Esta é a FLOR RHOSANGELA, uma linda adaptação feita pela artesã Rhosângela Oliveira. Esta flor surgiu da união das flores Brinco-de-princesa e flor Narciso.
A Rhosângela fez um vídeo bem detalhado com várias dicas e publicou em seu CANAL NO YOUTUBE, para assistir clique AQUI. Aproveitem para se inscrever! Sempre que possível ela posta passo a passo e com certeza vocês vão amar. Ela também tem página no Facebook, veja AQUI.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 6375 (Uva)
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 6214 (Violeta)
- Fio Barroco Multicolor – Cor 9384
Veja como fica a flor pronta, linda não é? A Roshangela Oliveira disse que pretende fazer um trilho de mesa utilizando esta flor, se ela postar eu coloco a fotografia aqui para inspirar vocês.
01 – Inicie com 12, enrole o fio na agulha e volte na terceira corrente contando da agulha para trás e faça ponto alto.
02 – Em seguida faça mais 1 ponto alto no mesmo lugar e teremos então um conjuntinho de 3 pontos altos contando com as duas correntes que pulamos ao voltar na terceira corrente.
03 – Na próxima correntinha (4ª corrente) pegando apenas 1 fio faça 3 pontos altos.
04 – Faça 3 pontos altos na próxima corrente, veja que o trabalho já começa a enrolar sozinho e temos 3 conjuntinhos com 3 pontos altos cada um. Se quiser o miolinho lisinho basta seguir fazendo 3 pontos altos em cada corrente até chegar no final… para fazer os biquinhos vamos ao próximo passo?
05 – Após o terceiro conjuntinho de pontos altos faça 3 correntes, volte no pé das correntes e prenda com ponto baixo formando o ponto picô.
06 – Após o ponto picô siga para a próxima corrente e faça 3 pontos altos no mesmo lugar… após os 3 pontos altos repita o ponto picô.
07 – Agora só seguir intercalando, a cada 3 pontos altos faça 1 ponto picô… até chegar no final da corrente e teremos um total de 8 pontos picôs terminando com um conjuntinho de 3 pontos altos. Como temos uma grande quantidade de pontos para a correntinha inicial, o trabalho enrola facilmente formando a flor brinco-de-princesa.
08 – Após o último conjuntinho de 3 pontos altos prenda com ponto baixíssimo atrás do 3º ponto picô, isso contando do primeiro que fizemos… observe as imagens:
09 – Faça duas correntes para dar distancia de chegar no miolinho da flor e prenda com ponto baixo no pé do conjuntinho de 3 pontos altos na parte de trás. Veja que na direção do ponto picô tem um fio que divide 2 conjuntinhos de pontos altos, prenda exatamente nele como apresentado na terceira imagem:
10 – Faça duas correntes, siga para o próximo fio que divide os conjuntinhos de pontos altos e prenda com ponto baixo… teremos uma alça com duas correntes… Siga fazendo alças com duas correntes sempre prendendo com ponto baixo no fio que divide os conjuntinhos… teremos um total de 6 alças com 2 pontos altos. Finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo (o que fizemos logo após as duas correntes de distância)
11 – Agora vamos trabalhar nas 6 alças. Em cada uma delas faça 3 pontos baixos, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou alongue o fio e corte e faça o acabamento com agulha de tapeceiro.
12 – Para trabalhar as pétalas e a base para as mesmas utilizei o fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 6214. Prenda com ponto baixo em um dos pontos baixo da base e faça 4 correntes para dar altura do primeiro ponto alto triplo.
13 – Enrole o fio 3 vezes na agulha e faça ponto alto triplo no próximo ponto de base.
14 – Faça 4 correntes e faça ponto alto no próximo ponto de base.
15 – Novamente 4 correntes, enrole o fio 3 vezes na agulha e faça ponto alto tripo no próximo ponto de base. Sem fazer corrente de espaço, enrole o fio 3 vezes na agulha e faça ponto alto triplo no próximo ponto de base.
16 – Agora só seguir repetindo, 4 correntes ponto alto, 4 correntes e sequência de 2 pontos altos triplos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na 4ª corrente que forma o primeiro ponto alto triplo.
17 – Vamos trabalhar as pétalas nos pontos altos triplos. Veja que primeiro faremos nas 4 correntes que formam o primeiro. Enrole o fio na agulha e faça meio ponto alto.
