Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o TAPETE OVAL SIMPLES. Tapetes com flores são sempre encantadores, mas os tapetes clean são muito bem vindos na decoração não é mesmo?
Esta é a primeira parte do passo a passo, para ver a segunda parte siga o link:
Este já fiz duas vezes, um na cor Azul Serenity (6823) e outro cor Grafite (8212) da Circulo S/A. Se desejar fazer este tapete maior você pode aumentar o comprimento sempre em múltiplos de 3. Para quem tem dúvida de quanto aumentar para que o tapete oval fique com determinado tamanho vai a seguinte dica:
- Este tapete pronto com fio 8 mede 112cm de comprimento sendo que iniciei com 66 correntes, digamos que eu precise que fique com 200cm (dois metros), neste caso a diferença de tamanho são 88cm. Faça um cordão com correntes até atingir 88cm e veja se a quanditade de correntes é múltiplo de 3, se não for basta ajustar retirando ou adicionando mais correntes, agora basta somar as correntes deste cordão com 66 correntes iniciais deste tapete e pronto, seu tapete vai terminar com mais ou menos o tamanho desejado, 2 metros.
ATENÇÃO: Não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.
MATERIAIS
- 2 novelos de fio Barroco Maxcolor nº 8 – cor 8212 (grafite)
- Agulha para crochê 3.5mm (Utilizei a agulha Soft)
- Tesoura para cortes e agulha de mão para auxiliar na emenda do fio (Veja AQUI como emendar o fio sem aparecer na parte da frente da peça)
- Tamanho do tapete pronto: 112cm x 66cm
Para este passo a passo vamos utilizar apenas 2 novelos de fio Barroco Maxcolor n°8. Olha como aproveita-se quase todo o fio!
01 – Deixe uma sobra de fio no inicio e faça 66 correntes, volte na quarta corrente contando da agulha para trás e faça ponto alto. Observe que contando com as 3 corrente já teremos 2 pontos altos.
02 – Na mesma corrente faça mais 4 pontos altos e teremos um total de 6 pontos altos contando com as correntes que deixamos ao voltar na quarta corrente.
03 – Siga fazendo ponto alto em cada corrente de base até a penúltima corrente. Na última corrente faça 6 pontos altos como indicado nas imagens e veja que vai ficar oval fazendo a volta na peça.
04 – Agora trabalhe ponto alto no outro lado da corrente e aproveite para prender a sobra de fio que deixamos no início do trabalho.
05 – Chegando no final teremos um total de 62 pontos altos sem contar os 6 que fizemos em cada ponta para formar a parte oval. Se contar com os pontos da parte oval teremos um total de 74 pontos altos sendo o primeiro formado por 3 correntes. Finalize a volta com ponto baixíssimo na terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.
06 – 2ª volta – Faça 3 correntes e em seguida faça ponto alto no mesmo ponto de base.
07 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto no próximo ponto de base, faça uma corrente de espaço e faça ponto alto no mesmo ponto de base formando um ponto em formato de “V”.
08 – Sem corrente de espaço faça ponto alto no próximo ponto de base, faça uma corrente e faça ponto alto no mesmo ponto de base…. Siga assim em toda a parte oval, como são 6 pontos teremos um total de 6 pontos em formato de “V” sendo que o primeiro não fica tão visível por ter iniciado com correntes, mas ao finalizar a volta com ponto baixíssimo na segunda corrente vai sobrar uma formando o pronto “V”.
09 – Após fazer toda a parte oval, sem fazer corrente de espaço trabalhe 2 pontos altos na parte reta da peça sem fazer corrente de espaço como apresentado na imagem.
10 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça novamente 2 pontos altos… Siga por toda a lateral e vai terminar com 2 pontos altos no final da lateral antes da outra parte oval.
11 – Na outra parte oval repita como na primeira, faça ponto alto, uma corrente de espaço e novamente ponto alto no mesmo ponto de base.
12 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto no ponto de base seguinte, faça uma corrente e faça ponto alto no mesmo ponto de base…. siga por toda a parte oval como na primeira.
13 – Logo após a parte oval sem fazer corrente de espaço faça 2 pontos altos e depois siga como na primeira lateral… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que iniciam a volta.
14 – 3ª volta – Faça 3 correntes e em seguida faça ponto alto dentro do espaço de uma corrente que forma o primeiro ponto “V” da parte oval.
15 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto em cima do segundo ponto alto do primeiro “V”.
16 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto no próximo ponto alto de base que é o primeiro do segundo ponto “V”.
17 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto no espaço de uma corrente. Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto em cima do ponto alto.
18 – Agora basta seguir repetindo, sempre que for passar de um “V” para o outro não tem corrente de espaço… Siga por toda a parte oval e teremos um total de 18 pontos altos na parte oval.
19 – Logo após trabalhar o último ponto “V” não tem corrente de espaço, faça ponto alto em cima de ponto alto… Siga por toda a lateral fazendo ponto alto em cima de ponto alto e desta vez faça ponto alto também nos espaços de uma corrente da volta anterior. Aliás vamos intercalando as voltas sempre fazendo uma toda fechada com ponto alto e outra com uma corrente de espaço. Apenas no final faremos as duas últimas fechadas em sequência.
20 – Na outra parte oval faça do mesmo jeito, ponto alto em cima do primeiro ponto do “V”, uma corrente de espaço e faça ponto alto no espaço de uma corrente, uma corrente de espaço e ponto alto em cima de ponto alto. Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto do “V” seguinte… siga repetindo por toda a parte oval, na outra lateral faça como na primeira… finalize a volta com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que formam o primeiro ponto alto.
21 – 4ª volta – Faça duas correntes e em seguida faça ponto alto no espaço de uma corrente… Agora basta seguir fazendo ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente por toda a parte oval. Não tem aumento… Veja na última imagem deste tópico que a parte oval termina logo após o último espaço na parte oval.
22 – Ainda sem fazer corrente de espaço faça os 2 primeiros pontos da lateral, faça uma corrente de espaço, pule um ponto de base e faça 2 pontos altos… Basta seguir a direção dos pontos da penúltima volta. Siga por toda a volta e na próxima parte oval faça como a primeira. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que iniciam a volta.
23 – 5ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 3 pontos altos. No 5º ponto de base faça o primeiro aumento. (2 pontos altos juntos no mesmo ponto de base como apresentado na terceira imagem)
24 – Após o primeiro aumento faça uma sequência de 6 pontos altos e no 7º ponto faça novamente 2 pontos altos no mesmo ponto de base para formar o segundo aumento. Siga sempre pulando 6 pontos e faça aumento até que chegará na outra lateral e teremos feito um total de 4 aumentos na parte oval e vai faltar 6 pontos de base para chegar no primeiro espaço de uma corrente na lateral.
25 – Após o 4º aumento basta seguir com ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente já que esta será uma volta toda com pontos altos. Vamos ver como fica na outra parte oval?
26 – Ao chegar na outra parte oval o primeiro aumento começa no 7º ponto alto de base logo após o primeiro espaço de uma corrente da volta anterior, veja que sinalizei com a agulha… depois basta seguir com espaços de 6 pontos altos entre um aumento e outro até obter 4 aumentos na outra parte oval… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
27 6ª volta – Inicie com duas correntes, faça mais 3 pontos altos e então chega no 5º ponto alto de base que corresponde ao primeiro ponto alto de aumento da volta anterior. Faça 2 pontos altos juntos neste ponto.
28 – Faça uma sequência de 7 pontos altos, o oitavo ponto será o aumento novamente e vai coincidir com o primeiro ponto do segundo aumento da volta anterior…
29 – O terceiro aumento já está após o meio do tapete, então vamos passar a fazer o aumento em cima do segundo ponto de aumento como indicado na primeira imagem. Para chegar no segundo ponto de aumento vai ficar com um espaço de 8 pontos altos e não 7 como os anteriores.
30 – Já após 7 pontos altos chegaremos no quarto e último ponto de aumento nesta parte oval e ele vai coincidir com o segundo ponto de aumento da volta anterior. Após este ponto de aumento faça 6 pontos altos e chegaremos ao final da primeira parte oval.
31 – Agora basta seguir como na penúltima carreira, a cada 2 pontos faça um intervalo de uma corrente até chegar na outra parte oval.
32 – Na outra parte oval basta seguir o mesmo esquema, os dois primeiros aumentos faça em cima do primeiro ponto de aumento, já após o meio do tapete faça no segundo ponto de aumento, veja o esquema:
33 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
34 – 7ª volta – Inicie com duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 3 pontos altos para chegar no primeiro ponto de aumento. Na parte oval vamos manter os aumentos feitos seguindo o esquema anterior e além disso vamos incluir mais um aumento logo após o segundo ponto de aumento bem no meio da parte oval, veja o esquema e siga o passo a passo:
35 – O primeiro aumento é feito em cima do primeiro ponto de aumento da volta anterior, faça mais 8 pontos altos e em seguida faça o segundo aumento em cima do primeiro ponto de aumento da volta anterior.
36 – Faça uma sequência de 5 pontos altos e no 6º faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base. Este é o aumento que faremos a mais. Faça uma sequência de 4 pontos altos e o 5º ponto vai coincidir com o segundo ponto de base do 3º aumento feito na volta anterior… Siga com mais 8 pontos altos e então faça o último aumento desta parte oval que vai coincidir com o segundo ponto de base do aumento feito na volta anterior.
37 – Agora basta seguir fazendo a lateral como na penúltima volta, ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente… Não se esqueça de incluir o aumento na metade da outra parte oval (logo após o segundo ponto de aumento como fizemos nos passos anteriores). Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
39 -Agora cada parte oval conta com aumentos em 5 lugares… Faremos mais 4 voltas mantendo apenas estes aumentos e serão feitos da seguinte forma:
8ª, 9ª, 10ª e 11ª voltas – Inicie com duas correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e os dois primeiros aumentos serão feitos sempre no primeiro ponto de base do aumento feito na volta anterior.
40 – Já o terceiro ponto de aumento que incluímos no meio vamos intercalar a cada volta, na oitava volta faça em cima do primeiro ponto de aumento da volta anterior, na 9ª volta faça em cima do segundo ponto de base do aumento feito na 8ª volta, na 10ª faça no primeiro ponto de base do aumento feito na 9ª volta… siga intercalando. Veja o esquema
Veja o esquema e ao lado a imagem com os aumentos como ficam:
Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Na segunda parte vamos dar continuidade e finalizar este trabalho, para continuar siga o link da segunda parte que está disponível logo abaixo: