Este é o TAPETE MUSGO e estamos na segunda parte do passo a passo. Se você está procurando o início ou continuação do trabalho veja os links abaixo:
Você também pode fazer o download do gráfico, link no final da postagem. Aliás, este é apenas um dos muitos modelos que temos gráfico para download, se quiser ver todos CLIQUE AQUI e aproveite para aumentar sua coleção.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Utilizei 2 novelos com 400g cada
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tesoura e agulha de costura para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 120 cm x 70 cm
36 – Inicie a 9ª carreira fazendo a lateral com bloquinho cheio, faça 1 bloquinho vazio e em seguida 1 bloquinho cheio.
37 – Faça 2 bloquinhos vazios e 3 bloquinhos cheios.
38 – Faça 1 bloquinho vazio, 1 bloquinho cheio, 2 bloquinhos vazios e 1 bloquinho cheio.
39 – Faça 2 bloquinhos vazios, 1 bloquinho cheio e 1 bloquinho vazio.
40 – Faça 3 bloquinhos cheios, 2 bloquinhos vazios, 1 bloquinho cheio e para completar a carreira faça 1 bloquinho vazio e a lateral com 1 bloquinho cheio.
41 – Veja como fica:
42 – Agora basta repetir o que fizemos da 4ª carreira em diante… ou seja, a 10ª carreira é exatamente igual a 4ª carreira:
- A 11ª carreira igual a 5ª carreira,
- 12ª carreira igual a 6ª
- 13ª carreira igual a 7ª
- 14ª carreira igual a 8ª
- 15ª carreira igual a 9ª
- 16ª carreira igual a 4ª (viram só? A partir da 9ª carreira você vai começar a repetição reiniciando o que fizemos da 4ª em diante 🙂 )
43 – No meu tapete fiz 46 carreiras e fui sempre repetindo como expliquei acima (você pode repetir até atingir o tamanho desejado) como parei na 46ª que é igual a 4ª carreira do trabalho vou fazer 47ª carreira igual a 3ª carreira, ou seja, somente as laterais com bloquinho cheio e os demais são vazios.
44 – 48ª e 49ª carreiras igual as duas primeiras carreiras do trabalho, ou seja, toda em ponto alto, assim o inicio e final do tapete ficou exatamente igual.
45 – Faça uma corrente e vamos trabalhar duas voltas com pontos baixos iniciando no comprimento do tapete.
46 – Faça ó 1º ponto baixo pegando no meio do último ponto alto.
47 – O segundo ponto baixo será feito no pé do último ponto alto, ou seja, na divisão da penúltima e última carreira do trabalho.
48 – Agora só seguir por toda a lateral do tapete fazendo ponto baixo no meio do ponto alto o outro ponto no pé de cada ponto alto… Siga até chegar no cantinho.
49 – Após fazer ponto baixo no canto do trabalho faça duas correntes e em seguida faça ponto baixo ainda no cantinho, no mesmo lugar.
50 – Agora só seguir com ponto baixo e aproveite para prender a ponta de fio inicial. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo que fica logo após o cantinho como mostrado na imagem abaixo.
51 – A segunda volta faremos pegando apenas o fio de trás de cada ponto baixo. Para iniciar faça uma corrente e siga com ponto baixo sempre pegando o fio de trás como mostrado na imagem.
52 – Chegando no cantinho faça ponto baixo, duas correntes e novamente ponto baixo no mesmo espaço.
53 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de agulha de costura/tapeceiro para que o acabamento fique perfeito.
54 – Para finalizar com agulha de costura alongue o fio, corte e coloque na agulha… passe o fio de trás para frente pegando o primeiro ponto baixo. Este ponto fica logo após a corrente de espaço que fizemos para iniciar a volta.
55 – Passe dentro do último ponto baixo, em seguida passe dentro da corrente que fizemos para iniciar a volta saindo com o fio na parte de trás do trabalho. Agora só dividir o fio em duas partes, amarrar bem, esconder parte do fio e cortar as sobras.
56 – Teremos um lindo tapete sem o bico de acabamento, já fica ótimo mas, vamos fazer aquele acabamento que deixa ele ainda mais pomposo?
57 – Veja a diferença, se escolher fazer o acabamento siga para o próximo passo 🙂
Chegamos ao final da segunda parte do passo a passo, na próxima etapa faremos este lindo acabamento para finalizar nosso tapete musgo.
–