Finalmente ficou pronto o passo a passo do Tapete Max com flores azuis. Uma ótima opção para utilizar como tapete de sala ou como toalha de mesa. O gráfico do tapete já está no site da Círculo S/A desde abril/2016. Como muitos ainda sentem dificuldade para trabalhar com gráfico volta e meia solicitavam o passo a passo 🙂
Este trabalho fiz utilizando os fios Barroco (que amo trabalhar) e enviei para a Círculo S/A, infelizmente não tenho as imagens do acabamento, sendo assim ficarei devendo as imagens das voltas finais, mas vou detalhar muito bem e creio que este não será o problema para você confeccionar sua peça. Creio que maior parte das dúvidas estão na confecção do módulo central e união dos demais, destas partes tenho as imagens todas detalhadas 🙂
Criação e execução: Samuel Ramos
Materiais
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Branco 8001 – 3 novelos com 400g cada
- Fio Barroco Multicolor nas cores: 9638 e 9384 (apenas 1 novelo com 100g) Já as cores 9113 e 9482 vai gastar 200g de cada.
- Agulha para crochê 3.5mm para o tapete e 3.0mm para as flores
- 9 Flores – Utilizei a Flor Camila seguindo o passo a passo AQUI.
- Tamanho do tapete pronto: 136cm de diâmetro
Aqui algumas imagens do trabalho pronto:
Para este tapete vamos precisar fazer 9 flores, utilizei a Flor Camila e você encontra o passo a passo AQUI.
Vamos trabalhar o primeiro módulo (central) utilizando uma das flores…
01 – Amarre o fio barroco maxcolor branco em uma das alças de 5 correntes que tem entre uma alça e outra. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
02 – Faça mais 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos na mesma alça formando o primeiro leque.
03 – Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no meio da folha que tem a frente. Observe na terceira imagem que peguei 2 fios bem no meio da flor.
04 – Após prender com ponto baixo faça uma corrente de espaço e na próxima alça faça leque formado por 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos. Agora basta seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.
05 – Siga com ponto baixíssimo nos pontos de base e faça ponto baixo dentro do leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos e desta forma teremos leque dentro de leque.
06 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em cima do ponto baixo que foi feito na folha.
07 – Faça duas correntes de espaço e novamente ponto alto em cima do mesmo ponto baixo formando um ponto “V”. Agora sem fazer corrente de espaço faça leque dentro do leque seguinte… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
08 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com ponto alto em cima de ponto alto e dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos.
09 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto. Ao chegar no ponto V faça uma corrente de espaço e faça ponto alto dentro do ponto V (no espaço de duas correntes). Faça uma corrente de espaço e siga com ponto alto em cima de ponto alto… repita os aumentos dentro do leque. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
10 – Siga com ponto baixíssimo no próximo ponto de base para que possamos iniciar a volta pulando 1 ponto. Faça duas correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque faça 2 pontos altos, duas corrente e 2 pontos altos… Siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base, vai sobrar um ponto exatamente como no início… vamos ver como fica no espaço entre um leque e outro?
11 – Sem fazer corrente de espaço vamos fazer ponto alto, duas corrente e ponto alto em cima do ponto do meio formando novamente o ponto V exatamente como fizemos na segunda volta.
12 – Sem fazer corrente de espaço pule o primeiro ponto de base do leque seguinte, siga com ponto alto em cima de ponto alto… repita os aumentos no meio do leque da mesma forma do anterior… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
13 – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. No meio do leque segue como na volta anterior… 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base.
14 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto dentro do espaço de duas correntes que tem entre um leque e outro (no ponto V). Faça uma corrente, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… Repita por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
15 – As próximas voltas são iguais as que já fizemos… Siga até completar um total de 10 voltas.
16 – Observe que a 10ª volta vai terminar com ponto V entre um leque e outro.
17 – Siga com ponto baixíssimo até o 6º ponto de base. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com ponto alto em cima de ponto alto e teremos um total de 7 pontos altos ao chegar no espaço do leque.
18 – Dentro do leque faça exatamente como já fizemos nas voltas anteriores… siga com mais 7 pontos altos em cima dos pontos de base e vão sobrar 5 pontos na lateral do leque.
19 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. observe que vão sobrar 2 pontos de base.
20 – Faça uma corrente de espaço e dentro do ponto V faça 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.
21 – Faça uma corrente de espaço, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.
22 – Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
23 – Siga com ponto baixíssimo até o sexto ponto de base. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto e dentro do leque faça exatamente como nas voltas anteriores. Siga com ponto alto em cima de ponto alto por mais 4 pontos de base e vão sobrar 5 pontos de base.
24 – Sem fazer corrente de espaço pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Faça duas correntes e faça ponto alto no mesmo ponto de base formando um ponto V.
25 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo em cima do ponto baixo que tem antes do leque.
26 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo dentro do leque. Faça duas correntes de espaço e prenda novamente dentro do mesmo leque.
27 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo em cima do ponto baixo, 4 correntes, pule 2 pontos de base e faça o ponto V.
28 – Sem fazer corrente de espaço pule 2 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate ou finalize com ajuda de uma agulha de tapeceiro.
29 – Se for finalizar com agulha alongue o fio e corte. Coloque o fio na agulha e passe de trás para frente no alto do segundo ponto alto (o primeiro é o que foi formado por correntes)
30 – Passe no alto do ponto alto do V e dentro da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto saindo com o fio na parte de trás para fazer o acabamento.
O módulo central fica assim:
Bem, está é apenas a primeira parte do passo a passo. O restante ainda não está disponível mas você pode fazer o download do gráfico e continuar o trabalho. Não se preocupe, a próxima parte do passo a passo será disponibilizada em breve, creio que unir os módulos seja a parte mais complicada e onde maioria tem dúvidas, tenho as imagens e vou digitar o passo a passo, logo estará aqui no blog!
–