PARTE 3 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 3
- Barbante 4/6 EuroRoma – (você vai precisar de cerca de 1.400g – 2 Cones de 700g)
- Barbante Barroco Multicolor para fazer o contorno e a flor (200g) Amarelo 9368
- Barbante Barroco Muticolor para fazer as folhas da flor – Verde 9392
- 1 pérola para acabamento na flor (opcional)
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos.
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tamanho do trabalho: 112cm de diâmetro
- Utilizei a FLOR PRIMAVERA FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO
01 – Inicie com o barbante 4/6 fazendo um anel mágico (ou uma argolinha com 4 correntes) e faça 12 pontos alto. Feche o anel mágico, finalize com ponto baixíssimo.
02 – Na 2ª volta faça 2 pontos alto em cada ponto de base, encerrando a volta com um total de 24 pontos alto. Para iniciar esta volta faça duas correntes para dar altura do ponto alto e faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base e siga fazendo dois pontos alto em cada ponto de base. Finalize com ponto baixíssimo.
04 – 4 ª Volta, faça um ponto baixo dentro da primeira alça e suba com 3 correntes (2 que equivalem a altura do ponto alto e uma que deixaremos como espaço posteriormente)
Enrole o barbante na agulha como de costume para fazer o ponto alto, ao pescar o fio não dê sequência no ponto alto, enrole o barbante novamente e pesque o fio novamente, deixe na agulha e mais uma vez, enrole o barbante na agulha e pesque o fio pela terceira vez, agora sim! passe o fio prendendo todos de uma só vez com um ponto baixo. Conheço este ponto como “PONTO POMPOM” Veja nas imagens abaixo.
Faça uma corrente de espaço e faça 1 ponto alto na mesma argolinha. Este é o inicio de um dos 8 losangos.
Faça uma corrente de espaço e vamos para a argolinha seguinte. Na segunda argolinha faça 1 ponto alto, uma corrente de espaço, um ponto pompom, uma corrente de espaço e mais um ponto alto.
Faça uma corrente de espaço e siga para a argolinha seguinte… vai repetindo até finalizar a volta com ponto baixíssimo na segunda correntinha inicial, sempre deixando uma de espaço para o ponto pompom.
6ª volta 3 pontos pompom
Aqui a imagem já na 14ª volta e temos um total de 11 pontos pompom em cada losango. Então vamos começar as diminuições na quantidade de pontos pompom.
15ª volta – Após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo em cima da segunda correntinha sobra uma de espaço antes do ponto pompom, faça um ponto baixo exatamente nela. Suba com 3 correntes e inicie fazendo ponto pompom entre os que já estão prontos na volta anterior. Veja as imagens:
Não faça no ultimo espaço, então ficará com um total de 10 pontos pompom, faça uma corrente de separação e no ultimo espaço faça um ponto alto.
Agora para ir até o próximo losango faça o seguinte:
2 correntes de espaço
1 ponto alto entre um losango e outro
2 correntes de espaço
+1 ponto alto no mesmo espaço
2 correntes de separação
1 ponto alto no espaço antes do ponto pompom do losango seguinte
Veja as imagens:
Veja como ficou, entre um losango e outro 3 bloquinhos com duas correntes de espaço. Observe que não conto o espaço de uma corrente que está separando o ponto alto do losango, ele é um contorno onde faremos o detalhe com o amarelo posteriormente.
Aqui com dois losangos prontos veja que vamos diminuindo pra formar o desenho e fazendo um detalhe entre eles. Siga assim por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente, a terceira sempre ficará como espaço.
Nos espaços entre um losango e outro não faremos aumentos nesta e nem na próxima volta. Após fazer o ponto alto logo após o ponto pompom, faça 2 correntes de espaço e faça um ponto alto dentro do primeiro espaço de duas correntes, novamente duas correntes e outro ponto alto no espaço seguinte….
Veja que entre um losango e outro vai ficar com um total de 4 bloquinhos com duas correntes de espaço.
Siga estes passos e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que iniciaram esta volta.
17 ª Volta – Novamente como a anterior, um ponto baixo, 3 correntes e inicie os pontos do losango. Então cada losango ficará com um total de 8 pontos pompom
Entre os losangos não tem aumentos, então ficará com um total de 5 bloquinhos com duas correntes de espaço cada.
18ª volta – Novamente inicia com ponto baixo, 3 correntes de separação e nesta volta cada losango ficará com um total de 7 pontos pompom. Nesta volta entre um losango e outro faremos um aumento.
Entre um losango ficará com um total de 7 bloquinhos com duas correntes de espaço.
Vou lembrar novamente que conto como bloco apenas os espaços com duas correntes, aquele espacinho logo após e antes do ponto pompom não estou contando já que eles fazem parte do losango.
Siga por toda a volta e o tapete já estará com este formato.
19ª volta – Cada losango vai ficar com um total de 6 pontos pompom e entre um losango e outro não faremos alterações, ficará com um total de 8 bloquinhos com duas correntes de espaço, veja as imagens abaixo:
O tapete já estará com este formato.
21ª volta – Cada losango ficará com um total de 4 pontos pompom. Entre um losango e outro faremos duas alterações.
Veja que marquei com a agulha:
Faça dois pontos alto no mesmo espaço no 3º e no 7º bloquinho
Entre um losango e outro ficará com um total de 12 bloquinhos com duas correntes de espaço cada um.
22ª volta – Cada losango ficará com um total de 3 pontos pompom e entre um losango e outro não faremos alterações, ficará com um total de 13 bloquinhos com duas correntes de espaço.
23ª volta – Cada losango ficará com apenas 2 pontos pompom e entre um losango e outro também não faremos alterações, ficará com um total de 14 bloquinhos com duas correntes de espaço.
24ª volta – Cada losango ficará com apenas 1 ponto pompom e entre um losango e outro faremos duas alterações:
A primeira no 3º bloquinho – Faça dois pontos alto no mesmo espaço.
Agora não vamos finalizar com ponto baixíssimo. Ao fazer o ultimo ponto alto faça apenas uma corrente de espaço e faça um ponto baixo na segunda correntinha, isso fará com que a finalização do ponto fique no meio do bloquinho, lugar perfeito para iniciarmos a próxima volta, veja as imagens:
25ª volta – Após o passo anterior, faça 5 correntinhas, agora pule o ponto alto que está entre o ponto pompom e faça 1 ponto alto exatamente em cima do ponto pompom.
Veja que começamos a volta estrategicamente no meio do bloquinho porque sempre vamos pular os pontos do contorno do losango.
Quando chegar no losango seguinte, lembre-se de repetir o passo anterior, pular o ponto alto que contorna o losango e fazer o ponto alto em cima do ponto pompom.
Se você contar os espaço entre um ponto alto e outro que estão em cima dos losangos, teremos um total de 18 bloquinhos com duas correntes de espaço. Esta é a quantidade correta que precisamos, mais ou menos que isso não dará certo.
Finalize com ponto baixíssimo na 3ª das 5 correntinhas que iniciamos esta volta.