18 – Enrole o fio na agulha novamente e faça meio ponto alto… siga fazendo até completar 8 (meio ponto alto) – No vídeo a Rhosangela fez com 8 pontos, mas na agulha soft fica difícil essa quantidade de pontos e por isso fiz com 8 pontos apenas. Para contar a quantidade veja que sempre vai ter uma alça a mais na agulha, então se fizer 8 vezes meio ponto alto na agulha teremos 9 alças já que uma é da laçada inicial.
19 – Após o último meio ponto alto, lace o fio e passe em apenas uma das alças.
20 – De agora em diante lace o fio e passe em duas alças…. siga até o final sempre passando em duas alças.
21 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no pé das correntes formando um ponto picô.
22 – Em seguida enrole o fio na agulha e vamos trabalhar a outra lateral da pétala no ponto alto triplo. Repita meio ponto alto por novamente 8 vezes, tire o primeiro passando a laçada por uma alça e todos os demais em duas alças.
23 – Quando terminar de tirar todas as alças da pétala prenda com ponto baixo atrás do ponto picô.
24 – Faça duas correntes e em seguida faça 2 pontos baixos na alça de 4 correntes, aquela que fica antes do ponto alto.
25 – Faça 3 correntes e faça 2 pontos baixos na alça seguinte.
26 – Agora só repetir a pétala seguinte fazendo cada lateral em um dos pontos altos triplos. Siga até completar as 8 pétalas e finalize com ponto baixíssimo atrás do ponto picô da primeira pétala. Alongue bem o fio como vou mostrar no próximo passo.
27 – Veja que deixei uma boa sobra de fio para costurarmos as pétalas e assim deixá-las bem aberta.
28 – Com o fio em uma agulha de tapeceiro conduza-o até o miolo da pétala e em seguida conduza-o para o lado direito até chegar no ponto alto que fica entre uma pétala e outra.
29 – Na frente da flor organize as pétalas de forma que um lado fique sempre em cia da outra… cada pétala ficará com um lado em cima outro embaixo como mostrado na imagem.
30 – Passe com a agulha no alto do ponto alto saindo na parte da frente prendendo a lateral de uma pétala e da outra.
31 – Volte com o fio prendendo as duas pétalas na direção do miolinho, veja que estou indo com o fio em direção ao centro da pétala que está com a metade na parte de baixo.
32 – Agora só seguir para a direita da flor novamente até chegar no ponto alto, repetir o mesmo processo para prender mais duas lateral de pétala da mesma forma… siga por toda a flor até completar a volta e vai coincidir com a ponta inicial… amarre bem e corte as sobras.
33 – Para fazer as folhas e a base das mesmas utilizei o fio Barroco Multicolor 9384. Amarre o fio em uma das alças de 3 correntes que tem entre uma pétala e outra. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. No vídeo ela explicou como fazer uma base diferente e também ficou linda!
34 – Faça mais 3 pontos altos e em seguida faça 4 correntes. Enrole o fio na agulha e faça ponto alto no alto do 4º ponto alto. Observe as imagens:
35 – Em seguida faça 4 pontos altos na alça formando um dos cantinhos.
36 – Faça duas correntes de espaço e repita o cantinho na próxima alça… são 4 pontos altos, 4 correntes e ponto alto atravessado pegando no pé das correntes. Novamente 4 pontos altos. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.
37 – Siga com ponto baixíssimo nos próximos pontos altos e faça ponto baixo no ponto alto que fica atravessado.
38 – Faça 5 correntes, prenda com ponto baixo no ponto alto atravessado. Faça 8 correntes e prenda com ponto baixo novamente. Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo e teremos então a folha prontinha em um dos cantos.
39 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no espaço de duas correntes. Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto atravessado. Neste espaço faça outra folha… Agora só seguir repetindo por toda a volta, finalizar com ponto baixíssimo, corte o fio e faça o acabamento.
Chegamos ao final de mais um passo a passo. Quero deixar meu abraço e agradecimento especial a Rhosangela Oliveira que com sua habilidade adaptou esta flor e autorizou o passo a passo para que todos vocês tenham acesso e utilizem em seus trabalhos.
A nossa forma de retribuir o carinho é compartilhando este passo a passo para que alcance o máximo de pessoas possíveis.
Forte abraço,
Samuel Ramos.