Hoje estou trazendo mais um belíssimo TAPETE OVAL MODELO RUSSO. Este modelo um pouco menos detalhado que os anteriores porém tão bonito quanto. Se você faz tapetes para vender este modelo certamente precisa fazer parte do seu portfólio, certamente será bem requisitado. Para calcular o valor de venda temos uma tabelinha aqui no blog para auxiliar você! Veja AQUI. Para ver os outros modelos de tapete russo que temos no blog clique AQUI.
- Participe do nosso grupo no FACEBOOK e compartilhe seus trabalhos! – Clique AQUI
MATERIAIS
- Barbante crú número 6 (700g)
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tamanho do trabalho pronto 90 x 65
01 – Inicie com 38 correntes, volte na quarta correntinha e faça 5 pontos altos, se contar com as 3 correntinhas que viramos o trabalho totalizam 6 pontos altos… volte fazendo ponto alto até a penúltima correntinha.
02 – Na ultima corrente faça 6 pontos altos para formar a parte oval do tapete. Siga fazendo ponto alto e finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da terceira correntinha que forma o primeiro de 6 pontos altos.
03 – Iniciando a segunda volta, faça duas correntes, em seguida faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Siga para o próximo ponto alto e faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base, veja que em cada um dos 6 pontos serão feitos 2 pontos altos no mesmo ponto formando então 12 pontos na parte arredondada do tapete.
04 – Faça duas correntes de espaço e sem pular nenhum ponto de base vamos fazer 3 pontos altos porém finaliza-los todos juntos. Enrole o barbante na agulha e faça a primeira fase do ponto alto, deixe sobrando a ultima laçada na agulha… enrole novamente e inicie o segundo no ponto de base seguinte, deixe sem terminar e inicie o terceiro… em seguida lace o barbante e passe todos juntos e finalize com ponto baixíssimo.
05 – Faça uma corrente de espaço e em seguida trabalhe mais 3 pontos altos finalizados juntos… siga por toda a lateral até completar 11 grupinhos, veja que chegamos novamente na parte oval do tapete.
06 – Na parte oval faça 2 pontos altos em cada ponto de base… ao chegar na lateral trabalhe novamente grupinhos com 3 pontos altos finalizados juntos… Finalize a volta com ponto baixíssimo.
07 – Inicie a 3ª volta com duas correntes e em seguida faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base, mas desta vez faça para que fique igual na lateral do tapete, apenas a primeira fase de cada ponto e finalize-os juntos com as duas correntes iniciais. Observe as imagens…
08 – Após fazer o primeiro grupinho e finalizar com ponto baixíssimo, faça duas correntes de espaço.. siga para o próximo grupinho, sempre fazendo 1 ponto alto sem finalizar e depois 2 pontos altos juntos sem finalizar e finalize todos juntos formando o grupinho… na lateral do tapete siga da mesma forma, em cada espaço faça um grupinho com 3 pontos altos finalizados juntos com ponto baixíssimo e em seguida duas correntes de espaço… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
09 – 4ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça 1 ponto baixo dentro do primeiro espaço, em seguida faça 4 correntes e 1 ponto alto dentro do mesmo espaço, uma corrente de espaço e mais 1 ponto alto no mesmo espaço.
10 – Faça uma corrente de espaço e siga para a próxima alça, faça 1 ponto alto, uma corrente e 1 ponto alto, uma corrente e novamente ponto alto… siga assim em toda a parte oval do tapete.
11 – Ao chegar na lateral logo após o ultimo grupo de 3 pontos altos, não faça corrente de espaço, siga para a próxima alça, faça 1 ponto alto, duas correntes de espaço e mais 1 ponto alto no mesmo espaço, veja que fica em formato de “V”. Sem fazer corrente de espaço, siga para a próxima alça e novamente outro “V”… siga por toda a lateral, na parte oval do tapete faça como a anterior… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 4 que iniciam a volta. Observe que a ultima alça é na parte oval e precisa ser feito 3 pontos altos com uma corrente de espaço.
12 – 5ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 1 ponto baixo dentro do primeiro espaço de uma correntes, faça 4 correntes e em seguida 1 ponto alto em cima do ponto alto do meio. Faça uma corrente de espaço e mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base… uma corrente de espaço e 1 ponto alto no segundo espaço de uma corrente.
