Gostei tanto deste modelo de toalhinha que fiz a minha e preparei o passo a passo pra vocês. Confeccionei utilizando o fio Duna da Círculo S/A.
Fiz utilizando apenas 1 novelo de fio! Você também pode fazer o mesmo modelo com fio 6 e utilizar como tapete. Tem o gráfico dela e você pode fazer o download, mas se precisar é só seguir o passo a passo 🙂
MATERIAIS
- Fio Duna – 1 novelo de 340m
- Agulha para crochê 2.5mm
- Tamanho do trabalho: 57 x 57
Veja como fica linda! Ótima para utilizar em mesinhas de centro.
01 – Faça um anel mágico, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
02 – Faça 1 ponto alto, 3 correntes de espaço e então faça 3 pontos altos.
03 – Novamente 3 correntes de espaço e o bloquinho com 3 pontos altos… 3 correntes e o terceiro bloquinho com 3 pontos altos… 3 correntes e apenas 1 ponto alto.
04 – Finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto, feche o anel mágico e teremos um total de 4 bloquinhos separados por 3 correntes.
05 – 2ª volta – Siga com ponto baixíssimo no próximo ponto alto e faça ponto baixo na alça de 3 correntes. Faça duas correntes para dar altura do ponto alto, 2 pontos altos, 3 correntes e 3 pontos altos formando um leque.
06 – Faça duas correntes de espaço e faça leque no espaço seguinte, não se esqueça, dentro do leque são 3 correntes de espaço… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
07 – 3ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça leque dentro do leque.
08 – Faça duas correntes de espaço e na alça com duas correntes que temos entre um leque e outro faça 4 pontos altos. Faça duas correntes e faça leque dentro de leque. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
09 – 4ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça leque dentro do leque.
10 – Faça duas correntes de espaço e na segunda corrente das duas que temos antes do bloquinho faça 2 pontos altos. Observe que fiz os 2 pontos pegando dentro da segunda corrente.
11 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e na primeira corrente das duas que temos após o bloquinho faça novamente 2 pontos altos. Teremos um total de 8 pontos altos contando com os aumentos que fizemos nas correntes.
12 – Faça duas correntes de espaço e faça leque dentro do leque seguinte. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
13 – 5ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça leque dentro do leque.
14 – Faremos exatamente como na volta anterior… Faça duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos na segunda corrente antes do bloquinho, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 2 pontos altos na primeira corrente após o bloco… Teremos um total de 12 pontos altos, finalize a volta com ponto baixíssimo. Observe as imagens:
15 – Até a 14ª volta é exatamente igual, basta seguir repetindo… Leque dentro de leque, duas correntes de espaço e 2 pontos altos dentro da segunda corrente, ponto alto em cima de ponto alto e 2 pontos altos na primeira corrente, duas correntes e leque dentro de leque. Veja como fica:
16 – 15ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça leque dentro do leque, faça duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos na segunda corrente da volta anterior.
17 – Siga com 10 pontos altos em cima dos pontos de base. Se contar os 2 que fizemos na corrente teremos 12.
18 – Faça 7 correntes de espaço, pule 8 pontos de base e no ponto seguinte faça 2 pontos altos.
19 – Faça 3 correntes de espaço e e no ponto seguinte faça 2 pontos altos. Veja que formou um leque diferente dos cantos.
20 – Faça 7 correntes, pule 8 pontos de base e faça o leque seguinte sendo 2 pontos altos em 1 ponto de base, 3 correntes e 2 pontos altos no ponto seguinte.
21 – Faça 7 correntes de espaço, pule 8 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Se você fez tudo certo chegará ao final do bloquinho com 10 pontos altos, faça 2 pontos altos na primeira corrente após o bloquinho e teremos um total de 12 pontos altos igual o inicio da volta.
22 – Faça duas correntes de espaço e faça o leque em cima do leque formando o canto seguinte… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
23 – 16ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça leque dentro do leque, faça duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos na segunda corrente da volta anterior.
24 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto até o final deste primeiro bloco, faça 7 correntes de espaço e faça o leque com 2 pontos altos, 3 correntes e 2 pontos altos dentro do leque da volta anterior.
25 – Faça 7 correntes e faça leque em cima do leque seguinte… 7 correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto… duas correntes e faça o leque formando o canto. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
26 – 17ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça leque dentro do leque, faça duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos na segunda corrente da volta anterior, siga com ponto bal em cima de ponto alto e chegando no final do bloco faça 4 correntes de espaço.
27 – Faça ponto baixo prendendo as duas alças com 7 correntes das voltas anteriores.
28 – Faça 4 correntes e faça leque dentro de leque… novamente 4 correntes, prenda com ponto baixo pegando as duas alças de 7 correntes… siga assim por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
29 – As voltas 18 e 19 são exatamente igual 16ª volta, leque nos cantos, 2 pontos altos na corrente e ponto alto em cima de ponto alto, alças com 7 correntes e leque dentro de leque… Faça as duas voltas e apenas a 20ª volta não será igual a última que fizemos. Vamos ver?
30 – 20ª volta – Após finalizar a volta anterior faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima de ponto alto.
31 – Dentro do leque faça 3 pontos altos e siga com ponto alto em cima de ponto alto, faça duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos em cima do primeiro ponto de base da lateral. Observe que desta vez não é na corrente.
32 – Faça 3 correntes de espaço e 2 pontos altos no ponto seguinte formando um leque bem no início.
32 – Faça 13 correntes de espaço e faça 2 pontos altos no penúltimo ponto de base, 3 correntes e 2 pontos altos em cima do último ponto alto. Observe as imagens:
33 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo pegando as duas alças de 7 correntes… faça 4 correntes e faça leque dentro de leque… 4 correntes e prenda com ponto baixo prendendo as duas alças, leque dentro de leque, novamente 4 correntes e prenda as duas alças, faça 4 correntes e faça 2 pontos altos em cima do primeiro ponto de base, 3 correntes e 2 pontos altos em cima do segundo ponto de base.
34 – Faça 13 correntes e faça 2 pontos altos em cima do penúltimo ponto de base, 3 correntes e 2 pontos altos em cima do último ponto de base. Faça duas correntes de espaço e no canto faça ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque faça 3 pontos altos, siga com ponto alto em cima de ponto alto completando o canto e agora só repetir por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.
35 – 21ª volta – Inicie com 3 correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto, duas correntes e leque em cima de leque… 13 correntes e leque em cima de leque.
36 – Na direção das alças que estão presas continua como já fizemos antes… são alças com 7 correntes e leque em cima de leque. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
37 – 22ª volta – Inicie com 4 correntes, faça ponto alto no ponto seguinte. Desta vez faremos ponto alto em cima de ponto alto porém com uma corrente de espaço entre um ponto e outro.
38 – Faça duas correntes de espaço e faça o leque em cima do leque seguinte. Faça 13 correntes e faça leque em cima de leque novamente. Na direção das alças com 7 correntes continua com alças de 7 correntes… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
39 – 22ª volta – Faça 5 correntes, volte na terceira corrente e prenda com ponto baixo formando um ponto picô.
40 – Faça ponto alto em cima do ponto alto seguinte, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé das correntes (no alto do ponto alto) formando ponto picô.
41 – No canto ficará com 8 pontos picôs e 9 pontos altos.
42 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto em cima do primeiro ponto do leque seguinte… faça 3 correntes e faça ponto picô, faça ponto alto em cima do segundo ponto de base e faça novamente o ponto picô… Dentro do leque ficará com 2 pontos altos também separados por pontos picôs e nos 2 pontos de base seguinte.
43 – Veja que nos leques vai ficar com 5 pontos picôs e 6 pontos altos:
44 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo pegando as 3 alças de 13 correntes, faça novamente 5 correntes e faça o leque seguinte igual o anterior.
45 – Na direção das alças de 7 correntes faça apenas duas correntes e prenda com ponto baixo abraçando as duas alças das voltas anteriores, faça duas correntes e siga para o próximo leque…. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
Veja como fica a toalhinha pronta:
Chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado e conseguido confeccionar a sua!
Um forte abraço,
Samuel Ramos.