Vamos continuar nossa série de TAPETE SIMPLES? Este é mais um belíssimo modelo que pode ser utilizado como passadeira. Deixei o gráfico disponível para download e para quem ainda encontra dificuldade tem o passo a passo detalhado.
Com apenas1 novelo de 400g do fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A fiz este lindo tapete com 95cm de comprimento 🙂 Para fazer um jogo de tapetes para cozinha você pode confeccionar um maior com 120cm e outros 2 menores com cerca de 70cm
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Utilizei 1 novelo de 400g – cor 4676
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tamanho do tapete 43 x 95
- Sugestão de acabamento: AQUI
Para fazer este tapete gastei apenas 1 novelo de fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A.
01 – Inicie com 65 correntes, volte na segunda corrente e faça ponto baixo. Após o ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
02 – Continue fazendo ponto alto nas correntes até chegar no final e teremos um total de 64 pontos altos.
03 – 2ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Vamos continuar fazendo ponto alto e após virar tome o cuidado de fazer o próximo ponto alto em cima do segundo ponto de base já que as correntes formam o primeiro ponto alto. Siga com ponto alto até o final.
04 – 3ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha, vire o trabalho e faça mais 6 pontos altos. Todas as vezes que for iniciar uma nova carreira será assim. Contando com as correntes que fizemos antes de virar teremos um total de 7 pontos altos.
05 – Após a lateral faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Teremos então um bloquinho vazio. Continue fazendo duas correntes, pulando 2 pontos de base e fazendo ponto alto até completar 17 bloquinhos vazios, observe que vão sobrar apenas 6 pontos de base…
06 – Complete com ponto alto formando a lateral.
07 – 4ª carreira – Faça duas correntes, vire e faça a lateral com mais 6 pontos altos, siga com 4 bloquinhos vazios.
08 – Agora vamos fazer 4 bloquinhos cheios, basta pegar como referência os que já fizemos na carreira anterior… nos espaços de duas correntes faça 2 pontos altos e faça ponto alto em cima de ponto alto. Observe as imagens:
09 – Após os 4 bloquinhos cheios faça 1 bloquinho vazio e então siga novamente com mais 4 bloquinhos cheios. Para completar a carreira novamente 4 bloquinhos vazios e a lateral.
10 – 5ª carreira – Inicie a carreira fazendo a lateral e desta vez faça 3 bloquinhos vazios
11 – Faça 4 bloquinhos cheios, como vamos iniciar um bloquinho antes do que fizemos na carreira anterior vamos terminar antes também… eles não ficam alinhados, observe:
12 – Após os 4 bloquinhos cheios vamos intercalar… faça 1 bloquinho vazio, 1 bloquinho cheio e 1 bloquinho vazio. (Veja que o bloquinho cheio fica na direção do bloquinho vazio que tem entre as duas sequências de pontos altos da carreira anterior)
13 – Após o bloquinho vazio faça 4 bloquinho cheio e para completar a carreira faça 3 bloquinhos vazios e a lateral.
14 – 6ª carreira – Inicie a carreira fazendo a lateral com pontos altos e faça 2 bloquinhos vazios.
15 Vamos seguir com 4 bloquinhos cheios e novamente ficam desencontrados…
16 – Após os 4 bloquinhos cheios vamos intercalar…
- bloquinho vazio,
- bloquinho cheio,
- bloquinho vazio,
- bloquinho cheio,
- bloquinho vazio,
17 – Faça 4 bloquinhos cheios e complete a carreira fazendo 2 bloquinhos vazios e a lateral.
18 – 7ª carreira – Inicie fazendo a lateral e desta vez faça apenas 1 bloquinho vazio e então faça a sequência de 4 bloquinhos cheios.
19 – Vamos intercalar até chegar em cima da próxima sequência de bloquinhos cheios da seguinte forma:
- bloquinho vazio,
- bloquinho cheio,
- bloquinho vazio,
- bloquinho cheio,
- bloquinho vazio,
- bloquinho cheio,
- bloquinho vazio,
20 – Faça a sequência de 4 bloquinhos cheios e para terminar a carreira faça 1 bloquinho vazio e a lateral com pontos altos.
21 – 8ª carreira – Inicie fazendo a lateral com pontos altos, siga com 5 bloquinhos vazios. Observe que termina em cima da primeira sequência de 4 bloquinhos da carreira anterior.
22 – Vamos intercalar bloquinhos… após fazer os 5 bloquinhos vazios faça:
- bloquinho cheio,
- bloquinho vazio,
- bloquinho cheio,
- bloquinho vazio,
- bloquinho cheio,
- bloquinho vazio,
- bloquinho cheio,
23 – Para completar a carreira faça 5 bloquinhos vazios e a lateral com pontos altos.
24 – 9ª carreira – Inicie fazendo a lateral com pontos altos e faça 6 bloquinhos vazios. Vamos intercalar:
- bloquinho cheio,
- bloquinho vazio,
- bloquinho cheio,
- bloquinho vazio,
- bloquinho cheio.
25 – Complete a carreira com 6 bloquinhos vazios e faça a lateral com pontos altos.
26 – 10ª carreira – Inicie fazendo a lateral com pontos altos e faça 7 bloquinhos vazios.
27 – Vamos intercalar:
- bloquinho cheio,
- bloquinho vazio,
- bloquinho cheio,
28 – Siga com mais 7 bloquinhos vazios e complete a carreira fazendo a lateral com pontos altos.
29 – 11ª carreira – Após a lateral vamos fazer 8 bloquinhos vazios, fazer 1 bloquinho cheio que fica no meio do trabalho e completar com 8 bloquinhos vazios e a lateral.
30 – Veja que o desenho ficou pronto!
31 – Agora você pode repetir o desenho quantas vezes necessário para atingir o tamanho desejado. Basta reiniciar da terceira carreira que é toda de bloquinhos vazios e então repetir o desenho fazendo da 4ª a 11ª carreira.
32 – Para fazer o desenho sempre apontando para o centro vamos inverter o desenho quando chegar no meio do trabalho. Observe o desenho que fiz no meio do tapete:
33 – Quando chegar na metade do tamanho desejado basta começar a voltar sempre respeitando o formato do desenho…
Ex: Fiz um desenho da flor até a 8ª carreira do passo a passo (até a carreira descrita no passo 21)
34 – Ao invés de fazer a próxima carreira do desenho que seria a descrita no passo 24, vamos voltar e repetir a 7ª carreira como descrito no passo nº 18 observe as imagens:
35 – A carreira seguinte continua voltando… será igual a que descrevi no passo nº 14 continue fazendo a carreira voltando no passo a passo que vai completar o desenho invertido 🙂
36 – Quando concluir o desenho do meio faça uma carreira de bloquinhos vazios como descrito no passo nº 5 e iniciar um novo desenho da 11ª carreira para trás… ou seja, 11ª, 10ª, 9ª… até chegar na terceira novamente que são bloquinhos vazios. 🙂 Não se esqueça de repetir a mesma quantidade de desenhos feitos na primeira etapa para que o tapete não fique torto. O meu fiz 3 desenhos completos, fiz o desenho do meio e fiz mais 3 invertidos.
37 – Para completar o trabalho faça duas carreiras toda em ponto alto… agora só fazer o acabamento que pode ser da forma que você desejar… deixei como sugestão um acabamento simples com pontos baixos.
38 – Após completar a segunda carreira com ponto alto faça uma corrente e vamos trabalhar na lateral do tapete.
39 – Vamos fazer ponto baixo pegando o último ponto alto que fizemos…
40 – O próximo ponto baixo fica na divisão entre as carreiras, ou seja, no pé do ponto alto… no mesmo lugar que fizemos o último ponto alto, observe:
41 – Agora só seguir por toda a lateral fazendo ponto baixo pegando o ponto alto da carreira e ponto baixo entre uma carreira e outra… chegando no cantinho vamos fazer diferente, inclusive precisamos fazer o canto onde iniciamos esta carreira ao concluir a volta.
42 – Chegando no cantinho faça ponto baixo, faça duas correntes e faça ponto baixo no mesmo lugar. Se seu ponto for mais alongado pode fazer apenas uma corrente de espaço, mas se ficar repuxando melhor fazer duas correntes.
43 – Agora só seguir fazendo ponto baixo na direção dos pontos altos… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo após fazer o último canto.
44 – A segunda volta de ponto baixo vamos fazer pegando apenas o fio de trás… após concluir a carreira faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e siga com ponto baixo pegando o fio de trás de cada ponto de base.
45 – Chegando no cantinho faça ponto baixo na primeira das duas correntes, faça duas correntes e faça ponto baixo na segunda corrente. Se você fez apenas uma corrente de espaço faça ponto baixo na corrente, duas correntes de espaço e ponto baixo na mesma corrente novamente. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente que fizemos para iniciar a volta. Corte o fio e arremate.
Tapete pronto!
Chegamos ao final de mais um passo a passo! Agradeço a todos por compartilhar e se fizer o seu não deixe de postar no grupo https://www.facebook.com/groups/croche.com.br/ pra gente ver!
Um forte abraço e tudo de bom sempre.
–
–
Samuel Ramos