Vamos aprender mais um tapete felpudo? Neste passo a passo vou explicar como fazer um lindo TAPETE MAX LUXO, um trabalho fácil de fazer e com um resultado maravilhoso. Estou utilizando tonalidades de azul que foram algumas das cores mais votadas em uma enquete que fiz a algum tempo atrás aqui no blog.
Aproveitei para gravar um vídeo explicando a forma correta de emendar os motivos para que o tapete não fique repuxando nem formando ondulações, para assistir o vídeo clique AQUI.
MATERIAIS
- 1 Novelo de fio Barroco Maxcolor – cor 2500
- 2 Novelos de Barroco Decore luxo – cor 530
- 2 Novelos de Barroco Decore luxo – cor 203
- Agulha de crochê 3.5 mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do tapete pronto: 143 x 50 cm
Veja como vai ficar o trabalho pronto, com estas medidas fica ótimo para colocar nos pés de uma cama de casal tamanho padrão, mas você pode fazer com quantos motivos desejar e o acabamento continuará perfeito!
01 – Inicie com ANEL MÁGICO, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e em seguida faça mais 3 pontos altos dentro do anel mágico, contando com o primeiro ponto que será formado por correntes teremos 4 pontos altos.
02 – Faça duas correntes de espaço e novamente 4 pontos altos dentro do anel mágico.
03 – Após o bloquinho faça duas correntes de espaço e faça novamente 4 pontos altos… siga intercalando até completar 4 bloquinhos, faça as duas correntes de espaço, ajuste o anel mágico e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
04 – Siga com ponto baixíssimo no alto dos pontos de base e faça ponto baixíssimo na primeira corrente das duas que formam o primeiro espaço. Em seguida faça ponto baixo dentro do leque, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço.
05 – Faça duas correntes de espaço e complete o leque fazendo mais 3 pontos altos ainda no mesmo espaço.
06 – Faça uma corrente de espaço e faça um leque formado por 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no espaço seguinte como apresentado na imagem…
07 – Siga intercalando e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda correntes das duas que formam o primeiro ponto alto ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro.
08 – Se for finalizar com agulha de tapeceiro alongue bem o fio e corte.
09 – Com ajuda da agulha passe o fio no alto do segundo ponto alto que está logo após as correntes iniciais. (digo o segundo porque o primeiro é formado por correntes)
10 – Em seguida passe o fio na última corrente da volta e no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto saindo com o fio na parte de trás do trabalho.
11 – Prontinho, agora só arrematar, com ajuda da agulha conduza o fio até o centro do miolinho onde está a outra ponta de fio, amarre os dois juntos, esconda parte deles no miolinho e corte as sobras.
Esta será a base para fazer os motivos (quadradinhos) e montar o tapete. Para fazer o tapete exatamente igual o apresentado na imagem você vai precisar de 12 quadradinhos iguais.
12 – Com o fio Barroco Decore Luxo precisamos trabalhar no avesso do quadradinho, assim ao completar o trabalho a parte mais felpuda ficará no lado correto do tapete. Amarre o fio em um dos 4 cantinhos, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, em seguida complete o leque com mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no mesmo espaço. É exatamente igual o que já foi feito com o fio Maxcolor porém no avesso.
13 – Observe que nesta volta logo após o leque será feito uma corrente de espaço e um bloquinho com 3 pontos altos no espaço de uma corrente que tem entre um leque e outro do quadradinho feito com o fio maxcolor. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
14 – Faça mais 4 voltas com o fio Barroco Decore Luxo, contando com esta primeira que já está completa teremos 5 voltas, sempre fazendo leque nos cantos e bloquinhos com 3 pontos altos entre os bloquinhos da volta anterior, não tem segredo, mas como o fio barroco decore esconde os detalhes não vou mostrar volta por volta. Finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro, o motivo completo ficará igual ao apresentado na imagem abaixo, reserve.
15 – Os próximos motivos são todos iguais porém sempre emendados na 5ª volta. Para auxiliar na emenda fiz um vídeo explicando como unir os motivos, veja o vídeo no link abaixo:
- Vídeo explicando como unir os motivos – AQUI.
- Dica importante, faça a união na sequência apresentada abaixo para facilitar, não se esqueça, sempre no avesso.
Veja algumas imagens do avesso, apesar de ter os pelinhos não fica tão felpudo. As numerações estão na ordem que emendei os motivos.
Já o lado correto do tapete fica muito felpudo!
16 – Aqui mais algumas imagens da emenda porém o vídeo detalhado você pode ver AQUI.
17 – Para fazer um bico de acabamento vamos utilizar o fio barroco maxcolor, mesma cor que utilizamos no miolinho dos motivos. Não se esqueça, desta vez vamos trabalhar já no lado correto do tapete e não mais no avesso. Esta sugestão de acabamento deixa as bordas do tapete bem firme e sem ondulações. Logo após o canto do tapete, pule 2 pontos altos dos 3 que completam o leque e prenda com ponto baixo.
