegar na alça de 3 correntes.
10 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na alça da carreira anterior, novamente 3 correntes e faça 4 pontos altos dentro do leque.
11 – Na parte oval será sempre assim, são 3 correntes, prende com ponto baixo na alça da carreira anterior, novamente 3 correntes e faça 4 pontos altos dentro do leque… faça por toda a parte oval desta forma. Na outra lateral faça toda com pontos altos como na primeira.
12 – 7ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça mais 2 pontos altos para ficar como na 5ª carreira. Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 2 pontos altos… siga por toda a lateral até chegar na parte oval.
13 – Na parte oval faça 3 correntes e em seguida faça 2 pontos altos juntos no primeiro ponto de base dos 4 que formam o leque.
14 – Nos 2 seguintes não tem aumento, faça apenas ponto alto em cima de ponto alto… No 4º ponto de base novamente faça 2 pontos altos juntos ficando então com 6 pontos altos neste leque.
15 – Faça 3 correntes de espaço e siga para o próximo leque onde trabalhará da mesma forma. Agora basta repetir em toda a parte oval, na lateral seguinte será como na primeira, faça até o último ponto de base sendo que o último bloquinho ficará com 3 pontos altos juntos como no início da carreira.
16 – 8ª carreira – Faça duas correntes, vire e volte com ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente por toda a lateral. Quando chegar na parte oval faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes da carreira anterior. Faça 3 correntes e vamos trabalhar nos leques.
17 – Como na volta anterior, os aumentos serão feitos no primeiro e no último ponto de cada leque ficando da seguinte forma: 2 pontos altos juntos no mesmo ponto de base, uma sequência de 4 pontos altos e novamente 2 pontos altos juntos no último ponto de base. Cada leque vai ficar com 8 pontos altos.
18 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça da carreira anterior entre um leque e outro, novamente 3 correntes e continue no leque seguinte da mesma forma que fez no primeiro. Siga por toda a parte oval e na lateral faça igual a primeira.
ATENÇÃO: Se for fazer o encaixe da tampa com correntinhas como a imagem abaixo, corte o fio e arremate na 8ª carreira.
Se for fazer o encaixe tipo “luva” unindo as duas partes faça até que fique com a medida da tampa continue fazendo voltas até que fique com a mesma medida. Para que fique com a medida da tampa do meu aparelho sanitário vou precisar fazer mais uma carreira e então o encaixe ficará perfeito, mas não se preocupe, vou explicar como fazer das duas maneiras.
Apesar desta imagem ser feita com a peça em cima da tampa, ela na verdade será a parte de dentro.
19 – 9ª carreira – Como dito acima, preciso fazer mais uma carreira para o formato “luva”. Para esta carreira faça duas correntes, vire e faça mais 2 pontos altos… Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça 2 pontos altos. Siga por toda a lateral até chegar na parte oval.
20 – Na parte oval faça 3 correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto, desta vez não terá aumentos portanto cada leque vai continuar com 8 pontos altos.
21 – Sempre que for passar de um leque para o outro faça apenas 3 correntes de espaço. Na outra lateral faça como na primeira. Finalize a carreira, corte o fio e arremate. (Se quiser fazer em formato luva e sua tampa for mais larga, basta seguir o passo a passo da parte de cima para ver como seriam as próximas carreiras na parte oval onde já vai iniciar as diminuições. O link explicando a parte de cima está logo no final desta postagem).
Fica assim a primeira parte da capa. Reserve esta peça e vamos iniciar uma segunda peça com a outra flor no próximo passo a passo.
Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Abaixo os links para continuar o trabalho.