Esta é a terceira parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE SALMÃO. Um tapete com moldura e que pode ser utilizado como manta para sofá ou se fizer com um fio mais fino também serve como trilho de mesa.
Preparei também o gráfico deste tapete e você pode fazer o DOWNLOAD gratuitamente. Se você está procurando o inicio do tapete veja os links:
- Tapete Salmão – Parte 1
- Tapete Salmão – Parte 2
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 da Círculo S.A – Cor 4514 – Gastei 3 novelos com 400g cada
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tesoura e agulha para cortes e acabamentos.
- Emendar o fio sem deixar aparecer – AQUI
- Tamanho do tapete pronto: 140cm x 70cm
80 – Inicie a carreira com duas correntes, vire e faça mais 9 pontos altos. Teremos um total de 3 bloquinhos cheio. Na lateral esta carreira será exatamente igual a 10ª carreira do trabalho: Após os pontos altos faça 1 bloquinho vaio, 2 bloquinhos cheios, novamente 1 bloquinho vazio e 2 bloquinhos cheios.
81 – No meio faremos exatamente igual 11ª carreira. São 3 bloquinhos vazios, 5 bloquinhos cheios e novamente 3 bloquinhos vazios.
82 – Na lateral seguinte faça 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio, 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e 3 bloquinhos cheios completando a carreira.
83 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça mais 9 pontos altos, em seguida faça 1 bloquinho vazio, 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e 2 bloquinhos cheios. (é igual a carreira anterior)
84 – No meio faremos exatamente igual 10ª carreira. São 2 bloquinhos vazios, 7 bloquinhos cheios e novamente 2 bloquinhos vazios.
85 – Na lateral é igual a carreira anterior… São 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio, 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e completa a carreira com 3 bloquinhos cheios.
86 – A partir de agora teremos apenas repetições na lateral… A 22ª carreira da lateral será exatamente igual a 11ª carreira,
- A 23ª carreira da lateral será igual a 12ª carreira.
- A 24ª carreira da lateral será igual a 13ª carreira.
- A 25ª carreira da lateral será igual a 14ª carreira.
- A 26ª carreira da lateral será igual a 15ª carreira.
- A 27ª carreira da lateral será igual a 16ª carreira.
- A 28ª carreira da lateral será igual a 17ª carreira.
- A 29ª carreira da lateral será igual a 18ª carreira.
- A 30ª carreira da lateral será igual a 19ª carreira.
- A 31ª carreira da lateral será igual a 20ª carreira.
(e depois só reiniciar a repetição entre a 11ª e a 20ª carreira) – Isso apenas na lateral.
87 – No meio é diferente. Estamos trabalhando na 20ª carreira que é igual a 13ª carreira do trabalho.
- A 21ª carreira da lateral será igual a 14ª carreira.
- A 22ª carreira da lateral será igual a 15ª carreira.
- A 23ª carreira da lateral será igual a 16ª carreira.
- A 24ª carreira da lateral será igual a 17ª carreira.
- A 25ª carreira da lateral será igual a 18ª carreira.
Agora só seguir repetindo as carreiras entre 18ª e 24ª para seguir fazendo desenhos de coração. Faça até completar 5 corações e então vamos começar fazer os corações ao contrário. Ou seja, fiz um total de 47 carreiras.
88 – Você pode optar por fazer menos corações ou seja, um trabalho menor, então quando atingir a quantidade que seja a metade faremos da seguinte forma:
Na lateral a 48ª carreira fica igual 14ª carreira
89 – No meio faça 3 bloquinhos vazios, 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio, 2 bloquinhos cheios e novamente 3 bloquinhos vazios. Pronto! Agora só começar voltar…
90 – A 49ª carreira será exatamente igual 47ª tanto na lateral quanto no meio 🙂 – A partir de agora só ir voltando e a carreira será exatamente igual!
- A 50ª carreira será igual 46ª.
- A 51ª carreira será igual 45ª.
- A 52ª carreira será igual 44ª.
- A 53ª carreira será igual 43ª… Só seguir repetindo até chegar nas carreiras finais e terminar com duas carreiras totalmente fechadas com pontos altos.
91 – Para fazer o acabamento vamos iniciar na lateral que forma o comprimento do tapete. Faça uma corrente e vamos fazer 1 ponto baixo pegando no meio do ponto alto.
92 – O próximo ponto baixo fica no pé do ponto alto, veja que indiquei com a agulha para facilitar.
93 – Siga fazendo 1 ponto baixo no meio do ponto alto e 1 ponto baixo no pé do ponto alto… quando chegar no cantinho faremos diferente.
94 – Após fazer ponto baixo no cantinho, faça duas correntes e em seguida faça ponto baixo no mesmo lugar. Agora só seguir com 1 ponto baixo para cada ponto de base e aproveite para esconder a ponta de fio que sobrou ao iniciar o tapete! Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo que fica logo após o cantinho.