18 – Faça ponto baixo no espaço de uma corrente e ponto baixo em cima do primeiro ponto alto do bloquinho. (lembre-se, os bloquinhos das laterais são formados por 3 pontos sempre com uma corrente de espaço)
19 – Após fazer o ponto baixo em cima do primeiro ponto alto do bloquinho, faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no pé da corrente formando um ponto picô.
20 – Pule o segundo ponto alto de base (dos 3 que formam o bloquinho) e prenda com ponto baixo em cima do terceiro ponto alto de base.
21 – Após prender com ponto baixo em cima do ponto alto faça ponto baixo na corrente de espaço e ponto baixo em cima do primeiro ponto alto do bloquinho seguinte…. Veja a imagem:
22 – Veja que o ponto picô ficará sempre no meio do bloquinho, nos espaços entre um bloquinho e outro faremos apenas ponto baixo e introduzi a agulha para dividir o bloquinho para ver que os espaços continuam livres.
23 – Chegando na emenda entre um motivo e outro, faça ponto baixo no último espaço do primeiro motivo, faça ponto picô e prenda com ponto baixo no primeiro espaço do segundo motivo.
Veja que um ponto picô ficará na direção da emenda entre um motivo e outro.
24 – Chegando no canto, faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes, faça o ponto picô e prenda com ponto baixo ainda no mesmo espaço, em seguida faça ponto baixo em cima do primeiro ponto alto dos 3 que completam o leque, faça ponto picô e ponto baixo no terceiro ponto alto dos 3 que completam o leque… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo.
25 – Na segunda volta faremos bloquinhos com 3 pontos altos nos espaços entre um bloquinho e outro normalmente sempre com uma corrente de espaço, como fizemos a primeira volta já utilizando os espaços a próxima volta deixará o trabalho bem firme. Após finalizar com ponto baixíssimo faça ponto baixo pegando dentro do primeiro espaço entre os bloquinhos do tapete e abraçando o ponto baixo que já está neste espaço.
26 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço. Faça uma corrente de espaço e faça bloquinho com 3 pontos altos no espaço seguinte…
27 – Veja que o ponto picô ficará sempre na direção da corrente de espaço, ou seja, entre um ponto picô e outro faremos um bloquinho com 3 pontos altos.
28 – Chegando no canto faça 3 pontos altos, duas correntes, pule o ponto picô e faça 3 pontos altos… na lateral faça apenas uma corrente de espaço entre um bloquinho e outro. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.
29 – Última volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos do bloquinho e faça ponto baixíssimo na corrente de espaço também. Em seguida faça ponto baixo no mesmo espaço, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e mais 2 pontos altos no mesmo espaço.
30 – Faça duas correntes e em seguida faça 2 pontos altos utilizando o último ponto alto do passo anterior como alça, veja que apontei com a agulha.
31 – Em seguida faça 3 pontos altos na base, no mesmo espaço entre os bloquinhos completando o “cogumelo”
32 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no espaço seguinte.
33 – Também sem fazer espaço, enrole o fio na agulha e faça 3 pontos altos no próximo espaço e então repita o cogumelo, veja as imagens:
34 – Chegando no canto o cogumelo ficará da seguinte forma:
- 4 pontos altos,
- duas correntes, e 2 pontos altos pegando o 4º ponto como alça,
- 4 pontos altos na base,
Desta forma o “cogumelo” ficará maior e não vai ficar repuxando.
35 – Agora só prender com ponto baixo no espaço seguinte e continuar por toda a volta. Se você fez as etapas anteriores corretamente os cantos ficarão certinhos, vai sempre coincidir de fazer o “cogumelo” nos cantinho do tapete.
36 – Para finalizar faça ponto baixíssimo no alto da segunda corrente ou faça o acabamento com agulha de tapeceiro.
37 – Se optar por fazer o acabamento com agulha de tapeceiro veja que o fio é passado primeiro no alto do segundo ponto alto do cogumelo, passa dentro do ponto baixo e no alto do primeiro ponto alto saindo com o fio na parte de trás do tapete. Conduza o fio para encontrar a outra ponta, amarre bem e corte as sobras.
Aqui o tapete prontinho! Meu tapete ficou com 143 cm (um metro e quarenta e três centímetros) de comprimento e 50 cm (cinquenta centímetros) de largura. Excelente para colocar no pé de uma cama casal tamanho padrão.
Chegamos ao final de mais um passo a passo, agradeço o carinho e espero que tenham gostado! Agradeço por utilizarem os botões de redes sociais para compartilhar.
Um forte abraço e até o próximo!