No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar o TRILHO DE MESA CORUJAS. Este trabalho com certeza fará grande sucesso entre suas clientes, então aproveitem para oferecer mais esta opção! Caso queiram calcular o valor de venda temos um artigo aqui no grupo para ajudar você, veja AQUI.
Neste passo a passo utilizei fio Duna, porém você pode utilizar barbante e seguir o mesmo passo a passo caso queira.
Esta é a terceira parte do passo a passo, para ver as outras partes visite os links abaixo:
- Trilho de mesa corujas – parte 1 – PASSO A PASSO AQUI
- Trilho de mesa corujas – parte 2 – PASSO A PASSO AQUI
61 – Agora vamos unir as duas corujas, para isso vamos utilizar o fio branco novamente. Amarre-o no primeiro leque que está sem o ponto picô, (leque na ponta da coruja). Prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e em seguida faça ponto alto no mesmo leque. Após o ponto alto faça 9 correntes.
62 – Após as 9 correntinhas faça ponto alto no leque seguinte, faça duas correntes e novamente ponto alto no mesmo leque e o ponto ficará em forma de “V”… Siga fazendo alças com 9 correntes e no leque 2 pontos altos separados por duas correntes…
63 – Quando chegar na cabeça da coruja, faça as 9 correntes e tire uma medida de forma que a alça fique mais ou menos da mesma forma que as outras, nem muito esticada e nem muito frouxa, na minha coruja prendi após 3 pontos altos. Fiz os dois pontos antos em forma de “V” pegando apenas a parte de trás dos pontos da cabeça da coruja. Continue com mais 9 correntes e logo mais a frente ainda na cabeça prenda mais uma alça e faça o ponto em forma de “V”. Por fim faça a ultima alça e prenda na penúltima carreira de pontos na orelha da coruja e faça também o ponto em forma de “V”. Esta parte não tem como eu dizer exatamente o ponto que será preso, é sugestivo e você só precisa prender na parte de trás, no avesso do trabalho, observe as imagens…
64 – Após o ultimo ponto alto, faça duas correntes, vire o trabalho e faça ponto alto dentro do ponto “V”, faça duas correntes de espaço e em seguida mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço.
65 – Faça 4 correntes de espaço e em seguida prenda com 3 pontos baixos no meio da alça de 9 correntes, faça mais 4 correntes e em seguida faça 2 pontos altos duas correntes e 2 pontos altos dentro do “V”. Siga por toda a carreira e apenas no ultimo leque faremos diferente…
66 – Aqui está o segredo para fazer a emenda da coruja, no último leque faça apenas 2 pontos altos, duas correntes e 1 ponto alto. Assim vai ficar faltando 1 ponto alto para completar este leque e só vamos fazer ele ao emendar a segunda coruja deixando a emenda imperceptível a olhos leigos.
67 – Vire o trabalho e faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes, em seguida faça duas correntes para dar altura de um ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo espaço. Faça duas correntes de espaço e em seguida faça 3 pontos altos no mesmo espaço formando 1 leque, observe que como fizemos apenas 2 pontos altos antes das correntes nosso leque falta 1 ponto que ficará completo também ao emendar a segunda peça. Será sempre assim, todas as vezes que chegaros na parte que vamos fazer a emenda vamos deixar faltando 1 ponto.
68 – Após fazer o leque, faça 3 correntes e em seguida faça ponto alto na primeira alça de 4 correntes, sem fazer corrente de espaço faça ponto alto na segunda alça. (digo primeira e segunda alça por estarem separadas por 3 pontos baixos).
69 – Faça 3 correntes e em seguida faça leque com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos dentro do leque da carreira anterior. Siga por toda a lateral…
70 – Ao chegar no final da carreira logo após o leque faça ponto alto no leque da carreira anterior formando uma alça. Após o ponto alto faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque.
71 – Após o leque faça 4 correntes e prenda com ponto baixo entre os 2 pontos altos da carreira anterior, faça novamente 4 correntes e em seguida faça leque dentro de leque… siga por toda a carreira…
72 – Ao chegar no final onde será a emenda, faça o leque da seguinte forma: 3 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos.
73 – Vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo e faça ponto baixo no meio do leque, suba com duas correntes, faça mais 1 ponto alto, duas correntes de espaço e 3 pontos altos. Veja que sempre o leque da emenda fica faltando 1 ponto para estar completo…
74 – Após o leque faça 4 correntes e faça ponto alto na primeira alça e sem fazer corrente de espaço faça ponto alto na segunda alça. Faça novamente 4 correntes e faça leque dentro de leque… siga assim em toda a lateral…
75 – Ao chegar no final faça ponto alto no leque da carreira anterior, faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque. (observe que fazendo ponto alto na carreira anterior e 3 correntes para virar a parte final perto da orelha da coruja vai ficar retinha!)
