Apresento a vocês mais um modelo de tapete que também pode ser utilizado com toalha ou centro de mesa. Este é o TAPETE TULIPAS COM FLOR CAMILA. Um modelo fácil e rápido de se confeccionar.
Neste passo a passo vou detalhar todos os passos para que você faça sua peça. No final da primeira parte deste passo a passo está as explicações de como fazer este trabalho maior. Nesta peça utilizei os fios Barroco da Círculo S/A. Este fio maravilhoso vai valorizar ainda mais suas peças, pode apostar!
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Cor 8001 – 2 novelos com 400g cada
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Cor 6156 – 1 novelo com 200g
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- FLOR CAMILA – Passo a passo AQUI
- Utilizei Barroco Multicolor cores: 9368, 9284, 9427 e 9392 – Confeccionei a flor com agulha 3.0mm
- Tamanho do tapete pronto 115cm de diâmetro
Você pode optar por um tapete mais trabalhado, aplicar várias flores ou utilizar ele com cor única. Se fizer o contorno apenas em volta do trabalho sem ir até o centro e não aplicar a flor ficará ótimo como centro de mesa!
1 – Inicie com ANEL MÁGICO, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto.
2 – Faça duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos no anel mágico.
3 – Novamente duas correntes de espaço, 2 pontos altos no anel mágico… siga até completar 6 conjuntos de 2 pontos altos.
4 – Faça duas correntes, feche o anel mágico puxando a ponta de fio e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.
5 – Siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes.
6 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo espaço. Faça duas correntes e 2 pontos altos ainda no mesmo espaço formando um leque.
7 – Sem fazer corrente de espaço faremos um leque no próximo espaço de duas correntes… basta fazer 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos no mesmo espaço…. siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que fizemos para iniciar a volta.
8 – Siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto alto e faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto, duas correntes e 2 pontos altos ainda no mesmo espaço formando leque dentro de leque.
9 – Faça uma corrente de espaço e ponto alto entre os 2 leques da volta anterior… observe que apontei com a agulha onde será feito o ponto alto.
10 – Após o ponto alto faça uma corrente de espaço e faça leque dentro do próximo leque da volta anterior… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
11 – Siga com ponto baixíssimo e faça ponto baixo dentro do leque. Inicie fazendo leque dentro do leque como nas voltas anteriores.
12 – Faça uma corrente de espaço, ponto alto no primeiro espaço de uma corrente, ponto alto em cima do ponto alto e ponto alto no segundo espaço de uma corrente. Observe as imagens:
13 – Faça uma corrente de espaço e faça leque dentro do leque seguinte… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
14 – Siga com ponto baixíssimo em cima do ponto alto e faça ponto baixo dentro do leque… Inicie a carreira com leque dentro de leque como nas voltas anteriores.
15 – Faça uma corrente de espaço, ponto alto no espaço de uma corrente, siga com ponto alto em cima dos pontos altos e faça ponto alto no espaço seguinte.
16 – Faça uma corrente de espaço e faça leque dentro do leque… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
17 – Inicie a próxima volta como as anteriores… Após o leque faça duas correntes. Faça ponto alto no espaço antes dos pontos altos, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto no próximo espaço. Observe que desta vez teremos um total de 7 pontos altos entre um leque e outro.
18 – Faça duas correntes, leque dentro de leque e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.
19 – Inicie a volta com leque dentro de leque, faça duas correntes, ponto alto no espaço de duas correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto no próximo espaço. Teremos um total de 9 pontos altos. Faça duas correntes, leque dentro de leque e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.
20 – Inicie a volta com leque dentro de leque, faça duas correntes, ponto alto no espaço de duas correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto no próximo espaço. Teremos um total de 11 pontos altos. Faça duas correntes, leque dentro de leque e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.
21 – Inicie a volta com leque dentro de leque, faça duas correntes, ponto alto no espaço de duas correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto no próximo espaço. Teremos um total de 13 pontos altos. Faça duas correntes, leque dentro de leque e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.
22 – Como pode ver é sempre uma repetição… siga até completar um total de 18 voltas. Entre um leque e outro teremos um total de 31 pontos altos como apresentado nas imagens abaixo.
Este é o lugar certo para aumentar seu tapete! Basta fazer mais voltas já que os aumentos são proporcionais. Confira seu trabalho se está como o apresentado nas imagens acima e no próximo passo vamos dar continuidade no trabalho. Link para continuar está no final desta postagem.
–