Quer fazer um lindo tapete com menos de um novelo de fio? venha ver este modelo! Preparei o passo a passo e disponibilizei o gráfico para download e você já pode conferir 🙂
Utilizei o fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A. 100% algodão, super macio e com cores maravilhosas. Com menos de um novelo vamos fazer este modelo medindo 43 x 78cm
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Cor 6525 – 01 novelo com 400g
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 43 x 78 cm
- Sugestão de acabamento: AQUI
Este tapete é bem econômico, como pode ver os pontos são bem vazados em forma de rede. Com 600g você produzir duas peças como estas apresentadas abaixo!
01 – Inicie com 65 correntes, volte na segunda corrente contando da agulha para trás e faça ponto baixo. Observe as imagens:
02 – Após o ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga fazendo ponto alto nas correntes de base até chegar no final. Teremos um total de 64 pontos altos contando com as correntes que formam o primeiro ponto, esta é a primeira carreira do trabalho.
03 – 2ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire para voltar trabalhando em cima dos pontos já prontos. Após virar observe bem para não fazer ponto no primeiro ponto de base… as correntes já formam o primeiro ponto, apontei com a agulha onde vamos iniciar os pontos altos…
04 – Siga fazendo ponto alto em cima de todos os pontos de base, chegando no final faça o último ponto alto na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto da carreira anterior. (confira para ver se ficou correto, o total de pontos continuará o mesmo, 64)
05 – 3ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça mais 3 pontos altos… contando com as correntes que fizemos para virar teremos um bloquinho com 4 pontos altos. Toda vez que for virar e iniciar uma nova carreira será da mesma forma 🙂 Quando tem um bloquinho com 4 pontos altos vou chamar de bloquinho cheio, isso para você se acostumar quando olhar um gráfico, inclusive expliquei AQUI.
06 – Após os 3 pontos altos faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Observe que teremos um bloquinho vazio.
07 – Para fazer mais um bloquinho vazio basta fazer duas correntes, pular 2 pontos de base e fazer ponto alto… siga fazendo os bloquinhos vazios até chegar no final da carreira, somente o último bloquinho faremos cheio (com 4 pontos altos) por ser o que vai formar a lateral do tapete e ficar igual o início da carreira.
08 – 4ª carreira – Inicie a carreira da mesma forma que a anterior, em seguida faça 6 bloquinhos vazio. Observe as imagens:
09 – Agora faremos 2 bloquinhos cheios, para isso vamos utilizar as correntes. Após o último ponto alto faça apenas 2 pontos altos na corrente de espaço. Faça ponto alto em cima do ponto alto e teremos o primeiro bloquinho cheio.
10 – Novamente 2 pontos altos nas correntes e ponto alto em cima do próximo ponto de base e teremos 2 bloquinhos cheios.
11 – Faça 3 bloquinhos vazios e em seguida novamente 2 bloquinhos cheios.
12 – Para completar a carreira faça mais 6 bloquinhos vazios e a lateral que será formada por 1 bloquinho cheio.
13 – 5ª carreira – Inicie fazendo a lateral, siga com mais 5 bloquinhos vazios.
14 – Agora faremos 4 bloquinhos cheios, observe que vai iniciar um bloquinho antes dos anteriores e terminar um bloquinho depois… apontei com a agulha… Basta fazer 2 pontos altos nos espaços de duas correntes, ponto alto em cima de ponto alto até completar os 4 bloquinhos.
15 – Faça um bloquinho vazio, novamente 4 bloquinhos cheios…
16 – Para completar a carreira faça mais 5 bloquinhos vazios e a lateral.
17 – 6ª carreira – Esta carreira é exatamente igual a anterior… basta seguir fazendo ponto alto em cima de ponto alto e correntes na direção das correntes.
18 – 7ª carreira – Inicie fazendo a lateral com um bloquinho cheio, em seguida faça 3 bloquinhos vazios e 2 bloquinhos cheios. Observe que vai terminar com ponto alto em cima do ponto alto dos bloquinhos da carreira anterior.
19 – Faça 1 bloquinho vazio e vamos fazer novamente 2 bloquinhos cheios.
20 – Para iniciar o miolinho da flor vamos intercalar 1 bloquinho vazio, 1 bloquinho cheio bem no espaço que divide as duas pétalas e novamente 1 bloquinho vazio.
