Hoje estou trazendo pra vocês o passo a passo do TAPETE QUADRADO SIMPLES, um modelo super fácil e útil. Seguindo o passo a passo você pode fazer no tamanho desejado e o acabamento sempre dará certo.
Para este trabalho utilizei o fio BARROCO MAXCOLOR DA CÍRCULO S/A. Um fio 100% algodão, extremamente macio e o rendimento é excelente! Gastei apenas 2 novelos de 400g para fazer este lindo trabalho. Disponibilizei o gráfico para download gratuitamente, aproveite!
MATERIAIS
- Fio Barroco maxcolor nº6 – 2 novelos com 400g cada
- Agulha para crochê 3.5mm – Utilizei a agulha soft
- Tesoura e agulha para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 85 x 85 (Você pode fazer o tamanho desejado, basta seguir repetindo o passo a passo)
Como vamos gastar mais de 1 novelo para confeccionar o tapete você vai precisar emendar o fio. Aqui no blog tem um passo a passo explicando como fazer isso de forma que não fique aparecendo, confira AQUI.
01 – Inicie com ANEL MÁGICO ou com 8 correntes formando um circulo. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
02 – Faça mais 2 pontos alto dentro do anel mágico completando o primeiro bloquinho com 3 pontos altos contando com as correntes.
03 – Faça duas correntes de espaço e faça 3 pontos altos formando o segundo bloquinho… novamente duas correntes e faça mais um bloquinho com 3 pontos altos, duas correntes e faça o terceiro bloquinho. Por fim faça duas correntes e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto formando então um quadradinho. Ajuste o anel mágico sem apertar, apenas para ajustar sem repuxar os bloquinhos. Observe as imagens:
04 – Siga com ponto baixíssimo para o último ponto alto do primeiro bloquinho como indicado com a agulha.
05 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes que formam o cantinho.
06 – Faça duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo lugar e faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto do bloquinho seguinte.
07 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto em cima do último ponto de base do segundo bloquinho.
08 – No canto será sempre igual, 2 pontos altos no espaço de duas correntes, duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos… agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo na segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.
09 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes que formam o canto. Teremos uma sequência com 5 pontos altos.
10 – Para completar o canto são duas correntes de espaço e 2 pontos altos ainda dentro do cantinho… siga com ponto alto em cima de ponto alto.
11 – Na direção do espaço com uma corrente sempre faremos igual… uma corrente de espaço… nos cantos também não mudam nada, será sempre igual até o final. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
12 – Sempre inicio a volta com duas correntes, se seu ponto for mais apertado pode iniciar com 3 correntes sem problemas. Após fazer as correntes que formam o primeiro ponto alto siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 2 pontos altos na corrente que forma o cantinho. Teremos uma sequência com 7 pontos altos.
13 – Faça duas correntes de espaço, 2 pontos altos ainda dentro do canto e siga com ponto alto em cima de ponto alto… corrente de espaço na direção do espaço da volta anterior… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Como temos 7 pontos altos nos cantos vamos dividir novamente…
14 – Inicie com duas correntes para formar o primeiro ponto alto e faça mais 4 pontos altos. Vão sobrar 2 pontos de base antes do canto.
15 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto em cima do último ponto de base. Para formar o cantinho são 2 pontos altos dentro do cantinho, duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos. Seguindo para a lateral seguinte faça ponto alto em cima do primeiro ponto de base completando a sequência de 3 pontos altos, uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça a sequência com 5 pontos altos.
16 – Agora só seguir repetindo… veja que vamos fazer o cantinho, pular 1 ponto de base e fazer a sequência com 5 pontos altos… Observe as imagens:
17 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
18 – Agora está bem fácil, inicie com correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto… na direção de espaço faça uma corrente de espaço e siga com ponto alto em cima de ponto alto. No canto são 2 pontos altos no espaço de duas correntes, duas correntes de espaço e siga por toda a volta repetindo… finalize com ponto baixíssimo.
19 – Inicie com correntes para formar o primeiro ponto alto, siga com ponto alto em cima de ponto alto… nos cantos teremos novamente a sequência com 7 pontos altos, observe as imagens:
20 – Agora só repetir o que fizemos no passo nº15 – exatamente igual o que fizemos na 5ª volta.
21 – A próxima volta será exatamente igual o que fizemos na 6ª volta….
22 – A volta seguinte igual a 7ª volta e depois repetir sempre esta sequência apresentada na 5ª, 6ª e 7ª volta. Faça quantas voltas precisar até atingir o tamanho desejado e para que o acabamento fique correto os cantos precisam terminar igual a 7ª volta, ou seja, uma sequência de 7 pontos altos nos cantos como apresentado na imagem abaixo.
Fiz meu tapete com 31 voltas para depois fazer o acabamento, 2 novelos deu certinho, sobrou só um pouquinho de fio.
Acabamento:
23 – Quando finalizar a volta retire a agulha da laçada, alongue o fio, introduza a agulha no espaço de uma corrente, puxe a laçada e prenda com ponto baixo.
24 – Sem fazer corrente de espaço… enrole o fio na agulha e faça 3 pontos altos em cima do ponto alto do meio na sequência de 5 pontos altos que temos a frente.
25 – Faça duas correntes e vamos utilizar o último ponto alto como alça, veja que apontei ele com a agulha… Após as correntes faça 2 pontos altos abraçando o terceiro ponto alto.
26 – Agora vamos trabalhar mais 3 pontos altos novamente no ponto alto do meio… o mesmo que fizemos os 3 primeiros pontos altos formando um “cogumelo”.
27 – Sem fazer corrente de espaço, prenda com ponto baixo no espaço de uma corrente. Agora só repetir no bloquinho seguinte… 3 pontos altos, duas correntes, 2 pontos altos abraçando o terceiro ponto e 3 pontos altos no ponto de base… vamos ver como ficará nos cantos?
28 – Após prender com ponto baixo na corrente de espaço teremos os 7 pontos no canto… pule 2 pontos de base e faça o cogumelo em cima do terceiro ponto de base.
29 – Após fazer o cogumelo pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo… vai sobrar apenas 1 ponto de base antes de chegar no canto. Agora só fazer 1 cogumelo no canto, pular o primeiro ponto de base e prender com ponto baixo.
30 – Pule 2 pontos de base e faça outro cogumelo, pule 2 pontos de base e teremos a frente a corrente de espaço para prender com ponto baixo 🙂
Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de agulha de tapeceiro.
Veja como fica o tapete pronto:
Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado 🙂 Compartilhe para que este passo a passo alcance o máximo de pessoas possível. Como agradecimento estou disponibilizando o download gratuito do gráfico!
Agradeço a todos pelo carinho e em caso de dúvidas estarei a disposição. Forte abraço e tudo de bom sempre.
–