No passo a passo de hoje vamos aprender como confeccionar este lindo trilho/caminho de mesa com a flor rasteirinha. Apesar da quantidade de flores e folhas utilizadas neste trilho ele é super fácil, tem apenas alguns segredinhos que facilitam a montagem e vamos ver todos eles no decorrer do passo a passo. Antes quero alertar para não se animar e confeccionar todas as flores, pois este é um dos segredos que facilitam a montagem, elas são as ultimas a serem feitas e aplicadas ao trabalho.
MATERIAIS
- Fio Duna na cor branca (2 novelos de 170m ou 1 novelo de 340m)
- Fio Duna na cor vermelha 3536 (2 novelos de 170m ou 1 novelo de 340m – gasta apenas pouco mais de 170m)
- Fio Duna na cor verde 9392 (1 novelo de 170m)
- Agulha para crochê 2.5mm
- Tesoura e agulha de costura para cortes e acabamentos
- FLOR RASTEIRINHA – PASSO A PASSO AQUI (20 flores)
- FOLHA – PASSO A PASSO AQUI (18 Folhas)
- Tamanho do trabalho: 146×50
01 – Para iniciar confeccione 3 flores para utilizar no centro do trilho, para isto siga o passo a passo exatamente como temos no blog. (AQUI) Amarre o fio branco em um dos 8 leques, as próximas voltas deste trabalho é todo feito em leques.
Leque = 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos
02 – Faça 3 correntes de espaço e trabalhe leque dentro de leque novamente… nesta volta são 3 correntes de espaço, faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha das 3 iniciais que formam o primeiro leque.
03 – Para iniciar a segunda volta, ande com ponto baixíssimo sobre os pontos altos e faça ponto baixo no meio do leque. Faça leque dentro do leque.
04 – Faça duas correntes de espaço e em seguida faça 1 leque na alça de 3 correntes que separam os leques da volta anterior, observe as imagens…
05 – Em seguida faça novamente duas correntes e faça leque dentro de leque… siga por toda a volta sempre fazendo um leque dentro do leque da volta anterior e outro na alça de 3 correntes… Finalize com ponto baixíssimo.
06 – Na terceira volta faça leque dentro de leque e entre um e outro faça 3 correntes de espaço.
07 – A quarta volta é semelhante a anterior, leque dentro de leque com 3 correntes de espaço entre uma e outra.
08 – Na quinta volta siga fazendo leque dentro de leque e desta vez faça 4 correntes de espaço entre um leque e outro…
09 – Na sexta volta siga fazendo leque dentro de leque e desta vez faça 5 correntes de espaço entre um leque e outro… Finalize a volta com ponto baixíssimo.
10 – Na sétima volta, faça leque dentro de leque e sem fazer corrente de espaço faça um leque na alça de 5 correntes da volta anterior, em seguida novamente sem corrente de espaço faça leque dentro de leque… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
11 – Na oitava e ultima volta faça leque dentro de leque com uma corrente de espaço entre um leque e outro. Finalize a volta com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Faça 3 peças iguais a esta.
12 – Agora faça as folhas (PASSO A PASSO DA FOLHA AQUI) O segredinho é deixar um pedacinho de fio suficiente para prender a folha na parte branca para depois arrematar e cortar as sobras.
13 – Utilizando uma agulha de costura, passe o fio em um dos leques da parte branca, passe na folha, passe novamente na parte branca e novamente na folha, em seguida esconda a ponta do fio na parte do avesso da folha, arremate e corte as sobras. Clique nas imagens para ampliar.
Siga fazendo folha e prendendo na parte branca sempre pulando 2 leques que serão utilizados posteriormente para prender as flores, faça 6 folhas sempre prendendo em uma das peças, já a sétima folha será presa em duas peças…
14 – A sétima folha vamos fazer diferente, faça apenas 11 correntinhas e em seguida prenda com ponto baixo na outra parte branca, em seguida faça a folha e desta vez sem precisar voltar na terceira correntinha… como vai ser presa com ponto baixo volte na 11ª correntinha já fazendo a folha como as anteriores… desta forma ela ficará presa pela ponta em uma peça.
15 – Ao finalizar a folha, prenda o pezinho da folha na primeira peça deixando novamente dois leques de espaço como mostra as imagens abaixo.
Em seguida prenda mais 4 folhas na segunda peça (sempre deixando 2 leques de espaço) repita novamente uma folha presa na terceira peça pra então prender na segunda peça. Ao todo serão 18 folhas, veja na imagem abaixo como elas ficam distribuídas…
16 – Após prender todas as folhas vamos fazer as flores (PASSO A PASSO DA FLOR AQUI) A única diferença é que esta flor foi feita com ponto picô na segunda camada de pétalas, desta forma ao prender nas folhas e no trilho ficam todas com biquinhos.
Na segunda camada de pétala prenda com ponto baixo, faça 3 pontos altos e em seguida faça 1 ponto picô.
17 – Novamente 3 pontos altos e prenda com ponto baixo finalizando uma pétala.
18 – Para prender no trabalho, após fazer os 3 pontos altos, no lugar de fazer um ponto picô faça um ponto baixo na pontinha da folha, em seguida faça 3 pontos altos e finalize a pétala com ponto baixo, observe as imagens…
19 – Da mesma forma prenda com ponto baixo nos leques do trilho, em seguida prenda na outra folha e faça as outras pétalas para finalizar a flor. Arremate, esconda as pontinhas e corte as sobras.
Veja que entre as duas partes branca do trilho a flor fica presa nas duas peças e na folha.. Isso será feito nas duas junções do trilho.
Aqui as imagens do trilho de mesa prontinho, se precisar clique nas imagens para ampliar…
Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado e conseguido fazer. Em caso de dúvidas escreva para [email protected] e vamos ajudar você!
Até o próximo passo a passo.