21 – Continue com mais 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio, 2 bloquinhos cheios… para completar a carreira faça mais 3 bloquinhos vazios e a lateral.
22 – 8ª carreira – Inicie fazendo a lateral com um bloquinho cheio, siga com 2 bloquinhos vazios e vamos trabalhar 4 bloquinhos cheios… vai terminar em cima do ponto alto da pétala seguinte, veja que apontei com a agulha.
23 – Faça 2 bloquinhos vazios e vamos intercalar…
24 – Após os 2 bloquinhos vazios faça 1 bloquinho cheio, 1 bloquinho vazio e 1 bloquinho cheio.
25 – Continue com 2 bloquinhos vazios, 4 bloquinhos cheios e para terminar a carreira são mais 2 bloquinhos vazios e a lateral formada por 1 bloquinho cheio.
26 – 9ª carreira – Inicie fazendo a lateral com um bloquinho cheio, siga com 2 bloquinhos vazios e vamos trabalhar 4 bloquinhos cheios que vão ficar exatamente em cima dos que fizemos na carreira anterior.
27 – Faça 1 bloquinho vazio, e 1 bloquinho cheio. Em seguida faremos um bloquinho diferente dos outros para iniciar o miolinho da flor.
28 – Faça 3 correntes, pule os 3 pontos de base que formam o bloquinho cheio da base e faça 2 pontos altos nas correntes de espaço que tem na carreira anterior. Normalmente faríamos apenas duas correntes e ponto alto em cima do ponto alto para formar um bloquinho vazio, mas vamos fazer uma corrente no lugar do ponto alto e seguir direto para a corrente de base. Veja que aumentei uma corrente mas retirei o ponto alto que faríamos, assim permanece com a mesma quantidade de pontos do início.
29 – Faça novamente 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça ponto alto em cima do último ponto de base do bloquinho da carreira anterior. Teremos um bloquinho diferente, mas a quantidade de pontos não mudou 🙂
30 – Faça 1 bloquinho cheio e 1 bloquinho vazio… continue com 4 bloquinhos cheios e para terminar a carreira faça 2 bloquinhos vazios e a lateral formada por 1 bloquinho cheio.
31 – 10ª carreira – Inicie fazendo a lateral com um bloquinho cheio e faça 3 bloquinhos vazios. Em seguida faça 2 bloquinhos cheios.
32 – Faça 1 bloquinho vazio e 1 bloquinho cheio… teremos logo a frente a alça com 3 correntes.
33 – Faça 3 pontos altos nas 3 correntes, ponto alto em cima dos 2 pontos altos, 3 pontos altos na próxima alça que também tem 3 correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto do bloquinho. Teremos uma sequência de 10 pontos altos… observe as imagens:
34 – Faça 1 bloquinho vazio, 1 bloquinho cheio e novamente 1 bloquinho vazio.
35 – Faça 2 bloquinhos cheios e para completar a carreira são 3 bloquinhos vazios e a lateral formada por 1 bloquinho cheio.
36 – 11ª carreira – Inicie fazendo a lateral com um bloquinho cheio, faça 5 bloquinhos vazios e então faça o primeiro bloquinho cheio.
37 – Faça um bloquinho cheio, 1 bloquinho vazio e vamos seguir com mais 15 pontos altos… veja que vai iniciar 1 bloquinho antes da sequência que temos na carreira anterior e terminar 1 bloquinho depois.
38 – Faça 1 bloquinho vazio, 1 bloquinho cheio e para completar a carreira faça 5 bloquinhos vazios e a lateral formada por 1 bloquinho cheio.
39 – 12ª carreira é igual a 10ª carreira, a única diferença é que faremos a sequência de 10 pontos altos em cima dos pontos de base da volta anterior… vamos ver?
40 – Após a lateral faça 3 bloquinhos vazios e 2 bloquinhos cheios… Observe a 10ª volta como está exatamente igual:
41 – Faça 1 bloquinho vazio e 1 bloquinho cheio e então teremos a sequência de 10 pontos altos… basta fazer mais 9 pontos altos. Apontei na 10ª carreira para ver que fica exatamente igual.
42 – Agora basta seguir olhando a 10ª carreira para fazer exatamente igual… bloquinho vazio, bloquinho cheio, bloquinho vazio, 2 bloquinhos cheios, 3 bloquinhos vazios e a lateral.
