No passo a passo de hoje vamos aprender uma linda toalha de mesa redonda. Confeccionei esta com a cor vermelha para aproveitar na decoração de natal.
Esta é a primeira parte do passo a passo, para ver a continuação siga o link abaixo:
MATERIAIS
- Fio duna vermelho cor 3635 (gastei 1 novelo de 340m + 1 novelo de 170m) ou (3 novelos de 140m)
- Agulha para croche 2.5mm (utilizei a agulha soft que temos na loja virtual, veja AQUI)
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 70 cm de diâmetro (para fazer maior precisa criar algo)
01 – Inicie com 6 correntes e feche com ponto baixíssimo para formar uma argolinha ou com anel mágico. Prenda com ponto baixo e em seguida faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
02- Faça mais 15 pontos altos totalizando então 16, feche com ponto baixíssimo.
03 – Vou iniciar a minha com anel mágico, prefiro assim porque não fica o buraquinho no inicio do trabalho. (Veja como fazer o anel mágico AQUI) em seguida preencha com 16 pontos altos e feche com ponto baixíssimo formando o círculo.
04 – Faça 4 correntes e em seguida faça ponto alto no ponto de base seguinte, faça uma corrente de espaço e novamente ponto alto. Observe que não vamos pular nenhum ponto de base, desta forma teremos na segunda volta 16 pontos altos separados por uma corrente de espaço entre um e outro.
05 – Finalize com ponto baixíssimo na terceira correntinha das 4 que iniciamos a volta.
06 – Após finalizar a volta, faça ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente logo a freten, faça correntes, pule um espaço entre um ponto e outro e prenda com ponto baixo no terceiro espaço, veja as imagens…
Observe que formamos uma alça porém pulamos um espaço da base.
07 – Novamente 4 correntes, pule um espaço e prenda com ponto baixo no espaço seguinte… Faça por toda a volta e teremos então 8 alças com 4 correntes. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
Como iniciei meu trabalho com anel mágico, vou esconder as pontas do fio inicial e recortar para não atrapalhar, veja que utilizei uma agulha de tapeceiro para esconder a ponta do fio no avesso da peça utilizando o miolinho (circulo) Após umas duas voltas corte a sobra e estará seguro.
08 – Voltando ao trabalho na parte da frente, após finalizar a volta com ponto baixíssimo, faça ponto baixo dentro da primeira alça de 4 correntes, em seguida faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos na mesma alça. Faça 3 correntes de espaço e mais 3 pontos altos ainda na mesma alça formando um LEQUE.
De agora em diante todas as vezes que pedir para fazer “leque” lembre-se, são 3 pontos altos, 3 correntes e 3 pontos altos.
09 – Após concluir o leque da primeira alça, não faça corrente de espaço, siga para a próxima alça e faça outro leque, veja as imagens…
10 – Siga fazendo leque por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo na segunda correntinha que forma o primeiro ponto alto da terceira volta.
11 – Após finalizar com ponto baixíssimo, siga com mais 2 pontos baixíssimos em cima dos pontos altos do leque da volta anterior, desta forma vamos chegar até o meio do leque onde faremos ponto baixo para iniciar a quinta-volta.
12 – Após fazer o ponto baixo dentro do leque, faça novamente duas correntes, em seguida complete o leque com mais 2 pontos altos, 3 correntes e 3 pontos altos.
13 – Faça duas correntes de espaço e em seguida faça leque sobre leque da volta anterior, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Todas as vezes que finalizar a volta, siga com ponto baixíssimo até atingir o meio do leque onde faremos ponto baixo para iniciar a volta seguinte.
14 – 6ª volta – Inicie com leque sobre leque, em seguida faça duas correntes de espaço e prenda com ponto baixo nas correntes que separam os leques da volta anterior.
15 – Faça 3 correntes e prenda ainda no mesmo espaço, faça novamente duas correntes e então faça leque sobre o leque seguinte.
16 – Agora basta ir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.
17 – 7ª volta – Faça leque sobre leque, faça 7 correntes de espaço e faça leque sobre o leque seguinte… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
18 – 8ª volta – Faça leque sobre leque, em seguida faça 3 correntes de espaço e prenda na alça de 7 correntes que fica entre um leque e outro da volta anterior.
19 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo espaço, faça novamente 3 correntes e faça leque sobre leque.
20 – Agora basta ir repetindo até completar toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.
21 – 9ª volta – Inicie com leque sobre leque, faça 3 correntes de espaço e agora vamos utilizar aquela alça formada por 3 correntes que fica entre um leque e outro na volta anterior, veja que mostrei com a agulha.
22 – Após as 3 correntes de espaço faça leque dentro desta alça, faça novamente 3 correntes de espaço e faça leque sobre leque. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
23 – 10ª volta – Inicie com leque sobre leque, faça duas correntes de espaço e prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes que dividem o leques da volta anterior, novamente duas correntes de espaço e faça leque sobre leque… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
24 – 11ª volta – Inicie com leque sobre leque e em seguida faça 4 correntes de espaço, como pode ver nas imagens, logo a frente temos um dos leques que não iniciaram desde o miolinho do trabalho.
25 – Dentro deste leque faça 9 pontos altos. Faça então 4 correntes de espaço e novamente leque sobre leque já que o próximo leque começou lá no miolinho do trabalho.
26 – Siga por toda a volta intercalando, após o leque são 4 correntes, em seguida 9 pontos altos dentro do leque seguinte, 4 correntes e leque sobre leque… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
27 – 12ª volta – Inicie com leque sobre leque, em seguida faça 3 correntes de espaço e ponto alto encima do primeiro ponto alto dos 9 que formam a sequência da volta anterior como mostram as imagens.
28 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça novamente ponto alto, siga intercalando e teremos um total de 9 pontos altos separados por uma corrente de espaço.
29 – Faça 3 correntes de espaço e em seguida faça leque encima sobre leque, siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
30 – 13ª volta – Inicie com leque sobre leque e em seguida faça 4 correntes de espaço. Prenda com ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente dos 8 espaços que temos logo a frente. Veja as imagens…
31 – Faça 3 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no espaço seguinte. Novamente 3 correntes e prenda no espaço seguinte… ao final teremos 7 alças com 3 correntes.
32 – Faça novamente 4 correntes de espaço e em seguida faça leque sobre leque. Agora basta repetir por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.
33 – 14ª volta – Inicie com leque sobre leque e em seguida faça 3 correntes de espaço e faça mais 3 pontos altos no mesmo leque. Veja que formou um leque com duas alças.
34 – Faça 3 correntes de espaço e em seguida prenda com ponto baixo na primeira alça de 3 correntes que está formando o abacaxi na volta anterior.
35 – Novante 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… ao final teremos 6 alças com 3 correntes sem contar a que está ligando o leque ao abacaxi.
36 – Então faça 3 correntes e em seguida faça o leque com duas alças em cima do leque seguinte. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Veja como vai ficar o trabalho…
37 – 15ª volta – Após finalizar a volta anterior, siga com ponto baixíssimo como já de costume e faça leque sobre o primeiro espaço de 3 correntes do leque com duas alças, observe as imagens…
38 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça leque na alça seguinte. Veja que agora temos 2 leques separados por uma corrente.
39 – Faça 3 correntes e em seguida prenda com ponto baixo na primeira alça de 3 correntes das 6 que estão formando o desenho do abacaxi. ATENÇÃO! A alça que liga o leque ao abacaxi também tem 3 correntes, observe o desenho e não prenda nesta alça.
40 – Siga fazendo alças com 3 correntes e ao final teremos então um total de 5 alças com 3 correntes (sem contar a que liga o leque ao abacaxi)
41 – Faça 3 correntes de espaço e faça leque sobre a primeira alça do leque seguinte, faça uma corrente de espaço e leque na segunda alça… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
42 – 16ª volta – Inicie com leque sobre o primeiro leque, faça uma corrente de espaço e em seguida faça ponto alto no espaço de uma corrente da volta anterior, faça 3 correntes e novamente ponto alto no mesmo espaço. Observe as imagens e veja que temos um ponto em formato de “V”.
43 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça leque sobre leque.
44 – Faça 3 correntes de espaço e em seguida prenda com ponto baixo na primeira alça de 3 correntes do abacaxi. Siga fazendo alças com 3 correntes e teremos um total de 4 alças. Faça novamente 3 correntes de espaço e faça leque sobre o primeiro leque, repita os passos anteriores fazendo o ponto em formato de “V”… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
45 – 17ª volta – Inicie com leque sobre leque, faça uma corrente de espaço e em seguida faça um leque no espaço de 3 correntes do ponto “V” que fica entre os 2 leques. Observe as imagens…
46 – Após o segundo leque faça uma corrente de espaço e então faça o leque sobre o leque seguinte. Teremos então uma sequência com 3 leques com uma corrente de espaço entre um e outro.
47 – Faça 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo na primeira das 4 alças que formam o abacaxi. Siga fazendo alças com 3 correntes e teremos então um total de 3 alças. Faça 3 correntes e em seguida faça leque sobre o primeiro leque, repita os passos anteriores fazendo também o leque sobre o ponto “V”… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Veja que após esta volta temos uma sequência de leque na mesma direção da sequência que vem desde o miolinho do trabalho…
Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Não se preocupe! Para continuar temos o link da segunda e última parte logo abaixo: