Hoje vamos aprender passo a passo a confeccionar um lindo tapete em crochê filé que combina muito com natal. Na verdade combina com qualquer época do ano, mas como tem a lateral parecida com “pinheirinhos” na cor vermelha ou verde vai combinar em cheio com sua decoração para a festa de fim de ano.
Apesar de ser um tapete simples, adaptei a maneira de fazer a lateral. Para auxiliar além do passo a passo fiz também o gráfico. Então se você prefere fazer seguindo o gráfico, basta fazer o download gratuito do arquivo que está em formato PDF. Em caso de dúvidas na leitura do gráfico basta recorrer ao passo a passo.
MATERIAIS
- Barbante número 6 (utilizei EuroRoma e para este tapete gastei quase 2 cones com 610m cada.)
- Agulha para crochê número 3.0mm (utilizei a agulha Soft, temos na loja virtual veja AQUI)
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 132 x 73
Veja que o início do trabalho é fazendo as correntinhas, as correntes servirão de base para o trabalho e portando a carreira com pontos altos será considerado a 1ª carreira.
01 – Inicie com 97 correntes, volte na 5ª corrente e faça ponto alto. Veja que desta forma já teremos 2 pontos altos contando com as correntes que viramos o trabalho.
02 – Continue fazendo ponto alto em cada corrente e teremos um total de 94 pontos altos já contando com o ponto alto formado por correntes. Como pode observar nas imagens abaixo sempre inicio com mais correntes, assim faço a contagem dos pontos altos e depois desmancho o restante que não vou utilizar, acho mais prático.
03 – Faça 5 correntes e enrole o barbante na agulha. Vire o trabalho, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Vou sempre chamar este bloquinho de “bloquinho aberto” por ser vazado tipo uma rede.
04 – Continue fazendo duas correntes de espaço, pulando 2 pontos de base e fazendo ponto alto até chegar no final da carreira onde fará o ponto alto encima da corrente das 4 que formam o primeiro ponto alto da carreira anterior. Teremos um total de 31 espaços de duas correntes. Se sua conta não bate algo pode estar errado na carreira anterior.
05 – Faça duas correntes, enrole o barbante na agulha e vire o trabalho. Faça 2 pontos no espaço de duas correntes, ponto alto em cima de ponto alto… siga por 7 bloquinhos e teremos um total de 25 pontos altos. Em seguida continue fazendo espaços de duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto até formar mais 7 bloquinhos. Observe as imagens… Na terceira imagem pode ver a corrente que virou formando o primeiro ponto alto, 2 pontos altos no intervalo de duas correntes da carreira anterior e mais 1 ponto alto em cima do ponto alto. Forma-se um “bloquinho fechado” ou seja, um bloquinho com 4 pontos altos. Agora basta avançar por mais 6 bloquinhos da carreira anterior.
06 – Após o sétimo bloquinho vazio então faça uma sequência de 4 pontos altos, ficando com um bloquinho fechado como na imagem
07 – Siga com mais 7 bloquinhos vazios e em seguida siga com ponto alto até o final, observe que o ultimo ponto alto será feito na terceira corrente das 5 que utilizou para virar na volta anterior.
ATUALIZADO – Veja uma maneira mais simples de fazer os aumentos no final da carreira AQUI.
08 – Faça 8 correntes, volte na 7ª corrente (contando da para trás) prenda com ponto baixíssimo
09 – Enrole o barbante na agulha, vire o trabalho e faça uma sequência de 3 pontos altos em cima de ponto alto, veja que contando com as duas correntes que sobraram da virada formaram um bloquinho e ainda sobrou uma alça para quando voltarmos na próxima carreira.
10 – Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto para formar a lateral como mostram as imagens…
11 – Na parte de bloquinhos vazados siga com uma sequência de 4 bloquinhos e depois mais uma sequência de 3 bloquinhos fechados. Veja que nos espaços de duas correntes são feitos apenas 2 pontos altos.
12 – Faça duas correntes e pule o bloquinho fechado da carreira anterior e siga com mais uma sequência de 3 bloquinhos fechados.
13 – Siga com mais uma sequência de 4 bloquinhos abertos e então teremos a lateral exatamente igual ao inicio da carreira, não se esqueça de pular o penúltimo bloquinho que será aberto.
14 – Agora para voltar faremos diferente, precisamos fazer a alça e além disso já iniciar a carreira com um bloquinho a mais na largura do tapete. Para isso faça 12 correntes, volte na 7ª corrente contando da agulha para trás e prenda com ponto baixíssimo.
15 – Enrole o barbante na agulha e faça ponto alto na segunda corrente (contando da agulha para trás)
16 – Faça ponto alto na corrente que sobrou e em seguida ponto alto em cima do ultimo ponto alto da carreira anterior. Veja que formou um bloquinho além da largura do tapete e ainda ficou com uma alça pronta para a próxima carreira.
17 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto em cima do ponto alto, faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes, faça o quarto ponto alto em cima do primeiro ponto alto após o intervalo. Novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até terminar a lateral fechada.
18 – Siga com duas correntes de espaço e ponto alto em cima de ponto alto até formar 2 bloquinhos vazios como mostrado na imagem.
19 – Siga com pontos altos por 2 bloquinhos, ou seja, são 7 pontos altos. Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça novamente 4 pontos altos. Veja que fica terminando na mesma direção dos 3 bloquinhos da carreira anterior. Agora faça duas correntes, pule o bloquinho vazio da carreira anterior vamos repetir o que já fizemos só que ao contrário… Faça novamente o bloquinho fechado, 1 bloquinho aberto e uma sequência de 2 bloquinhos fechados.
20 – Após a sequência de 3 bloquinhos abertos faça a lateral exatamente como a anterior… Ao chegar no final veja que vamos fazer o bloquinho fechado exatamente na alça que ficou da carreira anterior. São 4 pontos altos, o primeiro fica encima do ponto alto da carreira anterior e os outros 3 utilizando a alça dobrada. Faça os pontos altos pegando a alça de baixo, assim a parte dobrada ficará escondida no meios dos pontos altos, observe a foto:
Veja que ficou com um bloquinho passando que foi feito exatamente na alça que deixamos reservada ao iniciar a carreira anterior…
21 – Agora para virar e voltar vamos fazer como no inicio da última carreira. São 12 correntes, volte na sétima corrente (contando da agulha para trás) e prenda com ponto baixíssimo.
Enrole o barbante na agulha e faça ponto alto na segunda corrente (contando da agulha para trás) Faça ponto alto na última corrente que está sobrando e ponto alto em cima do ponto alto de base completando então um bloquinho.
22 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 4 pontos altos sendo 2 no espaço de duas correntes da carreira anterior…. duas correntes de espaço, pole o bloquinho da carreira anterior e novamente outro bloquinho… veja que vai ficando intercalado… Duas correntes e pule 2 pontos de base para então seguir com a lateral fechada… veja que a lateral do tapete vai crescendo e a parte vazada vai aumentando. Siga com a lateral fechada até o último ponto alto.
23 – Após a lateral fechada faça 2 bloquinhos vazados e siga com mais 2 bloquinhos fechados, duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça novamente mais 2 bloquinhos fechados. Faça duas correntes, pule o bloquinho aberto e repita os mesmos passos ao contrário já que chegamos na metade do tapete.
24 – Chegando no final da carreira faça como da outra vez, siga com o último bloquinho sendo feito na alça. Não se esqueça que será sempre feito na alça de baixo de modo que a parte dobrada fique dentro dos pontos altos e não dará pra notar.
25 – Para iniciar a carreira seguinte faça como as anteriores, são 12 correntes… Volte intercalando os bloquinhos e veja que na lateral fechada vão restar apenas 10 pontos altos. Nesta carreira veja que a lateral já tem 4 bloquinhos vazados intercalados com 4 bloquinhos fechados…
26 – Pule os 2 bloquinhos vazados após a lateral e faça 1 bloquinho fechado, faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça mais 2 bloquinhos fechados (são 7 pontos altos) Veja que desta vez não chegamos na metade do tapete, ficaram faltando 3 pontos altos para chegar na metade.
27 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo nas duas correntes de espaço da carreira anterior. Veja que chegamos então na metade do tapete… Agora faremos o inverso… são 5 correntes, pule os 3 primeiros pontos de base e faça ponto alto. Siga com mais 6 pontos altos completando 2 bloquinhos… duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e mais 2 bloquinhos fechados. Se ficar com dúvidas basta dobrar o tapete e olhar o inicio da carreira para fazer igual.
Veja que dobrando o tapete ao meio, dá pra seguir exatamente como no inicio da carreira!
Termine a carreira fazendo o bloquinho na alça que fizemos no inicio da carreira anterior…
28 – Novamente faça 12 correntes para virar como já vimos anteriormente… siga intercalando os bloquinhos e vão sobrar apenas 7 pontos altos…
29 – Faça os 2 bloquinhos vazados e faça uma sequência de 10 pontos altos que correspondem a 3 bloquinhos fechados. Veja que vão sobrar 3 pontos de base. Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça feita na carreira anterior. Novamente 5 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte, 5 correntes, pule 3 pontos de base e novamente a sequência com 10 pontos altos.
30 – A lateral seguinte será igual o inicio da carreira, para não ter dúvidas basta dobrar a peça e olhar para fazer igual. Finalize com o bloquinho na alça.
31 – Agora faremos o 5º bloquinho passando da lateral e desta vez não precisamos mais fazer alças, nas próximas voltas vamos começar a diminuir. Sendo assim faça apenas 6 correntes, enrole o barbante na agulha e volte na 5ª corrente contando da agulha para trás e faça ponto alto. Faça ponto alto na corrente que sobrou e em seguida ponto alto em cima do último ponto alto da carreia anterior. Veja que fizemos o bloquinho porém não fizemos alça.
32 – Siga intercalando os bloquinhos e veja que na lateral vai ficar com 4 pontos altos que equivale a um bloquinho fechado. Ou seja, teremos 7 bloquinhos fechados e 6 vazados como na imagem.
33 – Siga com 4 bloquinhos vazados. Veja que vai sobrar 3 pontos de base para chegar nas alças. Faça então 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio da corrente da carreira anterior… Novamente 5 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte. Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na terceira alça. Por fim faça 5 correntes, pule 3 pontos de base e faça ponto alto.
34 – Agora siga fazendo os bloquinhos vazados, como é uma repetição do inicio da carreira basta dobrar a peça para fazer igual. Veja que vai terminar com um bloquinho na alça da carreira anterior.
35 – Agora não vamos mais fazer alças assim como no início desta carreira, vamos começar a diminuir os bloquinhos. Após o último ponto alto, vire e volte com ponto baixíssimo encima dos pontos altos. Atenção, para não ficar repuxando precisa fazer ponto baixíssimo também no último ponto alto, ou seja, o primeiro ponto assim que virar. São no total 4 pontos baixíssimos sendo um em cada ponto alto de base.
36 – Após o último ponto baixíssimo faça 3 correntes que equivale ao primeiro ponto alto. Faça duas correntes no intervalo de duas correntes da carreira anterior e mais 1 ponto alto em cima do ponto alto formando o primeiro bloquinho. Veja que esta é a 10ª carreira e fica exatamente igual a penúltima carreira. (8ª carreira do trabalho)
37 – Não é acaso, é pra ser exatamente igual e então toda a extensão será igual, observe as imagens…
38 – No meio do tapete onde temos o desenho ficará da seguinte forma:
Veja que vamos começar a fazer a sequência de pontos altos logo após 2 bloquinhos vazios, assim ficará na mesma direção dos bloquinhos fechados na 8ª carreira.
39 – Na oitava carreira são 3 bloquinhos fechados, porém logo após 2 bloquinhos fechados nos deparamos com uma alça de 5 correntes… Continue com mais 3 pontos altos na corrente formando então os 3 bloquinhos fechados, veja que vai ficar na mesma direção dos bloquinhos da oitava carreira.