76 – Após o leque faça 4 correntes e prenda com ponto baixo entre os 2 pontos altos da carreira anterior, faça novamente 4 correntes e faça leque dentro de leque… siga por toda a lateral…
77 – Ao chegar no ultimo leque desta carreira vamos começar a emendar então a segunda corujinha. Faça apenas 3 pontos altos do leque e em seguida prenda com ponto baixo no leque da segunda coruja. Observe bem que as duas corujas precisam estar com o lado avesso virado para cima, desta forma também será preso então no primeiro leque que não tem ponto picô. Após prender com ponto baixo complete o leque com mais 3 pontos altos.
78 – Após completar o leque faça 9 correntes, vire os trabalhos e pegue então a segunda coruja, vá para o segundo leque e faça o ponto “V” como já fizemos na primeira, observe as imagens… na ultima carreira da primeira coruja, após o leque fizemos as 9 correntes e já iniciamos a primeira carreira da segunda coruja.
79 – O trabalho na segunda coruja será o mesmo que já fizemos na primeira, a única diferença serão as emendas. Se precisar recorra aos passos anteriores e então vou explicar apenas quando chegar na emenda. Faça toda a carreira, vire o trabalho e volte até chegar na emenda novamente..
80 – A chegar na emenda novamente após as 4 correntes prenda com ponto baixo no alto das duas correntes que formam o leque da primeira coruja, veja na segunda imagem…
81 – Após o ponto baixo faça duas correntes e prenda com ponto baixo no pé do leque da penúltima carreira da primeira coruja.
82 – Após prender com ponto baixo faça ponto alto dentro do leque abaixo completando também a antepenúltima carreira da primeira coruja, observe bem a imagem.
83 – Após o ponto alto faça 3 correntes, vire o trabalho e faça ponto alto na primeira alça, sem fazer corrente de espaço faça ponto alto na segunda alça… siga trabalhando como já fizemos na primeira coruja… Faça toda a carreira, vire e volte até chegar na emenda novamente…
84 – Ao chegar na emenda novamente, após as 4 correntes prenda com ponto baixo no alto do leque da terceira volta da primeira coruja…
85 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixo no pé do leque da terceira volta…
86 – Faça ponto alto no pé da segunda carreira da primeira coruja, faça então 4 correntes, vire o trabalho e faça ponto alto na primeira alça, sem fazer corrente de espaço faça ponto alto na segunda alça… Faça novamente 4 correntes e em seguida leque dentro de leque…. siga por toda a carreira, volte até a emenda…
87 – Ao chegar na emenda novamente após o ponto baixo faça 7 correntes e então prenda com ponto baixo no alto da segunda corrente das 5 que formam o “V” na primeira carreira da primeira coruja. Corte o fio e arremate.
88 – Agora faremos o acabamento com o fio amarelo mesclado (9368) amarre o fio e faça ponto baixo no ultimo leque que tem ponto picô perto das emendas. Faça duas correntes e em seguida faça ponto alto no primeiro ponto alto do leque cor branca.
89 – Após o ponto alto faça ponto picô e em seguida faça ponto alto no ponto de base seguinte… novamente faça ponto picô… siga sempre intercalando ponto alto com ponto picô sendo que nas duas correntes do leque serão feitos 2 pontos altos, observe as imagens… vai terminar com 8 pontos altos intercalados por 7 pontos picôs.
90 – Após o ultimo ponto alto faça duas correntes, prenda com ponto baixo encima do ponto baixo da volta anterior, faça novamente duas correntes e então faça ponto alto encima do primeiro ponto do leque seguinte… siga até o final da carreira…
91 – Após o ultimo ponto alto, faça duas correntes e prenda com ponto baixo no pé do mesmo ponto alto, em seguida faça ponto picô e prenda com ponto baixo no meio da alça.. faça ponto picô e prenda no pé da alça… faça ponto picô e prenda no meio da alça seguinte… siga até o final da lateral. Corte o fio e faça o arremate atrás da orelha da coruja. Esconda as pontas e corte as sobras. Repita este acabamento no outro lado da coruja.
Aqui o resultado, trilho de mesa corujas prontinho!
Espero que tenham gostado de mais este passo a passo. Agradeço a todos e até a o próximo!
- Trilho de mesa corujas – parte 1 – PASSO A PASSO AQUI
- Trilho de mesa corujas – parte 2 – PASSO A PASSO AQUI