Neste passo a passo você vai aprender a confeccionar o TAPETE QUADRADINHOS. Um modelo maravilhoso para utilizar como passadeiras, tapete de porta ou jogo de cozinha. Você pode utilizar este mesmo modelo para fazer o tapete mais largo e utilizar na sala e tudo isso de forma bem simples.
Depois de entender a forma de fazer você vai ver quer este é um modelo super fácil e não importa com quantos quadradinhos você fizer o acabamento também vai ficar certinho. 🙂 Deixei o link para você fazer o DOWNLOAD do passo a passo no final da postagem.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Utilizei a cor 3501 (utilizei apenas 1 novelo para meu tapete)
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho: 47 de largura por 75 de comprimento
Este trabalho fiz com 4 bloquinhos iniciais determinando a largura. Se quiser fazer maior aumente da seguinte forma: Para cada bloquinho são 16 correntes de base sendo 14 para o bloquinho e duas para o espaço, alem disso teremos as duas correntes do final e mais uma para virar e fazer o cantinho, então sempre vai somar 16 correntes para cada bloquinho e adicionar mais 3 correntes. Ex.: Meu tapete tem 4 bloquinhos então 4 x 16 = 64 + 3 = 67 (com 5 bloquinhos seria 5 x 16 = 80 + 3 = 83)
01 – Inicie com 67 correntes. Volte na segunda corrente contando da agulha para trás e faça ponto baixo.
02 – Após o ponto baixo faça 3 correntes. Pule uma corrente de base e faça ponto alto. Siga com mais 13 pontos altos formando um bloquinho com 14 pontos altos.
03 – Faça duas correntes de espaço, pule duas correntes de base e faça novamente 14 pontos altos nas correntes de base. Seguindo desta forma teremos 4 bloquinhos com 14 pontos altos e vão sobrar duas correntes no final.
04 – Após o último bloquinho de 14 pontos altos faça apenas uma corrente de espaço, pule uma corrente de base e faça ponto alto na última corrente.
05 – 2ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Faça ponto alto no espaço de uma corrente, contando com as correntes que fizemos antes de virar teremos 2 pontos altos.
06 – Faça duas correntes de espaço, pule os 2 primeiros pontos de base do primeiro bloquinho e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar 2 pontos de base. Teremos uma sequência de 10 pontos altos.
07 – Faça duas correntes, pule os 2 pontos que sobraram na base e faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes.
08 – Agora vamos seguir assim até o final… novamente duas correntes, pule os 2 primeiros pontos de base do bloquinho seguinte, siga com ponto alto em cima de ponto alto até o ante-penúltimo ponto de base, faça duas correntes e 2 pontos altos no espaço de duas correntes… vamos ver como fica no final da carreira?
09 – Chegando no final da carreira faça duas correntes, 1 ponto alto no espaço de 3 correntes (aquelas que fizemos para virar no inicio da carreira anterior) em seguida faça ponto alto na segunda corrente. Eram 3 correntes, duas delas ficou formando 1 ponto alto e uma nós utilizamos como espaço após o último bloquinho 🙂
10 – 3ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Faça ponto alto em cima do ponto alto, 2 pontos altos no espaços de duas correntes e teremos um total de 4 pontos altos contando com as correntes que fizemos para virar.
11 – Faça duas correntes de espaço, pule os 2 primeiros pontos de base do bloquinho seguinte e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar apenas 2 pontos de base. Teremos um total de 6 pontos altos.
12 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas corretes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e 2 pontos altos no espaço seguinte.
13 – Agora basta repetir o que fizemos no primeiro bloquinho, faça duas correntes, pule os 2 primeiros pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar 2 pontos de base. Observe que vamos intercalando entre bloquinhos com 6 pontos altos e duas correntes de espaço até chegar no final, apenas o inicio da carreira e o final da carreira ficará com bloquinhos de 4 pontos altos.
14 – 4ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes. Teremos um total de 6 pontos altos.
15 – Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça 2 pontos altos.
16 – Novamente duas correntes de espaço, pule os 2 pontos de base e faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 2 pontos altos no próximo espaço de duas correntes. Teremos um total de 10 pontos altos neste segundo bloquinho.
17 – Agora vamos seguir repetindo, no bloquinho que está decrescente faremos apenas 2 pontos altos, no bloquinho crescente faremos 10 pontos altos… nas laterais cada bloquinho tem apenas 6 pontos altos.
Observe na imagem acima que o bloquinho decrescente em forma de pirâmide está finalizado! São 4 bloquinhos no total e são estes que me referi no inicio do passo a passo.
18 – 5ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes. Teremos um total de 8 pontos altos.
19 – Faça duas correntes de espaço, pule os 2 pontos de base e faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes a frente. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 2 pontos altos no próximo espaço. O bloquinho da lateral ficou com 8 pontos altos, já o segundo bloquinho com 14 pontos altos.
20 – Faça duas correntes, pule os 2 pontos de base da “pirâmide” que finalizamos na carreira anterior e novamente uma sequência de 14 pontos altos, observe que sempre vai iniciar e terminar em um espaço de duas correntes. O último bloquinho desta carreira também vai ficar com 8 pontos altos igual o bloquinho do inicio.
21 – 6ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Siga com 5 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um total de 6 pontos altos e vão sobrar 2 pontos de base.
