Esta é a segunda parte do passo a passo do TAPETE PARA TAMPA DO VASO bico duplo, para ver o inicio deste passo a passo siga o link abaixo:
- JOGO DE BANHEIRO OVAL BICO DUPLO – TAPETE DA TAMPA DO VASO PARTE 1
- JOGO DE BANHEIRO OVAL BICO DUPLO – TAPETE DO VASO
- JOGO DE BANHEIRO OVAL BICO DUPLO – TAPETE DA PIA/LAVABO
MATERIAIS UTILIZADO NESTA PARTE DO PASSO A PASSO
- Barbante número 6 – Branco (utilizei o barbante EuroRoma 200)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos.
A lista completa dos materiais utilizado em todo o tapete está na parte 1 do passo a passo.
Seguindo a primeira parte do passo a passo o trabalho ficou como na imagem abaixo…
28 – No avesso da peça, prenda o barbante branco no pé do ponto alto que divide a primeira carreira de leques. Faça 6 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto seguinte que divide os leques como nas imagens abaixo.
29 – Siga fazendo alças com 6 correntes até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo.
30 – Faça duas correntes e em seguida faça um ponto alto em cada corrente e inclusive em cima do ponto baixo que prende e divide as alças. Nesta volta não faremos aumentos. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
31 – Iniciando a segunda volta, faça duas correntes, siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto até chegar na parte oval do tapete onde faremos aumentos. Veja que sinalizei com a agulha na quarta imagem a direção dos aumentos que fizemos na primeira fase do tapete, então vamos repetir estes aumentos na mesma direção. Não precisa ficar exatamente na direção, basta ser mais ou menos na mesma direção.
32 – Veja que pontilhei na primeira faze do tapete e então faremos o primeiro aumento. Após fazer o primeiro aumento, pule 7 pontos de intervalo e faça o segundo aumento, novamente mais 7 pontos de intervalos e faça o terceiro aumento. Note que eles ficarão mais ou menos alinhados aos aumentos da primeira fase. Todos estes aumentos são em apenas um dos 4 cantos do tapete.
33 – Em seguida, vamos trabalhar por toda a frente do tapete até chegar no segundo canto do tapete onde vamos repetir os aumentos. Na segunda imagem veja que pulei 23 pontos e então chegamos na mesma direção do primeiro aumento do segundo canto do tapete. Após fazer o primeiro aumento pule 7 pontos e faça o segundo aumento, pule novamente 7 pontos e faça o terceiro aumento. Em seguida trabalhe toda a lateral do tapete até chegar no terceiro canto onde repetirá os aumentos e assim até completar a volta. Finalize com ponto baixíssimo.
34 – Para iniciar a 3ª carreira suba com duas correntes, faça ponto alto em cima de ponto alto até chegar na parte oval onde faremos aumentos.
35 – Este é o canto direito do tapete, considerando que o crochê é feito da direita para a esquerda (a menos que sejas canhoto) Então consideramos como canto direito o primeiro canto após fazer a lateral que determina o comprimento do tapete. O primeiro canto após a largura então será o canto esquerdo. No canto direito faremos os aumentos sempre no primeiro ponto alto de aumento da volta anterior.
No canto esquerdo do tapete faremos os aumentos sempre no segundo ponto alto de aumento da volta anterior como indicado com a agulha.
Finalize a volta com ponto baixíssimo
36 – Inicie a 4ª volta com duas correntes, faça ponto alto em cima de ponto alto e não se esqueça de fazer os pontos de aumentos em todos os cantos do tapete.
37 – A 5ª volta também não tem alterações então faça ponto alto em cima de ponto alto não se esquecendo de fazer os pontos de aumento nos cantos.
38 – Na 6ª e ultima volta também não faremos alterações, não se esqueça de fazer os pontos de aumento nos cantos do tapete, finalize a volta com ponto baixíssimo.
39 – A sétima volta será a primeira volta de leques, inicie com duas correntes e faça mais 2 pontos altos no mesmo ponto de base, faça duas correntes de espaço e em seguida mais 3 pontos altos no mesmo ponto de base.
40 – Pule dois pontos de base e faça ponto alto, em seguida pule mais dois pontos de base e novamente faça um leque, ficando então sempre entre um leque e outro um ponto alto. Siga intercalando até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha que iniciamos a volta. Ao fazer o ultimo ponto alto vai faltar 3 pontos de base para arrematar no leque, não tem problema, pule os três pontos e arremate.
41 – Para iniciar a 8ª volta, faça ponto baixíssimo até chegar ao meio do leque e faça ponto baixo. Suba com duas correntes e faça leque dentro de leque
42 – No lugar dos pontos altos que divide os leques faça ponto alto em relevo. Observe que para fazer ponto em relevo pega-se por trás do ponto alto de base. Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
43 – Faça um cordão de correntes e utilize a parte central em vermelho como referência, deixe sobrando um pedaço suficiente fazer um laço.