13 – Faça uma corrente de espaço e siga para o grupo seguinte e repita o passo anterior (12)
14 – Na lateral do tapete é exatamente igual a anterior… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira correntinha.
15 – 6ª volta – Após finalizar a volta anterior faça 1 ponto baixo no espaço de uma corrente e em seguida faça 4 correntes. Faça 1 ponto alto no espaço seguinte, uma corrente de espaço e mais 1 ponto alto no mesmo espaço, uma corrente de espaço e ponto alto no espaço seguinte.
16 – Sem fazer corrente de espaço faça 1 ponto alto entre um grupinho e outro, novamente sem corrente de espaço siga para o grupo seguinte e repita o passo anterior… siga igual por toda a parte oval do tapete.
17 – Na parte lateral do tapete faça exatamente como nas voltas anteriores… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 4 que iniciam esta volta.
18 – 7ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no espaço de uma corrente entre os dois pontos altos que estão juntos, veja que pulamos 1 ponto de base. Novamente faça 3 correntes e prenda com ponto baico em cima do quarto ponto alto de base, observe que estou contando as correntes iniciais como o primeiro ponto alto… clique nas imagens para ampliar!
19 – Em seguida faça 3 correntes, pule o ponto alto que divide os grupinhos e prenda com ponto baixo no primeiro ponto do grupo seguinte… agora basta repetir o passo a anterior…
20 – Ao chegar na lateral do tapete faça 3 correntes e prenda no espaço de duas correntes, observe as imagens… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto inicial.
21 – 8ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça mais um ponto baixíssimo na primeira corrente que forma a primeira alça, em seguida faça 1 ponto baixo dentro da alça.
22 – Agora vamos repetir, 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que inicia esta volta.
23 – 9ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça e em seguida faça 3 correntes e mais 4 pontos altos, retire a agulha, introduza no na terceira corrente, lace o barbante e puxe, em seguida faça 1 ponto baixíssimo formando então 1 ponto pipoca.
24 – Faça duas correntes de espaço e no próximo espaço faça novamente ponto pipoca, (5 pontos altos, retire a agulha e introduza no alto do primeiro ponto e puxe, em seguida faça ponto baixíssimo) Siga por toda a volta sempre com duas correntes de espaço. Finalize a volta com ponto baixíssimo em cima no primeiro ponto pipoca.
25 – Voltas 10, 11 e 12 – Após finalizar a volta, faça 1 ponto baixo e duas correntes na primeira alça, em seguida faça mais 2 pontos altos… Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça mais um grupinho com 3 pontos altos… siga por toda a volta fazendo grupinhos com 3 pontos altos sempre com uma corrente de espaço. Finalize a volta com ponto baixíssimo. Após finalizar ande com ponto baixíssimo até o espaço de uma corrente e inicie a próxima volta… faça 3 voltas sempre iguais, não tem aumento…
26 – 13ª Volta – Após finalizar a terceira volta com bloquinhos, ande com ponto baixíssimo e inicie mais uma volta, mas desta vez faremos grupinhos com 4 pontos altos. Faça uma sequência de 13 bloquinhos com pontos altos e uma corrente de espaço na parte oval do tapete. Observe as imagens…
27 – Após fazer 13 bloquinhos com 4 pontos altos vamos voltar a fazer bloquinhos com 3 pontos altos… faça um total de 14 bloquinhos que forma a lateral do tapete.
28 – Após 14 bloquinhos com 3 pontos altos faremos novamente blocos com 4 pontos altos… faça um total de 18 bloquinhos… em seguida faça novamente uma sequência de 14 bloquinhos com 3 pontos altos… Vai sobrar 5 espaços, faça bloquinhos com 4 pontos altos completando então 18 bloquinhos com 4 pontos altos nesta parte arredondada do tapete já que no inicio fizemos apenas 13 bloquinhos… Clique nas imagens para ampliar, elas estão bem enumeradas para auxiliar você! Finalize a volta com ponto baixíssimo.
29 – 14ª volta faça igual a volta anterior…
30 – 15ª e 16ª voltas – Agora vamos fazer uma sequência de 12 bloquinhos com 4 pontos altos e desta vez faça duas correntes de espaço entre um bloquinho e outro.
31 – Após fazer 12 bloquinhos com 4 pontos altos e duas correntes de espaço, faça uma sequência de 12 bloquinhos com apenas 3 pontos altos e apenas uma corrente de espaço para formar a lateral do tapete. Em seguida faça uma sequência de 20 bloquinhos com 4 pontos altos e duas correntes de espaço… novamente uma sequência com 12 bloquinhos com apenas 3 pontos altos e uma corrente de espaço. Sobram 8 espaços que faremos novamente bloquinhos com 4 pontos altos para completar 20 bloquinhos nesta parte oval do tapete. Finalize com ponto baixíssimo.
32 – 17ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça duas correntes e em seguida faremos uma volta toda de ponto alto. Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto, nos espaços de duas correntes faça 2 pontos altos, nos espaços de uma corrente faça apenas 1 ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
33 – 18ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça uma corrente e em seguida faça 9 pontos baixos.
34 – Faça 5 correntes de espaço pule 3 pontos de base e em seguida prenda com ponto baixo. Observe o seguinte, vamos pular 3 pontos apenas duas vezes, esta e na outra ponta do tapete… então não siga antes de ler o próximo passo.
35 – Após prender com ponto baixo faça mais 9 pontos baixos, 5 correntes e agora pule 4 pontos de base. Prenda com ponto baixo… siga fazendo sempre pulando 4 pontos de base até completar 12 alças contando com a primeira que pulou apenas 3 pontos de base.
36 – A 13ª alça pule novamente apenas 3 pontos de base. Todas as alças restante pule 4 pontos de base. Se você fez tudo certinho vai finalizar exatamente na primeira correntinha que forma o primeiro ponto baixo.
37 – 19ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça mais um ponto baixíssimo e em seguida faça 6 pontos baixos, veja que vai sobrar 1 ponto baixo de base vazio, são 2 pontos mais o outro é onde inicia a alça.
38 – A seguir faça 10 pontos altos na alça de 5 correntes. Pule 1 ponto de base e em seguida faça 6 pontos baixos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo que inicia a volta.
39 – 20ª volta – Faça mais um ponto baixíssimo e em seguida 2 pontos baixos, novamente sobra 1 ponto de base vazio. Faça uma corrente de espaço.
40 – Agora faremos pontos altos triplos em baixo relevo. Enrole o barbante 3 vezes na agulha, passe a agulha de trás para frente no primeiro dos 10 pontos altos e em seguida faça o ponto alto triplo. Faça uma corrente de espaço e faça o segundo ponto alto triplo… siga fazendo pontos altos triplos em cada 1 dos 10 pontos altos. Faça uma corrente, pule o primeiro ponto de baixo de base e prenda com ponto baixo… faça mais um ponto baixo, uma corrente e em seguida inicie novamente pontos altos triplos…. faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
41 – Ande com ponto baixíssimo até o primeiro ponto alto triplo, em seguida faça 1 ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente entre os pontos altos triplos. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no espaço seguinte… novamente 3 correntes e prenda no espaço seguinte… teremos um total de 8 alças. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no leque seguinte… Observe as imagens… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
42 – Após finalizar a volta, faça mais 1 ponto baixíssimo e em seguida faça 2 pontos baixos na primeira alça de 3 correntes. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé da primeira correntinha formando 1 ponto picô.
43 – Na alça seguinte faça novamente 2 pontos baixos e a seguir faça 1 ponto picô, na terceira alça faça 2 pontos baixos e mais 1 ponto picô… após fazer pontos baixos na quarta alça faça 5 correntes e prenda com ponto baixo semelhante ao ponto picô.
44 – Siga neste mesmo leque formando mais 3 pontos picôs terminando com 2 pontos baixos na oitava alça deste leque.
45 – Entre um leque e outro faça apenas um ponto baixo, no leque seguinte repita os passos do leque anterior… siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo corte o fio e arremate. Seu tapete estará pronto!!!
Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenha conseguido fazer mais este trabalho. Em caso de dúvidas escreva pra [email protected] e vamos ajudar você!
- Participe do nosso grupo no FACEBOOK e compartilhe seus trabalhos! – Clique AQUI
–