43 – 13ª carreira – Esta carreira é praticamente igual a 9ª carreira, a diferença somente no meio… vamos ver?
44 – Após fazer a lateral faça 2 bloquinhos vazios e 4 bloquinhos cheios.
45 – Ainda seguindo a mesma carreira faça 1 bloquinho vazio e 1 bloquinho cheio. Logo a frente teremos as alças com 3 correntes igual as que fizemos na 9ª volta…
46 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça 2 pontos altos.
47 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça ponto alto em cima do último ponto alto da sequencia que temos na carreira anterior… observe as imagens:
48 – Agora basta seguir exatamente como na 9ª carreira.
49 – 14ª carreira é praticamente igual a 8ª carreira… a única observação são os 2 bloquinhos cheios que ficam no meio, vamos ver?
50 – Logo após os os 2 bloquinhos vazios faça 3 pontos altos na alça de 3 correntes, duas correntes de espaço e 3 pontos altos na próxima alça que também tem 3 correntes e complete o bloquinho com ponto alto em cima do ponto alto… observe as imagens:
51 – Veja que fica exatamente igual a 8ª carreira, basta seguir até o final.
52 – 15ª carreira é exatamente igual a 7ª carreira…
53 – 16ª carreira é exatamente igual a 6ª carreira…
54 – 17ª carreira é exatamente igual a 5ª carreira…
55 – 18ª carreira é exatamente igual a 4ª carreira…
56 – 19ª carreira é exatamente igual a 3ª carreira… Veja que o desenho de flor estará completo 🙂
57 – Agora você pode repetir o desenho quantas vezes quiser, basta repetir a terceira carreira mais uma vez e seguir os passos anteriores… ao repetir a 3ª carreira para reiniciar o desenho ficaremos com duas carreiras de bloquinhos vazios entre um desenho e outro.
58 – Aqui já estou fazendo a quarta carreira novamente, ou seja, iniciando um novo desenho…
59 – Quando atingir o tamanho desejado faça apenas uma carreira de bloquinhos vazios para ficar igual o início, em seguida faça duas carreiras de pontos altos.
60 – Agora você pode fazer o acabamento que desejar, vou explicar o acabamento que fiz apenas com pontos baixos para ficar bem liso…
61 – Ao completar a última carreira não corte o fio, faça uma corrente e vamos trabalhar pontos baixos na lateral do tapete. Após a corrente faça ponto baixo pegando o ponto alto, na lateral, veja que apontei com a agulha.
62 – Sem fazer corrente de espaço, faça ponto baixo na divisão das carreiras… ou seja, na mesma corrente onde fizemos o ponto alto da última carreira (no pé do ponto alto)
63 – Faça ponto baixo na direção da penúltima carreira e ponto baixo na divisão de uma carreira e outra… basta seguir por toda a lateral, sempre fazendo apenas 1 ponto baixo na direção da carreira e 1 ponto baixo na divisão de uma carreira e outra… quando chegar no cantinho faremos diferente, inclusive ao completar a volta precisamos fazer o cantinho que não fizemos no início.
64 – Chegando no cantinho faça ponto baixo no topo do ponto, faça uma corrente de espaço e faça ponto baixo novamente no mesmo lugar.
65 – Agora basta seguir normalmente fazendo ponto baixo na direção dos pontos altos do início… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente inicial, depois de fazer o cantinho.
66 – Faremos mais uma carreira com pontos baixos e desta vez pegando apenas o fio de trás… após finalizar a carreira anterior faça uma corrente e siga fazendo ponto baixo, não se esqueça de pegar apenas o fio de trás dos pontos que fizemos na carreira anterior. Vamos ver como fiz nos cantos?
67 – Ao chegar no cantinho onde fizemos uma corrente de espaço faça 1 ponto baixo na corrente, uma corrente de espaço e novamente ponto baixo na mesma corrente, então siga normalmente e finalize com ponto baixíssimo na corrente que fizemos para iniciar a volta.
Aqui o tapete pronto!
Chegamos ao final de mais um passo a passo, você pode fazer o download do gráfico disponível aqui no blog!
Espero que tenham gostado e que compartilhe este trabalho em suas redes sociais. Um forte abraço e tudo de bom sempre!!!
Samuel Ramos.