95 – Após finalizar a volta faça uma corrente e vamos trabalhar a segunda volta…
96 – Siga fazendo ponto baixo para cada ponto de base mas, desta vez faça pegando apenas o fio de trás para fazer um detalhe no acabamento. Siga até chegar no cantinho do trabalho.
97 – Veja que segui com ponto baixo até na primeira corrente das duas que fiz para formar o cantinho. Em seguida faça duas correntes e faça ponto baixo na segunda corrente e siga com ponto baixo em todos os pontos de base. Finalize a volta com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
98 – Após finalizar a volta com ponto baixíssimo siga com mais 3 pontos baixos e em seguida faça ponto baixo no próximo ponto de base. Se contar do cantinho até o ponto baixo teremos um intervalo de 6 pontos baixos.
99 – Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.
100 – Novamente 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo e mais uma vez 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.
101 – Faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo. Em seguida faça as 3 alças de 3 correntes sempre pulando 2 pontos de base.
102 – A próxima alça grande pule 6 pontos de base… agora só seguir intercalando. Uma alça grande pulando 5 pontos, as 3 alças menores pulando apenas 2 pontos e uma alça grande pulando 6 pontos. Se fizer tudo certinho chegará no cantinho sobrando 6 pontos de base.
103 – Então faça 6 correntes e prenda no cantinho.
104 – Já na largura do tapete faremos um pouquinho diferente. Faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.
105 – Faça as 3 alças menores normalmente pulando apenas 2 pontos de base e as próximas alças grandes serão com 6 correntes pulando apenas 4 pontos de base. Se fizer tudo certo chegará no canto sobrando 5 pontos de base, então faça a laça que ficará exatamente igual no inicio… siga repetindo por toda a volta e não se esqueça que no comprimento do tapete será igual a lateral anterior.
106 – Finalize a volta com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
107 – Siga com ponto baixíssimo em duas das 3 correntes, em seguida faça ponto baixo abraçando a alça. Assim ele ficará bem centralizado.
108 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça. Novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte.
109 – Sem fazer corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça 4 pontos altos na alça de 6 correntes, faça duas correntes de espaço e novamente 4 pontos altos na mesma alça.
110 – Ainda sem fazer corrente de espaço, prenda com ponto baixo na alça a frente. Agora só seguir repetindo… as alças são sempre com 3 correntes e os leques sempre com 4 pontos altos, duas correntes de espaço e 4 pontos altos. Exceto nos cantos, onde faremos diferente.
111 – Chegando no canto faça 9 pontos altos, duas correntes de espaço e na próxima alça faça também 9 pontos altos. Prenda com ponto baixo e siga repetindo por toda a volta. 🙂
112 – Finalize a volta com ponto baixíssimo, siga com ponto baixíssimo em duas das 3 correntes e em seguida faça ponto baixo abraçado a alça como já fizemos anteriormente.
113 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte.
114 – Faça 4 correntes e vamos trabalhar no espaço de duas correntes que tem no meio do leque. Faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço.
115 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… faça 3 correntes e prenda na próxima alça. Agora só seguir repetindo e quando chegar no canto faremos diferente.
116 – Chegando no canto faça a alça com 9 correntes, faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço. Faça 9 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
117 – Após finalizar com ponto baixíssimo siga com ponto baixíssimo em duas correntes das 3 que formam a alça que temos a frente. Em seguida faça ponto baixo pegando por dentro desta mesma alça.
118 – Sem fazer corrente de espaço… Enrole o fio na agulha e vamos fazer 5 pontos altos na alça de 4 correntes.
119 – Faça uma corrente de espaço e dentro do leque faça 3 pontos altos, 1 ponto picô e novamente 3 pontos altos no mesmo espaço.
120 – Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça 5 pontos altos e sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes. Siga repetindo e apenas no cantinho faremos diferente.
121 – Na alça do canto faça 13 pontos altos, uma corrente de espaço e o leque é exatamente igual a todos os outros. São 3 pontos altos, ponto picô e novamente 3 pontos altos no mesmo lugar. Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte novamente 13 pontos altos, sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com agulha de tapeceiro. Corte o fio e arremate.
Aqui tenho imagens do tapete prontinho 🙂
Chegamos ao final de mas um passo a passo. Espero que tenham gostado e também confeccionado seu tapete. Não se esqueça de compartilhar sua peça nas redes sociais, quando fizer isso me marque para eu ver seu trabalho e curtir!
Se quiser me seguir no Instagram, ficarei feliz em receber você por lá. @blogdocroche <<-
Agora tenho também um canal no YouTube, se inscreva!
Forte abraço e tudo de bom sempre!!!
Samuel Ramos