44 – Passe o cordão de corrente por debaixo dos pontos altos que servem de base para os leques e para os pontos altos que divide os leques como apontei com a agulha. Tome o cuidado de iniciar sempre onde fará o laço para finalizar.
O trabalho fica assim: Um tapete com duas flores, agora vamos ver como fazer a parte de dentro para transformá-lo em uma capa para vestir na tampa do aparelho sanitário.
45 – Utilizando o barbante branco, veja que vamos trabalhar no avesso do tapete. Entre um leque e outro temos os pontos altos que os dividem. Prenda com ponto baixo em um destes pontos que fica bem na metade do tapete. Veja na segunda e terceira imagem que peguei um ponto alto de base (que divide os leques da parte branca) que fica bem na divisão entre uma flor e outra.
46 – Faça 6 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto seguinte… siga fazendo alças com 6 correntes até chegar na outra metade do tapete.
47 – Agora vamos trabalhar voltando nestas alças. Faça 8 correntes e prenda com ponto alto em cima do ponto baixo que divide as alças. Em seguida faça 5 correntes e prenda com ponto alto no ponto baixo seguinte… siga até o final. (fiz 8 correntes para iniciar a carreira porque a alça tem 5 correntes + 2 correntes que servirá como um ponto alto + uma corrente onde vamos fazer o ponto alto ao voltar. Total 8)
48 – Faremos mais uma carreira com alças de 5 correntes, então faça 8 correntes para virar e faça ponto alto em cima de ponto alto, faça 5 correntes e ponto alto em cima de ponto alto…
Ao chegar no final da carreira faça o ponto alto na terceira corrente, assim a alça ficará também com 5 correntes como as outras.
49 – Agora faremos duas carreiras (ir e voltar) com alças de 4 correntes. para iniciar faça 7 correntes e em seguida faça alças com 4 correntes.
50 – Agora faremos duas carreiras (ir e voltar) com alças de 3 correntes, então para virar faça 6 correntes e prenda com ponto alto, em seguida siga fazendo alças com 3 correntes.
51 – Em seguida faremos duas carreiras (ir e voltar) com alças de duas correntes. Para iniciar a carreira faça 5 correntes e prenda com ponto alto, em seguida siga fazendo alças com duas correntes.
55 – Em seguida faremos duas carreiras (ir e voltar) com alças de uma correntes. Para iniciar a carreira faça 4 correntes e prenda com ponto alto, em seguida siga fazendo alças com duas correntes.
55 – Em seguida faremos uma carreira somente com pontos altos sem intervalos. Para iniciar a carreira faça 3 correntes e prenda com ponto alto, em seguida siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto. A carreira de volta faça um ponto alto e pule um ponto sem fazer corrente de espaço. Veja as imagens…
56 – Para finalizar faça 1 ponto alto bem no meio e 1 ponto alto na outra lateral, corte o fio e arremate. Veja como fica…
57 -Ainda com o barbante vermelho, vamos fazer um acabamento na borda do trabalho. Prenda com ponto baixo e faça ponto picô por toda a borda, arremate e corte o fio e então vamos aplicar a flor para finalizar o trabalho.
58 – Na primeira parte do passo a passo explique que em uma das flores não precisaria fazer uma base quadrada. Vamos utilizar ela para aplicar no trabalho por este motivo não precisa da base. Veja nas imagens que amarrei 7 pedaços de barbante vermelho na flor para em seguida prendê-la no trabalho. Esta flor pode ser costurada de forma que não apareça os pontos, estou fazendo desta forma para mostrar outra opção já que temos uma trama vazada e muitas pessoas sentem dificuldade para fazer a costura. Observe na segunda imagem que a flor tem 8 pétalas porém só amarrei o barbante em 7.
59 – Estou apontando com a agulha justamente a oitava pétala que não tem o barbante, veja na segunda imagem que esta pétala vai ficar na parte de baixo e então não precisa ser presa.
60 – Posicionei bem a flor, puxei os fios para a parte de dentro da peça e para facilitar o acabamento virei no avesso. Antes de dar os nós em definitivo apenas prenda e certifique-se de que ela está bem posicionada. Em seguida amarre-a bem, corte as sobras e o tapete para tampa do vaso estará pronto!
Uma dica, se esta trama ficar grande para o tamanho da tampa do seu aparelho sanitário. Tire a medida da largura e em seguida prenda na parte branca a volta que melhor ajustar ao tamanho desejado.
Chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado e conseguido entender. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para [email protected] e vamos ajudar você!
Veja quanto passo a passo temos aqui no blog, são mais de 60!
Clicando nos links acima você encontra todos os passo a passo que estão nestas categorias!