Esta é a segunda parte do passo a passo do TAPETE ZÍNIA, uma criação exclusiva para vocês leitores e seguidores do blog. Para ver o início do passo a passo siga o link abaixo:
- Tapete Zínia passo a passo – Parte 1
- Tamanho do tapete pronto: 115 cm de diâmetro
Nesta segunda parte do passo a passo vamos finalizar o trabalho para que fique exatamente como o apresentado na imagem abaixo.
29 – Após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo, siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos de base e também na primeira corrente das duas que ficam dentro do leque.
30 – Faça ponto baixo dentro do leque, em seguida faça 12 correntes e prenda com ponto baixo dentro do leque seguinte… Siga por toda a volta fazendo alças com 12 correntes, finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
31 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e na alça de 12 correntes faça 13 pontos altos. Faça ponto alto em cima do ponto alto que divide as alças e siga fazendo 13 pontos altos em cada uma das alças até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que iniciam a volta.
32 – Faça 9 correntes, pule 6 pontos de base e faça ponto alto. Faça 6 correntes, pule 6 pontos de base e faça ponto alto. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 9 que iniciam a volta.
33 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e na alça de 6 correntes faça 7 pontos altos. Faça ponto alto em cima do ponto alto que divide as alças e siga fazendo 7 pontos altos em cada uma das alças até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que iniciam a volta.
34 – Faça 10 correntes, pule 7 pontos de base e faça ponto alto. Faça 7 correntes, pule 7 pontos de base e faça ponto alto. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 10 que iniciam a volta.
35 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e na alça de 7 correntes faça 7 pontos altos. Faça ponto alto em cima do ponto alto que divide as alças e siga fazendo 7 pontos altos em cada uma das alças até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que iniciam a volta.
36 – Faça 11 correntes, pule 7 pontos de base e faça ponto alto. Faça 8 correntes, pule 7 pontos de base e faça ponto alto. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 11 que iniciam a volta.
37 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e na alça de 8 correntes faça 9 pontos altos. Faça ponto alto em cima do ponto alto que divide as alças e siga fazendo 9 pontos altos em cada uma das alças até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que iniciam a volta.
A partir de agora faremos uma repetição da etapa que já vimos no passo 13 que está na primeira parte do passo a passo, a única diferença será a última volta que faremos o ponto picô dentro do leque para finalizar o tapete, mas não se preocupem, vou descrever toda a etapa a seguir.
38 – Faça 6 correntes, pule 3 pontos de base e faça uma sequência de 3 pontos altos.
39 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos altos e faça 1 ponto alto apenas. Este ponto alto ficará na mesma direção do ponto alto que divide a alça anterior.
40 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça uma sequência de 3 pontos altos… faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e faça ponto alto. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 6 que iniciam a volta.
41 – aça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Faça duas correntes e em seguida faça novamente 2 pontos altos ainda no mesmo ponto de base, veja que teremos a formação de 1 leque em cima do mesmo ponto de base.
42 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixo em cima do segundo ponto baixo dos 3 que formam o bloquinho a frente.
43 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e trabalhe o leque formado por 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos em cima do ponto alto que divide a alça seguinte.
44 – Agora basta seguir repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
45 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça ponto baixíssimo em cima do próximo ponto alto, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Desta forma estamos iniciando a volta em cima do segundo ponto de base.
46 – Dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e novamente 2 pontos altos. Em seguida faça ponto alto em cima do próximo ponto de base e então ficará sobrando um ponto do leque que foi feito na volta anterior. (Observe que pulamos o primeiro e o último ponto do leque)
47 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto em cima do ponto baixo que divide os leques da volta anterior.
48 – Faça uma corrente, pule o primeiro ponto do leque seguinte e faça ponto alto em cima do segundo ponto alto. Faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes do leque, duas correntes de espaço e dois pontos altos no mesmo espaço, faça ponto alto no próximo ponto alto de base… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que iniciam a volta.
49 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça ponto baixíssimo em cima do próximo ponto alto, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Desta forma estamos iniciando a volta em cima do segundo ponto de base. Faça ponto alto em cima do próximo ponto de base, dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… Siga com ponto alto até sobrar o último ponto de base do leque.
50 – Faça uma corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça ponto alto em relevo pegando o ponto alto que divide o leque como apresentado nas imagens.
51 – Faça uma corrente de espaço e repita o leque seguinte sempre pulando o primeiro e último ponto de base. Entre um leque e outro faça uma corrente de espaço, ponto alto em relevo, uma corrente… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
ÚLTIMA VOLTA – Faremos ponto picô dentro dos leques.
52 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça ponto baixíssimo em cima do próximo ponto alto, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Desta forma estamos iniciando a volta em cima do segundo ponto de base. Faça ponto alto em cima de ponto alto… dentro do leque faça 2 pontos altos.
53 – Faça as duas correntes e prenda com ponto baixo pegando no alto do último ponto alto que está dentro do leque formando um ponto picô. Sem fazer corrente de espaço faça mais 2 pontos altos dentro do leque e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar apenas 1 ponto de base. Faça uma corrente de espaço, faça o ponto em relevo, faça uma corrente e repita o leque seguinte sempre pulando o primeiro e último ponto do leque sem esquecer de fazer o ponto picô.
54 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto ou corte o fio e finalize com agulha de tapeceiro.
Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado desta criação que foi feita especialmente para vocês que acompanham e compartilham as postagens do blog. Agradeço o carinho e deixo um forte abraço.
Até o próximo!