Neste passo a passo você vai aprender a confeccionar um lindo tapete utilizando apenas 1 novelo de Barroco Maxcolor (400g/452 metros). Quem trabalha com este fio com certeza sabe que a qualidade é indiscutível. É mais durável e possui cores vibrantes deixando agregando ainda mais valor em nossas peças. Ah, você notou que eu chamei o Barroco Maxcolor de fio e não de barbante? Isso mesmo! Barroco Maxcolor é 100% algodão e por não conter nenhum outro tipo de fibra em sua composição ele é extremamente macio.
O que eu quero mesmo mostrar é que ele vale cada centavo investido, como dito anteriormente com apenas um novelo faremos uma peça medindo 70 x 47 e você pode ver que ainda deixei uma pequena sobra, então mesmo que seus pontos sejam um pouco mais soltos pode fazer sem medo.
Um trabalho fácil, rápido e econômico para ajudar você reforçar seu orçamento. Para saber em média o valor de venda desta peça temos um artigo aqui no blog que será útil, veja AQUI.
Criação e execução: Samuel Ramos
ATENÇÃO: Criação exclusiva para o site croche.com.br – Não autorizo cópia para PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.
MATERIAIS
- 1 Novelo de Barroco Maxcolor 400g – Este Amarelo que utilizei é o 1289
- Agulha para crochê – Utilizei a agulha Soft 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do tapete pronto: 70 x 47
O tapete Ponto Estrela é bem simples, mas o efeito da combinação de pontos dá um toque muito elegante a este tapete. Se quiser fazer uma passadeira basta continuar a peça antes do acabamento… Outra sugestão é fazer uma peça maior e duas com estas medidas para compor um jogo de tapetes para cozinha.
01 – Inicie com 51 correntes, volte na 4ª corrente contando da agulha para trás e faça ponto alto. Desta forma já teremos então 2 pontos altos contando com as correntes que fizemos para virar.
02 – Continue fazendo ponto alto em todas as correntes e ao final teremos então 49 pontos altos.
03 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça mais 3 pontos altos para então começarmos a trabalhar as estrelas.
04 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vamos apenas iniciar um ponto alto no pé das duas correntes…
05 – Introduza a agulha, puxe o fio e passe apenas uma vez para fazer a primeira fase do ponto alto ficando então com duas laçadas na agulha. (uma que ficou ao fazer as correntes e a outra que seria para concluir o ponto alto, observe a segunda imagem…)
06 – Enrole o fio na agulha novamente e vamos iniciar outro ponto alto só que desta vez no pé do quarto ponto alto como mostra a segunda imagem… Veja que é no mesmo ponto de base onde já está o último ponto alto que fizemos ao virar… Novamente faça apenas a primeira fase do ponto alto e ficará com 3 laçadas na agulha. Enrole o fio novamente e no mesmo espaço inicie mais 1 ponto alto ficando então com 4 laçadas na agulha.
07 – Enrole o fio na agulha, pule 2 pontos de base e inicie mais 2 pontos altos ficando então com 6 laçadas na agulha sem ter terminado os pontos altos…
08 – Lace o fio e passe por todos os pontos de uma só vez e em seguida prenda com ponto baixíssimo. (é como fazer uma correntinha) Veja que vai formar “meia estrela”
09 – Em seguida vamos repetir os mesmos passos para fazer outra “meia estrela”… Após prender os pontos com o ponto baixíssimo, faça duas correntes, enrole o fio na agulha e faça novamente a primeira fase de 1 ponto alto pegando o ponto baixíssimo como base.
10 – Em seguida inicie mais 2 no mesmo ponto de base que foram feitos os últimos pontos do passo número 7 e que estou indicando com a agulha de costura na primeira imagem… Vai ficar com 4 laçadas na agulha…
11 – Enrole o fio na agulha, pule 2 pontos de base e inicie mais 2 pontos altos ficando então com 6 laçadas… Lace o fio e passe por todos eles e prenda com ponto baixíssimo.
12 – Agora basta seguir repetindo por toda a base até que fique sobrando apenas 3 pontos altos de base. O último grupo de pontos não será finalizado com ponto baixíssimo… Veja que logo após passar o fio em todos os pontos ao invés de finaliza com ponto baixíssimo, enrole o fio na agulha e faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base como mostram as imagens… (o último ponto alto de base na verdade é formado por correntes que fizemos ao virar…)
13 – Faça então mais 3 pontos altos completando então a lateral que vai ficar igual o início desta carreira.
14 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça mais 3 pontos altos completando então os 4 pontos altos da lateral. Observe que o 4º ponto alto fica dentro da “meia estrela”.
15 – Para fazer a primeira “meia estrela” da segunda carreira inicie com duas correntes, faça a primeira fase de 1 ponto alto pegando no pé das correntes…
Faça a primeira fase de mais 2 pontos altos no pé do 4ª ponto alto….
E o início de mais 2 pontos altos no mesmo ponto baixíssimo da penúltima “meia estrela” da carreira anterior. Em seguida prenda com ponto baixíssimo… Todas as vezes que virar faça desta forma.
