Vamos aprender passo a passo como confeccionar este tapete retangular? Utilizei a FLOR CRISTA DE GALO que temos o passo a passo aqui no blog, mas você pode utilizar qualquer flor com uma base quadrada com 8 pétalas que dará certo.
Sempre gosto de utilizar as flores mais rasteiras como a CATAVENTO e a MARGARIDA RASTEIRA. Este modelo de tapete em crochê é bem versátil e pode ser utilizado como jogo de cozinha ou tapete para entrada, lavabo… Sempre fica bem.
Neste passo a passo utilizei 3 flores, mas você pode utilizar a quantidade que desejar e sempre vai dar certo, não sobra pontos nem precisa improvisar para readequar ao tamanho desejado.
Utilizando 3 flores CRISTA DE GALO ele ficou com 85cm x 55cm
PARTE 2 – TAPETE RETANGULAR PASSO A PASSO PARTE 2
FLOR CRISTA DE GALO – Passo a passo – FLOR CRISTA DE GALO PASSO A PASSO
Materiais
- Barbante EuroRoma Crú nº6
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9368 (Amarelo)
- Barbante Barroco Multicolor Nº 9392 (Verde)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
Os barbantes utilizados neste passo a passo você pode encontrar nas lojas de armarinhos em sua cidade ou nas lojas virtuais.
01 – O passo a passo da flor termina como a que está na imagem abaixo. No avesso vemos uma base quadrada e com 4 alças nos cantos. Para fazer a flor utilizei barbante barroco 9368 (amarelo) e 9392 (verde)
02 – Inicie amarrando o barbante crú em uma das 4 alças do canto da flor. Sempre dou apenas um nó para não fazer muito volume e faço o arremate posteriormente.
03 – Após amarrar o fio, faça 1 ponto baixo, duas correntes (para dar altura de 1 ponto alto) e mais 2 pontos alto, faça duas correntes de espaço e mais 3 pontos alto. (leque)
04 – Após o leque faça uma corrente de espaço. No primeiro espaço da volta de base da flor faça um bloquinho com 3 pontos alto pegando junto o fio verde que tem entre uma folha e outra, veja as images abaixo.
07 – Para iniciar a segunda volta, faça ponto baixíssimo nos pontos alto da primeira parte do leque e um ponto baixo no meio do leque. Sempre que for iniciar uma volta será feito desta forma.Após o ponto baixo faremos um leque. Faça duas correntes para dar altura do 1º ponto alto e mais dois pontos alto, duas correntes de espaço e mais 3 pontos alto.Entre cada bloquinho da volta anterior faça um bloquinho com 3 pontos alto, entre um e outro apenas uma corrente de espaço. Nos cantos sempre faça um leque sendo que os leques tem duas correntes de espaço.
Ao final da segunda volta, corte o fio e arremate. Você pode arrematar com ponto baixíssimo, mas vou apresentar a minha maneira de arrematar.Após fazer a corrente de espaço ao invés de finalizar com ponto baixíssimo alongo o fio e corto.
Passe o fio na agulha de tapeceiro e na primeira parte do leque tem as duas correntes e dois pontos alto, veja que passei a agulha no ponto alto, simplesmente pulei as correntes que formam o primeiro ponto alto. Desta forma ao arrematar em cima da corrente ficará semelhante ao ponto alto comum.
Em seguida introduzo a agulha na corrente de espaço e passo em cima a segunda corrente que forma o primeiro ponto alto do leque, veja a imagem abaixo:
Vou guiando o fio com a agulha até chegar com ele junto ao fio que amarrei no inicio, faço dois nós tomando o cuidado de apertar somente o segundo nó. Escondo as pontas e recorto.
Aqui está o primeiro motivo pronto. Reserve-o e vamos trabalhar na segunda flor.
08 – Na segunda flor você faz como nos passos anteriores porém não completa a segunda volta. Vamos unir ao primeiro motivo que ficou pronto. Veja que a segunda volta fiz apenas duas laterais.
09 – No leque da segunda lateral fiz apenas a metade, (3 pontos alto) e ao invés de duas correntes apenas uma corrente.
10 – Aproxime-o do primeiro motivo e faça 1 ponto baixo pegando o cantinho (meio do leque) do primeiro motivo.
11 – Após o ponto baixo não precisa fazer outra corrente, o ponto baixo dá o espaço que precisamos. Complete os outros 3 pontos do leque do segundo motivo.
12 – Após os 3 pontos alto não faça uma corrente de espaço. prenda com ponto baixo entre o bloquinho do primeiro motivo, novamente sem fazer corrente de espaço faça os 3 pontos altos (bloquinho) entre o bloquinho do segundo motivo.
Veja que faço os 3 pontos alto do segundo motivo e em seguida prendo com ponto baixo no primeiro motivo. Sempre sem fazer corrente de espaço.
13 – Ao chegar no canto onde faremos o leque, faça 3 pontos alto, prende com ponto baixo no canto do primeiro motivo e em seguida faça uma corrente de espaço. Complete o leque com 3 pontos alto.Sempre antes de prender o primeiro leque e após prender o ultimo faço esta corrente. Quando for dar a volta nos motivos este espaço será importante para que o tapete não fique repuxando.
14 – Ao prender o ultimo leque, siga normalmente trabalhando o restante da volta deste segundo motivo, entre o canto e o primeiro bloquinho faça uma corrente de espaço e siga normalmente. Ao final corte o fio e arremate.
Fica assim os dois motivos unidos. Reserve-os e vamos trabalhar na terceira flor.
15 – Na terceira flor faça como a anterior. Só que desta vez não vamos cortar o fio, esta é a ultima flor a ser emendada para este tapete então vamos seguir trabalhando o tapete. Se o seu trabalho tem mais flores, sempre faça as emendas normalmente sempre fazendo o acabamento e na ultima flor não precisará cortar.
16 – Como não recortei o fio, finalize com ponto baixíssimo, ande com ponto baixíssimo em cima dos pontos da primeira parte do leque e faça ponto baixo no meio do leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça como anteriormente, leque nos cantos e entre um bloquinho e outro sempre trabalhe bloquinho com 3 pontos alto. Entre um bloquinho e outro sempre trabalhe apenas uma corrente de espaço. Veremos como fina nas emendas…
17 – Ao chegar na emenda, veja que tem dois leques unidos. No primeiro leque faça um bloquinho normalmente, faça uma corrente de espaço e outro bloquinho no segundo leque.
Estes bloquinhos ficam mais próximos do que os outros, porem esta diferença desaparece já na segunda volta.
18 – Ao completar a volta fica como na imagem abaixo:
19 – Siga trabalhando desta forma por mais 3 voltas, ou seja, após emendar os motivos trabalhe 4 voltas sempre da mesma forma. Leque nos cantos e bloquinhos entre bloquinhos. Somente nos cantos (leque) tem duas correntes de espaço. No restante apenas uma correntinha.
Observe que na largura fica com 7 bloquinhos entre um canto e outro na largura e 19 bloquinhos no comprimento sem contar os cantos. Se ficou assim não importa a quantidade de flores que está utilizando, seu tapete ficará certinho no final.
Se você utilizar uma flor com base maior sempre observe para que após emendar os motivos faça voltas até que na largura tenha esta quantidade de bloquinhos, caso contrário sobrará pontos na hora de iniciar as voltas de acabamentos.
Esta é a primeira parte do passo a passo, na segunda parte continuaremos até a conclusão deste trabalho.
Em caso de dúvida entre em contato! Teremos o maior prazer em tirar as dúvidas e ajudar você concluir este trabalho. [email protected]