22 – Faça duas correntes de espaço, faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes. Após os 2 pontos altos faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e siga com 10 pontos altos. Observe que o bloquinho de na carreira anterior tem 14 pontos altos desta vez começa a diminuir e ficará com apenas 10 pontos altos, bem similar a segunda carreira e apenas nas laterais do tapete é diferente.
23 – Siga intercalando entre bloquinhos com 2 pontos altos e bloquinhos com 10 pontos altos… vamos ver como ficará o final da carreira?
24 – Chegando no final teremos novamente 6 pontos altos igual fizemos no início.
25 – 7ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Siga com 3 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um total de 4 pontos altos e vão sobrar 2 pontos de base.
26 – Faça duas correntes de espaço, faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes, ponto alto em cima de ponto alto e 2 pontos altos no espaço seguinte. Teremos novamente bloquinho com 6 pontos altos. Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar 2 pontos de base e teremos… siga por toda a carreira, no inicio temos bloquinho com 4 pontos altos, durante toda a carreira todos os bloquinhos vão ficar com 6 pontos altos e no final novamente apenas 4 pontos altos.
27 – 8ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho e faça 1 ponto alto, contando com as correntes iniciais teremos apenas 2 pontos altos e vão sobrar 2 pontos de base. Faça duas correntes de espaço, faça 2 pontos altos no primeiro espaço de duas correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 2 pontos altos no segundo espaço de duas correntes, o bloquinho que está crescente ficará com 10 pontos altos. Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça 2 pontos altos, veja que finalizamos mais um desenho nesta carreira 🙂 Agora só seguir intercalando e no final da carreira também ficará com apenas 2 pontos altos.
28 – 9ª carreira – Nesta carreira vamos começar a repetir tudo que fizemos desde o início… Basta fazer 3 correntes, virar o trabalho e fazer 2 pontos altos dentro do primeiro espaço de duas correntes. Faça ponto alto em cima de ponto alto e 2 pontos altos no segundo espaço de duas correntes e teremos um bloquinho com 14 pontos altos. Viu como fica exatamente igual a primeira carreira do trabalho? 🙂
29 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e novamente 14 pontos altos… ou seja, agora basta seguir repetindo por quantas carreiras desejar para completar seu tapete! Meu tapete fiz com 49 carreiras. Vou explicar como fiz o acabamento.
Para que o acabamento dê certo sempre finalize como a primeira carreira, inclusive a 9ª carreira que está na imagem acima é exatamente a 49ª do meu trabalho.
30 – Após fazer o ponto alto volte na corrente de espaço, introduza a agulha e puxe o fio fazendo um ponto baixíssimo voltando na carreira como apresentado nas imagens. Isto é para que possamos iniciar na corrente de espaço sem precisar cortar o fio.
31 – Faça ponto baixo pegando dentro do espaço de uma corrente e em seguida faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, ainda no mesmo espaço faça mais 3 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos 4 pontos altos.
32 – Faça duas correntes e vamos fazer 2 pontos altos utilizando o último ponto alto como alça. Observe as imagens:
33 – Após os 2 pontos altos vamos fazer 4 pontos altos no espaço onde fizemos os primeiros 4 pontos altos, veja que apontei com a agulha… vai formar um “cogumelo” no cantinho do tapete.
34 – Vamos seguir trabalhando na lateral do tapete e logo após o cogumelo, sem fazer corrente de espaço vamos pular uma carreira e prender com ponto baixo. Veja que na lateral do tapete teremos as pirâmides também, estou prendendo na segunda carreira da pirâmide. Este cantinho iniciamos com 4 pontos altos e finalizamos com 4 pontos altos, isso para não ficar repuxando… os demais faremos apenas com 3 pontos altos.
35 – Sem fazer corrente de espaço vamos fazer o segundo cogumelo na carreira do meio da pirâmide. Desta vez vamos fazer apenas 3 pontos altos e não 4 como fizemos no cogumelo do cantinho.
36 – Após os 3 pontos altos faça duas correntes e vamos fazer 2 pontos altos utilizando o último ponto alto como alça.
37 – Complete o cogumelo fazendo 3 pontos altos na lateral do tapete onde fizemos os primeiros 3 pontos.
38 – Pule uma carreira e prenda com ponto baixo, pule uma carreira e então faça o cogumelo no espaço de duas correntes entre uma pirâmide e outra. Siga por toda a lateral e apenas quando chegar no canto seguinte vamos fazer o cogumelo maior como o primeiro.
39 – Nos cantos o cogumelo é feito com 4 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos pegando o último ponto como alça e novamente 4 pontos altos.
40 – Na lateral que forma a largura do tapete vamos fazer da seguinte forma:
Após fazer o cogumelo do canto, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo, observe que prendi entre o terceiro e quarto ponto de base e não em cima do ponto.
41 – Após prender com ponto baixo pule 4 pontos de base e faça o cogumelo. Observe que fiz entre os pontos altos e não em cima do ponto seguinte. Este cogumelo ficará na direção da pontinha da pirâmide exatamente como na lateral do tapete.
42 – Após o cogumelo pule 4 pontos de base e prenda com ponto baixo, veja que vai sobrar apenas 3 pontos para chegar no espaço de duas correntes onde faremos o cogumelo seguinte.
43 – Agora basta repetir por toda a volta!
Veja como fica lindo!
Você gostou deste passo a passo? deixe seu comentário abaixo!
Aproveite para fazer o download do gráfico. Um forte abraço e tudo de bom sempre!
Samuel Ramos.