40 – Agora siga com mais duas alças de 5 correntes e na terceira alça lembre-se que temos que começar a fazer pontos altos na corrente, como a alça tem 5 correntes basta pular as duas primeiras correntes e fazer ponto alto nas 3 seguintes e seguir com os pontos altos até formar os 3 bloquinhos fechados. Veja a sequência de imagens…
41 – Siga com o restante da carreira repetindo o que já foi feito no início da carreira, basta dobrar o tapete e olhar o início da carreira para se orientar. Veja que vai terminar com um bloquinho no último espaço de duas correntes.
42 – Para começar a carreira seguinte vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo como já vimos anteriormente. Esta é a 11ª carreira e ela será exatamente como a 7ª carreira.
Observe que na lateral vamos começar a fazer ponto alto sempre um bloquinho antes, assim os bloquinhos intercalados vão diminuindo e aumentando a parte fechada do desenho.
43 – Quando chegar no desenho do meio do trabalho vamos fazer exatamente como na 7ª carreira… Faça 1 bloquinho fechado, duas correntes e pule 2 pontos de base e siga com mais 7 pontos altos sendo que os últimos 3 são nas correntes da primeira alça.
44 – Faça uma alça com 5 correntes e prenda com ponto baixo na alça do meio da carreira anterior… Faça novamente 5 correntes e inicie ponto alto na terceira corrente das 5 que formam a alça seguinte como mostrado nas imagens… O restante da carreira é exatamente o inverso do que fizemos até aqui… basta dobrar o trabalho e repetir. Veja que vai terminar com bloquinho fechado no último espaço de duas correntes da carreira anterior.
45 – Vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo para iniciar a carreira seguinte. Esta será a 12ª carreira e portanto será exatamente igual 6ª carreira. Basta olhar a sexta carreira e ir repetindo… Vamos ver como ficará no meio do desenho…
46 – Veja que seguindo o desenho da 6ª carreira faremos então 3 pontos altos nas correntes da primeira alça. Em seguida faça duas correntes e já comece com pontos altos na terceira corrente da segunda alça seguinte ficando então com apenas um intervalo de duas correntes. Agora basta dobrar o tapete e continuar fazendo o mesmo desenho no restante da carreira. Veja que como as carreiras anteriores vai terminar com bloquinho fechado no último espaço de duas correntes da carreira anterior…
47 – Vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo para iniciar a 13ª carreira que será exatamente igual a 5ª carreira, veja as imagens…
48 – A 14ª carreira será igual a 4ª carreira… Quando chegar no final desta carreira não vamos mais voltar com pontos baixíssimos veja o próximo passo…
49 – 15ª carreira. Veja que ela termina como as outras no ultimo espaço de duas correntes da carreira anterior. Porém a próxima carreira será igual a 3ª carreira, portanto faça duas correntes, vire o trabalho e volte com ponto alto em cima de ponto alto, 2 pontos altos no intervalo de duas correntes e siga com ponto alto… No desenho do meio teremos apenas um bloquinho fechado exatamente como a terceira carreira do trabalho… Esta carreira termina na mesma direção da carreira anterior, ou seja, com ponto alto em cima da corrente que forma o primeiro ponto alto da carreira anterior.
50 – Após finalizar a carreira anterior o motivo (desenho) estará completo. Agora basta repetir quantas vezes precisar. Não tem segredo, basta retornar ao passo 08 e começar a repetir… A ultima carreira que vimos foi semelhante a 3ª carreira, isto significa que vamos começar a repetir da quarta carreira em diante.
51 – Meu tapete fiz com 8 motivos e ficou com 132cm de comprimento. A a largura ficou com 73cm
Após fazer a quantidade de motivos desejado faça a terminação do tapete para ficar igual o início. Após a carreira que termina similar a terceira do início, faça 5 correntes, vire o trabalho, pule duas correntes e faça ponto alto… siga fazendo bloquinhos vazados até completar a carreira, ao final faça duas correntes e volte com ponto alto em cada uma das correntes e em cima dos pontos altos exatamente como a primeira carreira. Alongue o fio, corte e arremate e seu tapete estará pronto!
Veja como fica lindo! Minha cadelinha adorou 🙂 🙂
Espero que tenham gostado de mais este passo a passo,
Até o próximo!