16 – Agora basta seguir repetindo. Para a segunda meia estrela da segunda carreira… Faça duas correntes, inicie o ponto alto no ponto baixíssimo que prendeu a primeira… mais 2 no mesmo ponto baixíssimo que fez os 2 últimos da “meia estrela” anterior e mais 2 no ponto baixíssimo da “meia estrela” seguinte… Veja que apontei com a agulha de mão para facilitar.
17 – A última “meia estrela” da carreira fica em cima do 4ª ponto alto da carreira anterior… ao invés de prender com ponto baixíssimo faça o ponto alto no mesmo ponto de base, complete a carreira com mais 3 pontos altos. (é normal a lateral ficar mais baixa que o meio do tapete, parece ficar repuxando porque na verdade os pontos ficam altos no meio… mas a última carreira será com pontos altos igual a primeira e então vai alinhar novamente).
18 – Agora basta seguir repetindo em carreiras de ida e volta até completar 34 carreiras já contando com a primeira que fizemos com pontos altos. Se quiser fazer o tapete maior basta repetir a quantidade de carreiras necessárias e depois fazer a finalização que vamos ver mais adiante.
19 – Finalize a 34ª carreiras normalmente como as anteriores… Em seguida faça duas correntes, vire o trabalho e volte com ponto alto em cima de ponto alto…
20 – Agora ao invés de fazer novamente meia estrela vamos continuar com ponto alto… Observe que tem sempre 1 ponto alto deitado entre o arremate de meia estrela e outra… Em cada um destes pontos altos faça 2 pontos altos…
21 – Faça 1 ponto alto no ponto baixíssimo que finaliza a “meia estrela” da carreira anterior… Siga por toda a carreira fazendo pontos altos e teremos um total de 49 pontos altos igual a primeira carreira do tapete.
22 – Após finalizar a 35ª carreira vamos fazer duas voltas em todo o trabalho. Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Contando com as correntes teremos 2 pontos altos.
23 – Faça duas correntes e mais 2 pontos altos no mesmo ponto de base formando um leque.
24 – Agora siga na lateral do tapete fazendo pontos altos. Observe que tem sempre 1 ponto alto para cada carreira que foi feita no tapete. Após o leque faça 1 ponto alto no meio do ponto alto da última carreira como apontado na primeira imagem e outro no pé do ponto alto como apontado na segunda imagem…
25 – Siga por toda a lateral do tapete… Veja que sinalizei com pontinhos e para cada carreira teremos então 3 pontos altos na lateral… Faça até chegar no canto seguinte.
26 – No canto faça 2 pontos altos juntos, duas correntes e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço.
27 – Siga então trabalhando ponto alto em cima de ponto alto nas outras laterais do tapete sempre fazendo o leque nos cantos… Finalize a volta com ponto baixíssimo e siga com ponto baixíssimo em cima do ponto alto seguinte e faça ponto baixo no meio do leque.
28 – Para fazer mais uma volta faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo espaço. Faça duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos ainda no mesmo espaço formando um leque.
29 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a lateral, nos cantos faça sempre 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… Finalize a volta com ponto baixíssimo e siga com ponto baixíssimo no próximo ponto alto e ponto baixo no meio do leque.
ACABAMENTO
30 – Faça 5 correntes, volte na terceira corrente e faça ponto baixo formando um ponto picô. Em seguida faça ponto alto dentro do leque…
31 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente formando outro ponto picô… Novamente ponto alto… Faça desta maneira até que fique com um total de 5 pontos altos e 4 pontos picôs como apresentado nas imagens.
32 – Faça duas correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo. Faça novamente duas correntes, pule 3 pontos de base e faça ponto alto.
33 – Neste mesmo ponto de base faça outro leque de acabamento porém ele ficará com apenas 4 pontos altos e 3 pontos picôs, portanto diferente dos leques dos cantos que tem 5 pontos altos e 4 pontos picôs. Novamente duas correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo. (Veja atentamente os próximos passos antes de continuar para que o acabamento fique correto)
34 – para o terceiro leque pule apenas 2 pontos de base antes e depois do leque… veja na imagem abaixo… Diferente do outro que pulamos 3 pontos de base…
Na lateral vai ficar com 10 leques sem contar com os cantos feitos da seguinte forma:
- 1º – pule 3 pontos de base
- 2º – pule 2 pontos de base
- 3º – pule 3 pontos de base
- 4º – pule 3 pontos de base
- 5º – pule 2 pontos de base
- 6º – pule 2 pontos de base
- 7º – pule 2 pontos de base
- 8º – pule 3 pontos de base
- 9º – pule 2 pontos de base
- 10º – pule 3 pontos de base e então chega no canto.
Lembre-se, estes pontos de base que vai pular (3 ou 2) é antes e depois de cada leque como explicado nos 2 primeiros leques.
35 – Se fez tudo corrento o canto fica certinho após pular 3 pontos de base e então fará o leque com 5 pontos altos e 4 pontos picôs…
36 – Na largura do tapete todos os leques são feitos pulando 3 pontos de base e terá um total de 6 leques sem contar os cantos. Finalize a volta com ponto baixíssimo na terceira corrente (no pé do primeiro ponto picô) Corte o fio e arremate.
Veja que como gastando apenas 1 novelo de Barroco Maxcolor você consegue ter uma belíssima peça!
Espero que tenham gostado de mais este passo a passo!
Até o próximo.